Conheça os 5 princípios de um gestor para uma agência de sucesso
A gestão de uma empresa é complexa e desafiadora. Dependendo do segmento, uma série de variáveis precisam ser avaliadas e consideradas para a construção de uma estratégia de gerenciamento eficaz, focada em resultados positivos.
E mesmo sabendo que essa é uma tarefa exigente, nem sempre os gestores têm tempo e energia para fazer da gestão uma prioridade. Anualmente, o Censo Agências busca entender como esse processo tem sido conduzido pelos líderes das agências de publicidade e propaganda.
O Censo Agências 2020 revelou que somente 36,3% dos gestores dedicam muito tempo à gestão. Dentre os demais, 27,7% afirmam canalizar pouco tempo para os processos administrativos; 31,2% fazem quando dá tempo e para 4,8% deles não há tempo.
Acontece que, no dia a dia, o gestor se envolve com uma série de outras demandas. De acordo com o Censo Agências 2020:
- 72,1% fazem atendimento;
- 71,4% são responsáveis pelo planejamento;
- 56,1 % conduzem processos administrativos/financeiros;
- 41,4% participam da criação;
- 35% fazem mídia;
- 30,8% conduzem a produção.
Os números mostram que ainda temos um longo caminho a ser percorrido. O ideal é que, gradualmente, o gestor consiga se desligar das tarefas operacionais, voltando seu foco para as responsabilidades do seu cargo.
Queremos ajudá-lo nesta jornada! Por isso, elencamos cinco princípios que podem orientar o desenvolvimento das competências profissionais requeridas para a função.
A partir deles, certamente você conseguirá conduzir a dinâmica da agência de maneira mais coesa e produtiva.
Quer saber mais? Avance na leitura do artigo e conheça os 5 princípios de um gestor para uma agência de sucesso!
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Capacidade organizacional
A organização precisa estar presente na sua rotina. Dessa forma, você terá condições de planejar, conduzir, orientar e acompanhar a execução de todas as atividades.
Comece organizando a sua mesa, seus objetos e documentos. Com os papéis, arquivos, notas fiscais e documentos em ordem, será mais fácil encontrá-los quando precisar de algo específico.
Estenda o mesmo cuidado para o seu ambiente virtual de trabalho. Organize seus arquivos em pastas, defina horários para checar, responder e gerenciar seus emails. Mantenha todos os seus compromissos em uma agenda compartilhada, facilitando a confirmação dos demais participantes.
De preferência, busque armazenar os documentos digitais em uma plataforma na nuvem. Você pode usar um sistema de gestão exclusivo para agências, como o Operand. Além de proporcionar mais segurança, dessa forma você garante alta disponibilidade dos arquivos, com acesso online em qualquer lugar.
Dinamismo
Sem dúvida, esse é um dos mais relevantes dos 5 princípios de um gestor para uma agência de sucesso.
O dinamismo é a qualidade que determina o tempo e o nível de dedicação do gestor para uma tarefa específica. Ser dinâmico requer versatilidade, flexibilidade e destreza, pois isso significa que você compreende a importância de administrar corretamente o seu tempo.
Na prática, você precisa adotar alguns hábitos importantes:
Filtre quais tarefas, de fato, precisam do seu tempo e esforço. Você não pode dedicar horas de trabalho para tarefas pequenas ou até mesmo relativamente insignificantes. Seja por necessidade de controle, seja por insegurança ou por qualquer outra razão, não raramente os gestores canalizam tempo e energia para tarefas inexpressivas, que não geram nenhuma lucratividade para a empresa e podem ser delegadas a funcionários.
Identifique tarefas complexas e necessárias que requerem sua atenção. Algumas atividades não deveriam ser feitas por outro profissional, mas, sim, pelo gestor. O relacionamento com clientes importantes é uma delas.
Afinal, tão contraprodutivo quanto dispensar muito tempo em tarefas insignificantes é se concentrar pouco em tarefas estratégicas e relevantes para a agência.
Um gestor dinâmico têm a capacidade de raciocínio rápido, conseguem dar andamento a tarefas relevantes, direcionando-as para as pessoas certas, e assumindo apenas o que, de fato, cabe ao líder.
O dinamismo, na medida certa, tem o poder de potencializar a produtividade e os resultados do gestor e da agência. É tudo o que você precisa!
Concentração e foco
Quantas vezes você já se viu fazendo uma coisa e pensando em outra? Não deveria, mas essa situação, muitas vezes, é rotineira. Talvez, esse seja um dos princípios de um gestor para uma agência de sucesso mais difíceis de adquirir.
Geralmente, os profissionais estão com a cabeça tão cheia de afazeres e preocupações que tendem a se perder em um enorme labirinto de compromissos, obrigações e deveres. Parece até impossível se concentrar e manter o foco em uma atividade, sabendo que existem muitas outras coisas pendentes para serem resolvidas.
Aliás, como pensar em manter o foco quando a sua caixa de e-mails não para de receber mensagens e o seu smartphone exibe dezenas de notificações? As constantes interrupções roubam a sua atenção e comprometem sua produtividade.
Para alcançar o princípio da concentração, o ideal é estabelecer um controle, limitando ao máximo a interferência de fatores externos. Algumas dicas podem ajudá-lo:
- Na hora de executar uma tarefa, desligue-se do resto. Se preciso, coloque o celular no modo avião. Alguns minutos off podem tornar o seu dia muito mais produtivo, sem prejudicar o andamento das tarefas.
- Estabeleça horários para tarefas específicas, como checagem de e-mail. Você pode acessar sua caixa postal no início do dia, logo após o almoço e no fim da tarde. Lembre-se: o e-mail é apenas uma ferramenta de trabalho!
Delegar responsabilidades
Por mais que você ame criar conteúdo, descentralize. Treine ótimos criativos. Trabalhe ao lado deles, compartilhando o seu sentimento de dono do negócio e mostrando o propósito da agência. Faça o mesmo com profissionais de outros setores. Por fim, tenha a certeza de que todos estão orientados pela mesma visão, ou melhor, pela sua visão de gestor.
É isso: você não precisa executar, se tiver colaboradores que façam isso com a mesma técnica, comprometimento e cuidado que você faria.
E sabe o que mais? Eles podem fazer melhor!
Esse é um dos princípios de um gestor para a uma agência de sucesso que costuma tirar os profissionais do seu lugar confortável. Isso porque muitos líderes são centralizadores e sentem-se inseguros em delegar tarefas.
Pode ser difícil em um primeiro momento, mas deixar de direcionar as demandas para os colaboradores podem prejudicar você e o seu negócio. Ao centralizar tarefas o gestor gera uma sobrecarga de trabalho para si mesmo, levando ao cansaço e, muitas vezes, ao retrabalho.
Portanto, busque cercar-se de profissionais capacitados que podem se tornar seu braço direito na agência. Você precisa de colaboradores treinados, experientes e comprometidos com a visão do negócio. São eles que devem operacionalizar as entregas da agência, e não você.
Siga o fluxo: evite pular etapas!
Para contar com o apoio do seu time, você precisa respeitar esse princípio. Especialmente para projetos mais complexos, elaborar um diagrama, apresentando todas as tarefas necessárias e o modo como elas se conectam é fundamental.
Além disso, deixe claro o grau de prioridade de cada uma delas. Especialmente para as etapas iniciais, que são decisivas para o alinhamento do grupo e o bom andamento do projeto, vale destacar para o time a importância de cumprir com os prazos das entregas.
Essa é a melhor maneiras de apontar o caminho ideal para a execução dos trabalhos e exigir o cumprimento de cada etapa.
Caso contrário, ao pular uma fase ou entrega você pode comprometer o sucesso de um determinado projeto e, com isso, a satisfação do cliente.
Como vimos até aqui, você tem ao seu alcance cinco princípios de gestor para uma agência de sucesso. Certamente, à medida que você avança no exercício de melhoria de performance, outros princípios tão importantes quanto estes irão surgir. De todo modo, o que apresentamos aqui é um ótimo ponto de partida para ajuda você.
Agora, se você já usa algum princípio que nós não citamos no texto, deixe nos comentários. Essa troca é sempre muito enriquecedora!
Gostou deste material e quer ter acesso a outros conteúdos capazes de potencializar a sua performance como gestor de agência? Continue acompanhando o blog da Operand!
Produzimos conteúdo pensando, justamente, em auxiliar você e seu time na jornada rumo ao crescimento da agência 😉
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 15/10/2020
- Categoria: Gestão, Produtividade, Setor Criativo