5 motivos para investir no desenvolvimento de equipes nas agências

Para quem faz a gestão de uma agência de publicidade, um setor ao mesmo tempo criativo e estratégico, é essencial contar com times de alta performance. Tanto para produzir peças e campanhas de qualidade, quanto para alcançar as metas e objetivos planejados. Porém, para que isso ocorra, é preciso olhar para a sua agência e entender se há contrapartida. Ou seja, se ela também está oferecendo aos seus colaboradores um espaço que permita o seu aperfeiçoamento e promova a sua evolução. Para isso, investir no desenvolvimento de equipes nas agências pode ser a solução.

Trabalhar em um ambiente que estimula a criatividade e o aprendizado pode fazer toda a diferença para a sua equipe e para o sucesso do seu negócio. Em um mercado competitivo e inconstante, ter uma equipe treinada, especializada e, principalmente, motivada pode fazer a sua empresa se destacar, mesmo diante de uma crise.

O que fazer para capacitar a equipe da agência? 

É preciso promover a troca de conhecimento e estimular o aprimoramento das habilidades profissionais e comportamentais que envolvem o cotidiano das pessoas que trabalham na sua agência.

A capacitação de equipes pode ser colocada em prática com a criação de um espaço para compartilhar aprendizados, conhecimentos e conteúdos entre a equipe. Além disso, também pode ser implementada com a destinação de uma parte do orçamento para cursos, eventos, certificados e outros tipos de formação que possam agregar ao currículo do profissional e à sua rotina de trabalho.

Algumas ideias para começar a implementar o desenvolvimento de equipes nas agências:

Desenvolva um calendário de treinamentos periódico

Estabeleça um calendário de treinamentos semanal, mensal ou trimestral para a sua equipe, intercalando entre capacitações técnicas e interpessoais. Isso ajudará a sua equipe a se programar com antecedência e facilitará a criação de um possível plano de cargos e salários futuramente. Pense nisso!

Implemente a Gestão do Conhecimento na agência

A Gestão do Conhecimento nada mais é do que o compartilhamento das informações, processos, fluxos e ferramentas que fazem parte do escopo da agência. Inclua nessa estratégia o que a equipe tem a oferecer quando se trata de conhecimento prático e teórico, adquirido na sua formação ou experiências anteriores, e que pode ser útil para o dia a dia de trabalho.

Faça pesquisas de clima

Parece algo simples, mas não é. Muitas vezes a liderança acredita estar tudo bem com o clima, o ambiente de trabalho e a relação entre as pessoas, mas na verdade não tem parâmetros para afirmar isso. Entender os desafios da sua equipe, quem as pessoas são, o que procuram e o que pode ser melhorado é um excelente começo para planejar melhorias.

5 razões para investir no desenvolvimento de equipes nas agências

Muitas vezes, o cliente escolhe fazer um investimento que não vai trazer o retorno esperado, não é mesmo? A mesma coisa que acontece com os projetos dos seus clientes pode acontecer dentro da sua agência, com a sua equipe.

Você já se perguntou o que os seus colaboradores gostariam de ter como benefícios no trabalho, por exemplo? Você já os incentivou a realizar cursos de atualização ou mesmo arcou com os custos de uma viagem para uma conferência ou evento da área? Se não, é melhor começar a repensar os seus investimentos.

Para te ajudar, nós reunimos cinco motivos para investir no desenvolvimento de equipes nas agências! Confira:

1 – Aumento da motivação e engajamento do time

Receber o estímulo do gestor para realizar um treinamento ou capacitação demonstra respeito e valorização profissional, que se converte em mais motivação e engajamento. Ao desenvolver suas habilidades, o profissional se sente ainda mais preparado para realizar as suas atividades. Com isso, dedica-se com mais afinco por entender que está recebendo reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

Uma sugestão é desenvolver uma campanha de engajamento, em que as entregas, resultados, ou outros critérios que você definir possam ser celebrados e premiados. Inscrições em cursos e bonificações entre a equipe são algumas opções, tomando sempre cuidado para não estimular uma competição negativa.

As técnicas de gamificação podem ser uma ótima estratégia para isso, por exemplo. A prova de que elas funcionam é a adoção desse modelo por grandes empresas, como é o caso do Banco do Brasil. Por meio de uma plataforma de cursos, a empresa estimula os colaboradores a se inscreverem em capacitações, receberem distintivos pelas conquistas e, ao mesmo tempo, a reforçarem o compartilhamento de conhecimento e a cultura da empresa.

2 – Melhoria da performance e, consequentemente, dos resultados

Contar com profissionais de alta performance é essencial para alçar voos ainda mais altos no seu negócio. Ter pessoas preparadas para lidar com diversas situações, além de poder atribuir tarefas e projetos de maior complexidade e que trarão resultados ainda melhores para a sua agência, pode ser a sua realidade, só é preciso planejar.

Uma boa opção para desenvolver um time de alto nível é olhar para a sua equipe e entender quais são as suas especialidades, onde eles gostariam de estar, e o que você pode fazer para ajudá-los. Para isso, estabelecer a prática de dar devolutivas ao seu time e marcar reuniões periódicas de feedback é essencial.

Somente dessa forma você entenderá se as pessoas estão desenvolvendo as atividades pelas quais são treinadas, ou que podem ser treinadas, para se tornarem referência para a equipe e para o mercado. Com isso, ter uma relação de diálogo aberto e confiança é fundamental. Fale com a sua equipe!

3 – Maior produtividade e eficiência

Aquele velho embate entre qualidade e quantidade pode ser amenizado se o gestor souber trabalhar com o desenvolvimento de equipes nas agências. Um time que tenha um alto índice de satisfação e que esteja feliz com o seu trabalho, é um time 20% mais produtivo, segundo pesquisa da Universidade de Warwick, no Reino Unido.

Isso não quer dizer que você terá uma máquina de projetos à disposição, mas que pode potencializar sim a eficiência das entregas. Principalmente se souber investir na sua equipe e reconhecer as suas competências. Para que isso seja possível, reveja suas metas, observe a capacidade e o tamanho do seu time. Entenda o quanto você pode exigir e o que pode ser um prazo inacessível e inalcançável.

Para te ajudar com a gestão de projetos e tarefas, pense em adotar uma ferramenta específica para isso. Ela pode te ajudar a monitorar tanto o checklist diário e mensal, quanto o tempo despendido em cada projeto.

4 – Retenção de talentos

O mercado publicitário está cheio de profissionais criativos e competentes, capazes de desenvolver um excelente trabalho em qualquer projeto. Tê-los na sua equipe é mais do que apenas uma forma de alcançar os resultados. É conquistar um time maduro e poder oferecer a eles um espaço para colocar em prática todo o seu conhecimento e potencial.

Com uma gestão eficiente e a implementação de uma prática de treinamento e capacitação da equipe, você pode fugir da estatística de rotatividade nas empresas. Elas indicam que o perfil do gestor e a falta de valorização são os principais fatores para um funcionário pedir para sair de uma organização.

Porém, atenção! A implementação de treinamentos periódicos sozinha não irá fazer com que o seu colaborador permaneça na agência. Existem diversos outros fatores que podem influenciar nessa decisão. Entre eles, a falta de uma remuneração justa, a falta de benefícios trabalhistas, e de um ambiente de trabalho comunicativo e respeitoso. Faça a sua parte e atue na melhoria dos seus processos, para colher o melhor das pessoas e dos resultados ao fim de cada mês.

5 – Ambiente positivo e harmônico

Nada melhor para uma equipe que trabalha com ideias, textos, artes e layouts poder contar com um ambiente saudável e aberto. Um local que ofereça a oportunidade de compartilhar não só as dúvidas sobre os trabalhos e as tarefas do dia a dia – sempre essenciais. Mas que tenha espaço para falar sobre as as novidades, os aprendizados, os conhecimentos e tudo o que pode somar na hora de desenvolver novos projetos.

Ambientes com alta demanda de tarefas e entregas e nenhuma contrapartida positiva podem trazer malefícios à saúde, principalmente no que diz respeito à estafa e exaustão mental, gerando um burnout.

Além de promover um ambiente positivo e harmônico, a prática de estimular o treinamento e desenvolvimento de equipes nas agências também confere ao seu time a confiança e a certeza de estar em um local que valoriza o bem-estar e a saúde de seus colaboradores.

São as pessoas que fazem uma empresa evoluir, crescer e ampliar o seu espaço e relevância dentro do segmento em que atuam. Por isso, valorizar e apostar nelas é sempre uma ótima escolha! Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas sobre gestão nas agências! 😉