Teste: Qual seu perfil profissional na metodologia DISC?

De acordo com a Metodologia DISC, todas as pessoas têm potencial para o sucesso, mas a chance de alcançá-lo acontece principalmente quando o profissional exerce atividades adequadas ao seu perfil. Para descobrir o seu perfil comportamental é possível fazer o teste DISC.

Qualquer pessoa pode se adaptar a um perfil comportamental, porém, isso requer esforço e conhecimento referente às características que devem ser desenvolvidas. Pessoas que realizam atividades alinhadas ao seu perfil tornam-se mais, produtivas realizadas e felizes.

A sigla representa os termos em inglês dos quatro comportamentos, classificados como: Dominante (Dominance), Influente (Influence), Estável (Steadiness) e Analítico (Conscientiousness).

As principais características de cada estilo são:

DOMINANTE: Os profissionais que apresentam o perfil dominante são focados nas tarefas e nos resultados, são firmes e decididos, sabem comandar, são competitivos, audaciosos e independentes, não se adaptam a tarefas estáticas e necessitam constante variação.

INFLUENTE: Já os influentes são extrovertidos e práticos, amigáveis e acessíveis, possuem bons relacionamentos por serem comunicativos e conversadores, entusiasmados e emotivos.

ESTÁVEL: Os estáveis, por sua vez, são introvertidos e teóricos. Possuem como principais características o equilíbrio, a perseverança e compreensão. São bons ouvintes e adotam postura conservadora e de lealdade. São também calmos, pacientes e prestativos.

ANALÍTICO: Por fim os analíticos apresentam grande necessidade de segurança. Apresentam grande tendência ao perfeccionismo. Sendo exigentes com a qualidade são, ao mesmo tempo, organizados, sistemáticos, específicos e minuciosos. Uma das grandes características é a autodisciplina. Tendem a ser retraídos e discretos.

Analisando as características de cada perfil conclui-se que a importância da avaliação do perfil comportamental nas organizações apresenta benefícios no momento da contratação, na construção de equipes, nas relações interpessoais, remanejamento e promoção do autoconhecimento. Não se correrá, por exemplo, o risco de contratar um profissional estável para o setor de vendas.

O teste disc não determina personalidade e tampouco devem ser utilizados para rotular profissionais. Eles indicam uma tendência comportamental que também pode mudar ao longo do tempo. Portanto, mapear as tendências comportamentais significa obter, em tempo real, uma gama de informações que podem auxiliar a decisão na contratação do profissional certo para o lugar certo. Desta forma, é possível potencializar a produtividade, auxiliando o gestor a obter do profissional aquilo que ele tem de melhor.

Em parceria com a Albcon Consultoria desenvolvemos um teste* e um e-book para você descobrir seu perfil e saber quais as principais características. Vem ver!

* Esse é um teste básico e não substitui o acompanhamento profissional para o aprofundamento da metodologia DISC e a aplicação de um assesment.