Analista comercial nas agências: perfil, função e contribuições

Muitas vezes, uma agência começa com uma ou duas pessoas apaixonadas e talentosas com competências e habilidades específicas. Embora esse impulso represente o marco inicial de uma agência, é a estrutura que a gestão constrói e mantém que viabiliza o sucesso. Daí a importância de pensar em todos os setores da empresa, inclusive na área de vagas e no perfil do cargo de analista comercial. 

Mesmo com a maturidade da agência, muitas vezes a própria gestão, na figura de CEOs e lideranças das agências centralizam a estratégia de prospecção. Contudo, ter uma equipe focada exclusivamente em vendas é essencial para acelerar o crescimento.

Sabendo disso, neste artigo, apresentamos o perfil, a contribuição e as responsabilidades da pessoa que atua como analista comercial na realidade das agências de publicidade.

Aproveite o conteúdo!  

Por que é importante definir papéis e responsabilidades na área comercial das agências

Se você luta com as linhas tênues entre papéis e responsabilidades em sua agência, não é a única pessoa que passa por isso. Com tantos prazos a cumprir e clientes a agradar, é comum que os membros de sua equipe assumam muitas tarefas para realizar o trabalho.

Entenda por que é importante definir funções e responsabilidades do cargo de analista comercial em sua agência:

Aumenta a clareza e a eficiência: se as funções e responsabilidades estiverem claras desde o início, sua equipe saberá o que você espera deles.

Cria responsabilidade: quando os papéis são claramente definidos e sua equipe tem clareza sobre o escopo do cargo, é provável que os colaboradores se sintam mais responsáveis ​​pelo cumprimento de seus deveres. Sem isso, algumas tarefas e atividades podem fugir do radar deles.

Comunicação aprimorada: quando não está claro quem faz o quê, a comunicação fica confusa e a falta de senso de responsabilidade pode gerar problemas, dores de cabeça e até perda de clientes. É preciso evitar a comunicação excessiva ou ineficiente. 

Maior produtividade: quando as pessoas sabem exatamente no que devem trabalhar, elas podem priorizar tarefas e cumprir prazos com mais facilidade.

Visibilidade das necessidades de contratação: com as funções e responsabilidades claramente definidas na estrutura da sua agência, você terá certeza de quais recursos precisa, identificando para quais funções contratar.

Analista comercial da agência de publicidade: qual é o seu papel?

Na realidade da agência, a pessoa que atua como analista comercial ajuda a aumentar as vendas, a partir de análises competitivas e modelos de previsão que permitem a entender as oportunidades no mercado.

Quem deseja atuar como analista comercial deve ter excelentes habilidades de comunicação para interagir tanto com os prospects e clientes quanto com os colegas. Afinal, o time de vendas é responsável por acompanhar toda a jornada de customer experience, da primeira abordagem até a fidelização do cliente. 

Analista de vendas é a pessoa que cria previsões de vendas e faz recomendações para otimizar as atividades de prospecção e aumentar a participação no mercado.

As responsabilidades do cargo de analista comercial incluem:

  • Coletar, compilar, analisar e apresentar relatórios com dados de vendas;
  • Monitorar e analisar atividades competitivas, clientes e tendências de mercado;
  • Analisar o orçamento da empresa, especialmente os recursos destinados para os setores de marketing e vendas;
  • Realizar pesquisas em empresas competitivas e no mercado circundante;
  • Fornecer insights acionáveis para orientar as equipes de vendas e marketing;
  • Estudar as tendências de compra com base no perfil dos clientes B2B;
  • Usar software de gestão e previsão de vendas para determinar tendências futuras.

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Formação e skills do cargo de analista comercial da agência de publicidade

Para ter sucesso na atividade, é importante que esse profissional possua habilidades técnicas, capacidade criativa de resolução de problemas e agilidade financeira.

Embora não sejam exigidos requisitos específicos de formação para atuar na área de vendas e marketing da agência, você verá, em geral, profissionais com cursos de Publicidade e Propaganda, Marketing, Gestão Comercial. 

Agora, como o papel do cargo de analista comercial também envolve coleta e gerenciamento de dados, profissionais com bacharel em estatística, pesquisa de mercado e Big Data também são requisitados para a área de vendas. 

De acordo com o Indeed, o salário base médio de um analista comercial é de R$ 2.224,00. Contudo, há uma variabilidade considerável na forma como os analistas de vendas são remunerados. De acordo com a Glassdoor, o salário médio nacional para o cargo é de R$3.000, sendo que alguns profissionais chegam a ter a remuneração de R$ 7.200.

Na prática, uma pessoa que atua como analista comercial com perfil para a função:

Analista comercial: habilidades profissionais requeridas

Habilidades de pesquisa

Analistas comerciais devem ter habilidades de pesquisa, que permitem localizar, extrair, organizar e avaliar dados internos e externos. Para executar essas tarefas e fornecer dados críticos para os negócios, devem se sentir confortáveis ​​usando muitas técnicas e ferramentas.

Habilidades de análise de dados

Se seu analista de vendas avaliar efetivamente os dados de vendas, deverá ter as habilidades específicas para tanto, usando os principais métodos e técnicas de análise de dados. São habilidades desejáveis: o conhecimento de recursos de análise de texto, visualização de dados, mineração de dados e outros, que permitem descobrir informações úteis capazes de impulsionar o crescimento da agência.

Fortes habilidades de comunicação e apresentação

Além de descobrir insights valiosos, a pessoa que atua como analista comercial deve saber compartilhar tais insights com a equipe de forma clara. As melhores pessoas nessa função de analista de vendas conseguem extrair dados mais complexos e usá-los para criar uma história clara e compreensível para os demais membros da equipe.

Uma mentalidade estratégica

Ter uma boa compreensão dos pequenos detalhes e do quadro geral é igualmente fundamental. Isso porque os pormenores e minúcias do seu negócio impactam o posicionamento e o desempenho da agência no mercado. Além disso, a pessoa no cargo de analista comercial deve saber quais estratégias podem ser implementadas para impulsionar seus negócios de maneira eficaz.

Excelentes habilidades com a tecnologia

Em tempos de transformação digital na publicidade e no marketing, é importante que a pessoa que atua como analista comercial se sinta confortável usando diferentes ferramentas tecnológicas. Graças à familiaridade com o digital, esses profissionais podem aproveitar ao máximo as ferramentas para criar relatórios claros e eficazes, bem como definir novas estratégias de vendas.

Visão geral de negócios

Uma pessoa em cargo de analista comercial pode trabalhar em parceria com outra que atue como analista financeiro e, a partir de dados e insights, fornecer uma visão mais clara da demanda, receita e despesas, orientando as decisões estratégicas. Além disso, é importante que o profissional de vendas tenha uma boa perspicácia comercial que aumente o valor geral de seus insights.

Área comercial das agências: atividades e contribuições

Na área comercial da agência de publicidade e marketing, muitas tarefas são executadas, mas elas podem ser resumidas em três atividades principais: 

  1. Construção do processo de vendas, com todas as etapas e ações predefinidas;
  2. Mapeamento das dores e compreensão do comportamento dos clientes;
  3. Desenvolvimento de uma jornada de compra que proporcione uma ótima experiência. 

Como vimos até aqui, a função da área comercial não se limita a vender e fechar novos contratos. Mais do que isso, o cargo de analista comercial deve criar estratégias para garantir o melhor atendimento e serviço aos clientes.

Para tanto, ele deve trabalhar com foco em várias atividades: 

  • Prospecção de clientes;
  • Elaboração de planos de ação de vendas;
  • Construção de uma abordagem de venda, que imprima o propósito e os diferenciais da agência;
  • Definição e gerenciamento das métricas de vendas;
  • Relacionamento com os prospects e clientes;
  • Uso inteligente dos canais de comunicação e de vendas; 
  • Contribuição para a construção da estratégia de retenção e fidelização dos clientes.

Na prática, a área comercial evolui à medida que a agência cresce. Na gestão, ter as pessoas certas é importante para o sucesso das vendas, mas as ferramentas também são. Descubra, neste artigo, como usar os dois recursos e trabalhar para fechar mais vendas na agência.