Pesquisa de tendências: 9 relatórios essenciais para iniciar o ano!

A era digital, pautada por dados, não deixa espaço para suposições. Por isso, a pesquisa de tendências de mercado é extremamente essencial para as operações comerciais. É por meio dela que a agência ganha uma força extra na hora de compreender o comportamento do consumidor e, assim, criar estratégias impactantes e descobrir novas oportunidades.

Na prática, a inteligência de negócio, obtida a partir da análise de relatórios e indicadores, pode auxiliar a empresa a inovar, se adaptar e destacar-se em meio a concorrência. Mas, afinal, o que é a pesquisa de tendências e qual a sua importância? Entenda mais no artigo, e confira 9 relatórios essenciais para começar o ano!

O que é a pesquisa de tendências e por que ela é importante para a agência?

Em síntese, a pesquisa de tendências é um ramo especializado do mercado que trabalha para prever padrões, analisar preferências e necessidades. O objetivo desta prática é estudar o comportamento passado e mais recente do consumidor, a fim de compreender melhor o estado atual do mercado. 

Dentro do ambiente criativo, e cada vez mais movido pela transformação digital, entender o que está em alta e o que virá a seguir faz toda a diferença. Em termos práticos, a pesquisa ou relatório de tendências auxilia as organizações a compreender as necessidades, expectativas e valores em transformação nos seus clientes, e, dessa forma, antecipar o que está por vir. 

Ao ter essas informações em mãos, o gestor e os profissionais podem reavaliar as estratégias de campanha e direcioná-las para algo que seja bem recebido pela audiência. Além disso, é possível utilizar a pesquisa de mercado tanto para compreender o estado atual do mercado quanto o que está por vir.

A pesquisa ou relatório de tendências são elaborados a partir da compilação de diversas fontes, como pesquisas, entrevistas, observações, mídias e redes sociais, opiniões de especialistas, entre outros. 

Com base nessas informações, os pesquisadores conseguem identificar e interpretar sinais de mudanças e fenômenos emergentes. A análise destes dados resulta na criação dos relatórios. 

Como a agência pode utilizar a pesquisa de tendências para se destacar no mercado?

As tendências estão atreladas – quase que diretamente – às novidades. Sem acompanhá-las, as marcas enfrentam dificuldades para fidelizar a audiência. Na prática, mesmo oferecendo um cenário atrativo, ele tende a ser pouco envolvente e sem profundidade, dificultando a conexão com o cliente. É por isso que a pesquisa de tendências é uma excelente oportunidade para fortalecer a marca, envolver o público e nutrir a fidelidade da clientela.

Portanto, utilizar os relatórios de tendências é essencial para se destacar da concorrência. Na prática, as agências podem usá-los para:

  • Compreender o público-alvo: a pesquisa de tendências pode fornecer insights valiosos sobre como a audiência se comporta e qual a melhor forma de alcançá-la.
  • Fornecer informações sobre estética e design: esse tipo de relatório oferece, também, dados importantes sobre o que atrai mais visualmente o público, quais as cores mais em alta, entre outros aspectos.
  • Entender o melhor meio para alcançar o público-alvo: se a persona utiliza mais as mídias sociais e pouco assiste TV, de nada adianta produzir diversos comerciais, uma vez que a sua audiência não está lá. Com o auxílio da pesquisa de tendências é possível identificar o melhor canal para acessar e conquistar a atenção do público.
  • Conhecer as ferramentas em alta: com a acelerada transformação digital, a cada dia surgem novas tecnologias que facilitam o dia a dia da agência, aumentam a produtividade, minimizam os erros e otimizam os resultados. Assim, a agência consegue entender o que há de mais novo no mercado e inserir na própria rotina.
  • Descobrir as tendências futuras: a pesquisa de tendências permite compreender o momento atual e entender qual o futuro das agências, quais os índices de crescimento, o que atrai os melhores talentos e clientes, entre outros. Ao entender as projeções do mercado, a gestão consegue traçar as melhores estratégias e definir os rumos que a empresa irá tomar. Além disso, a pesquisa de tendências pode indicar os melhores recursos e ferramentas que auxiliam na gestão da agência.

9 relatórios de tendências essenciais para começar o ano!

Na prática, os relatórios de tendências são fontes inestimáveis de dados para as agências. Isso porque eles geram diversos insights sobre o estado atual do mercado, tendências futuras e ainda auxiliam na tomada de decisões. 

Ao utilizar uma pesquisa de tendências corretamente, a agência criativa consegue ficar à frente da concorrência, se destacando perante o mercado.

A seguir, listamos 9 pesquisas que podem ajudar. Confira!

#1 Tik Tok: What’s Next Report 2024 

Produzido pelo Tik Tok, plataforma de vídeos, o What ‘s Next Report fornece valiosos insights sobre as tendências futuras e o que esperar para 2024. O material é produzido com base no comportamento dos usuários da plataforma, além do uso de pesquisas internas e externas.

O relatório na íntegra tem pouco mais de 40 páginas, e aponta que para o ano que se inicia as marcas terão que demonstrar uma “bravura criativa” dentro do app, a fim de construir conexões mais profundas com a comunidade.  

Confira o relatório na íntegra: TikTok What’s Next 2024 Trend Report.

#2 Spotify: Culture Next 2023 

Neste relatório, produzido anualmente pelo Spotify Advertising, é possível compreender os hábitos da Geração Z e millenials dentro do streaming e explorar as tendências culturais emergentes. 

A pesquisa aponta os formatos mais ouvidos pelos usuários, e como eles utilizam esta plataforma, indicando as tendências futuras. Na prática, este estudo pode ser utilizado pela agência na hora de produzir conteúdos que conectem as marcas a esses públicos específicos.

Acesse o link para conferir todos os dados na íntegra:  Culture Next 2023: Gen Z Trends. Para acessar o relatório de outros anos, clique aqui!

#3 YouTube Culture & Trends Reports

O estudo conduzido pelo YouTube analisa como os criadores estão utilizando as ferramentas e tecnologias para levar a cultura em uma nova e emocionante direção.

A pesquisa de tendências mostra uma grande mudança na cultura pop, que está sendo cada vez menos impulsionada por momentos virais com apelo em massa. Ao invés disso, o estudo mostrou que a prioridade agora é a produção de conteúdos relevantes que refletem seus interesses exclusivos.

Para esta pesquisa de tendências, o YouTube compilou os dados coletados de 14 países. Confira o relatório completo de 2023 no link: YouTube Culture & Trends Report. Para consultar outros anos, acesse aqui!

#4 Relatório Anual de Marketing Nielsen

O Relatório Anual de Marketing, assinado pela Nielsen, mostrou um aumento no uso de mídias emergentes pelos usuários. Para a análise foram entrevistados mais de 1.500 profissionais do setor em todo o mundo. 

O objetivo da pesquisa de tendências era compreender as mudanças no comportamento do consumidor, o uso do streaming e CTV (TV conectada), bem como as soluções utilizadas para rastrear e comprovar o impacto das campanhas no público.

Confira os principais insights do estudo: 2023 Relatório Anual de Marketing da Nielsen

#5 Google: Pesquisas do ano 

Anualmente, o Google divulga um ranking com os assuntos mais pesquisados no ano anterior. A lista, dividida em 15 categorias, fornece alguns insights importantes sobre os hábitos dos usuários do mecanismo de busca. 

Entre os temas mais buscados estão: os principais acontecimentos de 2023, personalidades que viraram assunto nas redes, as mudanças no cenário político, filmes e séries em alta, além, é claro, das novas tecnologias como o Chat GPT, que chamou atenção no ano passado.

Confira a lista na íntegra: Pesquisas do ano 2023 

#6 CX TRENDS 

Realizado pela Zendesk, o CX Trends é um relatório de tendências que traz valiosos e relevantes insights sobre o modo como o consumidor se comporta, suas preferências e a experiência que ele busca com a marca.

A última pesquisa divulgada, por exemplo, demonstrou que o público busca experiências mais imersivas, e que as empresas que atenderam essa demanda obtiveram um ROI (Retorno Sobre Investimento) positivo. Outro ponto destacado no estudo é que os consumidores querem mais personalização, sendo que a IA – cada vez mais evoluída – está auxiliando nessa tarefa.

E aí, sua agência está preparada para essa nova era baseada em experiências? Conheça o relatório aqui: CX Trends 2023 

#7 Pinterest Predicts

Uma das principais fontes de referência para os criativos, o Pinterest apresenta um acervo incrível que inspira a criação de campanhas publicitárias. A plataforma, lançada em 2010, é uma rede social de compartilhamento de imagens, e pode ser utilizada pelos usuários como um “quadro de inspirações”, permitindo salvar e/ou publicar imagens próprias.

Para entender sobre as tendências que estão por vir, a plataforma lançou o Pinterest Predicts, uma espécie de guia que fornece insights sobre consumo e comportamento. 

O estudo divulgado recentemente, aponta as principais tendências para 2024. Os dados são separados por categorias e indicam os principais itens, produtos e serviços, buscados pelos usuários da plataforma. Além disso, mostra o que as gerações Z e millennials buscam para este novo ano.

Confira mais dados desta pesquisa de tendências: Pinterest Predicts: Previsões de tendências para 2024 

#8 Color of the year 

Criada pela Pantone, o Sistema de Cores Pantone é uma ferramenta inovadora que facilita a seleção, comunicação e reprodução de cores de modo fiel e preciso, independente do lugar, na hora de criar as peças (material impresso ou não). 

As paletas de cores permitem que o cliente escolha a cor que mais combina com o logotipo, design e layout de um peça e/ou produto. 

Na prática, a escala de cores da Pantone é composta por um sistema numérico que identifica com alta precisão, padronização e regularidade, o que simplifica a comunicação entre a marca e o criativo. Diferente do sistema CMYK, a escala Pantone trabalha com cores exatas e possui um sistema único, o PMS, um manual de cores padrão em formato de leque ou chip.

Como referência no mercado criativo, todos os anos a Pantone anuncia a cor do ano, e a escolhida foi o Peach Fuzz. Entenda melhor esta escolha e como ela pode ser usada no design gráfico pelas agências criativas. Acesse o link: PANTONE 13-1023 Peach Fuzz | Pantone Color of the Year 2024 

#9 Censo Agências 

O Censo Agências, realizado pela Operand, é um relatório que revela as principais tendências do mercado de agências. Este estudo analisa diferentes indicadores e os atualiza todos os anos. As informações – reunidas a partir dos questionários respondidos por gestores – são usadas para entender como o setor está evoluindo. 

A pesquisa examina os dados do mercado publicitário sob a perspectiva dos gestores, e apresenta informações estratégicas, tais como faturamento, salários da equipe, formas de trabalho, principais desafios do setor, entre outras questões relacionadas à liderança do setor. 

Para ter acesso à versão estendida do Censo Agências, com todos os dados essenciais para o seu ano e uma plataforma dinâmica para filtrar os dados, responda à pesquisa: Pesquisa Censo Agências 2024 – Operand.