Cannes Lions 2024: confira os destaques da premiação
Um grande evento, com mais de 15 mil participantes, que se conectaram, festejaram e ouviram especialistas da indústria, inclusive Elon Musk. O Cannes Lions 2024, maior festival de publicidade do mundo, foi palco de muitas trocas, voltadas para o compartilhamento de experiências e conhecimentos sobre as tendências do setor.
Além dos debates e da contribuição dos palestrantes, o julgamento das campanhas e entrega dos leões para as agências vencedoras também movimentaram o evento. O Cannes Lions 2024 premiou 32 categorias celebrando de tudo um pouco, desde design e inovação até social e relações públicas; eficácia criativa até saúde e bem-estar.
Neste artigo apresentamos um resumo completo dos destaques do Cannes Lions 2024, as temáticas, as agências vencedoras e os profissionais que representaram muito bem o Brasil no evento global.
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Cannes Lions 2024: temas em destaque na programação
Entre os dias 17 e 21 de junho, o Cannes Lions 2024 colocou algumas temáticas em debate, no maior evento de publicidade do globo. Listamos os principais, a seguir:
1# O papel da criatividade para gerar conexões e negócios
A criatividade é tida como o insumo essencial para criar conteúdos que retratem situações cotidianas e também sejam aspiracionais, com potencial de gerar uma conexão “heart2heart”. O objetivo é promover uma verdadeira conexão com o consumidor, usando mensagens claras e um posicionamento de marca forte, para conquistar novos clientes.
2# Os desafios da relação entre CMO/CFO/CEO no dia a dia
Essa temática destacou os desafios dos CMOs para aprovação anual de budget em grandes campanhas. Eles são questionados sobre os retornos previstos, sendo que nem sempre é simples mensurar os resultados gerados pelos investimentos de mídia. para dar conta desse desafio, a sugestão é simplificar a linguagem dos CMOs nos alinhamentos e planejamentos com os CFOs e CEOs. Destacar os benefícios tangíveis e intangíveis, definindo marcos de sucesso nos projetos e na construção de posicionamento de marca também pode ajudar muito.
3# As novidades, desafios e oportunidades da inteligência artificial generativa
A IA vem revolucionando muitos setores e na publicidade e propaganda não é diferente. Por isso, essa temática apresentou o uso da IA em escala para criação de anúncios e conteúdos. A ferramenta aparece como uma aliada, e não substituta do processo criativo. Neste eixo, os participantes conheceram a evolução IA Gen, que pode ser usada na integração com aplicativos já existentes e nos “assistentes pessoais” dos smartphones.
4# A “Diversidade de Pensamento” (diversity of thoughts) nas equipes
Contar com uma equipe diversa faz toda a diferença na condução de projetos e campanhas. Na prática, pessoas com culturas, experiências e perfis diferentes tendem a criar conteúdos e mensagens mais autênticos, capazes de promover conexões com os diversos públicos das marcas.
5# O equilíbrio entre branding e performance
Em tempos de comunicação digital, investir em branding para gerar awareness é realmente estratégico. Essa abordagem fortalece e favorece a mídia de performance. É o caminho para “chamar e reter” a atenção e converter, gerando novos negócios.
Brasil marca presença em Cannes Lions 2024: 36 brasileiros entre o corpo de jurados
Na edição de 2024, o Brasil bateu um recorde no número de participantes no júri. Entre os jurados, 36 profissionais representaram a publicidade do país, participando dos grupos de avaliação de peças publicitárias. Entre os membros do grupo, 24 atuam em agências e empresas no Brasil, enquanto 12 trabalham em funções globais ou em escritórios de agências internacionais.
Vale destacar ainda que dos 36 jurados brasileiros, dois foram presidentes de júri. Diego Machado, chief creative officer global da AKQA, liderou a categoria Innovation. Já Anselmo Ramos, fundador e chairman criativo da Gut Agency, presidiu o júri de Brand Experience e Activation.
Em 2023, 31 brasileiros participaram do júri do festival.
Cannes Lions 2024: conheça os vencedores brasileiros
Na 71ª edição do evento, a premiação Cannes Lions 2024 movimentou o evento. O Brasil conquistou 92 Leões e manteve sua posição como terceira maior força do evento, atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido.
Veja os principais vencedores brasileiros:
A campanha ‘Tá na mão’, assinada pela agência Gut para o Mercado Livre, foi vencedora de um Grand Prix no Cannes Lions 2024. Outra vencedora do Grand Prix foi a campanha ‘Errata at 88’, criada pela AlmapBBDO para Johnnie Walker, marca de uísque da Diageo.
Além dos Grand Prix, as campanhas com participação de agências brasileiras que levaram mais troféus foram:
- ‘Thanks for Coke-Creating’, criada em conjunto dos escritórios da VML São Paulo, Kansas e Nova York para Coca-Cola;
- ‘Patrocínio Limpo’, da DM9 para Consul, marca de eletrodomésticos da Whirlpool;
- ‘Gerações’, o comercial da Volkswagen com Maria Rita, assinado pela AlmapBBDO.
Embora o número de troféus seja o mesmo de 2023, o desempenho conquistado no Cannes Lions 2024 é considerado o melhor dos últimos anos.
No placar final, 20 agências brasileiras conquistaram trouxeram para casa 92 Leões, sendo:
- 2 Grand Prix (para AlmapBBDO e Gut);
- 14 Ouros;
- 31 Pratas;
- 45 Bronzes.
As agências atuantes no Brasil mais premiadas são:
- DM9: Ouros, 4 Pratas e 8 Bronzes;
- Almap somou 1 Grand Prix, 2 Ouros, 3 Pratas e 10 Bronzes;
- Gut: 1 Grand Prix, 6 Leões de Prata e 4 de Bronze.
- VML: 3 Ouros, 4 Pratas e 1 Bronze;
- Africa Creative: 1 Ouro, 5 Pratas e 5 Bronzes.
Entre os anunciantes, o ranking brasileiro de premiações do Cannes Lions 2024 ficou assim:
- Coca-Cola: 3 Ouros, 4 Pratas e 1 Bronze;
- Mercado Livre: 1 Grand Prix, 5 Pratas e 3 Bronzes;
- Consul: 3 Ouros e 2 Pratas;
- Ambev: 1 Ouro, 3 Pratas e 2 Bronzes;
- Volkswagen: 1 Ouro, 2 Pratas e 4 Bronzes.
Cannes Lions 2024: criatividade e negócio
O Cannes Lions 2024 é sempre uma oportunidade de obter novos conhecimentos, conectar-se com profissionais do setor e ver de perto as campanhas referência, que ganharam reconhecimento e premiação pelas características únicas.
Como vimos até aqui, o evento teve pautas de todos os tipos: da importância da diversidade, da tecnologia, ao uso de IA, e a mensuração de resultados em campanhas. O Cannes Lions 2024 apresentou uma amostra dos principais desafios que profissionais e gestores das agências vêm enfrentando.
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Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 27/06/2024
- Categoria: Setor Criativo