7 dicas para cumprir suas resoluções de ano novo

A cientista comportamental americana Katy Milkman publicou um estudo muito interessante mostrando porque novos começos como o Ano Novo, aniversário e até segundas-feiras – as pessoas ficam mais motivadas para traçar e atingir seus objetivos. E o principal motivo é que elas sentem que podem deixar para trás os fracassos do passado!

As resoluções de ano novo, por exemplo, permitem virar a página e iniciar um novo capítulo no melhor estilo “esse era o velho eu, mas o novo eu será diferente”.

As festas passam, o ano se inicia e o estímulo inicial começa a ser atropelado pelo rolo compressor do dia a dia, com os grandes planos ficando em segundo lugar. Certamente, você já viu isso acontecer. Mas dá pra fazer diferente. 

O que acha de 2022 ser um ano com mais promessas cumpridas?

Leia esse post e faça diferente com essas sete dicas!

#1 Limite suas resoluções 

Você pode ter uma longa lista de possíveis resoluções de Ano Novo, como crescer 30% em faturamento, oferecer 10 novos serviços em três novas áreas da agência. Porém, o ideal é escolher apenas uma ou duas e concentrar suas energias nelas, em vez de direcionar seus esforços para várias iniciativas diferentes. 

Alcançar até mesmo um pequeno objetivo pode aumentar sua crença em si mesmo. Para planos maiores, considere dividi-los em partes gerenciáveis ​​para trabalhar em uma de cada vez. Assumir muito de uma só vez pode ser assustador.

E é particularmente difícil porque estabelecer novos padrões de comportamento leva tempo e esforço contínuo. Concentrar-se em um objetivo específico torna as resoluções de ano novo muito mais alcançáveis.

#2 Tenha metas específicas

Assim como as metas de um time comercial o norteiam sobre as expectativas de vendas e inspira a superá-las, é importante que seus planos sejam mais específicos e detalhados.  

Se a sua resolução de Ano Novo é meditar cinco dias por semana, um plano como “Vou meditar durante a semana” seria muito vago. Mas uma meta como “Vou meditar durante a semana no meu horário de almoço” é bem mais fácil de ser colocada em prática.

Traçar quando e onde você a executará estimula a memória quando for oportuno e faz você repensar quando desanimar. Coloque seu plano no calendário e defina um lembrete digital. O planejamento detalhado também pode ajudar a antecipar e evitar obstáculos. Portanto, se você planeja meditar durante o almoço, certamente recusará outros compromissos nesse horário.

💡 Percebeu como essa dica funciona como uma maneira de realizar um planejamento estratégico? Então, não deixe de conferir o artigo com orientações sobre como estruturar esse material, além de templates prontos para te ajudar!

#3 Considere uma punição

Pode parecer exagerado, mas garantir que você enfrente alguma penalidade se não atingir sua promessa tende a funcionar. Uma maneira fácil de fazer isso é contar a algumas pessoas sobre seu objetivo, para que você se sinta envergonhado se eles verificarem mais tarde e descobrirem que você não cumpriu.

Uma penalidade mais enérgica do que vergonha é colocar dinheiro em jogo. Você pode fazer uma aposta com um amigo que vai cumprir sua resolução de Ano Novo ou pagar a ele. E vice-versa.  

Os incentivos mudam nossas decisões e as penalidades são ainda mais motivadoras do que as recompensas. Estamos acostumados a ser multados por nossos erros, mas, desta vez, você está se multando por não cumprir sua própria meta.

#4 Não confie (demais) nos outros

Pedir apoio às pessoas é inteligente, mas para manter sua resolução, agora é a hora de aprender a agir por si só. Na verdade, confiar demais em um amigo ou membro da família para fazer algo pode realmente diminuir a motivação para trabalhar em direção a seus objetivos, segundo um estudo publicado na Psychological Science

Outras pessoas podem ser ótimas para animar, fazer companhia e te tirar da cama mais cedo para uma corrida matinal. Mas o que acontece se eles não puderem em alguns dias? Sem qualquer motivação para continuar por conta própria, você e o botão soneca do despertador se tornarão íntimos demais.

Para se lembrar por que esse objetivo é importante para você, escreva pequenas notas e coloque-as onde você as verá – sua mesa, no espelho e, sim, até no celular antes de dormir.

#5 Evite erros do passado

Outra estratégia para manter sua resolução de Ano Novo é não fazer exatamente a mesma resolução ano após ano. E, principalmente se você já tentou e falhou, sua autoconfiança estará baixa.

Se realmente optar por alcançar os mesmos objetivos que tentou no passado, passe algum tempo avaliando os resultados anteriores. Quais foram as metas mais eficazes? E as menos eficazes? O que impediu de manter essa meta nos últimos anos?

Considere alterar ligeiramente a resolução para torná-la mais viável. Ao mudar a abordagem, você terá mais chances de ver resultados reais em 2022.

Mais uma vez, deu para perceber a importância do planejamento. Evite cometer os mesmos enganos no seu planejamento estratégico deste ano.  

#6 Renove sua motivação

Durante os primeiros dias do ano, você provavelmente se sentirá confiante e altamente motivado para alcançar as resoluções de ano novo. Como você realmente não enfrentou nenhum desconforto ou tentação associado à mudança de seu comportamento, alcançar a meta pode parecer fácil demais.

Depois de lidar com a realidade de se arrastar para a academia às 6 da manhã, não ter tempo suficiente para implantar as mudanças na agência ou mesmo não encontrar parceiros que comprem sua ideia, a motivação pode começar a diminuir.

Quando enfrentar esses momentos, lembre-se exatamente por que está fazendo isso. Pense (ou escreva uma lista para manter à mão) o que você tem a ganhar ao alcançar seu objetivo. Encontrar fontes de inspiração vai manter a energia em alta quando os tempos ficarem difíceis.

#7 Aprenda e se adapte

Encontrar um revés é uma das razões mais comuns pelas quais se desiste. Se você cair, não encare como um fracasso. O caminho em direção ao seu objetivo nem sempre é reto e, muitas vezes, haverá desafios. Em vez disso, veja como uma oportunidade de aprendizado.

Anote informações importantes sobre o que aconteceu e o que se pode fazer diferente da próxima vez. Ao compreender os desafios enfrentados, você estará melhor preparado para lidar com eles no futuro.

Viu, só? Cumprir as resoluções de ano novo pode ser simples, desde que você tenha as técnicas certas ao seu alcance. É tudo uma questão de perspectiva!

E se precisar de um empurrãozinho para se organizar na empresa ou agência, que tal investir em uma ferramenta para fazer um 2022 de muito sucesso? Agende uma demonstração do Operand 😉