4 dicas para usar as redes sociais na geração de leads

O sucesso de uma organização geralmente depende da quantidade e qualidade dos leads aos quais tem acesso.

Como resultado, os profissionais de vendas e marketing estão constantemente procurando novas maneiras de melhorar suas estratégias de geração de leads. De fato, 68% dos profissionais de marketing classificam “gerar leads de alta qualidade” como sua principal prioridade.

No entanto, apesar do crescimento exponencial das mídias sociais nos últimos cinco anos, as empresas continuam céticas quanto à sua eficácia como ferramenta de geração de leads. Se é assim que soa para você, é hora de deixar suas opiniões de lado e atentar-se a isso:

  • Daqueles que usam a internet, 76% usam mídias sociais;
  • Em menos de seis horas por semana, 66% dos profissionais de marketing veem benefícios de geração de leads nas mídias sociais;
  • A mídia social tem uma taxa de lead-to-close 100% maior do que o marketing de saída;
  • As taxas de conversão de leads de mídia social são 13% mais altas que a taxa média de conversão de leads;
  • A geração de leads por meio das mídias sociais é rápida, econômica e relativamente fácil de implementar.

Deseja transformar sua presença na mídia social em uma máquina de geração de leads? Confira essas 4 dicas abaixo. 

1. Encontre pessoas que estejam procurando por um produto como o seu

As pessoas costumam procurar um produto ou solução específica online e, especificamente, nas redes sociais – e as razões por trás de sua ajuda a essas plataformas são bastante claras.

Primeiro, existem literalmente bilhões de pessoas ativas nas mídias sociais. Dada a amplitude de uso, é provável que haja alguém que conheça um bom produto ou serviço, mesmo no nicho mais obscuro.

Segundo, o público online costuma ser considerado mais confiável do que outras fontes de informação. De fato, uma pesquisa mostrou que as recomendações de mídia social são, para muitos, comparáveis ​​a uma dica de um amigo.

Isso ocorre porque as pessoas criam comunidades online hoje em dia, e as conexões que fazem frequentemente são tão reais e significativas quanto as que fazem na vida real.

Esse nem sempre é o caso, mas o ponto aqui é que as pessoas veem um valor equivalente nas conexões online, o que é importante observar, pois sua empresa pode se tornar parte dessas mesmas redes confiáveis.

Para fazer isso, o primeiro passo é utilizar uma ferramenta de monitoramento de mídia social de qualidade. Na ferramenta escolhida, você pode configurar um alerta para o seu setor, juntamente com as palavras-chave que sinalizam a intenção de pesquisa relevante.

Por exemplo:

  • “Alguém pode recomendar” + “aplicativo de produtividade”;
  • “Procurando” + “aplicativo de produtividade”
  • “Precisa de um” + “aplicativo de produtividade”

Cerca de dez frases como essa serão mais que suficientes para você reunir os resultados, dentre os quais você pode escolher as mais relevantes.

Agora que você obteve a lista de leads em potencial desse processo, é hora de escolher o que você fará a seguir – e isso é crucialmente importante.

Você tem várias opções a considerar:

  1. Depois de encontrar a menção, você pode responder diretamente oferecendo seu produto ou serviço. Você pode explicar porque seu produto é relevante, talvez até ofereça um desconto ou uma avaliação gratuita. O importante aqui é garantir que sua resposta não pareça spam, então dedique um tempo para criar uma boa mensagem;
  2. Você pode seguir o usuário para desenvolver uma conexão com ele, conscientizando-o sobre seus negócios e, potencialmente, configurando uma conexão futura;
  3. Você pode compartilhar um link relevante descrevendo suas opções, o que também destaca seu produto ou pode oferecer conselhos que podem ou não referenciar diretamente sua empresa.

Para alguns leads, o ciclo de compra pode ser muito longo. A busca por um produto ou serviço pode não ser urgente ou dizer respeito a um evento ou necessidade que se aproxima.

Nesses casos, faz sentido não lançar seu produto imediatamente, mas procurar construir um relacionamento. Ao conectar-se com o usuário, você pode ajudar a aumentar o reconhecimento da marca, enquanto também pode avaliar dicas relevantes para estabelecer seus conhecimentos.


2. Encontre pessoas descontentes com a concorrência

Outra maneira segura de gerar leads é pegar clientes insatisfeitos de seus concorrentes. Para encontrar esse grupo de clientes em potencial, você precisa novamente configurar alertas em sua ferramenta de monitoramento de mídia social.

Crie alertas semelhantes aos configurados na primeira dica acima, mas adicione o nome da marca. Você pode configurar alertas para quantos concorrentes quiser e reunir suas menções.

Em seguida, se sua ferramenta oferecer análise de sentimentos, classifique as menções encontradas por sentimento e examine apenas as negativas. Dessas, escolha as que você deseja alcançar.

Chegar a clientes insatisfeitos funciona essencialmente da mesma maneira que se conectar com clientes em potencial. Além de usar esse processo para geração de leads, você também pode usá-lo para fins de pesquisa, aprendendo as principais falhas e pontos problemáticos que seus clientes em potencial estão enfrentando.

3. Trabalhe com influenciadores

O marketing de influenciadores está em expansão há um tempo (as pesquisas do Google por marketing de influenciadores cresceram 1500% nos últimos três anos ), e a maior parte acontece nas mídias sociais.

Ele é usado principalmente para aumentar o reconhecimento da marca, mas também pode ser usado para vendas sociais com muito sucesso. Se você fizer certo. A chave para gerar leads por meio do marketing de influenciadores é escolher os influenciadores certos.

O público-alvo deve ser muito relevante para o seu produto e altamente engajado, em vez de apenas ser grande. É por isso que visar os influenciadores é o objetivo final.

A maioria das ferramentas de monitoramento de mídia social paga permitirá gerar uma lista de seus influenciadores e defensores da marca. Os primeiros podem ser encontrados através do monitoramento do seu nicho, o segundo através do monitoramento da sua marca.

Na maioria dos casos, você poderá classificar suas listas de influenciadores pelo número de seguidores que eles têm, pela taxa de engajamento no Instagram e outras redes e pelo número de vezes que mencionam sua palavra-chave. Para encontrar influenciadores, preste menos atenção à contagem de seguidores e mais nas outras duas métricas.

Depois de ter uma lista de influenciadores relevantes, é hora de criar uma campanha.

Segmente vários influenciadores

É muito provável que o público de seus influenciadores se sobreponha. Isso significa que, quando você colabora com alguns influenciadores, seus clientes em potencial estão sendo redirecionados.

Seja claro sobre o que você quer de um influenciador

É uma análise de um produto, uma publicação no blog, uma atualização de mídia social? Depois de especificar o tipo de conteúdo, permita que o influenciador use sua criatividade.

Verifique se o influenciador gosta da sua marca

Se eles já gostarem, o que ficará claro nas menções à sua marca, vá em frente e entre em contato. Se eles ainda não conhecem sua marca, reserve um tempo para estabelecer um relacionamento com o influenciador primeiro.

Conecte-se a eles nas mídias sociais, faça com que eles saibam que você gosta do trabalho deles, e talvez ofereça seu produto de graça (ou para uma avaliação gratuita) para obter uma opinião sobre ele. E apenas com o tempo, pergunte sobre colaboração.

4. Participe de bate-papos relacionados a nichos

A internet é um lugar bonito quando se trata de encontrar seu tipo de pessoa. Se você gosta da moda dos anos 60 ou de robôs futuristas, em algum lugar haverá um bate-papo sobre isso – e como profissional de marketing, seu trabalho é encontrar os chats que envolvem o seu nicho e participar da discussão.

As ferramentas de monitoramento de mídia social são capazes de encontrar discussões ‘abertas a todos’ em blogs e fóruns nos quais você pode participar.

Os bate-papos particulares exigirão que você realmente participe das comunidades onde seu público-alvo está presente – e quando você participar, não demorará muito para que você seja convidado para bate-papos no Instagram e grupos do Facebook.

Por exemplo, meu público-alvo são profissionais de marketing digital e existe uma lista completa dos melhores bate-papos de marketing digital do Linkedin para facilitar minha vida. Com o marketing de conteúdo assumindo todos os nichos, você pode estar na mesma situação.

Depois de encontrar discussões para participar, verifique se não entra no modo de promoção completa do produto imediatamente. Claro, você verá algumas pessoas que são pistas óbvias, mas mantenha a calma – você não quer assustá-las e parecer muito vendedor.

Inicie uma conversa, dê algumas dicas, link para algum conteúdo útil. E somente quando for o momento certo e a conversa for relevante, mencione seu produto.

Por fim…

A geração de leads nas mídias sociais é uma tarefa emocionante e eficaz. A discussão nas mídias sociais permite que você encontre pessoas para as quais não precisa ser vendido – elas precisam de mais informações (por exemplo, para saber que seu produto existe) ou precisam de um empurrãozinho para trocar de marca, tentar algo novo ou comprar algo que eles precisavam, mas não tinham muita certeza.

Obviamente, a geração de leads nas mídias sociais não é fácil. Requer software de qualidade, tempo, habilidades sociais e autenticidade de sua parte. Mas definitivamente vale a pena, e continua sendo uma das maneiras mais eficazes de gerar leads.