Conheça as melhores campanhas da Copa do Mundo de 2022!
A Copa do Mundo é um dos maiores eventos esportivos globais, e a cada nova edição surpreende com os números de audiência. Em 2022, atingiu um público de 3,4 milhões de espectadores, sendo considerado o terceiro maior campeonato da história.
Mas não são apenas os amantes do futebol que ficam empolgados nessa época. Além deles, as grandes marcas também aproveitam o período para lançar campanhas de marketing exclusivas. E não é para menos, pois o mundo inteiro fica ligado no evento.
A Copa do Mundo de 2022 foi marcada por novidades. Realizada pela primeira vez na história em um país do Oriente Médio, o Catar, os jogos da competição aconteceram de novembro a dezembro. Via de regra, o campeonato acontece nos meses de junho e julho.
As marcas aproveitaram o momento com um marketing inteligente. Confira, neste artigo, as melhores campanhas da Copa do Mundo de 2022!
Confira as 7 melhores campanhas da Copa do Mundo de 2022!
O futebol é o esporte mais popular do mundo, com cerca de 4,5 milhões de fãs ao redor do globo. Não à toa, durante a Copa do Mundo, pessoas de muitos países param tudo para assistir aos jogos do campeonato.
O desafio das equipes de marketing e publicidade é aproveitar eventos como esse para fazer uma gestão de marca eficaz, colocando-a em destaque. E muitas empresas deram um show de atuação e criatividade nas campanhas da copa do mundo, com ações incríveis.
Para te inspirar, listamos as 9 melhores campanhas da Copa do Mundo de 2022, confira!
#1 Adidas
Uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo, a Adidas reuniu alguns dos principais jogadores embaixadores da marca, para passar uma mensagem de união.
Intitulada “Reunião de família”, a campanha contou com um elenco de peso, com participação de Lionel Messi, Karim Benzema, Achraf Hakimi, Son Heung-Min, Jude Bellingham, e outros atletas que participaram da edição de 2022, no Catar. Ao fim do comercial, a Adidas frisa: “Quando o futebol é tudo, nada é impossível”, a mensagem é uma adaptação do slogan oficial da marca.
A Adidas ainda criou um espaço interativo dentro do FIFA Fan Festival, eventos públicos organizados pela FIFA e patrocinadores oficiais, espalhados por diversos locais. Chamado de “Arena Al Rihla”, o ambiente da Adidas, localizado no porto de Dubai, foi usado para exibir os jogos em telões e contou, também, com apresentações ao vivo em sets de DJ.
No local, os fãs puderam testar produtos, conhecer celebridades, participar de jogos interativos, e ainda, comprar peças personalizadas.
#2 Coca-Cola
Uma das patrocinadoras oficiais do evento esportivo, a Coca-Cola lançou um comercial exclusivo para a competição. Provando que “acreditar é mágico” – título da campanha – a marca apresenta uma fã que, ao tomar um gole do refrigerante, se vê participando de uma comemoração emocionante.
No vídeo, ela é conduzida em meio a uma multidão empolgada e alegre. A cena gera uma conexão com o telespectador, que pode sentir o gostinho da festa da torcida.
Como parte da campanha, a Coca-Cola criou uma publicidade digital e pediu que o público compartilhasse nas redes sociais o que eles fariam se o seu time do coração vencesse a Copa. A marca estudava estampar as embalagens com as promessas, além de terem divulgado nas próprias mídias sociais.
Eles criaram, ainda, um hub digital exclusivo onde os torcedores do mundo inteiro competiam fazendo previsões dos jogos e compartilhavam suas experiências e rituais de pré-jogo. Os torcedores conseguiam, inclusive, trocar figurinhas físicas e digitalmente.
#3 Nike
Em clima de Copa do Mundo, a Nike aproveitou para lançar um comercial apresentando o novo uniforme da seleção brasileira. Grandes nomes do esporte brasileiro, como Rodrygo Goes, Endrick Souza, Adriana Silva e Letícia Bufoni, foram convidados para “vestir a garra”.
Produzida em parceria com a Wieden+Kennedy São Paulo, a campanha explora três conceitos: o puxão na camisa, o drible e a garra. O objetivo é mostrar que, apesar dos desafios e dificuldades, o brasileiro tem garra e determinação para driblá-los. A campanha demonstra a vontade de vencer mesmo em meio às adversidades.
A Nike lançou, ainda, uma segunda campanha para o período da Copa. Dessa vez, a marca explorou o mundo tecnológico e suas novas possibilidades para esclarecer uma dúvida inicial: “Quem é o melhor jogador, o francês Kylian Mbappé ou o brasileiro Ronaldinho Gaúcho?”
Mas, como resolver essa questão se os dois atletas são de períodos diferentes? A solução encontrada por dois cientistas foi criar “The Footballverse” – o multiverso do futebol –, reunindo os jogadores na mesma sala, para disputarem uma partida. A brincadeira ganha grandes proporções quando os cientistas reúnem novos participantes na disputa, inclusive com diferentes versões do Ronaldo Fenômeno.
#4 Budweiser
Patrocinadora oficial da Copa do Mundo desde 1986, a Budweiser reuniu um time de craques para anunciar a volta do evento em 2022. A campanha global foi embalada pela canção “Everybody Wants to Rule the World”, da banda Tears to Fears, e estrelada por Neymar Jr., Lionel Messi e Raheem Sterling.
O vídeo traz os três jogadores percorrendo um túnel do vestiário até o campo, uma representação de toda a caminhada para a “glória” principal. A campanha faz uma analogia entre o percurso até o campo com o caminho trilhado pelas pessoas em suas vidas para alcançarem suas conquistas, mostrando que “O mundo é nosso”.
A Budweiser, inclusive, teve uma das principais campanhas da copa do mundo quando falamos de marketing. A marca criou uma iniciativa 100 dias antes do evento espalhando diversos totens com um QR Code. Ao serem escaneados, eles davam prêmios aos torcedores, como brindes exclusivos autografados ou até mesmo a possibilidade de assistir aos jogos de pertinho.
No entanto, a marca oficial de cerveja da Copa do Mundo, que incentivou a participação dos fãs de futebol de todo o mundo, recebeu uma notícia pouco agradável dois dias antes do início do evento. A FIFA proibiu a venda de bebidas alcoólicas nos estádios, e a Budweiser seria a fornecedora exclusiva no perímetro estabelecido.
A cerveja ainda poderia ser comercializada no FIFA Fan Festival e em outros locais licenciados. Nos estádios, somente a Bud Zero (bebida sem álcool) foi vendida. Para evitar a perda de estoque, a Budweiser decidiu premiar o time vencedor com as remessas não vendidas, outra grande ideia de marketing de oportunidade.
#5 Quilmes
A cervejaria argentina Quilmes “previu” a vitória dos hermanos um mês antes do início da competição. Lançada em outubro, a campanha reúne uma série de “coincidências” entre a Copa de 2022 e a de 1986 – ano em que a Argentina conquistou seu segundo título.
O horário escolhido para a final, a participação do Canadá em ambos os mundiais, a passagem de Júpiter pela casa de Peixes nas datas da final, e até mesmo a visita de Robert de Niro ao país pela segunda vez, a primeira foi em 86, entre outras coincidências. Tudo indicava que a taça seria da seleção Argentina, e não é que eles acertaram!
#6 Vivo
A cervejaria argentina não foi a única que tentou prever a vitória do seu país. A Vivo produziu um comercial identificando “sinais” – título da campanha – que indicavam que o Brasil levantaria a taça pela sexta vez.
Ao som de “Anunciação”, clássico de Alceu Valença, o comercial estrelado pelo jogador Vini Jr., embaixador da marca, brincou com o número 6, em referência ao hexa.
Em detalhes do cotidiano, as pessoas começaram a perceber a presença do número diversas vezes, seja no portão de embarque, nas estrelas de uma constelação e até mesmo no tempo de acréscimo da partida. Tudo indicava que 2022 seria o ano do hexa. A Vivo não acertou, mas a campanha nos deu uma ponta de esperança, talvez em 2026 a vitória venha.
#7 Kia
A Copa do Mundo traz sentimentos e sensações únicas. Até mesmo quem não é tão fã assim de futebol reserva um tempinho para torcer. Mais que um evento esportivo, ele traz inspiração para quem acompanha, e esse foi o mote central da campanha da KIA, parceira oficial de mobilidade da Copa.
A marca mostra que o futebol é mais do que apenas um esporte, ele é fonte de inspiração para bilhões de pessoas mundo afora, e a cada quatro anos, ele nos motiva a superar desafios. E é exatamente isso que a propaganda mostra, “que a cada segundo nós somos capazes de grandes coisas”.
A marca lançou, também, uma campanha nas redes sociais, #KiaInspireTogether, incentivando as pessoas a criar e compartilhar conteúdos mostrando a paixão por seu time. Os melhores foram selecionados e transmitidos em painéis eletrônicos nos estádios.
Além disso, por meio da campanha Official Match Ball Carrier – Portadores Oficiais da Bola, tradução literal –, a marca contará histórias pessoais e inspiradoras de 64 crianças que participaram do evento sendo portadoras da bola.
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Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 18/01/2023
- Categoria: Setor Criativo