As maiores dúvidas dos gestores ao contratar uma ferramenta de gestão

Um dos grandes desafios dos empreendedores atualmente é analisar e compreender qual ferramenta de gestão pode ajudar no crescimento do negócio de maneira sustentável e quais irão contribuir verdadeiramente para a produtividade empresarial.

Com as várias opções disponíveis no mercado e as inúmeras características de cada uma é ainda mais demorado fazer essa análise, ou seja, acertar na escolha se torna mais custoso. A primeira coisa que um gestor pensa ao optar por uma ferramenta de gestão é: como irá aumentar a produtividade da minha empresa? Quanto irá custar? Qual será meu retorno? Mas não é só isso. Há algumas dúvidas comuns ao fazer essa escolha.

Resolvemos descrever as principais dúvidas dos clientes ao fechar negócio para te ajudar a entender melhor alguns detalhes a respeito da ferramenta e contratação. Vamos te mostrar que tudo é bem mais simples do que parece. Quer ver?

# Preciso ajustar primeiro os meus processos.

Alguns gestores acreditam que é preciso primeiro ter a casa em ordem para então começar a utilizar uma ferramenta. Contudo, a verdade é que a ferramenta que irá ajudar na sua produtividade e organização.

Como no caso do Operand, a nossa equipe pode te ajudar a refletir como ajustar os processos através de um acompanhamento estratégico. Com os recursos que estarão à sua disposição você facilmente poderá rever processos e estabelecer novos fluxos de trabalho, organizando o dia a dia da sua empresa ou agência.

É normal que com o passar do tempo e com a correria do dia a dia, na tentativa de desburocratizar as atividades e ter mais rapidez, muitos atalhos sejam tomados. O problema é que muitas vezes, no final das contas, a desorganização passa a comprometer a produtividade e o resultado. Desta forma, o gestor pode ter a sensação de estar perdendo o controle.

Por isso, é importante que a plataforma venha para te ajudar a retomar o controle, traga agilidade nos processos, de maneira simples e fácil, que sua equipe se sinta engajada no uso e você tenha condições de mensurar os seus resultados!

# Ainda não tenho a equipe ideal, preciso reestruturar.

É aqui que você precisa tomar cuidado. Pois talvez você já tenha a equipe ideal e não está percebendo. Às vezes você sente que não tem a equipe ideal justamente por não conseguir mensurar o desempenho dela. A plataforma pode te ajudar a identificar informações de performance de cada um da equipe e as oportunidades de otimizar o tempo ocioso.

É preciso trabalhar com os seus colaboradores de modo que eles se sintam sempre motivados e consigam desenvolver um bom trabalho. Desenvolva as competências de cada um e os ajude a ter um bom desempenho.

Não esqueça: para isso é necessário ter organização e os recursos necessários à disposição da equipe. Além disso, mantê-la motivada é fundamental para obter sucesso. Neste artigo, falamos sobre como um software de gestão impacta na motivação do time, confira.

# Não tenho tempo para implantação.

Nós entendemos que a vida de um gestor é bem atarefada. Mas, acreditamos que muitos alegam não ter tempo justamente por não conseguirem se organizar. Quando algo é realmente prioritário é preciso conseguir tempo. Nós sabemos que os resultados do seu negócio são prioridade para você. Com uma ferramenta de gestão de tarefas, como o Operand, você só terá tempo a ganhar.

Todo esse tempo que você diz que não tem atualmente irá aumentar e será possível focar no que realmente importa: em trazer resultados. Quantas ideias você tem no papel mas ainda não pode fazer acontecer?

A configuração e implantação são muito simples, temos uma equipe que presta um atendimento consultivo e também de suporte à disposição para te ajudar com qualquer dúvida que surgir. Inclusive, para te mostrar os melhores caminhos de aplicação das funcionalidades de acordo com as necessidades do seu negócio.

Nossos especialistas estão prontos para te auxiliar a ter sucesso durante a adaptação ao sistema, por isso, durante o primeiro mês nossa equipe de Customer Success pode fazer até 4 reuniões, via Skype, com o objetivo de:

  • Auxiliar nas configurações iniciais da conta;
  • Melhorar adaptação e integração dos processos atuais no sistema;
  • Dar dicas de gestão e engajamento da equipe na fase de adaptação.  

# Não tenho certeza sobre o custo-benefício da ferramenta de gestão

Uma coisa é certa: se irá te trazer mais tempo e mais produtividade é o que você precisa para fazer o seu negócio decolar. Tudo o que nos proporciona retorno positivo é investimento, não custo. Com processos automatizados você garante mais agilidade e eficiência, o que gera também maior rentabilidade.

Mas e o custo da ferramenta? Só para você ter uma ideia, elaboramos uma simulação do custo por funcionário, confira abaixo.

Em um cenário onde 5 colaboradores utilizam o sistema o custo diário será de apenas 8,16. Ou seja, um custo por colaborador de apenas R$1,63 ao dia. É isso mesmo, com todos os benefícios proporcionados ao seu negócio, você vai desembolsar menos de 2 reais por funcionário. Não é incrível? Isso é menos do que o custo de uma xícara de café!

 

demonstração valores preço sistema

 

Como entendemos a importância da mensuração de retorno sobre qualquer investimento, preparamos uma planilha e algumas dicas para te ajudar a fazer essa análise. Nela você poderá calcular qual será o seu ganho mensal com o Operand e também comparar a sua perda de produtividade sem a nossa ferramenta.

# Estou confuso com as opções do mercado.

Atualmente há muitas opções de ferramentas, mas será que todas elas se encaixam para o seu perfil de negócio e processos? Selecionar a melhor opção não é uma questão de “checklist das funcionalidades”, mas sim do atendimento completo das suas primordialidades. Quem nunca acabou adquirindo algo que nem precisava só por que “tem mais recursos”?

– Ah essa ferramenta tem mais opções por isso vou decidir ficar com ela.

Mas será que você realmente vai usar tudo o que está contratando? Às vezes as funcionalidades extras podem acabar confundindo e dificultando a organização.

Na hora de escolher a melhor ferramenta, você deve considerar o que realmente precisa e o que será útil no seu dia a dia. Os extras são ótimos, mas desde que te ajudem a chegar onde deseja, caso contrário, serão apenas supérfluos.

Enfim, adotar uma nova ferramenta de gestão é um processo que exige envolvimento e dedicação dos gestores, é necessário sair da zona de conforto. Descobrir, aprender e aplicar novos recursos e ferramentas é trabalhoso, requer destinação de tempo e dedicação de toda a equipe.

Entretanto, tudo isso faz parte de um processo de aprimoramento e amadurecimento da sua empresa, de forma que, depois de alguns meses, ela estará muito mais preparada para crescer. E ainda, com suporte garantido para o sucesso.

Enfim…

Estes são apenas alguns dos desafios que os clientes se deparam ao tomar a decisão de escolher a melhor ferramenta para a gestão do seu negócio.

Caso você tenha mais alguma dúvida não deixe de entrar em contato conosco. A nossa equipe está à disposição para ajudá-lo a compreender o que realmente faz sentido para o seu fluxo de trabalho.