Por que alguns publicitários abandonam as agências?
Saiba como manter os bons profissionais trabalhando para você
.Em meio a períodos de preocupação financeira, crise e diversas dificuldades com clientes e com o mercado, perder um profissional de sua equipe pode se tornar um pesadelo e tanto. E, segundo o LinkedIn, esta é uma questão recorrente. E a fonte deste problema pode ser encontrada nos líderes das agências. Mas afinal, como manter os profissionais na agência?
Mas não se precipite, antes vamos ajudá-lo a entender melhor a informação acima.
Você vai ler neste post
Por que eles vão embora?
O LinkedIn junto com a Associação Americana de Agências de Advertising (4A’s) realizaram uma pesquisa para compreender porque tantos publicitários debandam de suas agências e mudam de profissão.
E nesta pesquisa, foram encontrados números bastante alarmantes:
“Cerca de 54% dos profissionais que deixaram as agências de publicidade afirmam que o principal motivo para tal é a falta de oportunidade de crescimento profissional e desenvolvimento de uma carreira.”
Ainda foi possível constatar que 50% dos entrevistados estão buscando por maiores desafios em suas carreiras. E 46% dos respondentes disseram que não se sentiam motivados pelos líderes das agências.
As agências devem repensar o modelo de contratação
Sabemos que isto pode soar como uma notícia triste. Mas, na verdade, é uma oportunidade para se destacar entre as agências.
Através da pesquisa conduzida pelo LinkedIn e a 4A’s podemos identificar um problema recorrente e corrigi-lo, buscando melhorar as condições de trabalho na agência. E garantindo profissionais mais felizes e engajados (e, consequentemente, mais efetivos também).
Comece a melhorar sua agência repensando o modelo de contratação e de carreiras internas. Invista nos talentos já presentes dentro da empresa e não esqueça de valorizá-los. Um bom exemplo disso é promover seus funcionários ao invés de buscar novas contratações quando surgir uma nova vaga.
Apostamos que seu assistente de arte ficará muito feliz com a oportunidade de se tornar um diretor e terá ainda mais motivação para aprender e crescer para si e pela agência. Desta forma será muito mais fácil manter os profissionais na agência.
Manter a transparência e o diálogo é fundamental
Também vale a pena criar um departamento para manter uma conversa aberta e honesta com o pessoal da agência. Além de garantir mais transparência entre todos, esta é uma ótima forma de entender as angústias e anseios de quem trabalha para você!
E, claro, não se esqueça que a valorização de seus colaboradores também pode vir em um formato financeiro. Às vezes um aumento pode ser tudo o que o seu colaborador precisa para se sentir mais importante para a agência. E ganhar um gás a mais para o seu cotidiano de trabalho.
Contudo, há um contraponto importante para a pesquisa do LinkedIn!
Se inspire nas melhores que já sabem como manter profissionais na agência
O Great Place To Work, um instituto que faz pesquisas de satisfação de trabalhadores para com seus empregadores, listou as agências de publicidade que alcançaram a nota de corte exigida para ganhar um selo de bom local de trabalho e o resultado é muito animador. Das 119 agências brasileiras inscritas em 2014, 35 alcançaram a média para serem incluídas na pesquisa.
Sendo assim, as agências de publicidade têm um grande apelo por serem locais diferentes para trabalhar. Com um ar próprio, muito ânimo e conceitos inovadores. Isto não apenas atrai bons profissionais, mas os fideliza, como demonstra a pesquisa do Great Place To Work. Enfim, algumas agências são verdadeiros exemplos de como manter os profissionais na agência. Agências como A2C, WMcCann, F.biz e Ampla são ótimas referências para inspirar a sua agência a se tornar um local de trabalho especial.
Conclusão
Portanto, se você já vem conduzindo um ambiente de trabalho com mais oportunidades e descontraído, com uma boa faixa salarial e transparência entre todos os componentes de sua agência, parabéns! Você está no caminho certo para manter os profissionais na agência. E certamente possui um lugar especial entre os profissionais de publicidade. E é o motivo pelo qual muitos deles não abandonam o mercado.
- Por Editor em 06/04/2016
- Categoria: Setor Criativo