Marketing humanizado: O que é, exemplos e como implementar
Todos sabemos que o marketing é indispensável para o crescimento de toda empresa, e embora muito tempo focado apenas em estratégias comerciais, o marketing teve que se adaptar às novas formas de comunicação.
Tendo em vista que o digital representa hoje a primeira escolha dos consumidores, é imprescindível para as marcas criar uma experiência mais rica e mais memorável, uma vez que o cliente está em busca de valores, autenticidade e história.
Sendo assim, para ser eficaz, a estratégia de marketing de uma empresa não deve consistir unicamente em melhorar a sua imagem e aumentar suas vendas.
Manter uma relação com seus clientes por meio da emoção, empatia e ética, é fundamental para o sucesso de seu negócio, e é aqui que entra o marketing humanizado.
Promover sua marca e aumentar suas vendas, é uma coisa, mas fortalecer o relacionamento com seus clientes, é outra coisa.
Esses dois objetivos são essenciais para o desenvolvimento de sua atividade, no entanto, é fundamental tratar os clientes como pessoas e não como objetos. Para isso, é necessário humanizar a marca.
Nesse artigo, vamos explicar o que é marketing humanizado, sua importância e dicas para implementar!
Você vai ler neste post
O que é marketing humanizado?
O que donos de empresas, seus colaboradores, parceiros e clientes têm em comum? Todos são seres humanos.
E por que, às vezes, é tão difícil para as empresas apresentar essa parte humana em suas estratégias de marketing?
Hoje, o marketing humanizado não é mais uma opção, mas uma necessidade.
O marketing humanizado é o conjunto de ações de marketing que uma empresa pode adotar para criar uma relação privilegiada com seus prospects e seus clientes, colocando-os no centro de todas as ações.
Em outras palavras, visa estabelecer uma relação direta, contínua e personalizada, assim como uma comunicação de proximidade com cada um de seus clientes.
A ideia é transmitir a personalidade da marca a fim de ser, de uma parte, confiável aos olhos dos prospects e, de outra parte, conseguir fidelizar os clientes.
Interagir de maneira pessoal, humana e calorosa é a melhor maneira para conquistar os clientes, ou seja, manter uma comunicação humanizada que permita tratar os clientes como seres humanos e não como simples objetos.
Diferentemente da abordagem tradicional, focada nas vendas, os principais objetivos do marketing humanizado são fortalecer a fidelidade e o engajamento dos clientes.
Vale lembrar que a automação de marketing pode ser uma aliada importante no marketing humanizado, pois permite enviar a mensagem certa para as pessoas certas e no momento certo.
Por isso, é importante segmentar seus dados, reunir os perfis que interessam e personalizar suas mensagens, e usar ferramentas de automação ajudam muito a acelerar esse processo.
A ideia aqui é segmentar com a maior pertinência possível seus prospects para que eles se sintam tocados pelo que a sua empresa oferece.
Por que o marketing humanizado é importante?
É evidente que a porcentagens de interações com a tecnologia aumentam enquanto as interações humanas diminuem.
Por exemplo, sacamos dinheiro em caixas eletrônicos sem a necessidade de um caixa do banco. Nós compramos livros, roupas e alimentos sem a necessidade de vendedores.
E embora essas interações sejam rápidas e rentáveis, elas nem sempre são agradáveis e benéficas para os humanos.
Ao proporcionar uma relação de humano para humano e experiências mais significativas para os clientes via mensagens personalizadas, as empresas conseguem desenvolver ligações mais estreitas e duráveis com seus prospects e clientes.
Isso não somente motiva os clientes a voltar, mas melhora também a reputação da empresa e atrai novos clientes.
As vantagens do marketing humanizado estão presentes desde o início da jornada de compra até a fidelização, que permite perenizar a relação com o cliente.
Veja outros benefícios do marketing humanizado:
- Custos mais baixos de aquisição de clientes, já que quando os clientes têm uma excelente experiência com a sua empresa, eles são mais inclinados a recomendar seus produtos ou serviços;
- Fortalecimento da marca: o aumento de fidelização de clientes é um ingrediente essencial para fortalecer sua marca;
- Novas ideias: ao manter interações constantes com os clientes, permite à empresa saber o que querem os clientes e a forma pela qual você pode modificar seu produto para alcançar mais clientes;
- Melhor valor do produto: 86% dos consumidores estão prontos a pagar mais por uma boa experiência. Isso significa que enquanto outros devem baixar os preços para obter clientes, você pode vender mais caro e lucrar mais.
Exemplos de comunicação humanizada
Para você entender como tudo isso funciona na prática, confira marketing humanizado exemplos:
1. Starbucks
Starbucks aumentou consideravelmente sua popularidade graças a uma estratégia que colocou o cliente no centro de suas considerações.
Ao dar a palavra diretamente aos seus consumidores via Facebook, Instagram ou Twitter, a Starbucks conseguiu se posicionar como uma marca próxima e à escuta de seus clientes.
Mais de 50.000 ideias foram propostas pelos clientes, e a marca viu seus resultados dobrarem em relação aos seus concorrentes, e não é por acaso que se tornou líder do mercado no seu segmento.
2. Nubank
O Nubank é um exemplo de empresa que visa proporcionar um atendimento de excelência aos usuários, o que ajuda a aproximar o público.
Além da melhor experiência do cliente, a empresa usa outras estratégias para engajar seu público, como oferecer conteúdos úteis sobre a vida financeira, sempre baseados nas dúvidas e preocupações de seus clientes.
Para fortalecer esse engajamento e o senso de comunidade, também conta no seu site com uma seção com histórias de clientes.
3. American Express
A American Express adotou uma abordagem centrada no cliente, e otimizou a jornada de compra permitindo aos usuários abrir uma conta em menos de 30 segundos.
Os novos clientes se beneficiam também de vantagens e prêmios.
Por exemplo, a empresa lançou uma campanha “Share the Love”, que recompensa toda a pessoa que indica um novo cliente oferecendo 15.000 pontos de bônus.
4. McDonalds: campanha McDia Feliz
Outro exemplo de marketing humanizado é a campanha McDia Feliz, criada pelo McDonalds, voltada ao apoio às crianças e adolescentes com câncer.
Desde sua criação, já arrecadou mais de 200 milhões de reais, e todos os recursos obtidos são destinados a instituições que oferecem tratamento de câncer para crianças.
7 dicas para implementar o marketing humanizado
Entendendo a importância do marketing humanizado para estabelecer uma conexão mais próxima com os usuários e humanizar os processos, veja abaixo 7 dicas de como começar a implementar na sua empresa:
1. Comece internamente
Para criar um marketing humanizado eficaz, é necessário se adaptar, e isso começa internamente.
Todos devem estar alinhados e com um discurso e conteúdo adaptados ao que o público busca, seus interesses, suas expectativas, necessidades, à etapa da jornada de compra onde ele se encontra.
É importante preparar suas equipes e utilizar boas ferramentas para compreender o que busca seu cliente, o que o inspira, e adaptar sua comunicação.
E aqui entra a empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de perceber o que ele sente, o que permite desenvolver uma forma de conteúdo capaz de tocar a outra pessoa de maneira mais humana e emocional.
Vale mencionar que você precisa de uma equipe para ajudar os clientes a resolver seus problemas e lembrá-los de quão preciosos são para sua empresa.
2. Identifique a imagem que a empresa transmite
É fundamental que a empresa identifique a imagem que deseja transmitir, pois não adianta pregar a humanização da marca se, na prática, não é o que acontece.
Assim como qualquer relação, não hesite em falar dos valores da empresa e ser o mais transparente possível.
Os valores que a sua empresa defende, os engajamentos que faz no dia a dia são tão importantes quanto os produtos ou serviços que você oferece.
Isso faz parte da sua identidade e sua audiência precisa saber quem você é realmente.
Por exemplo, falar que sua empresa é preocupada com o meio ambiente, com a qualidade de vida de seus funcionários, etc.
Ainda nesse exemplo, os consumidores estão mais engajados do que nunca quanto às ações em favor de grandes causas e ambientais, e quanto mais transparente for a imagem que você transmite, mais positiva será.
3. Conheça bem sua persona
Conhecer quem é a sua persona é primordial para poder oferecer uma comunicação mais adaptada e personalizada.
Para isso, é necessário observar, analisar e definir precisamente quem são seus clientes e o que os faz reagir.
- Conversar com seus clientes atuais pode ajudar a criar essa persona.
- Algumas dicas para definir sua persona:
- Informações pessoais: idade, sexo, onde mora, hobbies;
- Informações profissionais: profissão, onde trabalha, responsabilidades;
- Comportamento de compra: como e onde compra os produtos, por que ele decide comprar;
- Objetivos e desafios: objetivos, problemas que quer resolver, os resultados que quer alcançar.
Com base em todos esses dados, você será capaz de conhecer profundamente sua persona.
4. Simplifique a comunicação
Os consumidores estão cada vez mais exigentes, por isso, é crucial manter um diálogo bem construído e personalizado.
Seus futuros clientes gostam de falar com pessoas reais, sendo a linguagem determinante na relação entre as pessoas.
Portanto, personalize suas mensagens e se direcione à sua rede como pessoa e não como empresa.
No momento da comunicação, é importante estar atento às expressões, gestos, tom de voz e volume da fala, de forma a humanizar o conteúdo.
Com o avanço do digital, os chatbots, CRMs e outros canais de comunicação estão presentes cada vez mais nos planos de contato com o cliente e propõem serviços ou informações que são uma boa maneira de despertar a curiosidade e o interesse do visitante, desde que o atendimento tenha um toque humano.
Ao simplificar a comunicação de uma forma mais personalizada, por meio de uma mensagem instantânea, o visitante se sente mais acolhido e sabe a quem pode se endereçar para obter as informações que precisa.
No entanto, tenha em mente duas palavras-chave: autenticidade e coerência.
Comunicar de maneira honesta e aberta com seu público, é primordial.
Essa forma simples de comunicação pode ter um impacto positivo no momento de conversar com seus clientes: eles terão a impressão de que estão conversando com um amigo, e não apenas com uma marca.
5. Use as redes sociais
A fim de converter seus prospects em clientes e instaurar uma relação privilegiada com eles, é essencial dar a eles a palavra.
As redes sociais são uma ótima alternativa para incitar sua clientela a interagir e se expressar.
Para isso, é necessário criar uma comunidade, a fazer viver e animá-la ativamente. Além do simples compartilhamento de seus conteúdos nas redes sociais, você pode também organizar jogos, concursos…
Nos seus posts, fale diretamente com seus clientes, faça perguntas, peça para eles deixarem comentários e faça-os reagir.
Responda aos comentários de forma mais personalizada possível e mostre que você está sempre disponível.
6. Crie uma história
Uma das melhores práticas para enviar uma mensagem positiva e mais humana, é contar sua história, porque ajuda a se conectar com as emoções das pessoas.
É muito interessante compartilhar sua própria história, pois tem por objetivo levar um lado afetivo à relação com seus prospects.
Os internautas gostam desse tipo de comunicação porque eles se sentem fazendo parte daquela empresa, o que traz mais credibilidade, mas também transmite uma imagem de proximidade.
Por isso, o storytelling é uma das técnicas mais eficientes do marketing, pois permite engajar as pessoas, despertar sua atenção e mexer com suas emoções.
7. Melhore continuamente
A regularidade das trocas e de sua comunicação é um dos aspectos mais importantes do marketing humanizado.
Assim como qualquer relação, a com seus clientes deve sempre avançar.
Não basta apenas elaborar as estratégias de marketing humanizado. As empresas devem também mantê-las e melhorar continuamente.
Para isso, elas devem:
- Prestar atenção para que a satisfação do cliente esteja no centro da preocupação de toda a equipe;
- Privilegiar as relações a longo prazo em vez de compras pontuais;
- Explorar ferramentas digitais para facilitar o trabalho;
- Consagrar mais esforços no estabelecimento de relacionamentos cordiais.
Além disso, entre em contato regularmente com seus clientes, falando sobre as novidades da sua empresa, mantendo-os atualizados, ou mesmo pedindo um feedback.
O objetivo do marketing humanizado é desenvolver uma relação que vai além da compra finalizada.
Por exemplo, usar uma estratégia de conteúdo que possibilita ficar sempre em contato com seus clientes.
E ao longo de todo o processo, avalie sempre o que está funcionando ou não, uma vez que essa estratégia permite fazer de seus clientes verdadeiros defensores e promotores da sua marca.
Conclusão
O marketing humanizado deveria fazer parte da estratégia de qualquer empresa, pois é a chave para construir uma mensagem adaptada ao público que se deseja alcançar.
Também é a maneira de garantir que os internautas escutem sua mensagem e se interessem por seus produtos ou serviços.
Essa abordagem também desenvolve e melhora a experiência do cliente, já que ele sente que a empresa se interessa em ajudá-lo a resolver seus problemas.
Tenha em mente que a experiência do consumidor é determinante no sucesso ou fracasso de um negócio.
Apenas a título de curiosidade, segundo um levantamento da Forbes, as empresas perdem milhares de dólares em razão de um serviço de péssima qualidade oferecido aos seus clientes.
Sendo assim, se você não encontrar um meio de integrar o usuário de maneira ativa no processo de venda e o fazer se sentir importante, você corre o risco de perder excelentes oportunidades.
Portanto, fazer interações empáticas é crucial para construir um bom relacionamento mais próximo com os clientes, o que tem um impacto direto em maior engajamento e fidelização, além de maiores possibilidades de negócios!
Este artigo foi produzido por Snovio, uma plataforma de automação de divulgação com uma variedade de ferramentas para geração de leads, verificação, envio, aquecimento e rastreamento de e-mail.
- Por Autor Convidado em 31/08/2022
- Categoria: Gestão