Conheça os 9 pilares para o sucesso da sua agência
Você está pensando em como otimizar a gestão da agência? Observar as métricas e os pilares para o sucesso é fundamental para manter um ritmo de crescimento constante e sustentável.
Mas, afinal, como fazer esse acompanhamento de modo sistemático?
Além disso, qual é a estrutura ideal de uma agência que busca se destacar no mercado?
Neste artigo, apresentamos alguns dos pilares para o sucesso da agência que devem ser adotados na gestão, para tornar o fluxo de trabalho mais organizado, produtivo e, assim, potencializar os resultados.
Continue a leitura e saiba quais pilares para o sucesso devem estar na sua estratégia de gestão.
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#1 Perfil
Você sabe qual o perfil da gestão de agências no país? Essa parece uma informação simples, mas que ajuda a compreender melhor o seu perfil dentro desse ecossistema, ajudando a destacar seus pontos fortes e verificar em quais pontos pode melhorar.
Além disso, conhecer o perfil do seu time também é um passo fundamental para construir uma gestão assertiva, com profissionais qualificados e talentosos, espírito de equipe e valorização das pessoas. Quem são as pessoas que compõem o seu time? Idade, formação, gênero, preferências, estilo de vida.
O autoconhecimento e o conhecimento das pessoas que atuam ao seu lado são os caminhos possíveis para uma gestão de pessoas humanizada, centrada no bem-estar dos profissionais, com foco também no desenvolvimento da agência.
#2 Estrutura da agência
Qual o modelo de gestão ideal para o perfil da sua agência? Essa é uma pergunta que todo gestor deve se fazer. Isso porque a busca pela resposta leva a um caminho de descobertas, com tentativas, acertos, erros e desenho da estrutura formal da agência.
Como um dos pilares para o sucesso, a estrutura se consolida como a base e o ponto de partida para um trabalho executado com excelência.
Para o gestor da agência, é importante compreender e definir as questões relacionadas à estrutura física e de equipe. O modelo de atuação da agência, por exemplo, será híbrido, presencial ou remoto? Quais setores serão criados e/ou mantidos e como eles serão integrados?
#3 Organização e fluxo de trabalho
questões relacionadas a processos junto ao cliente, refação, distribuição de demandas, responsabilidades, timesheet, etc
Processos eficazes são essenciais para qualquer agência criativa que queira crescer. No cenário ideal, um dos pilares do sucesso é ter processos enxutos que fornecem orientação, ao mesmo tempo em que permitem a liberdade criativa, impulsionando os resultados para seus clientes.
Na prática, um dos pilares para o sucesso da agência é investir tempo e esforço para simplificar seus processos e garantir que eles sejam assertivos, viabilizando o trabalho produtivo e o alcance das metas predefinidas. Para organizar o fluxo de produção da agência é importante:
- Priorizar a comunicação: deixe claro para todos os membros da equipe quais são os processos, como eles se conectam e quem são os responsáveis. Essa clareza é um dos pilares para o sucesso da agência.
- Revisar e refinar continuamente seus processos. A indústria criativa está em constante evolução, e é importante que o gestor e o seu time acompanhem as mudanças e tendências. Ao revisar regularmente, a agência se mantém à frente da concorrência, aproveitando as oportunidades de inovação e crescimento.
#4 Bem-estar e desenvolvimento
As pessoas são o seu ativo mais importante. No entanto, não é segredo que a rotatividade de pessoal na indústria criativa tende a ser particularmente alta. Então, se você quiser incentivar o crescimento sustentável, precisa priorizar o bem-estar e o desenvolvimento das pessoas.
Para entregar um trabalho de excelência, o gestor deve contar com as pessoas certas e adotar boas práticas valiosas, como:
- Oferecer oportunidades de crescimento na carreira: potencialize o crescimento das pessoas para que elas permaneçam com você. Sempre que possível, em vez de fazer contratações externas, valorize os talentos da casa com promoções e recrutamentos internos.
- Oferecer feedback e reconhecimento: essa prática orienta a melhoria contínua, incentivando o aumento de desempenho dos colaboradores. Mais do que isso, contribui também para níveis mais altos de satisfação no trabalho.
#5 Compensação e benefícios
A agência pode ser incrível e oferecer a melhor condição de trabalho, com recursos para ter acesso a conforto, bem-estar e qualidade de vida. Perfeito! Mas tudo isso só vai fazer sentido se o profissional tiver acesso a um salário justo, que, de fato, proporcione uma tranquilidade para cobrir as despesas pessoais e viver de um jeito leve em família também.
Sendo assim, um dos pilares para o sucesso da agência é garantir uma remuneração justa, de preferência validada em um plano de cargos e salários, que sirva como um instrumento balizador da política de contratação e gestão de pessoas.
#6 Liderança
Gerenciar uma empresa criativa traz desafios únicos. Em sua própria natureza, as agências são compostas por muitas áreas e equipes com talentos e habilidades diferentes. O desafio do líder, portanto, é congregar essas pessoas com variados estilos e preferências de trabalho, para manter todos conectados no mesmo propósito, com o objetivo de entregar um serviço de excelência.
Nesse cenário, o papel do líder é ter sempre em mente as expectativas do cliente e, ao mesmo tempo, orquestrar uma equipe, para atender às demandas, cumprindo sempre com os requisitos predefinidos.
Em parte, refinar as habilidades de liderança requer tempo e prática. De todo modo, duas dicas são sempre indispensáveis:
- Incentivar a colaboração entre equipes: assim, a criatividade aumenta, levando a uma maior satisfação do cliente. O espírito colaborativo também incentiva uma cultura aberta e inclusiva na agência, contribuindo para a retenção de talentos.
- Definir metas claras e comunicá-las para toda a equipe: fazer isso minimiza a confusão e garante que todos saibam onde estão e que papel têm a desempenhar no sucesso da agência.
#7 Negócios e estratégia
Como está o mercado publicitário hoje? Quais são os desafios, oportunidades e tendências que o gestor da agência deve avaliar e revisar, periodicamente?
Essas questões estão relacionadas ao posicionamento da agência e às escolhas de mercado. Um dos desafios dos líderes das empresas do setor é, justamente, acompanhar as mudanças do setor, fazendo os ajustes necessários para manter a estratégia do negócio atual, viável e competitiva.
A prática de revisão do planejamento estratégico, considerando as variáveis, tendências, comportamentos e lançamentos do mercado, é um dos pilares para o sucesso da agência.
#8 Performance
Não há como negar, os dados são a moeda do futuro. E eu diria mais: do presente. É essencial acompanhar os resultados alcançados com os seus projetos e campanhas de forma periódica, buscando sempre aperfeiçoar suas estratégias e a forma como oferece seus serviços.
Os indicadores não são apenas números numa planilha, eles orientam você nas tomadas de decisão e podem direcionar o seu negócio no futuro. A análise de dados é uma frente essencial para a sua agência e precisa estar no centro de todas as operações.
#9 Tendências e futuro
O futuro não é como uma folha de papel em branco. Pelo contrário, esse tempo novo é desenhado em uma folha branca pontilhada, com pontos orientados pelas práticas de inovação e pelas soluções tecnológicas. Além disso, nesse tempo novo, as percepções e projeções também atuam com força.
Por exemplo, a estrutura organizacional com hierarquia, amplamente usada por muito tempo, tem seu espaço em algumas abordagens. Do mesmo modo, o regime de trabalho 100% presencial ainda é a realidade de muitas empresas criativas.
Sabendo que esse é um dos pilares para o sucesso da agência, o gestor tem o desafio de reconhecer o real peso de todos os aspectos que vimos até aqui. Como líder, ele deve projetar e desenhar um futuro viável para a agência, orientado pelos pilares de gestão que avaliamos até aqui.
Censo Agências: pilares para o sucesso em foco
Em síntese, quando o gestor conhece e domina os nove pilares para o sucesso ele garante para a sua agência uma base sólida para o crescimento futuro.
Acima de tudo, viabilizar o crescimento sustentável passa a ser possível quando o gestor analisa todos os aspectos da operação da agência – incluindo os 9 pilares para o sucesso – e verifica o que pode ser melhorado. É esse movimento de aprimoramento e melhoria contínua, que olha para a agência como um todo, que lhe dará a melhor chance de sucesso.
É importante olhar para todos os pilares para o sucesso em conjunto porque, juntos, eles cobrem as principais áreas da sua agência. No Censo Agências, os 9 pilares que vimos foram incorporados como questões importantes, que irão ajudar a traçar um panorama do mercado publicitário brasileiro.
Consolidada como uma das principais fontes de dados sobre gestão nas agências, a pesquisa Censo Agências busca coletar informações valiosas com os gestores, gerando insights estratégicos, que mostram como o setor está sendo transformado.
Se você é gestor de agência, aproveite para contribuir. Responda ao Censo Agências e receba a versão estendida da pesquisa, exclusiva para respondentes.
Participe e entenda também como a sua agência está posicionada neste cenário!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 08/11/2023
- Categoria: Gestão