A Gestão Tecnológica nas Agências Digitais
O mundo digital abriu um novo horizonte para micro, pequenas e médias empresas. Cada vez mais esses tipos de negócios utilizam o meio digital. Não apenas para captar vendas, mas também para construir relacionamentos sólidos com seus clientes. Ou seja, criando evangelizadores de marca por meio das redes sociais. Algumas empresas usam os meios digitais não só como uma ferramenta para expor a marca e criar engajamento. Elas baseiam inteiramente seus negócios nas novas mídias, tais como Mercado Livre, Instagram, sites de serviços etc. Mas, afinal, qual a importância da gestão tecnológica nas agências digitais?
Neste contexto, diante do crescimento deste tipo de negócio e do desafio das pequenas e médias empresas – estar cada vez mais presentes em todos os momentos no dia-a-dia dos seus públicos – o trabalho das agências digitais vêm se tornando cada vez mais importante e relevante.
Hoje, com o amplo leque de serviços oferecidos pelas agências digitais, que abrange desde a criação de peças e campanhas até consultoria de marketing surgem muitos desafios. Certamente, um dos principais desafios é pensar de que modo a gestão tecnológica nas agências digitais pode otimizar os processos e impactar no resultados.
A ALTA RENTABILIDADE DOS SERVIÇOS WEB
Dentre esses serviços, uma das modalidades que traz bastante rentabilidade financeira para as agências digitais é o conjunto de serviços web. Que compreende a criação e gestão de sites, SEO, email marketing etc. Sendo um serviço tão representativo para as agências, é natural que elas precisem investir cada vez mais em infraestrutura tecnológica de qualidade. Ou seja, para que possam entregar resultados finais satisfatórios para seus clientes. Como o número de jobs é crescente e a complexidade das demandas parece ser cada dia maior, é indispensável que as agências pensem em como gerir melhor os seus processos. Afinal, é preciso reorganizar o fluxo, tipicamente caótico.
Deste modo, a gestão tecnológica surge como uma solução para as agências que precisam de uma infraestrutura de qualidade para hospedar e gerir as aplicações de clientes. Portanto, uma das ferramentas mais usadas poderia ser a hospedagem na nuvem.
Porém, muitas agências digitais deixam de utilizar cloud computing pela sua complexidade. Como não possuem equipe técnica especializada e não têm muitos recursos para contratar empresas de gerenciamento de hospedagem, deixam de usar uma ferramenta que simplificaria muito suas rotinas.
TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS
Para tornar o investimento em gestão tecnológica viável, elas vêm seguindo uma tendência. Essa tendência é impulsionada pelo crescimento da tecnologia de negócios no mundo inteiro. Que é a terceirização de serviços. Assim, em vez de gerenciarem sua infraestrutura, as agências digitais podem simplesmente contratar uma plataforma cloud automatizada (CAMP – Cloud Automated Management Platform), que gerenciará de forma automática os seus clientes.
As agências podem gerir centenas de websites, emails, domínios e bancos de dados a partir de uma única plataforma. Ou seja, mesmo sem um time de especialistas na área e sem um entendimento técnico do ambiente na nuvem, elas têm acesso a tecnologia de hospedagem cloud de ponta.
BENEFÍCIOS DA TERCEIRIZAÇÃO DA GESTÃO TECNOLÓGICA NAS AGÊNCIAS DIGITAIS
# 1 Redução de Custos
Como a maioria das agências possui equipes enxutas e recursos limitados, gastos altos com profissionais ou empresas que realizam a gestão manual de suas infraestruturas ficam fora de questão. Portanto, a terceirização da gestão tecnológica nas agências digitais é uma solução que garante o acesso aos recursos. E, de quebra, a redução de custos.
# 2 Gestão Centralizadora das Aplicações
É comum que agências digitais possuam websites e emails hospedados em diversas soluções diferentes, o que significa menos controle e menos produtividade. Além disso, a terceirização da gestão tecnológica nas agências digitais fornece a oportunidade de focar no core dos seus negócios. Seja na produção de peças e campanhas, criação de websites ou gestão de email marketing.
# 3 Aumento na qualidade do serviço prestado
Com mais tempo para focar nas atividades mais relevantes e rentáveis e uma infraestrutura segura e estável tudo fica melhor. As agências conseguem entregar resultados memoráveis para seus clientes. Ou seja, como não precisam se preocupar com infraestrutura tecnológica, podem direcionar profissionais e energia para aquilo que realmente importa.
Enfim, a gestão tecnológica das agências digitais é um assunto em voga dentro desse tipo de negócio. Boa parte das agências vem prestando mais atenção em seus processos internos, buscando otimizá-los para conquistar mais produtividade. Portanto, uma gestão tecnológica eficiente é um dos pilares para que elas continuem no caminho do crescimento.
Especialista em Marketing e Comunicação Estratégica e Especialista em Marketing Digital pela Sustentare Escola de Negócios. Trabalha com marketing e comunicação há mais de 8 anos. É apaixonada por comunicação e pela natureza e adora conteúdo! 🙂
- Por Larissa Muhlbauer em 23/04/2018
- Categoria: Gestão