O que é um planner e qual o seu papel em uma agência de comunicação
Descubra neste artigo o que faz um planner em uma agência de publicidade e quais os desafios enfrentados
A criação e a produção, na agência, não param: as mentes criativas têm mil ideias e a equipe trabalha junto para dar vida a cada uma delas, buscando atender aos jobs e às demandas que entram na pauta. Portanto, para superar as expectativas, surpreender e entregar os resultados esperados, é preciso planejar. É por isso que, em muitas agências, principalmente naquelas de porte maior, a figura do planner é indispensável. E é sobre a importância da atuação dos profissionais de planejamento que vamos conversar hoje. Afinal, o que faz um planner e como funciona um planejamento criativo?
Entendendo o perfil do planner
O planner é um estudioso e um intermediador. A partir de análises de mercado e do consumidor, com base em pesquisas, estudos, experiência, o profissional busca insights e conteúdo que contribuam para a fundamentação e o desenvolvimento de campanhas. Além disso, ele ainda estabelece e mantém um diálogo próximo com os criativos, responsáveis pela execução das ideias compartilhadas no brainstorming. Ou seja, sua atuação é mais do que estratégica.
A área de planejamento, na agência, contribui para a construção de marca e o fortalecimento desta dos clientes no mercado. Ou seja, tem um trabalho contínuo e exigente, já que o planner deve estar sempre de olho no futuro, analisando o passado e acompanhando o presente. Um planejamento criativo deve contemplar todos os detalhes possíveis.
Assim, pensando no perfil do profissional de planejamento, trouxemos algumas dicas que devem fazer a diferença no dia a dia de quem trabalha na área e, principalmente, impactar nos resultados conquistados pelas agências.
Vamos à leitura das dicas!
1# Seja analítico e visionário.
Busque entender as forças e fraquezas da marca do cliente, identificando oportunidades e possíveis ameaças, para definir o posicionamento da empresa. Além de ser bom publicitário, é preciso analisar o perfil dos concorrentes. Bem como, o cenário local e global, com visão estratégica e de negócios.
2# Mais assertividade no planejamento.
Quando falamos em campanhas de publicidade, nos referimos a um conjunto de mídias, peças de divulgação, prazos e veiculações. Além disso, tudo isso envolve uma série de pequenos detalhes e, claro, deve ser planejado feito com a máxima organização e muita antecedência. Um planejamento criativo não pode ser feito às pressas.
3# Faça críticas e proponha um debate.
Certamente, não é porque o tema já foi central em várias campanhas que a equipe é expert no assunto. Há sempre uma nova perspectiva a ser explorada. Questione, indague, traga novas perguntas: Faz sentido? Por que? Quais informações podem mudar a abordagem? Como o público vai responder? É isso o que o cliente espera? Convide a equipe para refletir e compreender o briefing.
4# Pesquisa e observação
Pesquise cases, números e estatísticas, mas não considere apenas este material. Seja curioso, converse com as pessoas e obtenha o seu ponto de vista com base na realidade que está à sua volta. O estilo de vida das pessoas e as histórias que elas contam são as matérias-primas de quem trabalha com comunicação. Para fazer um planejamento criativo é preciso observar comportamentos.
5# Imagem e posicionamento.
Após o planejamento, acompanhe os trabalhos e certifique-se de que tudo o que foi elaborado está alinhado, de fato, com a imagem e o posicionamento da marca. A harmonia entre mensagem e a postura da empresa é fundamental e agrega valor à comunicação, conferindo credibilidade à marca.
Além disso, claro, como já falamos em outros posts, para planejar é essencial conhecer o cliente. Agora, mãos à obra e foco no planejamento 😉
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 29/10/2015
- Categoria: Setor Criativo