10 filmes sobre Marketing que você não pode deixar de assistir
Você pode até dizer que não, mas tem alguns filmes que são icônicos: aqueles que você não consegue deixar de assistir mais uma vez ou, então, cuja narrativa se aproxima muito da sua vida. Se você trabalha com comunicação, na certa, alguns filmes sobre marketing despontam entre os seus favoritos.
Afinal, é sempre uma ótima pedida aliar estudo e aprimoramento profissional com diversão. Até mesmo porque aprender com as lições valiosas dos filmes é sempre mais fácil do que encarara alguns aprendizados na vida real. Ou seja, pensando nisso, elencamos alguns dos melhores filmes sobre marketing para você. Confira a seguir a lista! Depois, escolha o filme, estique-se no sofá e se agarre no balde de pipoca. Aí, é só dar play, divertir-se e aprender muito!
Lista de filmes sobre marketing
Você vai ler neste post
1. Mera coincidência (1997)
Depois de ter sido pego em flagrante em um escândalo sexual pouco antes da reeleição, o presidente dos Estados Unidos tem uma chance de reprimir a situação com a fabricação de uma guerra na Albânia para desviar a atenção de si mesmo. A lição principal que você certamente aprenderá com o filme é que o homem pode fazer qualquer um acreditar em absolutamente qualquer coisa, distrair a atenção de eventos significativos e moldar a maneira como as outras pessoas pensam. Certamente, um dos melhores filmes sobre marketing porque retrata a relação dos políticos americanos com a mídia.
2. Mad Men (2007-2015)
A premiada série de TV dramática retrata o mundo da publicidade na Nova York dos anos 60. Seu personagem principal, o executivo de publicidade Don Draper, vai mostrar que está tudo bem lutar pelo seu lugar ao sol por qualquer meio necessário. Ou seja, a publicidade não é tão justa quanto parece: esta é a lição número um a aprender.
3. Amor por contrato (2010): uma reflexão sobre consumo
Parece que cada vez mais o status social e o padrão de vida mexe com a cabeça das pessoas e pauta a vida delas. Aliás, esse é um dos filmes sobre marketing mostra que o poder da comunicação e da influência não está apenas nas mãos dos profissionais da área. De uma forma ou de outra, todos podem ser marketeiros, inclusive a família Joneses. Além disso, com uma narrativa leve, a comédia doméstica mostra como o poder da influência e o consumismo exagerado impactam na vida das pessoas e na sociedade.
4. Jobs (2013)
O drama biográfico narra a vida turbulenta, mas épica, de Steve Jobs, um empresário lendário que esteve à frente da gigante Apple. O filme revela que as pequenas coisas são decisivas para o sucesso de um negócio. Portanto, cada detalhe faz uma grande diferença quando se trata de prosperidade e sucesso.
5. Obrigado por fumar (2005)
O que pode ser mais difícil do que promover algo que a maioria desaprova ou mesmo reprova? Além disso, todo mundo sabe que fumar prejudica a saúde. Ainda assim, Nick Naylor, um lobista que trabalha para uma empresa de tabaco, tenta convencer as pessoas do contrário. Ou seja, este filme certamente vai ensinar você a nunca recuar, independente do que acontecer. E a ética de marketing? Fica a seu critério. Certamente, um dos filmes sobre marketing que mostra que cada profissional pode, sim, fazer escolhas bem particulares.
6. O que as mulheres querem (2000)
Esta comédia apresenta a vida amorosa de 11 mulheres e oferece uma lição inestimável que permanece atual: um bom especialista em anúncios deve conhecer seu público-alvo para ser verdadeiramente eficaz. E se isso requer extremos, siga em frente.
7. Syrup (2013)
O filme narra a história de dois executivos de marketing tentando vender suas bebidas energéticas por meio da criação da imagem certa. No mercado em que atuam, um refrigerante é apenas xarope e água. Mas isso não é o que realmente importa. Além disso, a imagem de marca é tudo e os consumidores são ingênuos. Neste contexto, o setor de marketing faz o que for preciso para vender um produto, atrair a atenção do comprador, criar uma imagem de luxo e vendê-la.
8. Art & Copy (2009)
O documentário apresenta o trabalho dos mais brilhantes criativos de publicidade – artistas e escritores – que conseguiram chamar a atenção de milhões com suas campanhas publicitárias exclusivas. Dough Pray, o diretor, entrevista gurus de marketing como Lee Clow, Mary Wells, Lawrence, Hal Riney, Dan Wieden e apresenta informações valiosas sobre campanhas brilhantes como Just Do It, Where’s the Beef? NY ”,“ Think Different ”e muitas outras.
09. Muito loucos (1990)
Este é um filme hilário sobre a verdade na publicidade. Emory, um plubicitário executivo, enlouquece e começa a compor anúncios honestos e engraçados. Mesmo sem ser aprovado, o material é impresso e faz um grande sucesso. Posteriormente, sendo considerado louco, Emory é internado para tratamento psiquiátrico. Com a ajuda de outros pacientes, ele elabora novas campanhas. Ou seja, é diversão garantida! Quer mais? Aproveite o filme e divirta-se!
10. Lemonade (2009)
Diante da “Grande Recessão”, 70 mil profissionais da publicidade não perderam sua capacidade e pensamento criativo. Portanto, o documentário motivador se concentra em 15 especialistas em anúncios cujas vidas mudaram para melhor depois de terem sido dispensados de sua função. Além disso, o filme mostra que é sempre tempo de criar oportunidades para encontrar o seu verdadeiro propósito na vida.
Enfim, com essa lista de sugestões de filmes sobre marketing, a próxima sessão em casa deve ser mais divertida e educativa. Afinal, entretenimento pode trazer conhecimento!
E por falar em conhecimento, que tal assistir palestras online e totalmente gratuitas sobre o mercado de agências, comunicação e marketing, com nomes como Karine Sabino, Fabio Ricotta e Igor Moraes? Clique abaixo e participe!
RESULTADOS,
ALGORITMOS E IA
O Match entre gestão e operação
03 DE DEZEMBRO
Sabia que o Operand pode te ajudar a melhorar a gestão de tarefas, projetos e a ter uma visão completa da produtividade do time? Coloque em prática seu planejamento e potencialize seus resultados contratando um sistema integrado de gestão. Clique abaixo e experimente!
Quero receber o contato de um especialista
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 25/05/2018
- Categoria: Setor Criativo