11 Dicas de Marketing Digital de Estevão Soares
O momento que vivemos é de disrupção. Portanto, é preciso fazer diferente, inovar, redesenhar processos, apresentar novas soluções para se destacar e sobreviver em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. Contudo, a questão é: como fazer isso? Então, quais questões o gestor de agência não pode perder de vista? De que maneira é possível acompanhar as mudanças e manter a empresa forte? Com o propósito de responder essas e outras questões, convidamos Estêvão Soares, Consultor de Estratégia Digital, para fornecer algumas dicas de marketing digital na Semana de Gestão para Agências.
Embora o evento já tenha acontecido, um conteúdo valioso não poderia ficar registrado somente em vídeo. Por isso, produzimos esse post e elencamos aqui as principais contribuições. Confira as dicas de marketing digital de Estêvão Soares! Certamente, aqui está tudo o que você precisa para melhorar a gestão da agência e impulsionar seu crescimento.
Você vai ler neste post
- #1 Trabalhe o benefício do ponto de vista do cliente
- #2 Entenda o seu momento e direcione sua prospecção
- #3 Investimento em marca
- #4 Não jogue na defensiva. Opte pela adaptação
- #5 Marketing Digital: uma camada de negócios
- #6 Seja um parceiro estratégico e não um ativo operacional
- #7 Tenha a mentalidade de transmitir o conteúdo e não de reproduzir
- #8 Considere trabalhar com um nicho que você já tem familiaridade
- #9 Acumule diferenciais competitivos
- #10 Posicione-se no mercado com uma proposta clara e única
- #11 Mudança de mindset é indispensável
#1 Trabalhe o benefício do ponto de vista do cliente
O primeiro ponto é um dos mais importantes, porque ele vai nortear os demais. O fato é que a mentalidade das agências em relação ao serviço que elas prestam precisa mudar.
Ainda hoje, muitas agências vendem pacotes de serviços. Contudo, esse não é um modelo sustentável. O gestor precisa compreender como ele pode vender muito mais do que um recurso, como o Facebook Ads. A agência precisa pensar em entregar um benefício que gere um impacto real no negócio do cliente: esse tem muito mais valor.
Lembre-se: esse é um mercado que dificilmente será regulado. Por isso, o melhor que você tem a fazer é oferecer um ótimo serviço, focado no benefício do cliente.
#2 Entenda o seu momento e direcione sua prospecção
É fundamental saber onde você está hoje. Busque compreender a atual estrutura da agência. São perguntas importantes:
- Você está com tempo livre? Ou sem tempo nenhum?
- O seu fluxo de clientes mensal está dentro do esperado?
- O seu faturamento atual é o adequado para fazer girar o seu negócio?
- O tamanho do seu time atende bem às demandas?
- Tem alguma ferramenta que a agência precisa e ainda não conseguiu?
É preciso conhecer o seu negócio para que ele se torne sustentável. Antes ser técnico bastava, hoje é preciso ser um excelente especialista em marketing e um gestor de negócios melhor ainda. Você precisa saber como satisfazer as principais necessidades da agência.
#3 Investimento em marca
Fazer uma gestão de branding é uma estratégia que leva à de redução de custo de aquisição de cliente. A marca da agência é o seu maior ativo. Por isso, a cidade, o país, o mundo precisam conhecer você. Uma vez que a pessoa conhece, ela tende a confiar e converter em algum momento.
A estratégia de fortalecimento de marca pode não trazer resultados mensuráveis de imediato. Porém, dentre tantas, essa é uma das dicas de marketing digital que fazem mais sentido a curto, médio e longo prazo. Afinal, uma vez que você investiu na marca da agência, muito possivelmente você terá uma receita recorrente. Essa é uma das estratégias para se destacar e sobreviver no mercado.
#4 Não jogue na defensiva. Opte pela adaptação
Cada vez mais, as agências precisam assumir um papel muito mais estratégico e menos operacional.
Conteúdo não precisa ser feito por especialista. Ainda assim, existe um protecionismo desnecessário em relação à produção de conteúdo, que compromete a eficiência operacional da agência.
Será que vale mesmo a pena gastar horas do seu time criativo para criar um post de redes sociais? Hoje, existem ferramentas disponíveis no mercado que permitem que qualquer pessoa faça o mesmo em alguns cliques.
Decerto, em uma das dicas de marketing digital de Estêvão Soares ele conta que já viu “algumas vezes, profissionais relatando que clientes conseguiram fazer anúncios mais assertivos nas redes sociais. Isso porque recursos como machine learning estão sendo incorporados e orientando os usuários, inclusive aqueles que não são especialistas em marketing.”
#5 Marketing Digital: uma camada de negócios
É hora de tratar o marketing digital como uma camada de negócios e não apenas como um trabalho criativo. É urgente fazer essa migração. Caso contrário, muito possivelmente, sua agência terá dificuldade de sobreviver.
Hoje, o mercado dispõem de muitas soluções para quem deseja fazer uma estratégia de comunicação por conta própria. Se esse movimento ameaça sua agência, é preciso dar uma guinada.
#6 Seja um parceiro estratégico e não um ativo operacional
Preste atenção em uma das mais importantes dicas de marketing digital: a sua empresa precisa assumir o lugar de um parceiro estratégico e não apenas um acessório operacional. Afinal, os resultados conquistados por um trabalho feito por especialistas tendem a ser diferentes e é aí que a agência ganha. Ela tem expertise para fazer entregas com excelência e alta assertividade.
Com isso, o valor agregado do seu trabalho também será muito maior e o melhor: será entendido pelo cliente.
DICA PRÁTICA O desafio é entender o seu momento de negócio, buscar clientes que estejam alinhados com a proposta da agência e oferecer algo para ele algo que forneça a percepção de valor, porque, afinal, estará “linkado” com o negócio dele. |
#7 Tenha a mentalidade de transmitir o conteúdo e não de reproduzir
Para saber como contribuir efetivamente para o negócio do seu cliente, entenda o que é dar resultado usando a Tríade da Performance Digital. Você precisa fortalecer a marca, manter interação com o público para, em algum momento, ter a conversão.
De tal sorte que é preciso compreender que a agência é muito mais um transmissor de conteúdo do que um reprodutor. Quando você apenas transmite a mensagem, você preserva a essência, o DNA da marca do cliente.
Para tanto, a melhor estratégia é considerar a voz, a expressão, as contribuições das pessoas que trabalham naquele negócio. São elas que tornam a marca única e é essa referência que você pode usar para pautar a produção de conteúdo, diferenciando o seu cliente em relação aos concorrentes.
#8 Considere trabalhar com um nicho que você já tem familiaridade
Essa, sem dúvida, é uma das melhores dicas de marketing digital de Estêvão Soares para acelerar a conquista de resultados. Seja como for, se você e sua equipe têm afinidade com um dado tema e já possuem experiência e cases de sucesso com clientes do setor, avalie a possibilidade de se especializar e atender exclusivamente esse nicho. Tal posicionamento por si só já é um diferencial competitivo.
Afinal, quem não quer ser atendido por um especialista no assunto? Na prospecção, apresente os resultados já alcançados com outras empresas do mesmo segmento e mostre tudo o que você pode fazer para fortalecer a marca e potencializar o seu alcance, aumentando a taxa de conversão.
Acima de tudo, na prática, ao se especializar em um nicho, a agência ganha eficiência operacional e produtividade, agrega valor ao negócio dos clientes e se destaca pela sua expertise.
#9 Acumule diferenciais competitivos
Se você deixa de atuar como um parceiro estratégico e foca somente em recursos e ferramentas, muito possivelmente a proposta da sua agência ficará obsoleta. Dentre as dicas de marketing digital, essa é uma das mais valiosas. Afinal, tudo muda muito rápido. Além dos recursos se tornaram populares com o tempo, os seus concorrentes também irão se apropriar das ferramentas.
Portanto, o ideal é agrupar vários tipos de aprendizados em uma velocidade mais rápida, para se destacar e sair sempre na frente.
Suponhamos que você oferece Facebook Ads, LinkedIn Ads e Twitter Ads e, ao fim, entrega um relatório incrível, esse último pode ser o seu diferencial. Se em algum momento, outra agência oferecer o mesmo, você pode incluir outros elementos que o coloquem à frente, mais uma vez. Ou seja, o segredo é se antecipar!
#10 Posicione-se no mercado com uma proposta clara e única
Muito além de se apresentar para o prospect contando o que você faz, há quanto tempo está no mercado e qual sua experiência, pense em como construir um posicionamento que deixe transparecer o diferencial da agência no mercado. Essa é uma das principais dicas de marketing digital!
Portanto, pense em questões-chave, como:
- O que faz a agência única?
- Qual a proposta te diferencia em relação à concorrência?
- Quais diferenciais competitivos podem sustentar esse posicionamento?
Coloque-se no lugar do cliente, olhe para o seu negócio, entenda quais diferenciais competitivos você tem e resuma a sua proposta em uma mensagem clara, direcionando-o para sua marca. Assim, a sua agência será vista como única e não apenas como mais um player dentro do mercado.
#11 Mudança de mindset é indispensável
De todas as dicas de Estevão Soares, uma delas é fundamental: a mudança de mindset do operacional para o estratégico. Para tanto, você precisa dar atenção a outras demandas centrais, como a incorporação de novas tecnologias.
É possível, por exemplo, inovar ao investir em automação. Acima de tudo, sempre que possível, use recursos que otimizem processos e orientem o cliente. Você pode enviar relatórios periódicos automáticos aos clientes para que eles acompanhem o seu trabalho e os resultados. Ademais, essa é só uma aplicação, dentre tantas possibilidades!
Contudo, neste momento, é essencial olhar para as novas tecnologias e entender como elas podem dar suporte para a agência e para os clientes. Desse modo, você vende o benefício e não o recurso em si.
Aliás, esse é o diferencial das agências que irão crescer e expandir. Afinal, elas estarão preparadas a nível de negócio. Até mesmo porque os clientes estão buscando o marketing digital como uma solução de negócios, e não somente como uma solução criativa. Certamente, a hora é de se adaptar rápido, considerando o mercado, os anseios do cliente, o momento da agência e do gestor. Tudo precisa estar alinhado! 😉
Quer conhecer novas estratégias para inovar e crescer? Acompanhe o blog da Operand! Aqui, você encontra conteúdo com as melhores tendências de gestão e marketing.
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 30/04/2019
- Categoria: Gestão