Slogan: o que é, como criar e exemplos de sucesso
Um slogan forte captura o que torna uma marca ou produto diferente (e melhor) do que a concorrência. Ele responde à pergunta: “Por que eu deveria escolher você?” E precisa ser cativante.
Basicamente, os slogans devem ser capazes de:
1. Chamar a atenção dos compradores
2. Manter a marca em mente para decisões de compra posteriores
3. Comunicar uma vantagem competitiva e uma proposta de valor
Quando criado estrategicamente, a frase se torna tão parte integrante da marca quanto o logotipo e o nome da marca. Quando você ouve o slogan, o produto vem à mente. E quando você vê o produto, logo lembra do slogan.
Existem alguns conceitos que precisam ser compreendidos antes de iniciar a busca por um slogan forte e marcante. Qual a diferença entre slogan e tagline, por exemplo? Quais os passos para a criação de uma frase criativa?
Quando lemos a frase marcante da Apple “Think Different“, por exemplo, percebemos a inovação e criatividade contida ali. Já em “Because You’re Worth It”, da L’Oréal, sentimos que a marca enfatiza sua qualidade e valor. Ambos os exemplos apresentam a essência e a vantagem competitiva da marca.
Neste artigo, explicamos o conceito de slogan, as diferenças entre slogans e taglines, a importância para o branding, exemplos fortes e como escrever um slogan poderoso.
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O que é um slogan?
A palavra “slogan” é derivada da palavra gaélica escocesa “slogorne”, que significa grito de batalha. Na publicidade e propaganda, ele é definido como uma frase ou lema curto, marcante e memorável criado para promover e anunciar uma marca.
Para um posicionamento de marca exitoso, o slogan deve ser criativo e impactante.
A seguir, listamos alguns tipos de slogans:
- Descritivo: transmitem a promessa, produto ou serviço da marca.
- Específico: revelam os produtos da empresa de forma criativa e memorável.
- Provocativo: levantam questões para mover os consumidores, convidando-os a pensar em como podem melhorar suas vidas.
- Imperativo: exigem uma ação relacionada e normalmente incluem um verbo na frase.
- Superlativo: posiciona uma empresa como a melhor em seu setor ou divisão.
Independentemente do tipo, um slogan sempre será um aspecto essencial da identidade de uma marca. É ele que transmite o valor dela, deixando uma impressão calorosa e duradoura na mente dos consumidores.
Qual a diferença entre slogan e tagline?
Slogans e taglines são semelhantes, mas pequenas características os diferenciam.
Na prática, uma tagline é uma representação mais permanente que reforça a essência da marca, transmitindo o tom e o sentimento que você deseja para seus produtos e serviços. As taglines mais bem-sucedidas se tornam sinônimos de nomes e logomarcas. Geralmente, são aplicadas no final de cada anúncio ou material de marketing publicado.
Por outro lado, os slogans em sua maioria são criados para metas e campanhas específicas, destacando as características de um produto ou serviço da marca. Eles podem ser alterados com frequência, para atender os objetivos de posicionamento da marca em determinado momento.
Um exemplo claro dessa diferença está na marca de automóveis Fiat. Cada lançamento conta com um slogan próprio de divulgação, como é o caso do Fiat Mobi: “O novo jeito de se mover pela cidade.”
Porém, quando vamos pensar na marca Fiat como um todo, é a tagline “A paixão move.” que define a atuação da marca.
É importante pontuar que as marcas podem sim ter slogans mais longos e que fujam da conceituação de tagline. Além disso, tenha em mente que o slogan não representa toda a identidade de uma marca. Ele representa apenas uma parte da estratégia de branding aplicada em suas campanhas de divulgação.
Seja na criação de tagline ou slogan, o essencial é que as frases sejam curtas e representativas, expressando claramente a mensagem, sem deixar margem para dúvidas.
A importância do slogan para o branding
Afinal, como os slogans podem contribuir para a construção da identidade da marca? A seguir, listamos cinco maneiras que mostram a relevância do slogan para um branding de sucesso.
#1 Um bom slogan torna sua marca confiável
Slogans são mais do que frases ou conjunto de palavras que os anunciantes criam. Eles fazem parte de uma estratégia de longo prazo para se conectar com a mente dos clientes. Um bom slogan tem o poder de mostrar ao mercado que determinada marca e seus produtos/serviços são confiáveis.
É por isso que as marcas continuam atualizando seu slogan e a sua tagline até encontrarem a peça perfeita. O McDonald’s, por exemplo, fez uma série de mudanças até encontrar o “Amo muito tudo isso”, em 2003. Para eles, a frase é a representação ideal de sua marca.
#2 O slogan pode ser a sombra da marca
O nome da marca em si nem sempre pode transmitir sua mensagem. Daí a importância dos slogans e taglines para o branding.
Eles são costurados com o nome da marca e são usados em todos os lugares junto com ele, criando uma identidade proeminente. Portanto, podem ser vistos como a sombra do nome da marca. Isso porque desempenham um papel fundamental na comunicação da essência de uma marca.
#3 Um bom slogan é capaz de atrair clientes e motivar profissionais e gestores
Mais do que representar o verdadeiro significado da marca ou ser um gatilho de vendas, o slogan e a tagline resumem o DNA de uma marca. Dessa maneira, tanto gestores quanto colaboradores trabalham sob um único nome, espelhando o compromisso e a lealdade da marca. É mágico para a empresa.
#4 Permite construir relações fortes com os clientes
Na prática, slogans impactantes fortalecem o relacionamento entre os clientes e a marca. Cria sentimentos e atrai pessoas. Dessa forma, a partir do contato com o slogan, uma pessoa pode se relacionar com a mensagem da marca, o que, em última análise, pode levá-la a se tornar cliente e promover a marca para outros consumidores.
Exemplos de slogans e taglines fortes
Os melhores slogans e taglines são curtos, então pode parecer fácil criá-los. Mas, na verdade, compor um bom slogan exige estratégia. Como inspiração, os slogans fortes de marcas de sucesso podem ajudar sua equipe no processo de criação. Conheça alguns exemplos:
Nike: Just Do It.
Os slogans e taglines devem ser simples. Afinal, você quer que seus clientes se lembrem dele. Lembre-se: o slogan não precisa exatamente explicar os produtos ou serviços da empresa. O essencial é transmitir a mensagem da marca, de forma eficaz e eficiente.
Um dos melhores exemplos, com formato simples e bem-sucedido é o da Nike “Basta fazer isso”. A marca criou sua frase icônica em 1988. “Just Do It” que transmite coragem, motivação e força em apenas três palavras e oito caracteres. Todos esses são atributos importantes de um atleta, mas também são qualidades de sua pessoa comum que se esforça por um estilo de vida proativo. “Just Do It” tem sido o slogan da Nike há 36 anos, mas eles criaram muitos slogans, incluindo “Dream Crazy”, “Find Your Greatness” e “I Believe”.
Todas as declarações são curtas e usam palavras poderosas que criam impacto, mas nenhuma tem o mesmo reconhecimento de marca que “Just Do It“, que acabou por se tornar a tagline da marca.
Kit Kat: Have a break, have a KitKat
Para se conectar verdadeiramente com as pessoas, um ótimo caminho é associar o produto ou serviço à rotina e aos hábitos delas. Essa foi a estratégia usada para o slogan do Kit Kat: “Have a break, have a KitKat.” (Faça uma pausa, tenha um Kit Kat).
O slogan foi criado para aumentar as vendas. Na época, a marca estava lutando para convencer as pessoas a escolher sua barra de bolacha coberta de chocolate em vez das centenas de outras opções de doces no mercado. A frase ressoou em tantas pessoas pela identificação, porque todos fazem uma pausa.
Ao ouvir o slogan em comerciais e vê-lo impresso, a associação é criada subconscientemente. Em vez de pegar um Snickers durante um intervalo, as pessoas tendem a comprar um Kit Kat sem nem saber como o branding influenciou sua decisão.
Embora esse slogan tenha permanecido ao longo dos anos, a empresa lançou outros populares, como “Break time, anytime” e “Breaks are good, have one”. Contudo, entre todos esses, “Faça uma pausa, tenha um Kit Kat” é o único reconhecido em todo o mundo.
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03 DE DEZEMBRO
Como escrever um bom slogan?
Usando algumas técnicas e dicas simples, você pode construir slogans incríveis. A seguir, apresentamos boas práticas que irão ajudar na hora de criar slogans. Veja só:
Mantenha-o curto e simples. Crie uma mensagem completa usando de 7 ou 8 palavras. O slogan deve parecer confiável e ser fácil de lembrar e dizer.
Torne-o único e memorável: seu slogan deve ser especial para sua marca. Não use provérbios ou palavras comuns. Em vez disso, seja criativo e escreva algo único que fale pela marca e represente a verdadeira essência dela.
Destaque o que torna sua marca diferente e melhor do que as outras: o slogan deve mostrar o valor especial que você oferece.
Use um gerador de slogans de IA para aprimorar a escrita do slogan: Conte à ferramenta sobre sua marca, clientes, a mensagem que você deseja transmitir, e ela fornecerá ideias para começar. Com esse ponto de partida, é só trabalhar ainda mais nessas ideias para encontrar um slogan perfeito.
Use palavras fortes e positivas: um slogan deve se relacionar com situações da vida cotidiana e tocar seus clientes em um nível emocional. Então, use palavras que criem um sentimento de desejo ou necessidade nas pessoas.
Pense nas personas: tenha em mente quem irá ver e ouvir o slogan. Afinal, ele deve se conectar com seus clientes-alvo.
Teste suas ideias: mostre-as a algumas pessoas primeiro e obtenha seu feedback, antes de usá-las em todos os lugares. Você pode alterar o slogan, levando em conta o que eles dizem.
Slogan é parte essencial de um projeto de branding
Como vimos até aqui, um bom slogan é capaz de resumir o propósito, a missão ou identidade da marca, tanto de forma institucional quanto pontualmente para campanhas ou anúncios, enquanto uma tagline é uma representação permanente que se torna sinônimo de nomes e logomarcas.
Na estratégia de branding, ambos são relevantes. Isso porque eles criam um senso de conexão entre a marca e o consumidor, permitindo um melhor reconhecimento da marca.
Em essência, um slogan é usado para promover uma marca, construir sua reputação e torná-la memorável.
Além disso, um slogan forte contribui para a confiabilidade da marca, motiva os colaboradores, atrai clientes e fortalece o relacionamento com o público.
Construir uma marca é sempre um desafio. Para isso, é preciso um conjunto de habilidades, mas também muita organização e uma equipe focada.
Para ajudar você a montar um cronograma prático e assertivo para o seu projeto de branding, disponibilizamos gratuitamente uma Planilha de Gantt, é só fazer uma cópia do template e usar conforme suas necessidades! 😉
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 01/08/2024
- Categoria: Setor Criativo