Tudo o que você precisa saber sobre anúncios no Facebook e Instagram

Para obter bons resultados com a estratégia de marketing nas redes sociais, buscar apenas o alcance orgânico já não basta. É preciso investir em anúncios no Facebook e Instagram Ads para aumentar a geração de Leads e, com isso, as oportunidades de negócio para os clientes da agência. Ao fazer uma gestão de anúncios detalhada é possível, por exemplo, não só criar novas campanhas como também conferir o impacto delas em tempo real.

Contudo, nem sempre as agências que investem conseguem obter o resultado esperado. Desacreditadas da estratégia, muitas vezes elas recuam e evitam novos investimentos. Isso acontece especialmente porque, na maioria das vezes, o insucesso está ligado à falta de planejamento da mídia paga. Quando os anúncios não são alinhados com a estratégia de marketing do negócio, as campanhas deixam de ter um objetivo claro dificultando o alcance de resultados.

Portanto, é fundamental conhecer as ferramentas que podem auxiliar no planejamento e execução da mídia paga nas redes sociais. Se bem usado, o gerenciador de anúncios tem potencial de simplificar e otimizar os anúncios.

Antes, porém, você e seu time precisam conhecer a dinâmica das ferramentas, o perfil do público-alvo de cada rede, as otimizações e as boas práticas que podem ajudar na conquista de ótimos resultados.

Quer saber tudo sobre gestão de anúncios no Facebook e Instagram? Preparamos um conteúdo completo para você, com as informações essenciais sobre o tema para orientá-lo. 

Avance na leitura e descubra como otimizar o alcance da mídia paga nas redes sociais.

#1 O que são e como funcionam os anúncios no Facebook? E no Instagram? 

A gestão de anúncios nas redes sociais pode ajudar você a fortalecer a estratégia de marketing digital dos seus clientes. Antes de começar, é importante lembrar que os anúncios no Facebook e Instagram não podem ser iniciativas isoladas, lançadas sem planejamento ou critério. 

Para ter sucesso com este tipo de prática, é importante que ela esteja conectada aos objetivos e às iniciativas já definidas e planejadas para ampliar a visibilidade da marca. A seguir, você conhece a estrutura e o objetivo dos anúncios no Facebook e Instagram.

1. No Facebook

No Facebook Ads, os anúncios publicitários podem aparecer em muitos espaços diferentes: na lateral da sua timeline, na própria linha do tempo, dentro de páginas, grupos, etc.

Ao anunciar na rede é possível, por exemplo, criar diferentes formatos de Ads (anúncios) e modelos de segmentação, que impulsionam a jornada de vendas e o alcance do público da marca, com mais eficácia e maior eficiência.

Ao usar o Facebook ADS, o anunciante tem total controle sobre os elementos que irão compor o anúncio. É possível definir título, texto, imagem, local de exibição e tipo de anúncio. Cada escolha deve levar em conta e, principalmente, estar alinhada aos objetivos de negócios da empresa.


• Local de exibição

Na rede social, há três espaços onde a propaganda pode ser veiculada. São eles:

Anúncios do lado direito do desktop: são apresentados na lateral direita e podem ser expostos na página principal do perfil e nas páginas de feed, de álbuns de fotos, de eventos, de grupos etc. Porém, como o próprio nome sugere, esse tipo de anúncio é exibido apenas em desktop.

Anúncios do feed de notícias no desktop: são mostrados no feed de notícias em meio a outros conteúdos.

Anúncios do feed de notícias no celular: são exibidos no feed de notícias do usuário quando ele se conecta ao Facebook usando um dispositivo móvel.


• Tipos de Anúncios no Facebook

Além dos espaços de exibição, existem vários tipos de propaganda, com finalidades diferentes. É possível, por exemplo, atrair novos seguidores e promover engajamento nas publicações. Essa definição depende do momento da marca e da estratégia digital predefinida. Confira os tipos de anúncios:

Curtir página: o perfil da página fica em evidência no feed, e o usuário pode curti-la diretamente pelo anúncio.

Post da página: as publicações da página são destacadas, e o usuário pode tornar-se um fã por meio do próprio anúncio.

Histórico de “Curtir” da página: o usuário pode tornar-se fã a partir do anúncio, que indica as páginas que seus amigos curtiram.

Histórico de “Curtir” publicação da página: os anúncios evidenciam o histórico de “curtir” dos posts da página e o usuário pode tornar-se um fã por meio do aviso.

Interações com publicações da página: exibe um destaque indicando que seus amigos curtiram, compartilharam ou comentaram algum post da página. Desse modo, o usuário pode tornar-se fã pelo próprio anúncio.

Anúncio para aplicativos e jogos: o app ou o game usado pelos amigos ficam em destaque. Assim, o usuário pode acessar o aplicativo ou o jogo a partir da mídia paga.

Anúncio para localização: o anúncio destaca a localização da empresa/produto e tem ligação direta com o Facebook Places. Por isso, é exibido ao público-alvo de acordo com os check-ins realizados no estabelecimento.

Anúncio para domínio: os amigos do usuário sabem que ele curtiu e compartilhou o conteúdo ou colocou um link para seu website em sua atualização de status nos últimos 7 dias. 


• Regras para criação de anúncios

Para ter sucesso na gestão de anúncios no Facebook, você precisa conhecer e seguir à risca as regras definidas pela rede. São elas:

Número de caracteres: o limite para o título é de 25 caracteres e para o texto descritivo é de 90.

Imagem: principal fator para garantir o sucesso do anúncio, é exibida com 100 pixels de largura e 72 de altura. imagens animadas ou em flash não são aceitas.

Regra dos 20%: determina que imagens com mais de 20% de texto não podem ser usadas.

2. No Instagram

Assim como a gestão de anúncios no Facebook, no Instagram Ads a mídia paga também é usada para complementar a estratégia orgânica de geração de Leads. Na plataforma de anúncios do Instagram, os posts patrocinados são veiculados nos formatos de fotos, pequenos vídeos e carrossel de imagens.

Os anúncios podem ser criados com diferentes objetivos, como: gerar cliques e conversões, instalações de aplicativos, visualizações de vídeos, etc. Na prática, eles garantem visibilidade, atração e reconhecimento para a marca. 


• Tipos de anúncios do Instagram

Dentro da plataforma existem três formatos de anúncios, sendo que cada um tem estrutura, características e valores diferentes. Veja, a seguir, a proposta de cada um deles. 

Anúncios em Carrossel de fotos: é o formato mais convencional que permite anunciar de duas a dez imagens em uma única publicação. As fotos funcionam como um link externo, que leva o usuário para o site oficial da marca, por exemplo. Outra possibilidade é conduzir para um vídeo, caso o objetivo seja conseguir mais visualizações.

Anúncios em Retargeting: nesse caso, o anúncio será veiculado direto na timeline do Instagram. Na gestão de anúncios, as campanhas formam os chamados clusters e, por isso, serão exibidas para pessoas que acompanham a página da marca. O cluster pode ser habilitado somente sete dias depois do início da campanha e fica disponível pelo período de um mês.

Anúncios patrocinados: este tipo de anúncio patrocinado tem como objetivo impulsionar uma publicação, dando a ela maior visibilidade. O objetivo é alcançar um número maior de pessoas que têm interesse pela marca. Desse modo, o anúncio é exibido de acordo com as preferências do usuário, mapeadas a partir dos seus seguidores, tags e até mesmo das pesquisas.

Sabendo tudo sobre anúncios no Instagram, você também aumenta as chances de gerar tráfego para o seu site. Isso porque na promoção de posts, o link para a sua página (ou qualquer outro destino) torna-se clicável e é possível incluir um botão de call-to-action (chamada para ação) para engajar o usuário.

#2 Como criar os públicos

Contudo, antes de fazer anúncios no Facebook e Instagram, é preciso saber para quem você irá direcioná-los. Afinal, não adianta promover mídia paga e impactar usuários que não têm relação com a marca do seu cliente. É fundamental ser assertivo na gestão de anúncios desde o começo.

Por isso, é importante que você crie públicos específicos dentro do gerenciador de anúncios. Além de tornar sua estratégia mais eficaz, a definição de um público também garante o acompanhamento do desempenho e o acesso às métricas. Você pode criar o público de duas maneiras. Veja só:

1. Criar público personalizado usando o Power Editor

Se você já possui uma lista de contatos, saiba que pode fazer o upload dela no próprio gerenciador de anúncios do Facebook. 

Quando você importar esses contatos na plataforma de gestão de anúncios, o Facebook identifica os e-mails que também são utilizados para usuários da rede.A partir desses, ele forma um público determinado para as publicações da marca do seu cliente

Para criar um Público Personalizado com base em uma lista, basta seguir alguns passos:

  1. No Gerenciador de Anúncios, acesse Públicos.
  2. Selecione Criar público > Público Personalizado > Lista de clientes.
  3. Clique em Adicionar de lista própria.
  4. Adicione sua lista de clientes: você pode carregá-la como um arquivo (.txt ou .csv) ou copiar e colar as informações no campo de conteúdo. 
  5. Edite e carregue seus dados: visualize uma prévia de como o gerenciador de anúncios classificou os dados. Se preciso, atualize-os da melhor maneira, alterando o tipo ou o formato dos dados.
  6. Espere pela finalização do processo: quando você finalizar a inclusão do conteúdo, o Facebook converte seus dados em hash, criando um público para a marca do seu cliente. O processo pode demorar um pouco, se o arquivo de contatos for grande.
  7. Explore o público criado: assim que a criação do Público Personalizado é concluída, o Facebook gera, automaticamente, uma lista com as próximas etapas que você deve seguir para explorar o Público Personalizado. 

2. Criar público semelhante

Muito além de impactar as pessoas que já estão engajadas com uma marca, usando o público personalizado, o gerenciador de anúncios também permite que você crie um público semelhante, baseado na sua lista inicial. Ou seja, você terá uma nova lista com alto potencial de gerar um bom engajamento com os anúncios.

Isso porque a lista será formada por pessoas similares (ou “semelhantes”) aos públicos que já se interessam pela sua empresa. Faz sentido e traz resultado! 

Quer saber como criar um público semelhante? Confira o passo a passo!


• É importante saber!

Para criar um Público Semelhante do Facebook, é preciso ser um administrador da Página ou do pixel para o qual você está criando o público.

Se a ideia é criar um Público Semelhante a partir de um Público Personalizado, você precisará ser o criador desse Público Personalizado.

Já se o objetivo é criar um Público Semelhante por meio de dados de instalações de aplicativos móveis, é preciso ter a função de administrador ou de desenvolvedor no aplicativo do gerenciador de anúncios.


• Criando um Público Semelhante do Facebook:

  1. Acesse seus Públicos
  2. Clique na opção Criar público e selecione Público Semelhante.
  3. Escolha sua origem. Você pode criar um Público Semelhante a partir de um Público Personalizado. Neste passo é preciso  escolher um grupo de mil a 50 mil de seus melhores clientes levando em conta o valor do ciclo de vida, o valor das transações, o tamanho total dos pedidos ou o envolvimento.
  4. Selecione o país/países onde você deseja encontrar um grupo semelhante de pessoas.
  5. Indique o tamanho desejado para o público no controle deslizante.
  6. Clique em Criar público.

Além disso, também é possível criar um Público Semelhante durante a construção de uma nova mídia paga no gerenciador de anúncios.

Dicas sobre Público Semelhante
Prazo para criação: o Facebook pode levar de 6 a 24 horas para criar seu Público Semelhante. Portanto, não se trata de um serviço instantâneo.Atualização: o público semelhante será atualizado em um intervalos de tempo que varia de três a sete dias, desde que você continue direcionando anúncios ativamente para o público. Portanto, não precisa esperar pela atualização. Ela será feita automaticamente enquanto você explorar esse público.Validação: se está na dúvida e prefere conferir se o Público Semelhante foi atualizado, o procedimento é simples. Basta acessar a página do Gerenciador de Público e observar a data na coluna Disponibilidade.

#3 Como segmentar

Se você deseja obter conversões com menor Custo por Aquisição (CPA), a segmentação precisa ser uma das prioridades da sua estratégia de criação de anúncios no Facebook e Instagram.  Veja, a seguir, maneiras de segmentar o público da marca.

1. Crie o Público Personalizado

Quando o cliente já possui uma base de contatos cheia de informações, é possível fazer segmentações baseadas no perfil e no engajamento dos leads, gerando listas de Público Personalizado no Facebook. Desse modo, você pode direcionar anúncios focados nas necessidades deles.

É possível segmentar os Leads, de acordo com:

  • Tamanho da empresa
  • Área de atuação
  • Cargo que ocupa
  • Perfil do Lead 
  • Interesse do Lead (quantidade de materiais baixados, campanhas de email clicadas, etc.);
  • Páginas que visitou.

Com essa lista segmentada em mãos, você pode avançar, importando os contatos na opção “Criar um Público Personalizado” tal como indicamos no tópico anterior. Feito isso, o Facebook irá procurar quais leads você indicou que também possuem uma conta na rede. Como já conhecem a marca do seu cliente, provavelmente eles irão converter a um baixo custo

2. Faça uma campanha de retargeting para quem já visitou as páginas da marca 

Usando esta estratégia você conseguirá atrair pessoas que já estão interessadas em saber mais sobre seu produto ou serviço.

Depois de instalar o pixel do Facebook Ads, crie uma segmentação com todos os usuários que visitaram as páginas mais importantes da marca, tais como:

É possível segmentar também pensando nas informações que as diversas páginas do site da marca podem entregar. Veja só:

  • Pessoas que visitaram uma Landing Page e não converteram: fazer uma campanha chamando-as novamente para acessar a LP.
  • Pessoas que baixaram um conteúdo em uma etapa menos avançada na jornada de compra: oferecer um material rico sobre o mesmo assunto.
  • Pessoas que realizaram uma compra: oferecer desconto para o segundo pedido ou pela indicação de um amigo.

3. Exclua o público personalizado que já converteu na campanha

Além de segmentar, esta estratégia ajuda você a otimizar seus investimentos, mostrando os anúncios somente para quem ainda não converteu. Para tanto, você precisa fazer um filtro, que pode ser aplicado de duas maneiras:

  • Exclua o retargeting de pessoas que visitaram a página de conversão. Esse passo é importante porque, geralmente, o pixel do Facebook é incluído na página de agradecimento criada, para monitorar a conversão.
  • Atualize periodicamente sua lista de público personalizado, deletando os endereços de pessoas ou clientes que já converteram.

4. Aproveite os recursos de segmentação das redes também

O gerenciador de anúncios oferece um grande poder de segmentação às empresas. Os parâmetros são os mesmos tanto para o Facebook quanto para o Instagram. Veja:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização geográfica;
  • Interesses gerais (música, esportes, tecnologia);
  • Interesses de consumo;
  • Dispositivos e sistemas de acesso;
  • Momentos da vida (formado, casado, trabalhando);
  • Públicos personalizados (quem acessou seu site, lista de contatos, etc.).

#4 Como funciona o leilão e a entrega de anúncios 

Compreender a lógica de funcionamento do leilão do Facebook é fundamental para que os anunciantes consigam obter bons resultados. Por isso, você deve conhecer as principais diretrizes da concorrência do leilão. Confira três delas a seguir:

1. Como funciona o leilão do Facebook 

Para otimizar a entrega de valor para o anunciante, o Facebook considera o lance dado para o evento de otimização selecionado, a probabilidade de que a impressão do anúncio leve ao resultado desejado e a qualidade do anúncio que será exibido para o usuário. Portanto, é fundamental que a mídia paga seja criativa com conteúdo relevante, garantindo uma boa experiência para a audiência.

Depois de avaliar todos esses aspectos, o anúncio com maior valor é exibido para o usuário.

2. Programação X Custos 

Os lances também são usados para mensurar e controlar os gastos com anúncios. Eles ajudam a controlar o custo por resultado desejado do mesmo modo que os orçamentos auxiliam na gestão do gasto geral em relação a um determinado conjunto de anúncios. 

A figura apresenta a fórmula ideal para orientar a programação da mídia paga no Facebook.

3. Desempenho X Custos 

Ao pensar nos custos dos anúncios, visando um melhor desempenho, é importante ter em mente que quanto maior o CTR/ CTR Link ou de Saída, a Classificação de Qualidade, a Taxa de Conversão e o Índice de Resultados menor será o custo do CPM e o custo por resultado.

Entretanto, quanto menor o CTR e as demais métricas, maior será o custo do CPM e o custo por resultado. 

Na prática, é importante focar em ações que aumentem o CTR/ CTR Link ou de Saída, a Classificação de Qualidade, a Taxa de Conversão e o Índice de Resultados. Com esses índices em alta, você pagará menos pelos anúncios. 

#5 Como usar o Pixel

Conhecer e entender o funcionamento do Pixel dentro do gerenciador de anúncios é fundamental para quem busca otimizar os investimentos em mídia digital paga.

O Pixel nada mais é do que um código, composto por duas partes –  o código base e o código de evento – gerado dentro do próprio Facebook, que deve ser acrescentado em determinada página do seu site.

O código base permanecem sempre o mesmo, enquanto o código de evento muda, para contabilizar a ação dos usuários. São exemplos de eventos: compras, downloads e adicionar produto ao carrinho.

Os programadores (caso você disponha desse time) devem inserir o pixel dentro do código fonte do site, de acordo com a página que o evento será contabilizado.

Se o objetivo é contabilizar o número de downloads de um whitepaper, por exemplo, o pixel deve ser inserido na landing page onde o usuário concretiza essa ação, ou seja, na página de “obrigado”, também conhecida como thank you page. É a página que abre para o lead depois que ele preenche o formulário e clica no botão para baixar o whitepaper. 

Além disso, o pixel é indicado também para criar uma campanha de retargeting. Tendo um código aplicado na landing page do whitepaper, você pode saber, por exemplo, quantos usuários entraram na página, preencheram o formulário, mas não clicaram em enviar. Desse modo, com o pixel aplicado na LP, pode usar esse dado para impactar os visitantes indecisos em outro momento.

Como configurar o gerenciador de anúncios

O gerenciador de anúncios é uma ferramenta completa que viabiliza tanto veiculação como também a gestão de anúncios no Facebook, Instagram, Messenger ou no Audience Network

A partir dele é possível criar anúncios, gerenciar quando e onde eles serão veiculados e rastrear o desempenho individual, dos conjuntos de anúncios e das campanhas. Embora seja uma plataforma avançada, ela também atende anunciantes com qualquer nível de experiência. Veja, a seguir, o passo a passo para configurar a ferramenta:

  1. Verifique se você está logado no Facebook.
  2. Acesse o Gerenciador de Anúncios em: www.facebook.com/adsmanager/manager/.
  3. Na tela inicial a ferramenta apresenta uma estrutura semelhante às abas do Google, com quatro opções: Visão geral da conta, Campanhas, Conjunto de anúncios e Anúncios.
  4. A partir daí, você pode:
  • Criar uma campanha de anúncios: para criar os anúncios, basta seguir o passo a passo da ferramenta. Você deve escolher o objetivo de marketing, as pessoas que deseja alcançar, os espaços de exibição e o formato do anúncio. 
  • Gerenciar vários anúncios de uma só vez: o gerenciador de anúncios permite editar as configurações, como público, orçamento e posicionamentos, e duplicar os anúncios para criar cópias deles.
  • Acompanhar o desempenho dos anúncios: é possível visualizar e acompanhar os dados atualizados sobre os anúncios e gerar relatórios. Você pode analisar os resultados da conta, na página inicial, para ter uma visão geral do desempenho de todas as suas campanhas. Mas também tem a opção de focar somente nas métricas mais relevantes para avaliação dos anúncios. 

O gerenciador de anúncios pode ser usado  em também dispositivo móvel. Está disponível para Android e iOS, porém nem todos os recursos podem ser explorados nesta versão.

Como avaliar o desempenho 

A partir do momento que você convence o seu cliente a investir em uma estratégia de mídia digital paga, é fundamental ter em mente que a gestão e análise de indicadores será parte do seu trabalho. Seja para apresentar resultados, seja para melhorar ou alterar as ações e campanhas, é preciso avaliar o desempenho dos anúncios no Facebook e Instagram. Como fazer isso? Veja, a seguir, três maneiras.


• Dados Analíticos 

Na visão geral do gerenciador de anúncios, você obtém um panorama sobre o desempenho dos principais anúncios veiculados no Facebook e no Instagram.

A primeira opção de exibição dos indicadores apresenta dados referentes a uma série de aspectos diferentes, como:

  • Alcance;
  • Valor gasto;
  • Impressões;
  • Ações;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Outras informações


• Relatório criativo

Ainda no gerenciador de anúncios, a segunda opção de exibição do panorama de indicadores apresenta o relatório criativo. É um conjunto recursos que permite acompanhar a veiculação de seus anúncios e métricas por cada unidade de criativo como alcance, valor gasto, impressões e custo por resultado.

Como assim unidade de criativo ?Unidade de criativo é um termo que define cada elemento (unidade) criado em um anúncio como imagem, vídeo, texto, etc. Sendo assim, o gerenciador monitora os resultados isolados de cada unidade.

Na prática, os relatórios gerados podem ser referentes à unidade criativa de um único anúncio ou a um conjunto deles.

Ao analisar esses resultados, é possível ter uma noção sobre as preferências do seu público. Desse modo, fica mais fácil criar campanhas mais assertivas, impulsionando o alcance e a performance dos anúncios no Facebook e Instagram.


• Dados de Campanhas

Além dos indicadores já apresentados, o gerenciador de anúncios entrega uma análise completa e detalhada de suas campanhas. Na página inicial, já é possível visualizar alguns dos dados analíticos como resultados e status da campanha.

Além disso, ao selecionar uma delas, o gerenciador apresenta algumas opções, sendo que uma delas é a de visualizar gráficos referentes ao desempenho da campanha.

Aí é só usar os gráficos, analisar com calma e acompanhar a performance. Com isso, você pode otimizar seus anúncios e ampliar o alcance e o impacto deles. 

#6 Sobre o curso Facebook Blueprint

Para quem deseja dominar a gestão de anúncios, a melhor maneira de começar é estudando profundamente sobre o assunto. Nesta jornada em busca de aprendizado, os usuários interessados têm acesso gratuito a uma ferramenta completa: o eLearning do Facebook Blueprint.

Trata-se de uma plataforma de educação a distância que oferta uma série de cursos e trilhas de aprendizagem para que os alunos possam buscar conhecimento e informação em seu próprio ritmo, aprendendo novas técnicas e funcionalidades para fazer a publicidade no Facebook e no Instagram.

Você pode escolher vários tópicos e criar uma trilha de aprendizagem alinhada às suas principais demandas e metas. Existem três maneiras de estudar com o Blueprint.

1. Blueprint eLearning: programa de aprendizado online que apresenta as melhores práticas de mídia paga e gestão de anúncios no Facebook e no Instagram

2. Certificação Blueprint: programa de certificação que avalia os conhecimentos dos usuários sobre os produtos e serviços de publicidade do Facebook. Para obter a certificação, é preciso ser aprovado em dois dos exames obrigatórios. 

3. Blueprint ao vivo: programa de treinamento presencial que ensina como incorporar os princípios de mídia paga do Facebook e do Instagram na sua estratégia de marketing digital.

Para começar a aprender e conhecer mais sobre gestão de anúncios usando a plataforma eLearning do Blueprint, basta ter uma conta no Facebook. Você pode acessar o catálogo da plataforma, que contém mais de 90 cursos, e escolher aquele que melhor se encaixa no seu momento. Além disso, vale conhecer as certificações que estão disponíveis e se preparar para obtê-las.

#7 O que NÃO fazer em uma campanha em andamento

Tão fundamental quanto criar anúncios no Facebook e Instagram é saber como monitorar e conduzir a campanha durante o andamento. Alguns erros são bastante comuns na gestão de anúncios. Isso porque, muitas vezes, os profissionais esquecem as atividades de monitoramento, fundamentais para garantir bons resultados. Confira, a seguir, o que você não deve fazer em uma campanha em andamento. 

1. Deixar de acompanhar a performance dos anúncios 

A falta de mensuração durante e depois da ação é uma falha bastante comum. Muitas agências simplesmente lançam a campanha solta, se eximindo da responsabilidade de controlar os seus resultados em tempo real. Alguns profissionais não fazem esse tipo de análise nem mesmo depois do encerramento da campanha.

É fundamental acompanhar o desempenho enquanto os anúncios no Facebook e Instagram estão ativos porque, afinal, desse modo é possível corrigir falhas ou problemas em tempo, bem como analisar o impacto dessas ações quando a campanha chega ao fim. 

2. Esquecer da otimização do anúncio

Muitos anunciantes criam uma campanha com anúncios no Facebook e Instagram e esquecem de fazer a otimização. É preciso, por exemplo, ficar atento para a importância de possíveis ajustes, como atualização de preço, alteração da forma de pagamento, parcelamento e frete. Sempre que esses aspectos tiverem sido atualizados no site do cliente, eles precisam ser alterados também nos anúncios digitais. 

Do contrário, você corre o risco de levar o usuário a clicar no anúncio de uma oferta totalmente diferente daquela que está disponível no site. Portanto, vale ter um “checklist” para as alterações sempre à mão. Desse modo, você evita o esquecimento de ajustes, bem como a divulgação de informações equivocadas nas campanhas on-line

3. Não definir a área de abrangência

Tenha em mente que a campanha de remarketing do seu cliente precisa ser focada na região de cobertura onde a empresa dele atua. Se a empresa tem uma estrutura local não adianta criar um anúncio com abrangência nacional. Entretanto, se o foco do negócio for o país todo, vale fazer um recorte geográfico mais amplo para as suas campanhas de remarketing visando atingir um público maior.

4. Não analisar os resultados de remarketing

Criar e lançar os anúncios no Facebook e Instagram não basta. Você não pode deixar que eles funcionem sozinhos. É fundamental acompanhar os resultados em tempo real para corrigir possíveis falhas durante a veiculação.

Com um relatório completo você pode identificar as melhores práticas, onde os usuários estavam quando acessaram o site e o ROI das campanhas de remarketing.

#8 Hacks básicos de otimização de anúncios

Um anúncio criativo e bem pensado nem sempre é sinônimo de sucesso. Por isso, saber precisamente como otimizar a gestão de anúncios para obter os melhores resultados é um dos principais desafios de quem trabalha com mídia digital paga.

Veja, a seguir, 5 dicas básicas que podem ajudá-lo.

1. Usar o recurso de Otimização do Orçamento da Campanha

O gerenciador de anúncios possui um recurso pensado para facilitar a gestão das campanhas: é a otimização do orçamento da campanha.

A funcionalidade permite ao anunciante definir um orçamento único para toda a campanha. Feito isso, o recurso passa a ser gerenciado de forma automatizada, conforme o desempenho dos anúncios no Facebook e Instagram.

Ou seja, se o sistema mapear uma oportunidade para um dos anúncios da campanha, ele irá impulsionar este anúncio, destinando uma fatia maior do orçamento exclusivamente para esse anúncio.

O gerenciador de anúncios trabalha buscando um equilíbrio nos investimentos. Portanto, se aumenta o recursos destinado para um anúncio, automaticamente diminuirá o valor que seria direcionado para outro com menos oportunidades.

2. Instale o pixel de acompanhamento do Facebook Ads

Para fazer uma gestão de anúncios correta e assertiva é preciso adotar boas práticas já na fase de criação dos anúncios. Desse modo, será mais fácil identificar quais campanhas tiveram um melhor desempenho e aprender como melhorá-las.

Para começar a medir a performance dos anúncios e saber como otimizar cada um, o primeiro passo é instalar o pixel do Facebook, um pequeno trecho de código que deve ser instalado no site do cliente, para obter informações e realizar ações, como:

  • Contabilizar o número de conversões realizadas a partir de campanhas do Facebook Ads;
  • Criar uma lista de retargeting, ou seja, de pessoas que visitaram o site e que serão impactadas pelos anúncios no Facebook;
  • Criar uma lista de público semelhante (Lookalike Audience).

Tomando como base a lista das pessoas que passaram pelo seu site, o Facebook irá buscar mais pessoas com perfil parecido, expandindo a audiência dos anúncios. Contudo, isso só irá acontecer se o site tiver o código do pixel linkado. Ou seja, para aumentar seus resultados e diminuir o custo por lead, instalar o pixel é indispensável. 

3. Rastreie todo o tráfego do Facebook Ads utilizando o URL Builder

Mesmo diante da possibilidade de mensurar tantos indicadores, ainda existem algumas limitações. Por exemplo: muitas ferramentas de web analytics, como o Google Analytics, não conseguem mapear o tráfego conquistado por meio de anúncios do Facebook, separando-o do tráfego orgânico.

Por isso, a melhor maneira de mensurar com precisão as campanhas de Facebook Ads é usando o URL Builder. Trata-se de um recurso do Google que viabiliza o rastreamento da origem do tráfego de forma personalizada , tornando a análise dos resultados mais simples e rápida. 

Para usar a funcionalidade no Facebook Ads, o ideal é colocar as tags necessárias na opção avançada do anúncio, em “marcações de URL”. 

4. Faça testes A/B constantemente

Dentro do seu conjunto de anúncios, vale testar duas versões para o mesmo anúncio. Você pode alterar um único aspecto na segunda peça: a imagem, o texto, o call-to-action ou o formato. Assim, será possível fazer exatamente o que fez diferença para o seu público, para replicar a mesma estrutura na criação dos próximos anúncios.

5. Transmita sua mensagem com menos de 20% de texto no anúncio

Sem observar essa regra, certamente os anúncios não terão o alcance esperado porque nem serão entregues aos usuários. O objetivo da regra é evitar que os usuários recebam imagens muito carregadas de texto, com pouco conteúdo visual.

Portanto, vale testar se a imagem do anúncio está dentro das regras com a ferramenta de grade

#9 Ferramentas que podem ajudar na gestão dos anúncios

Para fazer uma gestão de anúncios assertiva, você pode contar com outras ferramentas, além do gerenciador de anúncios. Elas têm potencial para otimizar os processos, assegurando mais agilidade às rotinas de criação e acompanhamento das campanhas. Confira, a seguir, 3 ferramentas que podem fazer a diferença no dia a dia da agência

1. Reportei

Se mesmo com o gerenciador de anúncios o seu time passa muito tempo coletando dados para os relatórios de mídias sociais, o Reportei pode ser a solução.

A ferramenta é simples, prática e gera relatórios completos em apenas 3 segundos. Você pode fazer um teste gratuito durante três dias. 

2. Adespresso

Para a gestão de anúncios no Facebook Ads, o Adespresso é a ferramenta mais indicada. Isso porque ela automatiza ações como a criação de diversos públicos no Facebook. Muito além, ainda possui regras de otimização que podem ser ajustadas de acordo com cada campanha.

Como as agências fazem a gestão de anúncios de vários clientes, o Adespresso é o suporte ideal que otimiza o trabalho da equipe, tornando os anúncios mais eficazes. 

Dentro da ferramenta, é possível fazer o Teste A/B, por exemplo. Vários anúncios são criados para diferentes públicos e o melhor dentre todos é mantido. Dessa forma, a agência pode otimizar os recursos e obter resultados mais positivos tanto em engajamento como em conversões geradas via Facebook.

Além disso, o Adespresso também gera relatórios de Facebook Ads

3. Swydo

Ainda que o Google Adwords seja um dos serviços mais utilizados para gerar conversões em vendas e leads, ele é uma ferramenta bastante complexa, que apresenta centenas de opções de visualização e análise. Se você busca uma alternativa mais simples, o Swydo é a solução ideal.

Trata-se de uma uma ferramenta que gera diversos relatórios como Facebook Ads, Facebook Insights, Analytics e Adwords. O Swydo permite customizar os relatórios, ou seja, você pode criar um template para cada cliente, considerando o perfil dele.

A automação também ajuda: é possível agendar a emissão de relatórios para recebê-los, periodicamente, por e-mail com os dados já compilados para análise. 
Certamente agora ficou muito mais fácil construir uma estratégia de gestão de anúncios mais completa e assertiva. Para melhorar o fluxo de trabalho e otimizar os anúncios, experimente o Operand! A melhor ferramenta para organizar os processos e atividades da agência, aumentando a qualidade de todas as entregas, inclusive dos anúncios.