8 erros de planejamento estratégico para não cometer mais

Investir tempo e energia em um planejamento estratégico pode ser insuficiente, se você não souber exatamente como fazer isso de maneira eficaz. A verdade é que os líderes mais bem-sucedidos e inovadores não estão apenas um passo à frente. Mais do que isso: eles se sentem confortáveis com o modo como planejam a condução do seu negócio, armados com dados e metas mensuráveis ​​que podem levar sua carreira e sua empresa a outro nível.

Na prática, ter a capacidade de fazer uma pausa, pensar criticamente e planejar como você irá do ponto A ao ponto B é o segredo do sucesso. Se você quer melhorar o planejamento estratégico da sua agência, esse é o conteúdo certo para orientá-lo.

Listamos, aqui, os maiores erros de planejamento que os gestores cometem, junto com soluções sobre como melhorar.

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#1 Você não convida o time de líderes para o planejamento

Quando você está à frente de uma empresa, atuando como o rosto e a voz da marca, é normal sentir-se responsável pelas conquistas. Mas quando você pensa criticamente sobre o que faz o navio navegar, definitivamente não está cuidando do roteiro sozinho. 

Mesmo assim, muitas vezes, os líderes de área e profissionais são deixados de fora do processo de planejamento estratégico, embora estejam executando a execução do dia a dia.

Esse é um dos erros de planejamento que prejudica as empresas por duas razões principais: 

  1. Reduz o planejamento à visão do proprietário; 
  2. Desconsidera o único – e inestimável – valor das percepções táticas que os gerentes trazem para a mesa. 

Sem a percepção dos líderes de área, você corre o risco de ter despesas desnecessárias e perder oportunidades realmente relevantes para o crescimento da agência. Portanto, vale a pena evitar esse erro de planejamento e envolver os líderes nesta construção, ouvindo suas ideias.

#2 Você não considera as pessoas e a cultura organizacional

No cerne de toda empresa não estão os fluxos de receita, margens de lucro ou as flutuações de mercado. A força motriz da agência são as pessoas. E embora muitos gestores entendam isso de uma perspectiva holística, poucos realmente o colocam em prática durante o planejamento estratégico. 

Muitas vezes, os aspectos de ‘impacto nas pessoas’ da definição estratégica ocorrem no final do processo, quando os recursos estão sendo alocados para novas iniciativas e metas. Este é um lugar difícil para colocar seus colaboradores, uma vez que as decisões já foram tomadas. 

Para evitar um dos erros de planejamento, busque fazer uma abordagem diferente. Em primeiro lugar, convide os colaboradores para participar da construção das metas e ter um lugar à mesa desde o primeiro dia. Dessa forma, você pode integrar suas novas iniciativas com a cultura da agência.

#3 Você define metas ousadas sem dados 

Um dos erros de planejamento mais frequentes é deixar de considerar a análise de dados do negócio. Definitivamente, eles devem orientar todas as decisões e a definição de metas e objetivos. Veja quais conjuntos de dados considerar no planejamento estratégico: 

  • KPI’s históricos;
  • Indicadores financeiros;
  • Análise de variação vs. orçamento;
  • Resultados obtidos e indicadores de desempenho do último ano;
  • Previsão orçamentária para os próximos 12 meses.

Na hora de definir as metas, vale pensar em como o alcance delas será mensurado. Certifique-se de que seus processos de coleta e avaliação de dados incluam indicadores quantitativos e qualitativas para compreender mais profundamente as atitudes, relacionamentos, crenças e opiniões organizacionais.

Lembre-se: se você não tiver metas focadas e mensuráveis ​​no planejamento, o risco de falha aumenta muito. Sabendo que a falta de definição de indicadores é um dos erros de planejamento, tenha em mente que você precisa construir um plano estratégico e prático que seja claro, convincente e preciso. Assim, além de entender  o impacto da sua contribuição, sua equipe terá em mente um propósito para o qual se deve trabalhar todos os dias.

#4 Você tem medo de riscos

Um dos erros de planejamento é focar esforços exclusivamente em metas como “aumentar as vendas em X por cento” ou “expandir uma linha de serviços”. Essas são boas metas, mas lembre-se que as empresas precisam se adaptar continuamente. Sabendo disso, seu plano estratégico deve incluir experimentos e riscos em novos produtos ou serviços, posições, processos e tecnologias.

Adote uma cultura de inovação. Somente assim sua agência será capaz de capitalizar as próximas oportunidades não descobertas. 

#5 Muitos detalhes e pouca clareza sobre o propósito

Muitas empresas desenvolvem um plano estratégico que pode ser melhor descrito como “uma lista de objetivos e marcadores”.

Nestes casos, os objetivos são declarados em termos muito gerais. São exemplos: “melhorar o atendimento ao cliente” e “tornar os serviços X financeiramente sustentáveis ​​a longo prazo”. Nesse escopo, os marcadores não são mais do que uma lista de etapas táticas, às vezes acompanhadas por um nome e uma data prevista de conclusão. 

Essa abordagem é um dos erros de planejamento, especialmente quando traz um excesso de detalhes. Com tantas tarefas, como seu time saberá quais decisões do dia a dia estão movimentando a organização na direção certa?

A questão é que, embora objetivos e táticas sejam importantes, sem a clareza sobre o propósito e a direção para a qual a agência está avançando, essa abordagem de planejamento é apenas uma lista de tarefas a fazer.

#6 A comunicação é ineficiente

Certa vez, ouvi uma história sobre o fundador da Boston Beer, Jim Koch, a quem um colega perguntou por que ele compartilhava sua estratégia com toda a organização e disse: “E se eles conhecerem sua estratégia e partirem?” Diz-se que Koch respondeu: “E se eles não conhecerem nossa estratégia e ficarem?”

Muitos gestores consideram seu plano estratégico um documento ultrassecreto, que deve ser compartilhado apenas em determinados níveis da empresa. Essa compreensão é um dos erros de planejamento. A execução bem-sucedida da estratégia exige que toda a equipe entenda o que você está tentando realizar, o que é criticamente importante e o que não é.

Afinal, o objetivo de todo esse trabalho estratégico é a implementação, e para que ela seja exitosa ter clareza sobre as metas e o propósito é fundamental. 

#7 Foco exclusivo para a superação de fraquezas, ignorando os pontos fortes    

Muitos gestores gostam de consertar as coisas. Temos a tendência de concentrar esforços no que não está funcionando, e não no que está dando certo. Pensamos: “Se já está funcionando bem, por que devemos nos concentrar nisso?” 

A razão é simples: aproveitar os pontos fortes de novas maneiras é muito mais fácil do que superar os pontos fracos. Portanto, explore melhor seus diferenciais, potencializando os resultados da sua agência.

#8 Deixa de investir em um sistema de gestão para acompanhar os processos e a performance da agência

Atualmente, um dos erros de planejamento mais comuns é ignorar a contribuição das novas tecnologias para a gestão e a execução das atividades da agência.

Ao investir em um sistema de gestão para agências, o gestor pode obter muitas funcionalidades e novos recursos, que facilitam, inclusive, a construção do planejamento estratégico e o acompanhamento das metas definidas.  

Portanto, considere contratar um software de gestão desenvolvido especialmente para agências de publicidade e empresas criativas. Esse tipo de ferramenta oferece o suporte necessário para orientar o planejamento e o crescimento da sua agência. Experimente o Operand e surpreenda-se com os recursos do sistema! 

Reflexões: por que evitar os erros de planejamento é essencial para o sucesso? 

O processo de desenvolvimento de uma estratégia eficaz pode ser complexo, dependendo das capacidades da sua organização, do ambiente em que opera e de várias forças e tendências externas. Contudo, no final, não é a estratégia em si que importa, mas, sim, a capacidade de sua organização de executá-la que marca a diferença entre sucesso e fracasso.

Em síntese, para evitar os erros de planejamento, a abordagem precisa ser objetiva.  As principais prioridades devem ser simples, claras e comunicadas a todos os níveis da organização, para que todos entendam o que é mais importante e saibam como priorizar as metas, atividades e ações predefinidas.

Para ajudar você na tarefa de construir o planejamento da sua agência, desenvolvemos em parceria com o acelerador de agências Rodrigo Maciel, o Kit completo de Planejamento Estratégico. Faça o download e aproveite os templates editáveis para colocar no papel todas as metas e ter um ano de ainda mais sucesso!

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