Como gerar leads para sua agência usando Comércio Conversacional

Você faz de tudo, mas não descobriu como gerar leads para sua agência de forma eficiente? Está em busca de formas para otimizar seu ROI, mas não sabe por onde começar? 

Diante de tantas mudanças no comportamento do consumidor, esta se tornou uma tarefa bastante desafiadora.

Hoje, 81% dos consumidores abandonam formulários sem preenchê-los completamente. Dos 19% que respondem, metade nunca recebeu uma resposta, de acordo com o The Manifest. Então, como gerar leads e ter os melhores resultados?

A resposta para esse desafio está no uso do Comércio Conversacional. Neste artigo, você vai entender o que é, como funciona e como gerar leads por meio dessa estratégia.

Primeiro, o que é Comércio Conversacional?

O Comércio Conversacional é uma estratégia onde marcas e consumidores se comunicam por meio de mensagens com atendentes ao vivo ou chatbots a fim de receber ajuda em suas compras.

A experiência no Comércio Conversacional é entregue por meio de aplicativos como WhatsApp, Instagram, Messenger ou chat para o site.

Dessa forma, não importa qual é o canal, contanto que o foco seja mover o consumidor no funil de vendas.

Todo esse movimento foi causado pelo crescente número de usuários nos aplicativos de mensagens mais conhecidos em terras brasileiras. Hoje, eles já atingiram o marco de:

1. WhatsApp – 120 mi de usuários

2. Instagram – 110 mi de usuários

3. Facebook Messenger – 77 mi de usuários

Inclusive, o fato das pessoas se comunicarem com amigos e familiares por apps que proporcionam mais agilidade foi um comportamento que reverberou no mundo dos negócios também. Agora elas exigem que a resposta de uma empresa já não demore tanto assim para chegar. 

A CX Trends 2021, pesquisa da Octadesk e Opinion Box apontou que 53% dos consumidores esperam ser atendidos em até 10 minutos em aplicativos como WhatsApp, Messenger e Telegram. 

Tempo de resposta por canais Octadesk

Agora é um caminho sem volta.

Benefícios do Comércio Conversacional para as agências

  1. Ajuda a agência a conectar-se com seus potenciais clientes usando canais digitais de comunicação;
  2. Auxilia na criação de campanhas de Marketing por possibilitar a troca de dados entre cliente e agência;
  3. Automatiza tarefas que tomam tempo do consumidor e da agência como, por exemplo, um cadastro ou verificação de status do projeto;
  4. Oferece uma experiência única no atendimento por conta da agilidade;
  5. Permite o acompanhamento da jornada do cliente sempre que for necessário;
  6. Possibilita a diminuição do ciclo de vendas pelo fato do cliente não precisar esperar tanto tempo por um atendimento;
  7. Facilita o feedback do cliente para melhoria de processos internos da agência.

Como funciona a geração de leads com Comércio Conversacional?

O Comércio Conversacional permite que as agências se conectem com clientes em todas as etapas da jornada

Além de abrir um diálogo e conectar pessoas, essa estratégia contribui para uma relação de confiança entre elas.

Veja como o Comércio Conversacional funciona:

1. Aprendizado e descoberta

Na primeira etapa, o consumidor não sabe – ou não muito bem – que tem algum problema ou necessidade. E aí que começa a busca.

Por se tratar da primeira impressão do cliente, essa é uma etapa muito importante do funil. Porque é nela que o consumidor vai começar a descobrir quem é a sua agência.

É aqui que o Comércio Conversacional entra. Com os canais digitais de comunicação, a sua agência vai se conectar com clientes que estão buscando por algo que ainda não se deram conta.

Então, o ideal é que a agência disponibilize chatbots em seus canais de atendimento. Isso fará com que os contatos de potenciais clientes fiquem armazenados e ela possa enviar conteúdos para educá-los até se tornarem clientes de fato.

2. Reconhecimento do problema

Na segunda etapa, o consumidor já entendeu um pouco mais do assunto. Ele acaba descobrindo que tem um problema ou uma oportunidade não explorada. 

Por exemplo: Luiza percebe que tem dificuldade em gerar mais leads qualificados (ou seja, definir por meio de perguntas quem são as pessoas mais propensas a fechar uma compra). Ela pensa que deve haver uma solução para isso, então começa a buscar informações.

Sendo assim, o ideal é que a agência disponibilize chats de atendimento no site. Além disso, esteja pronta para responder os questionamentos que surgem nas redes sociais e WhatsApp.

3. Consideração da solução

Nesta etapa, os consumidores já fizeram suas buscas e aprenderam sobre sua agência. No entanto, eles continuam buscando e fazendo comparações com os concorrentes. 

Seguindo o mesmo exemplo citado anteriormente: Luiza descobriu que existe um sistema para qualificar leads. Ela encontrou você e outros concorrentes para avaliar, mas ainda não decidiu.

Com o Comércio Conversacional nesta etapa, você conecta clientes com os times de vendas, de modo que os ajude a conhecer mais sobre o que você oferece.

4. Decisão de compra

Por fim, chegou o momento em que o consumidor está pronto para fechar negócio com sua agência. 

Mesmo após a decisão final, onde ele de fato se torna um cliente, a agência precisa pensar no pós-venda.

Sem o Comércio Conversacional, seria impossível manter um relacionamento com os clientes. Por isso, nesta etapa a agência pode se colocar à disposição deles para quaisquer necessidades. 

Além disso, fazer acompanhamento e até entender seus níveis de satisfação.

Como gerar leads para sua agência usando Comércio Conversacional?

1. Use chatbots

Um chatbot é uma aplicação ou software para auxiliar usuários em seu contato com a empresa. Eles podem responder perguntas por meio de texto, direcionar usuários para outras páginas ou até mesmo para atendimento humano.

Eles são capazes de se conectar com milhares de pessoas ao mesmo tempo, 24 horas por dia e em tempo real.

Os chatbots podem ser implementados em sites, WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger entre outros aplicativos.

Agora, vamos à prática:

Site 

  • Crie uma lista de perguntas frequentes feitas pelos seus leads;
  • Configure o chatbot para que ele responda essas perguntas;
  • Ofereça a opção de conversar com um profissional da sua agência;

Landing pages

  • Crie conteúdos que respondam às dúvidas e problemas das pessoas;
  • Coloque um chatbot em páginas de captura (landing pages) e faça perguntas que vão ajudar a entender se aquela pessoa é um potencial cliente;
  • Disponibilize o download desses conteúdos por meio do chatbot;
  • Os consumidores vão se interessar e, em troca, deixar os contatos com a sua agência.

Aplicativos de mensagens (WhatsApp, Telegram)

  • O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados nos últimos tempos. Então, é importante que você pense em uma jornada exclusiva. O que os clientes buscam no WhatsApp, que não buscam no site, por exemplo? Como posso tornar essa jornada mais atrativa?
  • Ofereça opções de autoatendimento como, por exemplo, o download de contratos ou a verificação do status de serviço.

Redes sociais

  • Use chatbots nas redes sociais para apoiar suas campanhas de Marketing. Por exemplo: quando fizer um anúncio, utilize-os para interagir com os potenciais clientes;
  • Mesmo que as redes sociais não sejam os canais oficiais da agência, é importante ter um chatbot para não perder nenhum novo contato;
  • Use os chatbots para direcionar contatos para o seu CRM.

2. Conte com o apoio das redes sociais

As redes sociais são ótimos canais para geração de leads. Por meio do Comércio Conversacional, a agência consegue entender melhor o comportamento do usuário.

Um exemplo claro disso, é que a estratégia permite entender qual canal gera mais leads, quais são mais qualificados e geram mais clientes.

Por isso, não desperdice as oportunidades de gerar leads. Afinal, em uma era onde não existe canal ou hora certa para fazer negócios, é preciso estar a postos e aproveitar cada momento.

3. Conecte os canais da agência

É interessante como os canais do Comércio Conversacional acabam se juntando em pontos diferentes.

Por exemplo, é possível e totalmente viável criar campanhas de Marketing com o objetivo de levar o usuário a uma conversa com a agência no WhatsApp.

O que impede um chatbot de enviar o usuário para conhecer mais detalhes dos serviços da agência no site? Ou então, usar um link de WhatsApp no botão de contato no Instagram?

A experiência deve ser similar, mesmo que em locais ou etapas diferentes da jornada.

Comece a gerar mais leads com a estratégia conversacional

O Comércio Conversacional não diz respeito apenas a vendas de produtos ou serviços. Essa estratégia é sobre a experiência que você entrega para o cliente por meio do WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger, Telegram ou chat para site.

E por falar em experiência, sabemos que ela é o fator decisivo para o fechamento da compra. 

Inclusive, 81% dos consumidores afirmam que dão preferência para marcas que oferecem uma boa experiência. 68% até pagariam a mais para tê-la, de acordo com a CX Trends.

A sorte do dia é que você já sabe o que o Comércio Conversacional pode fazer pela sua agência. Você já tem o passo a passo de como gerar leads com a estratégia e tornar usuários em clientes, e clientes em fãs. 

Que tal adotar a estratégia em sua agência?

Este guest post foi produzido por Sara Cristine, analista de marketing da Octadesk. O Octadesk é o software que conecta pessoas a empresas: marketing, vendas e atendimento em um só lugar, em tempo real. Com ele você tem WhatsApp, Instagram, Messenger, chat e e-mail em uma só inbox.