O que faz um social media: saiba tudo sobre esse profissional
As redes sociais têm dominado o cenário das mídias nos últimos anos. De forma rápida, elas foram recebendo cada vez mais atualizações e novas plataformas caíram no gosto do público. Segundo dados da Statista, mais de 4 bilhões de pessoas no mundo todo utilizam as redes sociais, a expectativa é que até 2027 esse número atinja a marca de 6 bilhões.
Acompanhando o grande potencial das redes sociais, as empresas estão investindo alto no ramo. Conforme estudo conduzido pela Emplifi (antiga Socialbakers), houve um aumento de quase 20% nos recursos destinados pelas empresas para as estratégias nas mídias sociais. O gasto médio mensal com anúncios pelas marcas chega a US$ 4.200, um valor maior comparado ao mesmo período de 2021.
Os dados indicam uma enorme oportunidade de crescimento para os profissionais que cuidam de redes sociais.
Mas, afinal, o que faz um social media, qual o seu papel na agência, qual sua formação e o que esperar do mercado profissional?
Descubra tudo neste artigo. Continue a leitura!
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O social media é um dos profissionais que compõem a estrutura da agência. Ele é o responsável por cuidar do posicionamento da empresa nas diversas redes sociais.
Em síntese, o trabalho destes profissionais é voltado para a criação e gestão do conteúdo que será publicado nas plataformas digitais, como Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, entre outros.
As atividades realizadas pelo profissional de social media tem como objetivo atrair e engajar o público, para gerar mais tráfego nas páginas das marcas, e por fim, aumentar as vendas. Para isso, ele tem a importante tarefa de entender a persona da marca, que irá orientar o planejamento de conteúdo para cada rede social.
A profissão está em constante transformação devido às rápidas atualizações dos aplicativos e ao surgimento das novas redes. Por isso, quem deseja se dedicar a essa área deve continuar se atualizando para conhecer e compreender cada novidade.
Quais as principais funções do social media?
Os especialistas em social media se dedicam a diversas tarefas relacionadas à gestão de redes sociais. Em seu escopo de trabalho estão tarefas como:
Planejamento
É o momento voltado para a criação de estratégias de conteúdo. Para isso, é preciso planejar cada etapa desde a produção até a publicação dos posts. Nesse processo são discutidos o formato dos conteúdos, editorias, os temas e os canais que serão usados para a divulgação, tudo isso levando em conta a persona da marca.
💡 Importante: nesta etapa, o social media deve criar um calendário editorial, para ter clareza sobre os prazos das postagens de cada rede social.
Criação
Após a elaboração de planejamento e a definição das datas, é hora de tirar a ideia do papel e dar vida ao post, ou pelo menos ao design dele. É importante definir a periodicidade das publicações e organizar isso com o criativo da agência, a fim de estabelecer uma rotina.
Agendamento de publicações
Essa não é uma etapa obrigatória, no entanto pode ajudar (e muito) na hora de subir as publicações dentro da rede social. O uso de ferramentas que auxiliem a programar as postagens garante a frequência das publicações e aumento de produtividade na hora de produzir o conteúdo. Isso porque o profissional não terá que publicar os posts manualmente. Ou seja, ele ganha tempo e energia para se dedicar cada vez mais à parte estratégica.
Criação de artes
A etapa de criação das artes varia de agência para agência. Em alguns locais, é o criativo, ou seja, o profissional de design que desenvolve as artes para publicação. Em outras empresas, é o próprio social media que tem esse papel.
As ferramentas profissionais utilizadas na criação de posts, stories, entre outros formatos de publicação são editores como o Photoshop e o Illustrator. No caso da necessidade de criar artes rápidas, é possível utilizar editores simplificados como o canva, que conta com templates prontos, porém menos personalizáveis.
Monitoramento e análise de resultados
Ainda em dúvida sobre o que faz um social media? Estar atualizado é essencial. Por isso, monitorar a concorrência e entender o que está em alta entre o público são práticas importantes na rotina do profissional. Assim, o profissional pode ter ideias para os posts e obter novos insights.
Após todo o processo de criação, é importante acompanhar a recepção do público em relação ao post. Para isso, determine o tipo de análise que você irá realizar, referente ao:
- Formato que tem melhor engajamento;
- Dias e horários com mais visualizações;
- CTAs que mais atraem;
- Performance das publicações (pode ser semanalmente ou quinzenalmente).
Para compreender melhor os resultados, o social media deve gerar relatórios semanais e mensais, que ajudarão na criação de estratégias para o futuro.
Social media: formação e mercado de trabalho
Agora que você já entende o que faz um social media, deve estar se perguntando o que é necessário para ingressar na área, não é mesmo?
Bom, ainda não existe uma formação específica voltada apenas para o social media. De modo geral, os profissionais são formados em áreas relacionadas à comunicação social, como marketing, publicidade, jornalismo, entre outros. No entanto, aqueles que possuem conhecimento técnico e prático em marketing digital tem uma vantagem na hora de concorrer a uma vaga.
Quem não tem conhecimento ou experiência pode recorrer a cursos de formação livre voltados para a gestão de mídias sociais e workshops. Eles irão auxiliar no desenvolvimento profissional e no domínio das ferramentas de marketing digital.
A remuneração média no Brasil, segundo dados da Glassdoor, é de R$ 2.086,00, podendo evoluir conforme o avanço na carreira. O mercado de trabalho possui diferentes oportunidades em vagas efetivas, temporárias ou voluntárias.
Características do profissional de mídias sociais
Além do conhecimento técnico e prático na área, o profissional precisa ter habilidade de comunicação como característica forte. Afinal, um social media conversa com um público bem diversificado, variando de marca para marca.
A seguir, listamos algumas habilidades essenciais para se destacar em meio a um mercado concorrido.
Hard Skills
- Ter habilidade em identificar e entender como alavancar os canais de mídia;
- Possuir conhecimento técnico sobre tráfego pago e orgânico;
- Ter familiaridade com a escrita, para saber envolver os usuários;
- Entender como funcionam as ferramentas digitais de publicação e gerenciamento de posts;
- Ter conhecimento em criação gráfica, Photoshop e outras ferramentas de design;
- Possuir a capacidade de cultivar, gerenciar e envolver a comunidade de clientes e influenciadores relevantes.
Soft Skills
- Conhecer as mídias sociais;
- Acompanhar as constantes mudanças e atualizações das plataformas;
- Atentar-se aos detalhes;
- Ser organizado e responsável com os prazos de ajustes e postagens;
- Saber lidar com possíveis crises e adversidades durante o processo;
- Conseguir se comunicar pessoalmente, na escrita e lidar bem com o trabalho em equipe.
Já respondemos sua principal dúvida: o que faz um social media?
Agora, apresentamos uma lista com 4 dicas especiais que irão ajudar a se destacar na área. Confira!
#1 Desenvolva habilidades relacionadas ao marketing
Para se destacar na área é preciso desenvolver as habilidades certas já no início da carreira. Por isso, entender os elementos mais básicos e avançados de cada mídia social é importante, pois as plataformas são a base de trabalho do marketing digital.
Desse modo, compreender os formatos, a utilização e o público mais ativo em cada rede é fundamental para a construção das personas e dos conteúdos. Além disso, é importante ter um conhecimento avançado, em técnicas como:
- Otimização de descrições tags, títulos e hashtags;
- Criação de perfis personalizados;
- Conhecimento sobre o uso de hashtags em cada plataforma;
- Acompanhamento das constantes atualizações e compreensão de como funcionam as lives e formulários para captura de leads.
#2 Estabeleça presença no ambiente digital
Se você é novo na área e não possui portfólio, pode usar suas próprias redes sociais como forma de apresentação do seu trabalho. Isso porque quando você se candidata a uma vaga, a primeira coisa que as empresas fazem é recorrer ao Google para saber quem você é. Se os seus perfis estiverem desatualizados ou com pouca atividade, eles não irão causar uma boa impressão.
#3 Expanda sua rede profissional
Hoje, ter um bom networking é essencial para ter espaço no mercado de trabalho. Essa pode ser uma ótima maneira de ter contato com o setor, de aprender com especialistas e adquirir conselhos sobre como buscar vagas.
Por isso, é importante trabalhar a sua imagem profissional no LinkedIn. Caso tenha experiências anteriores, inclua no seu perfil. É importante descrevê-las da melhor forma possível, fale sobre suas atividades em cada cargo e como elas contribuíram para o seu processo evolutivo. Além disso, participe de grupos de emprego no Facebook, eles irão te ajudar da seguinte maneira:
- Mostrar diferentes anúncios de vagas abertas;
- Expor o cenário do mercado de trabalho, indicando o que está em alta ou não;
- Entregar perfis de profissionais da área, auxiliando a estabelecer contatos.
#4 Conheça as ferramentas utilizadas na área
Por último, mas não menos importante, além de saber o que faz um social media, conheça as ferramentas usadas por ele. Algumas delas são cruciais e sem elas a produção de conteúdo não acontece.
Desse modo, entender sobre o funcionamento de ferramentas de design, de agendamento, gestão e análise de métricas dos resultados dos posts é uma das lições de casa dos profissionais.
Além de saber o que faz um social media, é fundamental acompanhar as tendências, novidades e técnicas sobre as mídias sociais. Tudo muda o tempo todo, e os profissionais precisam estar antenados.
Erickson Monteiro e Ramon Santos apresentaram o tema em uma das palestras da OPCON, com o título “Menos do mesmo, mais do novo: autenticidade nas redes sociais” (ver abaixo).
Para assistir as outras palestras do evento, acesse o site da OPCON e aproveite!
Vale lembrar que o conteúdo da OPCON fica disponível por tempo indeterminado na plataforma. Então, assista as palavras sempre que quiser! Conteúdo de valor, feito pela Operand para você 🧡
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 30/11/2022
- Categoria: Setor Criativo