Censo de agências: o mercado publicitário 2021
Ninguém estava preparado para o que 2020 tinha reservado, incluindo as agências de publicidade. Perda de contratos, novas estratégias para retenção de clientes, adaptação ao modelo de home office e ajustes no planejamento estratégico e na gestão financeira foram apenas alguns dos desafios que as agências superaram.
Depois de um ano sem precedentes, como o mercado publicitário 2021 está reagindo? Qual a visão das agências para o futuro? Com quais questões os gestores precisam lidar neste momento?
Para responder essas e muitas outras questões, apresentamos a 7ª edição do Censo Agências. Os indicadores fornecem um panorama completo do setor, com destaque para o perfil das agências, práticas de gestão interna e de pessoas, abordagem de relacionamento com o cliente e as perspectivas para o futuro.
Confira alguns dos resultados no artigo!
Mercado publicitário 2021: o perfil e os desafios das agências
Um dos objetivos do Censo Agências é identificar qual o nível de maturidade das agências. Para tanto, buscamos compreender qual o momento/fase atual da empresa.
A pesquisa apontou que 55,8% das agências estão na fase de Operação, voltando os esforços para a organização e a promoção de melhorias no gerenciamento dos processos internos.
Em contrapartida, 25,4% avançaram para a etapa de Gestão Estratégica. Ou seja, usam a compilação de dados para geração de relatórios e obter informações para melhorar o processo de tomada de decisão.
14,9% das agências estão em fase de estruturação, trabalhando na definição de áreas, cargos e funções, para obter um bom posicionamento no mercado.
Desafios e prioridades de investimento
Agora que já conhecemos o perfil das agências participantes do Censo, o próximo passo é conhecer os desafios de gestão das agências.
Para o mercado publicitário 2021, 57,6% dos gestores desejam potencializar a prospecção de novos clientes. Já 35,9% dos entrevistados têm como prioridade melhorar a produtividade da equipe ou individual e 35,0% pretendem investir na capacitação e gestão da equipe.
Em termos de investimento, nos próximos meses, 34,2% dos gestores pretendem canalizar recursos para a melhoria na gestão interna, enquanto 23,9% desejam investir mais em marketing e 15,8% têm como a capacitação da equipe.
Novas contratações de profissionais (12,8%) e aquisição de equipamentos (11,4%) também integram o conjunto de prioridades dos gestores.
Estratégia em tempos de crise
Ao longo de 2020, empresas de todos os setores, incluindo as agências de publicidade e marketing digital, viram um cenário complexo se desenhar com o avanço da pandemia.
E como os gestores das agências trabalham para responder aos impactos da crise?
O Censo Agências 2021 revelou que, em momentos de instabilidade econômica,
34,7% direcionam os esforços para a prospecção de clientes. Já 31,8% dos gestores sinalizaram que a primeira iniciativa em tempos difíceis é criar outras alternativas de receita, enquanto 10,8% opta por reduzir o quadro de colaboradores.
8,6% afirmaram que raramente são impactados por momentos de instabilidade e 6,8% preferem reduzir o valor dos serviços para manter os clientes.
Mercado publicitário 2021: surge um novo modelo de trabalho
Com o isolamento social, adotado como medida de prevenção contra a COVID-19, muitas agências de publicidade adotaram pela primeira vez o home office como modelo de trabalho.
Como resultado, 52,3% dos gestores observaram um aumento na demanda por serviços.
Dentre as agências que aderiram ao trabalho remoto, a maioria delas fez a regra valer para quase todo o time. Veja a porcentagem de colaboradores que trabalharam em home office nos últimos meses:
- 74,9% adotaram home office para a maior parte do time, de 81% a 100%;
- 8,5% colocaram o trabalho remoto como opção uma parte do time, de 61 a 80%;
- 8,5% permitiram o home office para menos de 20% da equipe.
Censo Agências 2021: um projeto colaborativo
A primeira edição do Censo foi divulgada em 2014. À época, a Operand atuava como Agência Sys. De lá para cá, muitas coisas mudaram e o Censo cresceu com a participação dos gestores e, claro, com o apoio dos parceiros. Você pode conferir essa edição e as outras no site www.censoagencias.com.br
Esse é um projeto colaborativo que ganha sentido porque vários atores se envolvem nos processos.
Nesta edição, o Censo contou com a parceira de várias empresas: Abcomm, Dino, Duda, Etus, Locaweb Pro e PhoneTrack.
As entidades apoiadoras também fizeram a diferença: Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi), Agência de Bolso, Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), Associação de Profissionais de Propaganda (APP), Zero Agência de Publicidade, Promoview, Acontecendo Aqui, Agência Pro+ e Huna Estúdio Criativo.
Por aqui, nos esforçamos para entregar a você uma pesquisa completa, que seja capaz de orientá-lo na gestão estratégica da agência e na análise do mercado publicitário 2021.
Aproveite o material para:
- Conhecer novas tendências e oportunidades de negócio;
- Analisar o modelo de negócio da agência;
- Compreender as perspectivas do mercado para o futuro;
- Conhecer as melhores práticas de mercado;
- Ter acesso à análise de especialistas na área sobre gestão e comunicação.
Não perca tempo: faça o download do Censo Agências 2021 agora mesmo! Use-o como ferramenta para orientar a sua estratégia de gestão no mercado publicitário 2021.
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 12/02/2021
- Categoria: Gestão, Materiais para Download, Produtividade, Setor Criativo