7 modelos de portfólios para a sua agência!

Destacar-se em meio a um mercado concorrido é sempre um grande desafio. Por isso, ter em mãos alguns modelos de portfólios pode ajudar a sua agência a construir um material atrativo com base nas tendências mais atuais.

Um portfólio nada mais é do que um compilado dos melhores trabalhos da agência criativa. Na prática, este material permite apresentar e transmitir aos clientes a capacidade e os estilos de trabalhos produzidos pela sua equipe.

Entenda melhor, neste artigo, a importância deste material e veja como fazer um portfólio para a sua agência criativa.

Aproveite a leitura!

Na prática, qual a importância da sua agência construir um portfólio?

Quando um novo cliente chega, ele quer saber a qualidade do trabalho da agência criativa, os tipos de materiais e campanhas produzidas. Se a agência não tem estes materiais compilados, começa a correria para juntar todas essas informações de última hora.

Nesse meio-tempo, o cliente pode acabar desistindo de fechar o negócio devido à demora e falta de organização. Além disso,  mobilizar o seu time para reunir esses trabalhos pode gerar atrasos em outras entregas.

Sendo assim, para conquistar mais clientes para a agência, é necessário construir uma boa coleção de trabalhos e reuni-las em um só local. Além disso, o portfólio da agência deve apresentar a expertise, as habilidades e a excelência das peças, produção de conteúdo e campanhas da sua empresa. 

Criar o portfólio pode, ainda, contribuir para a estratégia lovemark, uma vez que os materiais dispostos no site e/ou em plataformas online, podem gerar conexão entre clientes atuais e a marca.

Entre as principais razões para elaborar um portfólio podemos destacar as seguintes:

  • Ao compilar todos os trabalhos produzidos da agência, você mostra aos clientes as habilidades e experiências do seu time criativo;
  • O portfólio deve conter a marca da sua agência, apresentando o que a torna diferente da concorrência.
  • É uma excelente maneira de causar uma boa impressão. Isso porque  um portfólio bem elaborado funciona como um cartão de visita visual, lembrando aos clientes a qualidade dos trabalhos produzidos pela agência.

Ou seja, é por meio do portfólio que a agência cria uma identidade própria, causa boa impressão e demonstra as melhores habilidades do seu time, sendo a vitrine da empresa.

Modelos de portfólios: afinal, quais são os principais tipos?

Atualmente, existem diferentes tipos e modelos de portfólios. Ou seja, ele pode ser elaborado de diversas maneiras e possuir mais de um formato. Tudo isso, é claro, levando em consideração as necessidades da sua agência, os serviços que ela quer divulgar e o tipo de público que deseja atrair.

Os portfólios podem ser:

  • Físicos: este é o tipo mais tradicional, mas é pouco usual no âmbito criativo, uma vez que precisa ser impresso e compilado em grandes pastas. Além disso, ao optar por este modelo de portfólio é preciso se atentar à qualidade do conteúdo a ser impresso. Opte por métodos que não distorçam as imagens.
  • Digitais: popularizados pela transformação tecnológica, são  arquivos online – geralmente PDFs – que podem ser facilmente compartilhados em redes sociais e/ou sites. É o tipo mais recomendado, pois tem um baixo custo, pode ser facilmente atualizado e enviado, além de ser facilmente lido em qualquer dispositivo. 
  • Em plataformas online: por último, mas não menos importante, este tipo de portfólio vem se tornando cada vez mais popular, especialmente no cenário criativo. Isso porque ele costuma oferecer diferentes modelos de templates. Os portfólios em plataformas online são mais acessíveis e podem ser atualizados em tempo real. 

Confira 7 modelos de portfólios!

Como vimos até aqui, um bom portfólio faz toda a diferença para qualquer player do mercado, independentemente do tamanho do seu empreendimento. Afinal, as criações apresentadas podem, sim, impactar a decisão do cliente. Por isso, na hora de compilar todos os seus trabalhos é preciso verificar o que realmente irá fisgar a atenção do prospect.  

Então, antes de ensinarmos um passo a passo de como fazer um portfólio, confira alguns cases de sucesso.

#1 Fresh Lab

A Fresh Lab é uma agência de marketing digital de Curitiba/PR, que atende o Brasil todo. Em seu site profissional, a agência já mostra seus principais resultados e serviços que prestam aos clientes.

No menu superior, a Fresh Lab tem o botão “Serviços”, onde se encontram o tipo de trabalho que prestam, as áreas que atendem, os objetivos e o tipo de produtos que criam. 

Além disso, a marca aposta no uso de cases de clientes para mostrar os projetos entregues, os objetivos e resultados alcançados. E ainda apresentam seus principais diferenciais, mostrando o que os faz se destacarem da concorrência.

#2 Gas Rocket

Apostando em um design simples, mas encantador, a Gas Rocket utiliza tons neutros – preto e branco – e uma tipografia semelhante à de sua marca nos textos da página inicial, além é claro de mostrar os serviços que oferecem.

O diferencial do seu site, que opera também como um portfólio, é o uso de vídeos, além das imagens estáticas, que mostram as campanhas produzidas para seus clientes. Ao clicar nos projetos é possível verificar as peças produzidas, o que permite analisar a qualidade dos trabalhos da agência.

#3 Bullet

Voltada para ações de live marketing – estratégia focada em interação criativa, usada para melhorar a percepção da marca e fidelizar o cliente – a Bullet aposta em um site moderno e colorido. 

A página inicial contém as principais informações sobre a agência, como a sua história, serviços, cases e apresenta seu time de profissionais. 

Já no início, em destaque, a marca apresenta um vídeo em que compila os projetos de seus clientes, mostrando a qualidades dos projetos, e exibe grandes nomes, como Coca-Cola, Mercado Livre e outros.

#4 MVP Sports

Diferente das anteriores, a MVP Sports é uma agência com um foco específico, voltada para o marketing esportivo e atende atletas e empresas do setor. 

Seu objetivo, como descrito em sua página, é transformar seus clientes em influenciadores. O principal serviço oferecido é a conexão entre marcas e atletas. 

A MVP Sports possui um site dinâmico, simples e moderno, com a descrição dos serviços prestados e uma aba com as campanhas já produzidas.

#5 We are social

Sediada em Londres, a We Are Social é uma agência global com foco em redes sociais, sendo uma das maiores do ramo. 

Já na página inicial, o usuário é recebido com um vídeo-case dos projetos produzidos pela marca, e que contam com grandes nomes, como Camila Cabello, Marshmello e outros nomes do esporte, como Messi.

Ao rolar um pouco mais a página, é possível visualizar um pouco mais da história da agência, as marcas atendidas, serviços ofertados e campanhas já produzidas, além de uma chamada para atrair novos clientes.

#6 Érico Rocha

Fugindo um pouco dos modelos de portfólios empresariais de grandes agências, trouxemos um perfil pessoal de um grande nome do mercado criativo que pode servir de inspiração.

Érico Rocha é um especialista em marketing digital, com trabalho focado na venda de infoprodutos na internet. Ele também realiza palestras sobre empreendedorismo. Em sua página inicial constam alguns depoimentos, vídeos e matérias que mostram os resultados do seu trabalho.

#7 AlmapBBDO

A AlmapBBDO, uma das maiores agências do ramo publicitário, também utiliza seu site como portfólio. Já na página inicial, o usuário pode ver depoimentos sobre prêmios conquistados, além do trabalho de responsabilidade social da marca, como a busca pela inclusão produtiva LGBTQIAPN+, por meio de uma parceria com a ONU e o Nhai.

Logo abaixo é possível ver as campanhas produzidas pela agência. Ao deslizar o mouse, é possível ver um pequeno resumo sobre o trabalho realizado e o objetivo pretendido pelo cliente. 

Ainda na página inicial, há um menu superior onde há opções de acesso às notícias sobre a AlmapBBDO, os clientes e a história da agência, missão, visão e valores.

Guia prático: como fazer um portfólio em 4 passos!

Agora que você já viu alguns modelos de portfólios para se inspirar, é hora de arregaçar as mangas e produzir o seu. Para facilitar, preparamos um pequeno passo a passo que pode ajudar.

Confira!

#1 Conheça seu público

Antes de mais nada é preciso conhecer o seu público, isso te ajudará a compreender o que faz mais sentido para a audiência e o que eles gostariam de ver.

Para isso, algumas perguntas são essenciais, como:

  • O que o seu público gostaria de ver?
  • Quais informações ele busca?
  • Qual o formato mais o agrada?

Assim, você consegue descobrir mais facilmente como e onde produzir seu portfólio. 

#2 Aposte no uso de plataformas online

Além do site profissional, sua agência pode investir em plataformas online para construir o portfólio. Na prática, elas são melhores, pois dão mais liberdade e versatilidade e podem ser atualizadas mais facilmente.

As mais conhecidas do mercado são:

  • Behance: lançada em 2015, a plataforma pertence à Adobe, e funciona como um espaço de conexão entre profissionais criativos, especialmente, designers, fotógrafos e ilustradores. Dentro dela é possível criar um portfólio público com seus principais trabalhos.
  • WordPress: esta é uma excelente plataforma para compartilhar textos e peças gráficas. Ele pode operar facilmente como um blog da agência.
  • Carbonmade: popular na criação de sites e portfólios, esta plataforma oferece templates prontos, permite upload de textos e imagens, e ainda, ajuda a separar os projetos em diferentes álbuns. Além disso, a ferramenta é simples e intuitiva, o que facilita as edições das páginas.
  • DeviantArt: o site permite hospedar milhares de produções criativas e altamente personalizáveis, o que garante que as suas apresentações sejam diferenciadas e se destaquem.

#3 Escolha os principais trabalhos da agência

Ao longo da trajetória, sua agência certamente atendeu diversos clientes e produziu várias peças, e por mais que seja legal incluir todos os trabalhos, informação demais pode pesar visualmente.

Portanto, é fundamental selecionar apenas os melhores trabalhos, aqueles que mais se destacaram ao longo da trajetória da agência.  Por isso, foque em qualidade e não quantidade, pois nem todos irão rolar a página e conferir cada projeto, apenas aqueles que mais irão chamar atenção.

💡 Dica: independente da plataforma a ser escolhida, deixe um espaço para incluir os resultados dos projetos já entregues, depoimentos de clientes e prêmios que a sua agência conquistou ao longo de sua trajetória. Este tipo de recurso contribui para atrair ainda mais potenciais clientes.

#4 Construa uma boa identidade visual

Lembra dos modelos de portfólios citados anteriormente, sabe o que eles têm em comum? Uma boa identidade visual, layouts simples e intuitivos, o que facilita a navegação do usuário pelo site. Por isso, invista na criação de um portfólio que seja a cara da sua agência.

💡 Dica: aposte no uso de imagens e vídeo cases que mostram a qualidade da equipe criativa. Este tipo de recurso é um excelente atrativo visual, e permite compilar diversos trabalhos em um vídeo curto. Assim, a agência apresenta de forma dinâmica as campanhas já entregues a outros clientes.

A sua agência pode, também, investir na criação de um site personalizado com a fonte semelhante à da sua logomarca, ou ainda, utilizar outras fontes mais modernas e criativas. Temos uma lista que pode ser útil, clique aqui e aproveite!