Checklist para planejamento da agência para 2020

Já chegamos ao final do ano? Sim, chegamos! E com o fim de ano, vem toda a carga junto. É projeto de final de ano aqui, análise de resultados ali, feedback com a equipe acolá e, quando você vê, o ano acabou e você não conseguiu finalizar todas as suas pendências e começar planejamento da agência para 2020. É muita coisa para fazer, né? Vida de agência não é fácil!

Mas calma, respire! Há dois lados bom nisso. O primeiro é que você não está sozinho e não é o único preocupado com as entregas e em estruturar o planejamento para o novo ano. O segundo é que com esse checklist, você vai conseguir fechar o ano com chave de ouro sem nenhuma pendência e deixar o planejamento para 2020 daquele jeito, bem redondinho!

Quer ver tudo o que você não pode deixar de fazer pra começar 2020 bem e obter resultados incríveis com a sua agência? Continue a leitura! 🙂

Você já analisou os resultados do ano?

Aqui vai a pergunta, como começar a planejar 2020 sem nem ter analisado os resultados de 2019? Se você é daqueles que deixa para analisar no último minuto, aqui vai uma dica: não seja! 

Analisar o resultado é de extrema importância para saber o que funcionou ou não na estratégia que você adotou.

Aproveite esse momento para refletir sobre:

  1. Ações feitas
  2. Investimentos Realizados
  3. Parcerias Realizadas
  4. Como foi a produtividade da equipe
  5. Sua estratégia de precificação funcionou?
  6. Sua equipe engajou bem no processo de trabalho?
  7. Qual foi o índice de refação?
  8. O que você fez que não gostaria de ter feito ou feito diferente como gestor?
  9. Você dedicou tempo suficiente para pensar na gestão do negócio?
  10. Ficou atento à motivação da equipe?

Analise meticulosamente todas as ações que a sua equipe realizou durante o ano e quais deram mais resultados. Dessa forma, você pode manter o que funcionou e pensar em novas alternativas para o que não deu tão certo assim. 

Retrospectiva do que não foi possível entregar

Somos humanos, nem sempre conseguimos fazer tudo que foi planejado. As vezes, queremos fazer tanta coisa, abraçamos com toda a animação, mas… vem a realidade! Talvez não fosse o melhor momento para a ação, ou talvez a tarefa não era tão simples quanto parecia. Quem nunca, né? 

Por isso, investigue todas as ações e projetos que ficaram em standby e pondere os motivos.

  1. Não era o momento?
  2. Faltou conhecimento?
  3. Faltaram recursos para a equipe?
  4. Não fazia tanto sentido na estratégia do cliente?
  5. Não traria resultados?

Fazendo assim, você conseguirá refletir de um modo mais concreto os motivos de não realizarem cada ação. Que poderão ser ajustadas para 2020, ou descartadas caso não se enquadre na realidade do seu negócio ou da estratégia do cliente! 🙂

Agora, igualmente importante é poder analisar quanto tempo sua equipe dedicou para o retrabalho em 2019. Você desenvolveu formas de analisar? Se sim, ótimo! Faça um relatório com o índice de retrabalho de cada mês. Assim você poderá identificar onde seu time está perdendo em produtividade e quais os motivos. Caso ainda não tenha implantado uma forma de mensurar esse índice, comece em 2020. É uma métrica essencial para uma agência de sucesso. O Operand pode te ajudar com isso. 

Já pesquisou as tendências para 2020?

Crucial para ter ideias e não poderia ser diferente para o planejamento. É necessário acompanhar as tendências para não ser antiquado. É a realidade, o mercado muda, as preferências também. Tudo está em constante movimento. Se não acompanharmos as mudanças, ficamos para trás não só em conhecimento, mas também nos resultados.

Pesquise as tendências de 2020 para fornecer sempre as melhores entregas para os seus clientes. Você pode pesquisar por:

  • SEO
  • Novas ferramentas para estratégia
  • Temas que são tendência para gerar conteúdo
  • Assuntos mais comentados no ano de 2019 pelo Google Trends
  • Ciência de Dados e Marketing de Dados
  • Analisar relatórios de tendências para o novo ano
  • Entre outros.

Já estruturou seu planejamento de Marketing?

Estamos na véspera de 2020, já não podemos deixar brechas e dúvidas para o próximo ano. É de extrema importância entrar no ano de 2020 com todo o seu planejamento traçado e alinhado. 

Fazer o planejamento estrutural, operacional e estratégico da agência é essencial para que em 2020 você possa colher bons resultados!

Segundo dados do Censo Agências 2019, 70% dos gestores não têm tempo para pensar na estruturação da agência, ou seja, apenas 30% dos gestores conseguem se dedicar ao planejamento.

Aqui na Operand, nós usamos as OKRS para organizar todo o nosso planejamento e fluxo de trabalho. Com essa metodologia, conseguimos desmembrar nossos objetivos macros, tornando a gestão e o planejamento muito mais fácil de serem visualizados e lançando como tarefa para cada equipe. Essa mesma metodologia pode ser aplicada para que você mapeie os objetivos estratégicos para a sua agência atingir em 2020

Assista o nosso Webinar sobre como estruturar um planejamento utilizando as OKRS e o Operand.

Já forneceu feedback para a sua equipe?

Nada melhor que terminar o ano dando aquele feedback para a equipe. Sejam críticas construtivas ou de parabenização, sempre forneça! 

O feedback tem o poder de dar um gás na equipe e despertar o sentimento de união, onde todos trabalham juntos para alcançar o mesmo objetivo: o sucesso! 🙂

Pense mais como equipe e menos individualmente. Manter o espírito colaborativo irá ajudar todos a desenvolverem um bom trabalho. 

Já orçou as ferramentas e materiais necessários?

Tem coisa pior que começar o ano não tendo as ferramentas para trabalhar? Executar tarefas no “jeitinho brasileiro”, na famosa gambiarra, não é o ideal.

Alinhe com a sua equipe o que eles precisam para realizar as tarefas e faça uma lista. Profissionalize o trabalho com ferramentas que realmente facilitem a sua vida.

É alguma ferramenta de análise? Peça para computador? Cursos? Pense nisso como um investimento, funcionários que buscam melhorar o seu trabalho, são funcionários que estão engajados com a sua empresa e causa. Aproveite e retenha esses talentos! Se você ainda não tem uma ferramenta de gestão, aqui vai mais uma dica: talvez já passou da hora.

Já procurou os eventos mais importantes da área para 2020?

Qual a melhor forma de reunir ideias e captar insights do que direto da fonte? Os eventos onde reúnem os principais profissionais da área são sempre iniciativas muito boas para engajar os criativos. Faça uma lista disso também e proporcione a participação da equipe da agência nestes eventos. É importante para manter a atualização.

Já organizou o planejamento de conteúdo do primeiro trimestre para os clientes?

O ano tem que iniciar com trabalho! Nada de deixar para planejar que temas abordar nas redes sociais deles só no ano que vem. O momento é agora! Fazer tudo com antecedência irá contribuir para entregas melhores. 

Alinhe com a sua equipe os melhores conteúdos que poderão trazer mais resultados de acordo com os objetivos do cliente e o público-alvo. 

Muito mais fácil saber o que falar quando sabemos que objetivos queremos atingir e para quem. Imprima um calendário para já planejar ações em datas importantes!

Mas, se você está com dificuldade de achar boas referências, pode buscar aqui nesses 18 blogs de publicidade e marketing.

E aí, riscou todos os itens da sua lista? Esperamos que dessa forma você consiga fechar todo o seu checklist de planejamento da agência 2020. Faltou algum item? Compartilha com a gente! 🙂