Opcon2024
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos
Buscar por
Teste Grátis
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos

Conheça os 5 princípios de um gestor para uma agência de sucesso

A gestão de uma empresa é complexa e desafiadora. Dependendo do segmento, uma série de variáveis precisam ser avaliadas e consideradas para a construção de uma estratégia de gerenciamento eficaz, focada em resultados positivos.

E mesmo sabendo que essa é uma tarefa exigente, nem sempre os gestores têm tempo e energia para fazer da gestão uma prioridade. Anualmente, o Censo Agências busca entender como esse processo tem sido conduzido pelos líderes das agências de publicidade e propaganda.

O Censo Agências 2020 revelou que somente 36,3% dos gestores dedicam muito tempo à gestão. Dentre os demais, 27,7% afirmam canalizar pouco tempo para os processos administrativos; 31,2% fazem quando dá tempo e para 4,8% deles não há tempo. 

Acontece que, no dia a dia, o gestor se envolve com uma série de outras demandas. De acordo com o Censo Agências 2020: 

  • 72,1% fazem atendimento;
  • 71,4% são responsáveis pelo planejamento; 
  • 56,1 % conduzem processos administrativos/financeiros;
  • 41,4% participam da criação;
  • 35% fazem mídia;
  • 30,8% conduzem a produção.

Os números mostram que ainda temos um longo caminho a ser percorrido. O ideal é que, gradualmente, o gestor consiga se desligar das tarefas operacionais, voltando seu foco para as responsabilidades do seu cargo. 

Queremos ajudá-lo nesta jornada! Por isso, elencamos cinco princípios que podem orientar o desenvolvimento das competências profissionais requeridas para a função. 

A partir deles, certamente você conseguirá conduzir a dinâmica da agência de maneira mais coesa e produtiva. 

Quer saber mais? Avance na leitura do artigo e conheça os 5 princípios de um gestor para uma agência de sucesso!  

Você vai ler neste post

  • Capacidade organizacional
  • Dinamismo
  • Concentração e foco
  • Delegar responsabilidades
  • Siga o fluxo: evite pular etapas!

Capacidade organizacional

A organização precisa estar presente na sua rotina. Dessa forma, você terá condições de planejar, conduzir, orientar e acompanhar a execução de todas as atividades.

Comece organizando a sua mesa, seus objetos e documentos. Com os papéis, arquivos, notas fiscais e documentos em ordem, será mais fácil encontrá-los quando precisar de algo específico.

Estenda o mesmo cuidado para o seu ambiente virtual de trabalho. Organize seus arquivos em pastas, defina horários para checar, responder e gerenciar seus emails. Mantenha todos os seus compromissos em uma agenda compartilhada, facilitando a confirmação dos demais participantes.

De preferência, busque armazenar os documentos digitais em uma plataforma na nuvem. Você pode usar um sistema de gestão exclusivo para agências, como o Operand. Além de proporcionar mais segurança, dessa forma você garante alta disponibilidade dos arquivos, com acesso online em qualquer lugar.

Dinamismo

Sem dúvida, esse é um dos mais relevantes dos 5 princípios de um gestor para uma agência de sucesso. 

O dinamismo é a qualidade que determina o tempo e o nível de dedicação do gestor para uma tarefa específica. Ser dinâmico requer versatilidade, flexibilidade e destreza, pois isso significa que você compreende a importância de administrar corretamente o seu tempo. 

Na prática, você precisa adotar alguns hábitos importantes:

Filtre quais tarefas, de fato, precisam do seu tempo e esforço. Você não pode dedicar horas de trabalho para tarefas pequenas ou até mesmo relativamente insignificantes. Seja por necessidade de controle, seja por insegurança ou por qualquer outra razão, não raramente os gestores canalizam tempo e energia para tarefas inexpressivas, que não geram nenhuma lucratividade para a empresa e podem ser delegadas a funcionários. 

Identifique tarefas complexas e necessárias que requerem sua atenção. Algumas atividades não deveriam ser feitas por outro profissional, mas, sim, pelo gestor. O relacionamento com clientes importantes é uma delas.  

Afinal, tão contraprodutivo quanto dispensar muito tempo em tarefas insignificantes é se concentrar pouco em tarefas estratégicas e relevantes para a agência. 

Um gestor dinâmico têm a capacidade de raciocínio rápido, conseguem dar andamento a tarefas relevantes, direcionando-as para as pessoas certas, e assumindo apenas o que, de fato, cabe ao líder. 

O dinamismo, na medida certa, tem o poder de potencializar a produtividade e os resultados do gestor e da agência. É tudo o que você precisa!

Concentração e foco

Quantas vezes você já se viu fazendo uma coisa e pensando em outra? Não deveria, mas essa situação, muitas vezes, é rotineira. Talvez, esse seja um dos princípios de um gestor para uma agência de sucesso mais difíceis de adquirir. 

Geralmente, os profissionais estão com a cabeça tão cheia de afazeres e preocupações que tendem a se perder em um enorme labirinto de compromissos, obrigações e deveres. Parece até impossível se concentrar e manter o foco em uma atividade, sabendo que existem muitas outras coisas pendentes para serem resolvidas. 

Aliás, como pensar em manter o foco quando a sua caixa de e-mails não para de receber mensagens e o seu smartphone exibe dezenas de notificações? As constantes interrupções roubam a sua atenção e comprometem sua produtividade.

Para alcançar o princípio da concentração, o ideal é estabelecer um controle, limitando ao máximo a interferência de fatores externos. Algumas dicas podem ajudá-lo:

  • Na hora de executar uma tarefa, desligue-se do resto. Se preciso, coloque o celular no modo avião. Alguns minutos off podem tornar o seu dia muito mais produtivo, sem prejudicar o andamento das tarefas. 
  • Estabeleça horários para tarefas específicas, como checagem de e-mail. Você pode acessar sua caixa postal no início do dia, logo após o almoço e no fim da tarde. Lembre-se: o e-mail é apenas uma ferramenta de trabalho!

Delegar responsabilidades

Por mais que você ame criar conteúdo, descentralize. Treine ótimos criativos. Trabalhe ao lado deles, compartilhando o seu sentimento de dono do negócio e mostrando o propósito da agência. Faça o mesmo com profissionais de outros setores. Por fim, tenha a certeza de que todos estão orientados pela mesma visão, ou melhor, pela sua visão de gestor. 

É isso: você não precisa executar, se tiver colaboradores que façam isso com a mesma técnica, comprometimento e cuidado que você faria. 

E sabe o que mais? Eles podem fazer melhor! 

Esse é um dos princípios de um gestor para a uma agência de sucesso que costuma tirar os profissionais do seu lugar confortável. Isso porque muitos líderes são centralizadores e sentem-se inseguros em delegar tarefas. 

Pode ser difícil em um primeiro momento, mas deixar de direcionar as demandas para os colaboradores podem prejudicar você e o seu negócio. Ao centralizar tarefas o gestor gera uma sobrecarga de trabalho para si mesmo, levando ao cansaço e, muitas vezes, ao retrabalho. 

Portanto, busque cercar-se de profissionais capacitados que podem se tornar seu braço direito na agência. Você precisa de colaboradores treinados, experientes e comprometidos com a visão do negócio. São eles que devem operacionalizar as entregas da agência, e não você.

Siga o fluxo: evite pular etapas!

Para contar com o apoio do seu time, você precisa respeitar esse princípio. Especialmente para projetos mais complexos, elaborar um diagrama, apresentando todas as tarefas necessárias e o modo como elas se conectam é fundamental.

Além disso, deixe claro o grau de prioridade de cada uma delas. Especialmente para as etapas iniciais, que são decisivas para o alinhamento do grupo e o bom andamento do projeto, vale destacar para o time a importância de cumprir com os prazos das entregas.

Essa é a melhor maneiras de apontar o caminho ideal para a execução dos trabalhos e exigir o cumprimento de cada etapa. 

Caso contrário, ao pular uma fase ou entrega você pode comprometer o sucesso de um determinado projeto e, com isso, a satisfação do cliente. 

Como vimos até aqui, você tem ao seu alcance cinco princípios de gestor para uma agência de sucesso. Certamente, à medida que você avança no exercício de melhoria de performance, outros princípios tão importantes quanto estes irão surgir. De todo modo, o que apresentamos aqui é um ótimo ponto de partida para ajuda você.

Agora, se você já usa algum princípio que nós não citamos no texto, deixe nos comentários. Essa troca é sempre muito enriquecedora!  

Gostou deste material e quer ter acesso a outros conteúdos capazes de potencializar a sua performance como gestor de agência? Continue acompanhando o blog da Operand! 

Produzimos conteúdo pensando, justamente, em auxiliar você e seu time na jornada rumo ao crescimento da agência 😉 

Ariadna Straliotto

Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.

  • Por Ariadna Straliotto em 15/10/2020
  • Categoria: Gestão, Produtividade, Setor Criativo
  • Tags: #gestão, agência, agencia de sucesso, agência digital, publicidade e propaganda, sucesso

Anterior

Os 10 melhores softwares de gerenciamento de projetos

Próximo

Como desenvolver o planejamento estratégico da agência para 2021

Compartilhe

Posts Relacionados

Mídia, o profissional que projeta estratégias

Como ser um bom profissional de mídia?

02/10/2015
Figura de uma pessoa acima de um organograma demonstra que é preciso aprender como ser gestor e sair do operacional.

Como sair do operacional e se tornar CEO da sua agência?

21/11/2023
Prospecção: a arte de conquistar clientes

Prospecção: dicas para dominar a arte de conquistar clientes

04/02/2016
                       Censo Agências 2024

Comentários

    Arquivos

    • julho 2025
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    • fevereiro 2021
    • janeiro 2021
    • dezembro 2020
    • novembro 2020
    • outubro 2020
    • setembro 2020
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • dezembro 2019
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019
    • agosto 2019
    • julho 2019
    • junho 2019
    • maio 2019
    • abril 2019
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • janeiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • dezembro 2017
    • outubro 2017
    • maio 2017
    • abril 2017
    • março 2017
    • fevereiro 2017
    • dezembro 2016
    • novembro 2016
    • outubro 2016
    • setembro 2016
    • agosto 2016
    • julho 2016
    • junho 2016
    • maio 2016
    • abril 2016
    • março 2016
    • fevereiro 2016
    • janeiro 2016
    • dezembro 2015
    • novembro 2015
    • outubro 2015
    • agosto 2015
    • julho 2015
    • junho 2015
    • maio 2015
    • abril 2015
    • março 2015
    • fevereiro 2015
    • janeiro 2015
    • dezembro 2014
    • outubro 2014
    • setembro 2014
    • julho 2014

    Categorias

    • Casos de Uso
    • Gestão
    • Materiais para Download
    • Produtividade
    • Setor Criativo
    • Universo Operand

    Fique por dentro!

    Assine nossa newsletter e receba as novidades
    do Operand na sua caixa de mensagens

    newsletter

    Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
    • Gestão
    • Setor Criativo
    • Produtividade
    • Universo Operand
    • Materiais Ricos
    Receba dicas de gestão
    2018 © Operand - Todos os direitos reservados.