Pesquisa de mercado: como essa ferramenta pode auxiliar sua agência?
Muito mais do que números e percentuais, os dados são indicadores valiosos que fortalecem a inteligência de negócio das empresas e alavancam o seu crescimento. Contudo, nem todos os setores conhecem e exploram o poder de uma boa pesquisa de mercado.
De acordo com o eMarketer, os gastos com anúncios digitais em todo o mundo devem chegar a US $ 375 bilhões até o ano de 2021. Isso mostra que o tamanho do mercado é substancial e que os profissionais de marketing estão levando a publicidade online a sério.
Contudo, apesar das estatísticas que apontam para o crescimento do setor, ainda há muito a ser feito em termos de melhoria da estratégia. Isso porque entre os profissionais de marketing e propaganda, por exemplo, 76% deles não usavam dados comportamentais para a segmentação de anúncios.
Esta é uma notícia desanimadora, dado o fato de que, apesar de serem bombardeados com 1.700 anúncios por mês, os usuários visualizam apenas metade deles. E os potenciais clientes estão na rede, sim. Tanto é verdade que 6 em cada 10 entrevistados de um estudo da Zogby Analytics em nome da Digital Advertising Alliance (DAA) disseram que os anúncios on-line os ajudaram a descobrir produtos ou ofertas que de outra forma não teriam conhecido.
Porém, o fato é que é preciso conhecer os potenciais clientes, tomando os dados como base, para então desenvolver uma estratégia robusta capaz de gerar impacto e fortalecer a marca.
Sabendo disso, neste artigo, destacamos a importância da pesquisa de mercado para as agências de publicidade, propaganda e marketing. A partir da coleta e análise de dados sobre seu mercado-alvo e seus concorrentes, juntamente com as características, tendências e mudanças no mercado geral que você atende, é possível fazer muito mais pelos seus clientes e pelo crescimento da agência.
Quer saber mais sobre esse tema? Continue lendo o artigo!
Você vai ler neste post
Por que fazer pesquisa de mercado para as estratégias de publicidade e propaganda?
A resposta é simples: trata-se de risco e recompensa. Afinal, ao tomar os dados da pesquisa de mercado como base para orientar a criação de uma campanha, por exemplo, você aumenta as chances de sua estratégia de comunicação atingir seus objetivos de negócios.
Geralmente, os clientes da agência têm algumas metas bastante claras, como o aumento das vendas imediatas e a melhoria da saúde da marca para entregar vendas de longo prazo. No entanto, outro objetivo importante para a marca é minimizar o risco do negócio. A publicidade é altamente visível, cara e não tem resultados certos.
Por isso, os dados são tão importantes. Eles evitam que as agências arrisquem a reputação de uma empresa ou veiculem campanhas que se desgastam rapidamente, a menos que essa seja a estratégia.
Em síntese, explorar com inteligência a pesquisa de mercado de publicidade é importante para maximizar oportunidades e minimizar riscos desnecessários.
Maximização de oportunidades: os dados permitem maximizar as chances de atingir seus objetivos de negócios dos seus clientes.
Minimização de risco: remover ou reduzir as chances de erros prejudicarem a empresa e sua reputação. Riscos desnecessários são aqueles riscos que não oferecem nenhum benefício ao negócio.
As agências de anunciantes costumam punir os profissionais de marketing por serem avessos ao risco e por criativos que acham que publicidade brilhante significa correr riscos.
A pesquisa de mercado ajuda os profissionais do setor a criar e inovar com os riscos calculados, rompe com as mensagens do passado e os clichês da indústria, mas preservando o valor da marca. Além disso, o uso dos indicadores também garante às agências que erros previsíveis não irão prejudicar seu tempo e esforço.
Pesquisa de mercado orienta estratégia: dados mostram como seguir em frente!
Em cada estágio de desenvolvimento de sua publicidade, a pesquisa de mercado é capaz de fornecer insights precisos que lhe permitam seguir em frente.
Os resultados da pesquisa de mercado de publicidade podem se tornar uma área fortemente contestada, com a agência de publicidade e outros em seu negócio competindo para que a campanha reflita seus objetivos ou suas visões pessoais sobre o que é uma boa publicidade.
Contudo, para evitar esse tipo de abordagem, é fundamental que a pesquisa de mercado seja capaz de fornecer clareza sobre a direção da sua estratégia. Você precisa ter certeza de saber o que está sendo testado na pesquisa e como usará os resultados. Em algum ponto no desenvolvimento de sua marca e estratégia de comunicação, e na criação de sua publicidade, você precisa passar da descoberta e síntese à avaliação.
Na pesquisa de mercado, você precisa se certificar de que sabe o que está sendo testado e como usará os resultados.
Quando outras pessoas estão desafiando a estratégia de comunicação, é tentador ficar “dando um passo para trás” e pedir que a pesquisa valide sua direção estratégica.
Porém, os métodos da pesquisa de mercado são projetados para atender às principais necessidades em cada estágio, e nem sempre estão bem equipados para responder às perguntas de direção estratégica.
Por exemplo, a pesquisa no estágio de pré-teste aborda especificações de execução e nem sempre é projetada para abordar quais direções de posicionamento alternativas você deveria ter seguido. Isso deve ser tratado antes mesmo da criação do anúncio.
Pesquisa de mercado na era digital: tudo é mensurável!
Quer a melhor notícia? Na web, tudo é mensurável!
Sem dúvida, esse é um dos principais ganhos que a tecnologia nos trouxe. Na web, tudo é mensurável, e cada uma das métricas pode ajudar os profissionais e gestores de agências de publicidade a melhorar os resultados obtidos pela sua empresa.
Por exemplo, digamos que a agência faça uma excelente campanha de links patrocinados e atraia muitos visitantes para o e-commerce de um cliente. Se a estratégia completa não for adequada, é possível que uma grande parte dessas visitas não se converta em vendas.
Assim, podemos analisar as métricas, como, o tempo de permanência no site, por exemplo, constatando que os potenciais clientes navegaram por poucos minutos. Ou seja, eles não permanecem na loja virtual tempo suficiente para realizar a conversão, impactando nos resultados.
Isso é um indicativo que sua página está com algum problema que, possivelmente, está contribuindo para que os potenciais clientes abandonem o seu site. Veja alguns dos diversos problemas que podem impactar a experiência do potencial cliente:
- Design pouco atrativo e funcional;
- Falta de informações sobre os produtos,
- Dificuldade para concluir a compra;
- Interface pouco intuitiva que compromete a navegabilidade;
- Conteúdos de baixa relevância.
Enfim, as possibilidades são muitas. O essencial é ter em mente que com uma análise coerente das métricas é possível identificar os nós do processo e, assim, chegar a uma solução eficaz. Sendo assim, na prática, os dados da pesquisa de mercado ajudam a identificar esses problemas e também direcionam suas ações para o alcance das soluções necessárias.
Pesquisa de mercado é fonte de referências e a base para campanhas de sucesso
Jobs entregues, campanha concluída e, então, você se pergunta: qual o próximo passo? Como a pesquisa de mercado de publicidade pode melhorar as campanhas futuras?
É simples: basta reunir, observar e analisar os KPIs das campanhas, determinar quais foram mais eficazes e repetir a estratégia ou reutilizar aspectos e recursos em esforços de publicidade futuros.
A pesquisa de mercado de publicidade é uma parte essencial do sucesso das agências de publicidade porque ajuda a reduzir os riscos e custos do desenvolvimento de novas campanhas, ao mesmo tempo em que orienta a criação de campanhas com potencial real de atingir seus objetivos.
A mesma regra vale para a gestão da agência de publicidade. Se você tem indicadores claros sobre a realidade da empresa e consegue monitorar as métricas em tempo real, certamente tem indicadores que revelam o desempenho da agência, apontando aspectos que exigem melhoria e oportunidades.
Neste sentido, além de ter acesso aos indicadores internos, é importante também conhecer a realidade do setor publicitário. Afinal, como as outras agências vêm lidando com os mesmos desafios? Em tempos de pandemia e transformação digital, como as empresas do setor vêm se reinventando?
Essas são dúvidas frequentes dos gestores, CEOs e profissionais de agências. Por isso a Operand desenvolve a pesquisa Censo Agências, que busca respostas e indicadores para essas e outras questões relacionadas à dinâmica do setor publicitário nacional.
Quer ajudar a gente nesta construção? Conheça a pesquisa Censo Agências da Operand e participe!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 17/11/2021
- Categoria: Gestão