Teste: Qual seu perfil profissional na metodologia DISC?

De acordo com a Metodologia DISC, todas as pessoas têm potencial para o sucesso. Entretanto, a chance de alcançá-lo acontece principalmente quando o profissional exerce atividades adequadas ao seu perfil. Portanto, para descobrir o seu perfil profissional e comportamental é possível fazer o teste DISC.

Qualquer pessoa pode se adaptar a um perfil comportamental, porém, isso requer esforço e conhecimento referente às características que devem ser desenvolvidas. Além disso, pessoas que realizam atividades alinhadas ao seu perfil tornam-se mais, produtivas realizadas e felizes.

O que é o Teste Disc?

A sigla representa os termos em inglês dos quatro comportamentos, classificados como: Dominante (Dominance), Influente (Influence), Estável (Steadiness) e Analítico (Conscientiousness).

Principais Características de cada estilo

Dominante

Os profissionais que apresentam o perfil dominante são focados nas tarefas e nos resultados. Ou seja, são firmes e decididos, sabem comandar, são competitivos, audaciosos e independentes. Além disso, não se adaptam a tarefas estáticas e necessitam constante variação.

Influente

Já os influentes são extrovertidos e práticos. Aliás, amigáveis e acessíveis, possuem bons relacionamentos por serem comunicativos e conversadores. Certamente, entusiasmados e emotivos.

Estável

Os estáveis, por sua vez, são introvertidos e teóricos. Possuem como principais características o equilíbrio, a perseverança e compreensão. São bons ouvintes e adotam postura conservadora e de lealdade. Ou seja, são também calmos, pacientes e prestativos.

Analítico

Por fim os analíticos apresentam grande necessidade de segurança. Apresentam grande tendência ao perfeccionismo. Sendo exigentes com a qualidade são, ao mesmo tempo, organizados, sistemáticos, específicos e minuciosos. Uma das grandes características é a autodisciplina. Tendem a ser retraídos e discretos.

Conclusão

Analisando as características de cada perfil conclui-se que a importância da avaliação do perfil comportamental nas organizações apresenta benefícios no momento da contratação, na construção de equipes, nas relações interpessoais, remanejamento e promoção do autoconhecimento. Não se correrá, por exemplo, o risco de contratar um profissional estável para o setor de vendas.

O teste disc não determina personalidade e tampouco devem ser utilizados para rotular profissionais. Eles indicam uma tendência comportamental que também pode mudar ao longo do tempo. Portanto, mapear as tendências comportamentais significa obter, em tempo real, uma gama de informações que podem auxiliar a decisão na contratação do profissional certo para o lugar certo. Desta forma, é possível potencializar a produtividade, auxiliando o gestor a obter do profissional aquilo que ele tem de melhor.

Em parceria com a Albcon Consultoria desenvolvemos um teste* e um e-book para você descobrir seu perfil e saber quais as principais características. Vem ver!

teste-disc-perfil-profissional-e-comportamental

* Esse é um teste básico de perfil profissional e comportamental e não substitui o acompanhamento profissional para o aprofundamento da metodologia DISC e a aplicação de um assesment.


Sabia que o Operand pode te ajudar a melhorar a gestão de tarefas, projetos e a ter uma visão completa da produtividade do time? Coloque em prática seu planejamento e potencialize seus resultados contratando um sistema integrado de gestão. Clique abaixo e experimente!

Quero receber o contato de um especialista