Projeto de web design: 8 dicas valiosas para agências

Parabéns, sua agência acaba de fechar um contrato para criar um site para um cliente e é hora de preparar o projeto de web design. 

De um lado, está o seu cliente. Ansioso, ele quer ter um lindo site no ar o quanto antes. E entregando ótimos resultados para o seu negócio.

Do outro lado, está você e a equipe da agência. O clima é de stress, porque o time é reduzido, o prazo é curto e o orçamento, apertado. 

As agências enfrentam esse desafio todos os dias. Por isso, reunimos nesse artigo algumas boas práticas na criação de projetos de web design. 

Essas dicas abordam o que deve ser feito antes do início do projeto, durante o projeto e os erros que podem ser evitados. Abordam não apenas aspectos de web design, mas também dicas gerais de processos e fluxos de trabalho.

Não é uma receita de bolo, mas esperamos que sejam dicas valiosas para ajudar você a criar um projeto de web design de sucesso. 

1. Planejamento: Defina o que significa sucesso

Antes de começar a construir qualquer site, é importante que você tenha um briefing do site. Ele é composto por alguns pontos essenciais que devem ser discutidos com o cliente. 

Fizemos um levantamento com proprietários de agências digitais de diversas partes do mundo pra levantar quais perguntas eles geralmente fazem nessa fase de planejamento. 

Por isso, sabemos que as principais perguntas usadas para montar um briefing de site são: 

  • Para quem você está construindo esse site?
  • Você é conhecido por fazer o quê?
  • Você quer ser conhecido por fazer o quê?
  • Daqui um ano, quais resultados você espera ter alcançado?
  • Cite 3 sites de concorrentes que você admira
  • Cite 3 sites de concorrentes que você detesta
  • O que os seus clientes falam sobre você
  • O que você gostaria de saber sobre a agência e ainda não teve coragem de perguntar?
  • O que você gosta de fazer fora do horário de trabalho? (sim, busque conhecer seu cliente como pessoa e construa um relacionamento!)
  • Existe qualquer coisa que não abordamos e que pode nos impedir de seguir adiante?

A agência deve agendar um horário pessoalmente ou online com o cliente (ou com as pessoas mais importantes do time dele) para fazer essas perguntas. 

Com base nas respostas, será possível alinhar por escrito qual é o objetivo principal do site, seu público-alvo, quais são as metas do cliente, como elas serão medidas e quais são suas referências. Essas informações serão fundamentais para o seu projeto de web design. 

2. Supreenda e entregue uma auditoria de design e UX do site atual

Se o seu cliente já possui um site e o seu projeto vai substituir o atual, é importante que vocês olhem para trás antes de avançar. Uma conversa sobre o site atual pode ajudá-lo a conhecer melhor o seu cliente e entregar um projeto de web design mais redondo. 

Na verdade, essa pode ser uma oportunidade de ouro pra que você brilhe apresentando uma auditoria de site, incluindo os principais aspectos de design e UX do site atual. 

Os principais pontos a serem observados na auditoria de design e UX são:

  • Navegação – Verifique quão simples é navegar pelo site e quantos cliques são necessários para chegar a cada ponto da página inicial
  • Design responsivo – Veja como é a aparência das páginas dos site em diferentes dispositivos e se elas se ajustam dinamicamente a diferentes tamanhos de tela
  • Hierarquia visual – Ela existe no site atual? Está correlacionada com as prioridades de mensagens? 
  • Branding – Confira se a marca apresenta consistência em todas as páginas
  • Formulários – Veja se os formulários apresentam boa usabilidade
  • Fontes – Quantos tipos de fontes são usadas no site atual? Elas são legíveis e consistentes? Funcionam para mobile? Falaremos mais sobre esse tópico adiante. 
  • Acessibilidade – O site atual é acessível para pessoas com deficiência? Também vamos dar mais algumas dicas sobre esse assunto. 

Mas o que fazer se o site atual for muito ruim? Essa é a nossa próxima dica. 

3. Não tenha medo de recomendar uma página de “Site em Construção”

Por incrível que pareça, uma página de “site em construção” bem feita pode ajudar a construir relacionamentos e humanizar marcas.

Em alguns casos, ela é mais eficiente que um projeto inacabado ou com problemas, que pode prejudicar o SEO do site com uma taxa de rejeição altíssima. 

Uma página de “site em construção” interessante, informativa e bonita pode ajudar seus clientes a adquirirem e reterem visitantes mesmo quando o site está temporariamente fora do ar. 

Seus elementos mais importantes são os seguintes:

  • Um design intrigante e inovador
  • Uma explicação sobre o negócio
  • Informação de contato 
  • Formulário para captura de lead

Pesquise alguns exemplos de páginas para “site em construção” e chegue com recomendações claras e precisas. 

4. Use ferramentas para criar uma paleta de cores perfeita

A cor é um dos elementos-chave para criar um site que seja agradável aos olhos e que entregue resultados para o negócio. A harmonia das cores usadas e a psicologia aplicada por meio delas pode interferir diretamente no sucesso de um projeto de web design. 

Os dois principais componentes que devem ser levados em consideração na hora de criar paletas de cores para sites são o contraste e a harmonia. São eles que farão com que todas as cores se integrem nas suas propostas cromáticas para os sites dos seus clientes.

Felizmente você pode contar com a ajuda de diversas ferramentas para criar paletas de cores perfeitas para sites. O melhor: a maioria delas é gratuita. Confira nossa seleção:

  • Adobe Color
  • Coolors
  • Color Hunt
  • Material.io
  • ShutterStock Colors Galore
  • Muzli Colors
  • Palettable
  • Color Lisa
  • Movies in Color
  • BrandColors 

Junto com a paleta de cores, você também vai precisar apresentar uma seleção de fontes. Em ambos os casos, menos é mais. Use um número bem limitado de cores e fontes no projeto de web design. 

5. Privilegie as fontes mais adequadas para dispositivos móveis 

Os dispositivos móveis somam 91% do tempo de acesso à Internet no Brasil, segundo pesquisa da Comscore. Portanto, é muito mais provável que alguém acesse o site do seu cliente a partir de um celular. 

Ou seja, faz total sentido que você privilegie as melhores fontes para mobile no seu projeto de web design. 

A escolha das fontes influencia a percepção do usuário sobre a mensagem e a marca de uma empresa e tem um grande impacto na legibilidade do texto do site. Por isso, leve em consideração esses 3 elementos na hora de escolher as fontes: confiança, legibilidade e alinhamento com a marca. 

Outros aspectos que você deve ter em mente na hora de escolher as melhores fontes para sites:

  • Use a regra das três fontes – Uma regra clássica da tipografia é usar no máximo três fontes diferentes em qualquer design. Para sites, use uma fonte primária para os títulos, uma fonte secundária que cubra a maior parte do conteúdo escrito e, em seguida, uma terceira fonte para adicionar destaques a diferentes páginas.
  • Selecione fontes seguras para a web – É fundamental usar fontes que qualquer navegador ou dispositivo possa exibir corretamente. Em outras palavras, fontes que a grande maioria dos navegadores e dispositivos já instalou. 
  • Combine a fonte com o negócio – Esteja você projetando um site para uma pequena empresa de viagens local ou uma empresa de TI, o estilo de fonte escolhido deve ser consistente com essa empresa. 
  • Pesquise bem a fonte – Verifique a aparência das letras, números e símbolos mais comuns nas suas fontes escolhidas para garantir que elas vão funcionar bem no seu projeto de web design.  

Mas e se for possível começar o projeto com uma pré-seleção de cores, fontes e layout pensados por designers profissionais para cada tipo de negócio? É isso que os modelos de template prometem entregar. 

6. Avalie se é o caso de usar um template

Com a pandemia, muitas pequenas e médias empresas (PMEs) acordaram para o fato que precisam ampliar ou melhorar sua presença digital. Quem trabalha com a criação de sites precisa estar preparado para atendê-las com agilidade, qualidade e eficiência.

Muitas dessas PMEs querem contratar um serviço de construção de sites com preço acessível, prazo de entrega curto e aprovação ágil. Nada fácil para a agência, não é? 

Os modelos de template de site permitem uma implementação rápida e podem ser uma ótima alternativa para muitos clientes. Eles facilitam a vida de todos os profissionais envolvidos no processo de criação e aprovação de um website. 

Esses templates buscam atender as necessidades de restaurantes, e-commerces e negócios em geral, como farmácias, salões de beleza e até serviços de educação online.

Atualmente já existem opções de templates de sites profissionais que podem ser usados para praticamente todos os tipos de site. Desde landing pages até sites complexos com as mais diversas funcionalidades.

7. Pense na acessibilidade e não deixe ninguém pra trás

Nos EUA, uma em cada quatro pessoas vive com deficiência. A acessibilidade é importante para que essas pessoas também possam navegar nos sites e se sintam incluídas. 

Além disso, existem aspectos legais, de melhoria da experiência do usuário e de inclusão de novos usuários e vendas/receitas adicionais.

Por fim, pesquisas mostram que os clientes esperam que suas agências digitais garantam que os sites que estão construindo para eles sejam acessíveis.

Como ponto de partida, você pode estudar as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web (WCAG).

Também separamos algumas dicas que você deve levar em consideração no seu projeto de web design para criar um site acessível:

  • O corpo do texto deve ter 16px ou mais.
  • Texto grande (títulos) deve ter 24px ou mais.
  • Contraste – crie contraste suficiente entre o texto e o fundo de acordo com a proporção apresentada nas WCAG (4,5:1).
  • O espaçamento entre linhas deve ser pelo menos 1,5 vezes o tamanho da fonte.
  • Sublinhe todos os links para destacá-los. Alterar a cor do texto por si só não é suficiente.
  • Use títulos para dar estrutura às suas páginas em vez de usá-las como elementos de design visual.
  • Corrija todas as instâncias em que os títulos de uma página não seguem uma ordem lógica (por exemplo, H3 aparecendo antes de H2).
  • Evite reproduzir automaticamente qualquer elemento de vídeo ou áudio na página.

8. Fique atento às tendências para web design e UX

É importante manter-se atualizado sobre as últimas tendências em web design para garantir que seus sites se destaquem da concorrência e causem a primeira impressão certa.

Ao mesmo tempo, a experiência do usuário ou UX ganha cada vez mais relevância na hora de criar e vender sites eficientes e competitivos. Quase todo mundo já sabe que é preciso colocar a experiência do usuário no centro. Mas fazer isso não é algo simples. Nem fácil. 

Isso ocorre porque, além de ser complexa, a UX de sites muda com o tempo. Ele precisa acompanhar as evoluções tecnológicas e as mudanças na sociedade. Nos últimos anos, foi bastante impactada pela pandemia e pela digitalização forçada e apressada de muitos negócios. 

Felizmente, hoje as tendências mais quentes em UX design para sites incluem coisas bem empolgantes como o ressurgimento do dark mode, elementos 3D imersivos e microinterações, entre outras.

Este guest post foi produzido por Carolina Cordioli, Especialista em Conteúdo Internacional na Duda, a plataforma de criação de sites em escala.