Assunto de email marketing: técnicas para criar um email que converte
De acordo com estudo da Radicati, mais de 290 bilhões de e-mails são enviados diariamente. As projeções estimam que esse número deve chegar à marca de 347 bilhões de e-mails diários até o final de 2023.
Embora o uso do email marketing seja crescente, o fato é que as estratégias de marketing por email mudaram ao longo dos anos. O que funcionava há cinco anos, agora não funciona mais.
Ainda assim, o email marketing é um elemento-chave para qualquer estratégia de presença digital.
Na verdade, para muitos profissionais do setor, o e-mail é o canal de marketing preferido. Isso porque a estratégia gera um excelente ROI. Em média, para cada US$ 1 gasto em e-mail marketing, você pode esperar um retorno de US$ 51 (acima dos US$ 39 do ano passado). Nada mal, certo?
Por isso, neste artigo, compartilhamos as melhores estratégias de marketing por email que você pode usar para obter resultados extraordinários.
Vamos ver como definir o assunto de email marketing e criar mensagens que convertem.
Vem com a gente aprender?
Você vai ler neste post
Dicas para mensagens mais fluidas com potencial de conversão
Todos nós tentamos dicas tradicionais na criação de email marketing. Você cuidadosamente:
- Busca encontrar o melhor assunto;
- Pensa em como colocar cada frase;
- Redige o e-mail;
- Por fim, clica em disparar com um suspiro de alívio. Está feito!
Mas quando você olha as estatísticas, percebe que as aberturas não são tão boas quanto você esperava e os cliques são decepcionantes. É deprimente, especialmente quando você segue as melhores práticas de email marketing.
Então, na hora de elaborar um email marketing, para garantir que as pessoas abram e leiam seus e-mails, e depois cliquem neles, busque se comportar mais como um amigo em cada mensagem.
Você sabe, gosta e confia nos seus amigos, certo ?
Então, tente atenuar a aparência corporativa e crie um design de e-mail mais minimalista. Além disso, adote um tom de voz coloquial e respeitoso.
Quer ajuda? Siga estas 7 dicas essenciais de etiqueta de e-mail para compor mensagens amigáveis, esperadas, lidas e clicadas 🙂
- Pare de pensar na sua audiência como uma lista. Escreva como se estivesse enviando e-mail para apenas uma pessoa. Isso torna seus e-mails mais pessoais instantaneamente.
- Pare de desperdiçar o tempo das pessoas. Envie um e-mail apenas quando tiver algo realmente valioso ou útil a dizer.
- Seja útil. Não envie e-mails apenas quando precisar de algo de seus leitores. Seja generoso, amigável e compartilhe serviços e conteúdo de valor. Trate-os como amigos de verdade.
- Seja confiável. Deixe as pessoas saberem o que esperar. Sim, as mensagens de vendas devem fazer parte do seu email marketing, contanto que você deixe isso claro quando elas se inscreverem.
- Evite exageros. Sinta-se à vontade para personalizar e-mails, mas não repita os nomes das pessoas com muita frequência. Isso pode soar mais como um script de call center.
- Esteja do lado deles. Lembre as pessoas que elas não estão sozinhas. Diga a elas que você entende suas lutas. Tenha empatia e pergunte como você pode ajudar.
- Dê às pessoas uma recompensa pela leitura. Certifique-se de que as pessoas se beneficiem ao ler seus e-mails. Como? Compartilhe uma dica útil. Faça-os se sentirem melhor. Inspire-os.
Como criar uma linha de assunto de e-mail para mais aberturas?
A maioria das caixas de entrada está congestionada, cheia até a borda com e-mails desinteressantes e enfadonhos.
Seus e-mails são facilmente abafados em caixas de entrada barulhentas e transbordantes em todo o mundo. As guias do Gmail e os filtros de spam desafiam ainda mais a leitura dos emails, que nem sempre são notados.
Por isso, o modo como você escreve a linha de assunto de email marketing é decisivo para fazer você se destacar. São os títulos que instigam as pessoas a abrirem seus e-mails.
As linhas de assunto de email marketing precisam atrair a atenção, assim como as manchetes. Confira 7 dicas que podem ajudá-lo:
- Prometa algo bom. Se as pessoas souberem especificamente o que irão aprender ou como exatamente você as tornará mais felizes, mais informadas ou melhores nos negócios, elas ficarão ansiosas para ler mais.
- Use palavras de poder. Palavras-gatilho sensoriais e emocionais atraem a atenção e fazem seus assuntos se destacarem em caixas de entrada lotadas.
- Use um número. Os conteúdos em formato de lista que fornecem 4 ou 30 dicas costumam fisgar a atenção do leitor.
- Aponte erros comuns e apresente soluções. As pessoas querem aprender como evitar o fracasso e se destacar entre os demais.,
- Nem sempre a chamada mais inteligente se destaca. Linhas de assunto de email simples e específicas superam alternativas inteligentes o tempo todo. Chavões e ditados populares podem ser explorados.
- Aprenda com os mestres. Assine listas de e-mail excelentes e analise suas cada linha de assunto de email marketing. Você com certeza aprenderá alguma coisa.
- As fórmulas e estatísticas não garantem a leitura. Algumas estatísticas, como o comprimento ideal da linha de assunto, podem não funcionar. O ideal mesmo é construir relacionamento real para que seus leitores antecipem seus e-mails e os abram porque reconhecem seu nome, mesmo quando o assunto não é tão novo ou interessante.
Além da linha de assunto de email marketing: dicas de redação para engajamento
Então, você tem pessoas para abrir seus e-mails. Agora, a questão é como você retém a atenção deles para que eles leiam seus e-mails palavra por palavra?
Siga estas 8 dicas de redação de e-mail que irão cativar seus leitores:
- Escreva rápido. Porque é assim que o seu entusiasmo e personalidade transparecem.
- Seja breve. A edição de conteúdo também deve fazer parte do seu processo de redação. E-mails longos e difíceis de controlar matam o interesse de seus leitores. Desafie-se a cortar seu texto pela metade na próxima vez que você editar.
- Pergunte e instigue a curiosidade. Imagine ter uma conversa cara a cara com seu leitor. Você faria perguntas nessa situação, não é?
- Dê um toque pessoal. Porque você está tentando fazer com que os leitores conheçam, gostem e confiem em você, não é?
- Não automatize sua saudação. seja criativo nas saudações, tornando a conversa menos robótica e mais pessoal.
- Use a palavra você. Porque é uma das palavras de redação mais convincentes, já que coloca o leitor como protagonista da situação.
- Objetividade é palavra de ordem. Fuja da escrita enfadonha . Escreva frases curtas e fortes e vá direto ao ponto. As pessoas não têm tempo a perder.
- Pare de ser egoísta. Ok, sabemos que você tem metas a cumprir, mas não seja insensível. Preocupe-se genuinamente com seus leitores.
Foco na conversão de e-mail para vendas
Dentro da estratégia de marketing, você precisa vender para permanecer competitivo no mercado.
Então, quais são as melhores técnicas de vendas? Siga estas 8 dicas de conversão de e-mail para converter mais leitores em compradores:
- Não venda antes que o cliente em potencial esteja pronto. Torne-se um amigo e uma fonte confiável de informações primeiro. Assim, seus leitores comprarão mais facilmente de você.
- Destaque os benefícios. Evite vender seu produto explicitamente. Em vez disso, venda o benefício que oferece ao cliente.
- Mostre o que os leitores têm a perder. A maioria das pessoas é avessa ao risco. Elas querem evitar inconveniências, falhas e complicações. Considere reformular os benefícios de sua oferta como um problema que você ajudará a evitar.
- Evite seguir à risca fórmulas prontas. Isso porque mensagens estereotipadas que seguem dicas rígidas de marketing por e-mail parecem robóticas e são enfadonhas.
- Conduza em direção ao seu objetivo. Conte histórias interessantes que levem à sua mensagem de vendas.
- Apresente um prazo claro. Dessa forma, você impede que as pessoas procrastinem.
- Insira vários links para a mesma página. Assim, é possível aumentar as chances de pessoas clicarem nesse link.
- Tenha um apelo à ação impecavelmente claro. Diga a seus leitores exatamente o que você espera que façam a seguir e lembre-os de por que isso é do interesse deles.
Dicas de assinatura de e-mail para fechamentos fortes
Agora é hora de fechar o email com chave de ouro. Muitas pessoas lerão apenas o trecho final do seu e-mail. Portanto, certifique-se de que ele gera confiança e comunica as partes mais importantes da sua mensagem.
Quais são as melhores práticas de assinatura de e-mail? Experimente estas 5 dicas que beneficiam seu leitor e sua empresa:
- Use seu nome real como endereço de remetente. Coloque seu nome e reputação em jogo. Isso é mais pessoal, não é?
- Desenvolva uma conversa natural. Pare de pensar em dicas de marketing por email. Considere seus e-mails como uma forma de falar com seus clientes ou leitores.
- Adicione personalidade. Use palavras e expressões que só você pode usar. Seja humano.
- Experimente. Seja ousado, faça diferente e experimente algo novo. Você ficará surpreso com o que funciona e o que não funciona.
- Explore o potencial do PS: Lembre as pessoas de um prazo. Ou repita o que eles têm a perder se não aceitarem sua oferta.
Agora que você conhece as dicas para definir o assunto de email marketing e criar o conteúdo, vale lembrar que você deve fazer sempre o melhor. Afinal, cada assinante da sua base de contatos deu a você um voto de confiança conquistado com dificuldade.
Por isso, adote estas práticas recomendadas de email marketing, definindo um padrão de qualidade para este tipo de conteúdo. Até mesmo porque semana após semana, você tem que provar seu valor para seus assinantes de email. Pergunte, conheça seus leitores, tenha empatia pelas suas dores e ofereça ajuda.
Escreva como se estivesse enviando um e-mail para um bom amigo, porque é assim que as pessoas vão conhecê-lo e confiar em você. Ao estabelecer esse tipo de conexão com seus leitores, você ganha capacidade de expandir seus negócios.
Continue acompanhando dicas como essa semanalmente em nosso blog! 😉
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 01/06/2021
- Categoria: Produtividade