Contrato de exclusividade para agências: vale a pena aderir?
Já pensou em aderir a um contrato de exclusividade com clientes, mas ficou em dúvida? Ou em algum momento já adotou este tipo de acordo e se arrependeu?
Uma coisa é fato. Este modelo de proposta pode, sim, ser interessante e rentável, entretanto é preciso tomar alguns cuidados e verificar, realmente, se ele pode trazer bons frutos para a agência.
Entenda melhor, neste artigo, o que é e como funciona um contrato de exclusividade. Descubra ainda quais as vantagens que este tipo de acordo pode trazer para a agência.
Aproveite a leitura!
Contrato de exclusividade: o que é e como funciona?
Em síntese, um contrato de exclusividade é um acordo jurídico que envolve pelo menos duas partes, e estabelece que os bens e/ou serviços devem ser comercializados de forma exclusiva para apenas um cliente.
No caso das agências, esse acordo implica na exclusividade da prestação de serviços. Ou seja, o cliente solicita um serviço que não pode ser oferecido a outras organizações do mesmo segmento.
Por exemplo, o Guilherme, dono de uma empresa de piscinas, decide contratar os serviços da agência, e solicita a produção de peças de divulgação para redes sociais, produção de conteúdo, entre outros. No entanto, antes de fechar o acordo, ele solicita um contrato de exclusividade, e pede que a agência não atenda concorrentes do mesmo segmento.
Então, no momento da contratação do serviço, a agência prestadora de serviços pode concordar ou não. Porém, ao aceitar, ela garante que não atenderá potenciais concorrentes da empresa de Guilherme.
É importante ressaltar que a exclusividade não se aplica somente ao cliente. A agência também pode assegurar – por meio de uma cláusula – que o contratante não busque outro prestador até o fim do contrato.
Quais as vantagens e desvantagens de aderir ao contrato de exclusividade na agência?
Lidar com a exclusividade de contrato no mercado publicitário e de marketing digital pode trazer alguns receios, pois isso implica em ter uma carteira de clientes um pouco mais enxuta. Porém, pode atrair um acordo maior e mais duradouro.
Por isso, antes de firmar um contrato de exclusividade é importante pesar os prós e contras. Para te ajudar, listamos as principais vantagens e desvantagens desse tipo de acordo, confira!
Vantagens
O contrato de exclusividade pode trazer algumas vantagens, como:
🟢 Rentabilidade maior
Para garantir a exclusividade, o contratante estará disposto a oferecer uma boa proposta de remuneração, firmando um acordo maior com a agência. Dessa forma, é possível fechar um grande negócio.
🟢 Longevidade no acordo
Contratos maiores nem sempre são de longo prazo, entretanto, a agência deve almejar isso. Afinal, trabalhos exclusivos exigem mais envolvimento com o cliente específico. Além disso, você estará abrindo mão de contratos menores e isso pode pesar no fluxo de caixa. Portanto, busque um acordo vantajoso para ambas as partes.
🟢 Promoção da marca
Devido ao contrato de exclusividade, a agência trabalhará um bom tempo para um cliente específico. Sendo assim, se a agência tem sucesso ao trabalhar na projeção da marca, ela será reconhecida pelo feito.
Inclusive, isso abre oportunidades para atrair visibilidade para a sua marca, e futuramente, ele pode se tornar um case de sucesso.
🟢 Especialização
Ao trabalhar por um bom tempo com um tipo de serviço, a agência tende a se tornar uma especialista em determinado nicho de mercado. Ou seja, esse entendimento do setor pode gerar oportunidades futuras, e até mesmo contribuir para que o contrato de exclusividade seja duradouro.
Desvantagens
Entretanto, nem tudo são flores. Este tipo de acordo pode, também, trazer algumas desvantagens, como:
🔴 Perda de potenciais clientes e acordos
Ao fechar negócio, o contratante irá exigir um atendimento exclusivo. Portanto, isso implica na perda de algumas contas – fixas ou novas – do mesmo segmento do cliente exclusivo.
🔴 Dificuldades na hora de fechar o negócio
O contratante está em busca de um acordo vantajoso, mas nem sempre ele estará disposto a aceitar uma contraproposta, como uma duração maior do contrato. Além disso, ele pode acrescentar outros elementos ao nicho, e além das piscinas, oferece a decoração de jardins. Ou seja, a agência não pode aceitar outro cliente com esse mesmo serviço. Isso amarra ainda mais a negociação.
Outro ponto a se atentar é a quebra de contrato, que pode ser causada por diversos fatores, como o desrespeito a uma cláusula contratual, principalmente a de exclusividade. A agência deve redobrar a atenção sobre novas contas e evitar fechar negócio com empresas similares.
Contrato de exclusividade: como entrar em acordo com o cliente?
O princípio da exclusividade, no Direito Contratual, é uma ferramenta poderosa, tanto para o cliente quanto para a agência. Isso porque ao selar o acordo, o contratante tem a tranquilidade de que terá o suporte do seu time para os projetos e campanhas de marketing. Para o gestor, a exclusividade de contrato permite uma previsão orçamentária por mais tempo. Além disso, ele tem a certeza que o cliente reconhece a qualidade das entregas da agência e confia no seu trabalho.
Desse modo, vincular a agência em um acordo de exclusividade, pode ser vantajoso, no caso da atração de uma conta grande e rentável. Mas, na prática, esse tipo de negociação tem implicações a longo prazo, porém, tudo isso depende dos elementos presentes no acordo que está sendo feito.
Portanto, é extremamente importante se atentar a alguns fatores:
#1 Estabeleça os limites
Ao firmar um acordo de exclusividade, o cliente espera que a agência não vá atender empresas concorrentes que são do mesmo segmento. Porém, é preciso verificar tudo que envolve essa prestação de serviços.
Por exemplo, o Guilherme e sua empresa de piscinas, contrata a agência e na cláusula que define os produtos e serviços por ele comercializados, inserindo outros. Então, além de piscinas e decoração de jardim, inclui também móveis para a área externa (redes, chaises, mesa, entre outros). Porém, a agência faz apenas a divulgação dos dois primeiros serviços, já firmados no acordo, e não dos móveis.
O ‘x’ da questão está na interpretação deste contrato. Pois, a agência pode receber um contato de uma empresa de móveis para fazer o lançamento de uma nova linha de sofá. A empresa do Guilherme pode entender isso como uma quebra do acordo de exclusividade, uma vez que há concorrência, mesmo que indireta.
Sendo assim, é preciso entender cada ponto do contrato e definir os limites do mesmo.
#2 Defina como a exclusividade se aplica
Ainda tomando como exemplo a empresa do Guilherme. Antes da agência aceitar a conta da linha de sofás, é importante sentar com o cliente atual, e ser transparente, para evitar conflitos.
Portanto, é possível fazer uma contraproposta e solicitar a inclusão deste serviço junto ao contrato, mediante uma nova reformulação do acordo. Se ele não aceitar, é preciso verificar se vale a pena perder um novo cliente.
Sendo assim, para evitar esse tipo de conflito, é importante que o contrato de exclusividade seja definido por nicho de mercado, e não por serviços/produtos. Isso impede uma interpretação ampla e ambígua, e principalmente, que o contratante adicione diversos produtos que dificultam o atendimento de outras marcas.
#3 Conte com apoio jurídico
Contar com o aparato jurídico é extremamente importante para evitar consequências pesadas no futuro. Por isso, ter um advogado acompanhando toda a negociação é fundamental.
Ele terá um conhecimento mais amplo das questões legais, confirmando se o contrato é mesmo vantajoso a longo prazo.
#4 Estabeleça uma relação de confiança
A principal razão que move a escolha da exclusividade pelo cliente é ter a certeza de que os detalhes sobre o seu produto/serviço não serão divulgados para a concorrência.
Por isso, é essencial que o contratante – exclusivo ou não – entenda que isso não acontece, principalmente, por um respeito aos clientes. Ninguém gosta de ter suas ideias espalhadas dessa forma.
No fim, tudo se resume ao diálogo e à confiança. Seja transparente com os seus parceiros de negócios. Lembre-se, todos estão trabalhando pelo mesmo objetivo: ter sucesso nos negócios e estabelecer relacionamentos de qualidade.
Portanto, para evitar conflitos e manter os relacionamentos de trabalho seguros, entenda como elaborar contratos para agências de publicidade sem complicações!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 09/02/2023
- Categoria: Gestão