5 Tendências de Marketing Digital para 2021
Finalmente, conseguimos dizer adeus a 2020. Agora, além de um novo ano, temos também uma década inteira pela frente. Contudo, ainda que os desenvolvimentos de vacinas forneçam uma previsão mais clara para a recuperação pós-pandemia, 2021 deve ser outro ano volátil para os profissionais de marketing.
A verdade é que as descobertas e lições aprendidas com esse capítulo da nossa história devem influenciar muito tudo o que está por vir. Os efeitos colaterais de um ano sem precedentes desenham uma longa sombra com potencial de gerar uma série de desdobramentos.
Neste artigo, apresentamos as principais tendências de marketing digital que irão orientar os profissionais e remodelar o segmento neste novo ano e além.
2021: tendências de marketing digital para acompanhar
A pandemia global impactou todos os negócios. Afinal, do ponto de vista do marketing digital, o que 2021 trará?
São várias as tendências de marketing digital. Eventos e experiências virtuais, por exemplo, se firmam como estratégias importantes que fogem dos canais de mensagens de vendas tradicionais.
A mídia social como o principal canal de compra, em vez de apenas descoberta
As plataformas de mídia social, como o Facebook, estão tornando mais fácil para os consumidores irem desde a descoberta até a compra, sem nunca ter que deixar a plataforma, criando um caminho simples e perfeito para a compra.
Com a previsão de crescimento do comércio social até 2021, as marcas de varejo terão que se adaptar a essas plataformas com novas regras. Esse é um movimento semelhante ao que muitas fizeram quando passaram a trabalhar com a Amazon.
Para tanto, é fundamental diversificar a atividade de mídia social buscando se conectar com usuários mais engajados. O ideal é enriquecer a experiência do usuário em seus perfis sociais, aproveitando a loja e outros recursos que quebram as barreiras para que o usuário finalize a compra.
Personalização para se conectar com o consumidor
Consumidores informados querem comprar de marcas informadas. Isso implica no desafio de evoluir além da era da personalização e entrar na era do comércio pessoal, onde os consumidores co-criam suas experiências com marcas para refletir suas preferências a qualquer momento.
Eles esperam que as marcas entendam o que compraram no passado e os ajudem a determinar o que devem comprar a seguir. Por isso, uma das tendências de marketing digital é tomar como base todos os dados que as pessoas compartilham conscientemente com a sua marca ao se envolverem com seus sites e canais.
Na prática, não se trata apenas de as marcas atenderem os consumidores onde eles estão. Mas, sim, de dizer a eles o que querem, quando querem.
A partir do momento que as marcas e os varejistas continuam a coletar dados de compradores primários, eles precisam começar a agir de maneira significativa. Ou seja, é preciso prever o que os compradores desejam ver em seguida e entender onde os compradores estão em seus ciclos de compra para prever quando irão, de fato, comprar.
O fato é que as estratégias de marketing digital estão se tornando cada vez mais pessoais, sendo que, em 2021, essa tendência ficará ainda mais evidente.
Com os milhões de dados coletados diariamente pelas plataformas de conteúdo, como o Facebook, Instagram e YouTube, os algoritmos traçam perfis que serão impactados com conteúdos personalizados, aumentando a eficácia das campanhas.
De tal modo, e-mail marketing, anúncios em redes sociais e até a produção de conteúdo visa estabelecer uma conexão pessoal e única com o usuário.
A força dos eventos virtuais
Eles chegaram por necessidade, diante da imposição do isolamento social, mas vieram para ficar devido ao ROI e à acessibilidade.
Uma das tendências de marketing digital é que muitos eventos permanecerão virtuais não apenas por causa de preocupações contínuas de segurança, mas também como resultado das lições aprendidas em 2020.
As empresas descobriram que, ao optar pela modalidade virtual, abriram seus eventos para um público totalmente novo, já que a participação se tornou mais acessível.
Além disso, para eventos virtuais, questões de visto, restrições de viagens e custos deixam de ser preocupantes, permitindo um maior comparecimento e mais participação. Isso significa menor custo para mais pessoas e maior ROI.
O segredo é ser criativo e gerar engajamento com a presença de grandes nomes, conteúdo rico e um pouco de diversão, é claro.
Além disso, o evento ao vivo é sempre mais interessante, uma vez que proporciona maior interação. Afinal, em certa medida, os participantes procuram algo que possa substituir, mesmo em parte, um evento ao vivo. Sim, existem complicações que podem acontecer com eventos ao vivo, mas a recompensa é muito maior do que o risco.
Em 2021 e além, os eventos virtuais continuarão a ser uma rota popular para envolver um amplo conjunto de clientes, à medida que as empresas enxergam os muitos benefícios dos eventos virtuais.
Seleção cuidadosa de canais de mídia social
A máxima de que quantidade não representa qualidade faz muito sentido neste caso. Nem sempre estar em todas as redes sociais é a melhor estratégia. Até mesmo porque, dificilmente, a sua presença tem a mesma relevância em todas elas.
Observando isso na prática, muitas marcas e agências de publicidade estão começando a reduzir o número de canais de mídia social que usam para compartilhar e influenciar, e com razão.
Afinal, com tantos canais disponíveis e muitas empresas tentando permanecer relevantes em todos eles, a necessidade de priorizar os canais que conversam com seu público é clara.
Reduzir os canais de mídia social para apenas os mais relevantes não será apenas uma das tendências de marketing digital, mas, sim, uma estratégia inteligente e eficaz.
A realidade aumentada como chave para o engajamento digital
Como uma nova forma de tecnologia interativa, a realidade aumentada (RA) surgiu como uma maneira complementar às informações virtuais proporcionando interação com o ambiente físico.
Sendo assim, o potencial inovador da ferramenta permite que os profissionais de marketing envolvam os consumidores com conteúdo relevante.
Hoje, as pessoas já estão comprando produtos nas mídias sociais. Porém, com a ajuda da RA, a experiência pode ser muito mais atrativa. Isso porque o usuário faz a compra sem ter que se deslocar até uma loja, já que ele pode entrar em uma loja virtual, experimentar os produtos e comprá-los online.
Atualmente, o Facebook é proprietário da Oculus VR e possui dezenas de patentes de realidade aumentada. Portanto, é apenas uma questão de tempo até que os especialistas em marketing aprendam a incorporar RA ao engajamento digital.
Essa é uma das tendências de marketing digital mais incipientes. Por isso, agora é a hora de pesquisar, aprender e considerar como a RA pode ser usada em ativos digitais atuais.
Como vimos até aqui, 2021 traz uma série de novas tendências de marketing digital que podem potencializar ainda mais sua estratégia. Portanto, vale buscar conhecer melhor cada uma delas.
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Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 13/01/2021
- Categoria: Gestão, Produtividade, Setor Criativo