Como desenvolver o planejamento estratégico da agência para 2021
Todos podemos concordar, 2020 dizimou a maioria dos planos estratégicos. Ao longo do ano, foi indispensável revisar e repensar os planos que haviam sido feitos no fim de 2019. Afinal, o novo cenário mudou drasticamente o mundo. Aquele que conhecíamos antes do coronavírus avançar já não existe mais.
Para os gestores de empresas, esse contexto, marcado por incertezas e insegurança, é altamente desafiador. Mas é preciso desenvolver uma estratégia assertiva ainda assim.
Mesmo lidando com uma tensão constante, é o momento de pensar no futuro. Definir metas e objetivos claros, para conseguir superar as dificuldades de agora. Além disso, é preciso fortalecer a agência, para se manter em destaque em um mercado altamente competitivo.
Com o fim de ano batendo na porta, certamente você já está pensando no planejamento de 2021. Por isso, queremos compartilhar algumas dicas para a criação de planos duráveis e sustentáveis, projetados para resistir a interrupções.
Neste post, vamos apresentar os fatores-chave do planejamento estratégico para o novo ano e algumas boas dicas práticas de sucesso.
Quer saber mais? Vem com a gente!
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Planejamento estratégico para o novo ano: 4 pontos de atenção
Sem dúvida, a digitalização foi um dos movimentos que ganhou celeridade com a pandemia. Na falta do contato pessoal, a tecnologia se tornou a grande facilitadora da nossa rotina. Com as limitações impostas pelo isolamento social, um “novo normal” se estabeleceu.
Podemos observar esse movimento na dinâmica da vida. Afinal, acordar cedo e ir para o escritório já se tornou uma cena do passado recente para muitos profissionais. Mas esse não é o único ponto!
A realidade organizacional das empresas também mudou. Elas precisaram implantar uma série de mudanças, para manter o ritmo de crescimento. A seguir, listamos alguns pontos que merecem sua atenção:
#1 Transformação digital
Por aqui, já não imaginamos a nossa dinâmica de trabalho sem a ajuda da tecnologia. Ela é cada vez mais indispensável para a sobrevivência de qualquer negócio.
Antes da pandemia, a percepção sobre o movimento da transformação digital era um pouco diferente. De modo geral, a proposta de muitas empresas era conduzir a digitalização em etapas, gradualmente. 2020 acelerou esse movimento de inovação.
Portanto, tenha em mente que o seu negócio deve ter a tecnologia como sua aliada.
Ela representa vantagem competitiva. Para se manter hoje e caminhar rumo ao futuro, a agência precisa investir em soluções tecnológicas inovadoras.
#2 Organização financeira e revisão de receita
Como você tem conduzido a gestão financeira da sua agência? Esse é um aspecto fundamental para a sustentabilidade do seu negócio. Você precisa acompanhar de perto a precificação, a previsão orçamentária e a lucratividade. Somente assim conseguirá fazer os ajustes necessários.
Esse tipo de acompanhamento também amplia o seu leque de possibilidades de negociação.
Afinal, você não quer perder clientes, contratos, parceiros e fornecedores. Por isso, o melhor caminho é conhecer a realidade financeira das agências, negociar o que for possível, enxugar o necessário e equilibrar as contas. Faça isso para garantir que as despesas não sobressaiam aos lucros.
#3 Adoção de novas ferramentas tecnológicas
Como já comentamos, a transformação digital não para. Pelo contrário, a digitalização avança em ritmo acelerado. De tal modo, a tecnologia já prioridade zero para a sobrevivência de qualquer empresa no pós-pandemia.
Portanto, busque conhecer os recursos modernos que podem potencializar o crescimento do seu negócio. Um software de gestão para agências, por exemplo, é uma ferramenta importante que pode otimizar muito o desempenho do seu time. Isso sem contar os impactos na produtividade e na satisfação do cliente.
Como essa, muitas outras soluções e equipamentos podem ajudá-lo. Mapeie as demandas da agência e planeje os investimentos em tecnologia, de acordo com suas possibilidades.
Vale destacar que a tecnologia aparece como facilitadora trazendo uma série de benefícios, como:
- Aumento de produtividade;
- Otimização no tempo dos colaboradores;
- Agilidade e qualidade nas entregas;
- Coleta, armazenamento e análise;
- Tomada de decisão mais efetiva.
#4 Eficiência organizacional
Especialmente em períodos de crise, em um cenário complexo, manter a eficiência organizacional da agência deve ser uma das metas do gestor.
Afinal, a agência só vai superar essa fase e sair mais forte, se conseguir ter um bom desempenho.
Para tanto, na prática, é importante que você tenha em mente algumas boas práticas:
- Monte uma equipe para tomada de decisões de emergência;
- Melhore a gestão de risco e aprenda a avaliar os riscos com precisão;
- Crie canais positivos de comunicação com os colaboradores, informando com clareza sempre;
- Ofereça o suporte necessário aos profissionais, garantindo o bem-estar físico e emocional ao seu time;
- Acompanhe a gestão financeira e faça os ajustes de orçamento, se necessário.
5 chaves para o planejamento estratégico para o novo ano
Para ajudá-lo no desenvolvimento do seu plano de trabalho para 2021, elencamos cinco passos que irão orientar o desenho e a execução da sua estratégia, tornando-a mais eficaz.
1. Comece com o alvo em mente
Defina sua meta final e certifique-se de que seja acionável e mensurável. Considere as pessoas, os processos e a tecnologia que você possui atualmente e defina indicadores claros a partir dessa realidade.
2. Pergunte ‘por que’ (muito!)
Desafie a si mesmo e aos colaboradores para entender porque determinado objetivo é essencial. Isso deve criar discussões animadas e pode ser a parte mais desafiadora do processo. Usar design-thinking e metodologias ágeis pode ajudar a humanizar e simplificar esse processo.
3. Priorize
Você não pode fazer tudo de imediato. As metas definidas exigem investimento em pessoas, processos e tecnologia. Por isso, o planejamento trabalha com curto, médio e longo prazo. Na prática, ele é um processo que se estende por vários anos.
Portanto, na hora de planejar, pergunte-se:
Existem metas de pré-requisito que são fundamentais para atingir outras metas?
4. Documente
Registre tudo o que considerar relevante. Seja preciso ao listar todas as atividades, marcos e medidas que precisam ser cumpridas. Assim, o time terá condições de trabalhar focado em direção ao alcance da meta.
5. Seja disciplinado e sistemático
Afinal, quais são as lacunas da agência hoje?
Se você seguiu as etapas de 1 a 4, certamente terá essa resposta. Esse processo aponta exatamente quais investimentos em pessoas, processos e tecnologia são necessários e justificáveis para cumprir a estratégia.
10 dicas para acompanhar o planejamento estratégico
Feito o planejamento, o próximo passo é executar. Acima de tudo, você precisa ter em mente que não pode perdê-lo de vista ao longo do ano. Afinal, boa parte da estratégia está no acompanhamento da execução.
Então, confira 10 dicas para monitorar o planejamento estratégico para o novo ano:
1. Mantenha seu plano na frente e no centro.
Não o arquive em uma gaveta ou em uma pasta do computador. Certifique-se de que todo o time da agência conheça o planejamento estratégico. Os colaboradores devem trabalhar sendo orientados também pelas metas e objetivos do documento.
2. Transforme seu plano anual em um plano trimestral executável.
Dessa forma, o trabalho é dividido em prioridades gerenciáveis e realmente é realizado.
3. Crie planos de ação para apoiar suas prioridades trimestrais.
Com essa metodologia, você consegue dividir o trabalho em tarefas ou marcos, mantendo a execução no caminho certo. Tente desenvolver entre 3 e 5 atividades de ação para apoiar cada prioridade.
4. Conduza reuniões semanais de equipe.
Esse é o momento de revisar o progresso de seus indicadores-chave de desempenho (KPIs) e prioridades. Encontre soluções e faça ajustes, se necessário, para voltar aos trilhos.
5. Faça reuniões mensais.
É nessa hora que você irá revisar sua estratégia e seus planos anuais e trimestrais. Com essa análise, é possível garantir que eles sejam adequados para ajudá-lo a atingir suas metas.
6. Digitalize sua estratégia.
Ter um sistema formal para orientar sua execução ajuda muito a melhorar seu desempenho. De acordo com dados de pesquisa realizada por Robert Kaplan e David Norton, “70% das organizações que usaram um processo formal para gerenciar sua estratégia, superaram seus pares.”
7. Lidere pelo exemplo.
Os líderes organizacionais precisam definir o padrão, sendo responsáveis e exercendo bons hábitos de execução.
8. Incentive o time.
Se possível, vincule a remuneração por desempenho às metas e objetivos estabelecidos. O dinheiro pode não ser o motivador número um para as pessoas, mas com certeza ajuda.
9. Encontre caminhos e remova obstáculos.
Diante de qualquer tipo de dificuldade, mostre sua responsabilidade com a execução do planejamento estratégico para o novo ano. E lembre o time sobre a importância de perseverar para o sucesso.
10. Comemore seu sucesso.
Faça isso ao longo do trimestre ao atingir seus objetivos e usando temas trimestrais para motivar e envolver todos em sua empresa ao longo do caminho.
Como vimos, o planejamento estratégico para o novo ano é um processo desafiador, mas bastante promissor também. Afinal, ele irá orientar o crescimento da agência, mesmo em tempos incertos, garantindo sua competitividade no mercado.
Na fase da execução, ao longo de 2021, lembre-se de analisar o mercado e manter-se informado sobre o seu nicho de atuação, acompanhando também tendências. Assim, você pode fazer os ajustes de rota necessários.
Esperamos tê-lo ajudado na construção de um planejamento estratégico para o novo ano. Conte conosco sempre! Continue acompanhando o blog da Operand!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 20/10/2020
- Categoria: Gestão, Produtividade, Setor Criativo