Redes sociais para empresas: como fazer?
A pandemia acelerou o processo de digitalização das empresas que perceberam que precisavam chegar até o cliente ao invés de esperar que ele pudesse vir até elas. Assim, neste cenário onde as telas e a tecnologia chegaram fortes para somar ao “novo normal”, apostar nas redes sociais se tornou uma estratégia fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
No entanto, engana-se quem acredita que o uso das redes é indicado apenas para grandes empresas, muito pelo contrário, não importa o tamanho da sua companhia ou seu nicho de atuação. As mídias podem ser uma excelente estratégia para você!
Atualmente, estas ferramentas se tornaram um meio eficaz para melhorar as vendas, aumentar a reputação no mercado e apostar na expansão. Mas, para que isso ocorra, é importante entender qual é o seu público, onde ele está presente e disponibilizar conteúdo de qualidade.
Quer entender melhor como atrair seu público e se diferenciar na gestão das redes sociais? Continue sua leitura!
Como atrair o público-alvo?
A disputa pela atenção das pessoas nas redes sociais está cada vez mais difícil, tendo em vista a competitividade entre tantos perfis e conteúdos.
Desenvolver as ações certas para as pessoas certas se tornou um passo fundamental para quem alcançar bons resultados, dessa forma, para atrair o público-alvo é necessário criar a PERSONA da sua marca.
Mas, o que é isso afinal?
Persona é a representação fictícia de um grupo de clientes ideais que sua empresa quer atingir, com qualidades e comportamentos semelhantes, para gerar vendas.
Ela deve ser criada a partir de dados reais, tais como:
- Idade;
- Características demográficas;
- Escolaridade;
- Ocupação;
- Hábitos;
- Frustrações;
- Histórias pessoais;
- Motivações;
- Estilo de vida;
- Hábitos de compra, entre outros.
Se você não sabe como criar a persona para a sua empresa, clique aqui!
Dessa forma, será possível conhecer detalhes sobre o perfil e comportamento do seu comprador ideal, passo fundamental na hora de pensar e definir as ações e conteúdos que vão ser desenvolvidos para atrair os clientes certos.
Mas, quando a persona não é definida, é muito provável que as suas mensagens sejam genéricas demais e falem com ninguém ao mirar um público amplo.
Em outros casos, você pode estar promovendo cortes de carnes para quem é vegetariano. Ou oferecendo produtos destinados à maternidade, para mulheres sem filhos. As possibilidades de erros são muitas, por isso, crie a sua persona hoje mesmo!
Como escolher a rede social para a minha empresa?
Após identificar a sua persona, é importante adotar algumas estratégias para criar um conteúdo adaptado para cada uma das plataformas, com o objetivo de fazer uma boa gestão das redes sociais.
Mas, quais ferramentas devo produzir meu conteúdo? Como destacar a minha empresa em cada uma delas?
Primeiramente é necessário ressaltar que não existe a melhor rede social para divulgar a sua marca, cada uma tem seu formato ideal e você só precisa aproveitar as vantagens e funcionalidades de forma estratégica.
No entanto, vale ressaltar que estar presente em diversas redes sociais pode ser vantajoso por vários motivos, tais como:
- Aumenta o reconhecimento da marca;
- Promove uma comunicação mais rápida com clientes e leads;
- Ultrapassa fronteiras geográficas, pois o usuário pode acessar às informações em qualquer lugar;
- Incentiva novos negócios;
- Ajudam a promover a voz e o conteúdo da marca.
Confira a seguir as características das melhores redes sociais do momento para produzir seu conteúdo:
Apesar de muitas pessoas acreditarem o contrário, o Facebook continua sendo uma empresa gigante do mercado! Atualmente, a plataforma possui 2,85 bilhões de usuários ativos em todo o mundo, segundo os últimos dados divulgados em 2021.
Há alguns anos atrás, as fanpages eram os principais meios de comunicação entre empresas e clientes. Porém, nos últimos anos, a situação mudou um pouco, visto que novas ferramentas surgiram e muitas pessoas migraram para o Instagram e outras redes.
No Facebook é possível fazer a divulgação de vários tipos de mídias, como vídeos, fotos ou textos, fazer transmissões online, publicar em grupos, realizar patrocínio de campanhas por meio de anúncios e publicações de destaque, entre outros.
O recomendável é publicar conteúdo que não esteja direcionado à marca e suas soluções, passando valor aos usuários por meio de indicações e dicas valiosas. Isso vai gerar autoridade, mostrando que a empresa é capaz de proporcionar aquilo que ele precisa.
Youtube
Conhecido como a “plataforma de vídeos”, o Youtube é o segundo maior mecanismo de busca após o Google.
Com 2,29 bilhões de usuários em todo mundo. No Brasil, a rede social conta com 105 milhões de internautas ativos entre 18 e 65 anos.
O ideal é usá-lo com o fornecimento de vídeos com workshops, palestras, editais, vídeo-aulas e demais conteúdos que podem ajudar a realizar o reconhecimento e credibilidade da marca.
Quer fazer um projeto à nível nacional que te traga resultados a longo prazo?
O Youtube pode ser uma excelente opção!
Você sabia que Youtube também tem Stories? Confira aqui, sobre esse recurso!
Bastante popular, o Instagram possui 1,22 bilhões de usuários ativos, sendo que 500 milhões acessam a plataforma todos os dias.
Baseada unicamente no compartilhamento de imagens e vídeos, o relacionamento entre os perfis e usuários é de extrema importância dentro da ferramenta. Visto que, a rede social possui a maior taxa de engajamento perante as concorrentes.
Por isso, é preciso ter em mente que o conteúdo publicado é que vai fazer com que a marca consiga engajamento e estimule os usuários a voltarem cada vez mais no perfil.
No Instagram, a maioria dos processos de compra é baseada na aparência visual, então, aposte nas fotos, vídeos, reels e stories de alta qualidade e com frequência.
Outra oportunidade proporcionada pelo Instagram é a parceria com influenciadores digitais que podem gerar excelentes resultados.
TikTok
A rede social queridinha do momento possui 689 milhões de usuários ativos em todo o mundo.
No Brasil, a ferramenta vem ganhando cada vez mais espaço, atualmente são 7 milhões de pessoas cadastradas na rede, sendo que 90% desse público acessa o TikTok todos os dias. E o número de instalações continua aumentando mês a mês.
Mas, existe muita resistência entre as empresas quanto ao conteúdo do aplicativo. A grande maioria continua acreditando que a ferramenta é apenas um app de dancinha, e que é quase impossível gerar vendas ou fazer negócio na ferramenta.
No entanto, isso é um grande engano. Pois, muitas marcas já estão obtendo excelentes resultados com estratégias bem planejadas.
Para aproveitar as oportunidades da ferramenta e fazer uma melhor gestão das redes sociais, você deve produzir conteúdos de forma diferente, como: filmar apenas os seus produtos ou a tela do computador, e em seguida narrar o vídeo ou colocar textos ao lado da gravação.
Ou ainda, falar de assuntos que estão acontecendo neste momento, mas encaixando-o no seu nicho de alguma forma.
Aqui o que vale é a criatividade. Por isso, reúna você e sua equipe, busque boas referências e boas vendas!
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Considerada como uma rede social corporativa, o LinkedIn vem ganhando mercado a cada dia mais. Atualmente, a plataforma possui 645 milhões de usuários em todo o mundo, sendo que 40% acessam a rede todos os dias.
Em busca de uma nova recolocação e aperfeiçoamento, a produção de conteúdos dentro do LinkedIn aumentou significativamente nos últimos anos, com uma média de 60%.
Atualmente seu engajamento orgânico está excelente, bem semelhante ao Facebook na época de 2013 à 2016.
Vale lembrar, que é possível anunciar dentro do LinkedIn, no entanto, os leads são mais caros, porém de acordo com alguns especialistas, é muito qualificado.
Observando este novo mercado, grandes marcas começaram a produzir vídeos, posts, enquetes, eventos e até lives na plataforma. E você vai ficar de fora dessa?
Considerado como uma espécie de ferramenta de buscas, o Pinterest é utilizado como uma das principais fontes de inspiração para projetos de decoração, designers, tutoriais e até receitas.
A plataforma tem apresentado constante crescimento, contando hoje com 400 milhões de usuários ativos mensais. A geração Z, o público masculino e os Millennials vem impulsionando estes resultados.
Mas, nem toda empresa enxerga a ferramenta como uma rede para produzir conteúdo, porém seu alcance pode impressionar quando é feito da maneira correta. Mesmo ele não sendo uma das maiores redes sociais da atualidade, seu formato é muito interessante principalmente para quem vende produtos ou deseja ter uma audiência do Brasil todo.
E recentemente, o Pinterest lançou a possibilidade de vincular anúncios para alcançar ainda mais pessoas com o seu conteúdo.
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Como fazer a gestão das redes sociais?
A gestão das redes sociais é fundamental para a empresa que investe em marketing digital de forma profissional.
Não adianta somente registrar um perfil ou uma página oficial da empresa no Facebook, Instagram, TikTok ou LinkedIn e largar de lado. É indicado que sejam feitas postagens regularmente com veiculação de informação, novidades de produtos e serviços e, sobretudo, ter a capacidade para responder dúvidas e reclamações.
Quando uma empresa decide estar no ambiente online, deve, imediatamente, pensar em como gerir as ferramentas que escolheu, de modo a traçar metas de negócios e elaborar soluções para alcançá-las.
O segundo passo é colocar em prática as campanhas e, por fim, analisar os resultados obtidos.
E a Etus pode te ajudar nisso! Com funcionalidades bem intuitivas e de fácil navegação e compreensão, a plataforma colabora na gestão das redes sociais, desde a criação e gestão do conteúdo até a análise dos resultados.
Dentre os principais recursos oferecidos, podemos citar:
- Agendamento de posts em diversas redes sociais;
- Impulsionamento de publicações;
- Relatórios ilimitados;
- Criação de landing pages;
- Links personalizados;
- SAC centralizado.
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Este artigo foi produzido pela Etus.
- Por Autor Convidado em 09/02/2022
- Categoria: Setor Criativo