Alta performance nas redes sociais: o papel do social media
Se você quer resultados acima da média nas redes sociais, ou seja, garantir alta performance nesse universo, é importante que entenda o papel do social media.
Muito mais do que aquela pessoa que traça uma estratégia e publica posts, esse profissional é aquele que terá o feeling de encontrar as melhores oportunidades para posts de sucesso, estudará as tendências do mercado e claro, os clientes que ele atende.
De fato, é o sonho de muitos social medias novos alavancar milhões de visualizações, leads, vendas e curtidas astronômicas, mas para isso é necessário entender o que está por trás dos posts virais e das estratégias que fazem vender bem.
Atualmente, onde as redes sociais estão em alta e 4,7 bilhões de pessoas se mantêm conectadas na internet, é necessário pensar “fora da caixa” e desenvolver soluções diferentes, obter insights relevantes e inventar o futuro.
Assim como a pessoa que desenvolveu o primeiro viral do TikTok, por exemplo, também pode ser que você crie uma tendência nova nessa ou em outras redes sociais.
Mas para esse e demais resultados, é necessário entender o seu papel dentro dessa história, o social media que transforma ideias de sucesso em resultados de tirar o fôlego.
Continue a leitura e saiba como esse profissional obtém alta performance em redes sociais.
Primeiramente, o que faz um social media?
Antes de qualquer coisa, é importante compreender exatamente o que é um social media e como esse profissional está inserido, não só na rotina de redes sociais, mas também na estratégia e demais fatores, como a gestão, que juntos alavancam resultados.
Por definição, social media são os meios de contato de empresas a seus clientes, que ofertam conteúdos, comunicação, artes e demais materiais para criarem uma relação harmoniosa e boa para ambos os lados.
O profissional que trabalha com as mídias sociais também ganha o nome de social media, pois ele atua para estudar as necessidades de seus clientes e traçar os melhores caminhos para a obter sucesso.
Como funções, pode-se citar planejamento, criação, interações, postagens, análise, produção de relatórios e muitas outras pequenas tarefas, que dependem das necessidades dos clientes.
Rotina desse profissional
Por ser considerada uma profissão nova, e que surgiu devido à grande necessidade das empresas e marcas em estarem presente no mundo digital da melhor forma, precisamente nas redes sociais, muitas pessoas não sabem o que o social media faz.
Sendo assim, é normal que determinados equívocos ocorram ao falar sobre esse profissional, que algumas pessoas pensam ser famoso nas redes sociais e que vive de permutas e “mimos”.
Na verdade, o social media é um profissional que não precisa ter fama ou ser um blogueiro, já que sua vida pessoal não tem relação com a excelência de seu trabalho para outras empresas.
Ao passo que existem equívocos, muitas pessoas querem começar a carreira nesse setor e conhecer mais sobre a rotina dessa profissão. Veremos a seguir um pouco mais sobre a rotina do social media.
Realização de planejamentos
Após fechar o contrato com o cliente, o primeiro passo da rotina do social media é realizar o planejamento das redes sociais, caracterizado por um documento repleto de informações e dados estratégicos sobre a marca.
No planejamento, consta o público-alvo do cliente, estudo de mercado, concorrentes, números internos, diretrizes de posicionamento e de trabalho nas redes sociais, e a definição das estratégias, seja inbound marketing, outbound, dentre outras.
A partir desse documento, o profissional poderá desenvolver a identidade visual, branding, estabelecer o tom de voz da marca e algumas regras de conteúdo e postagem, para manter o padrão, a qualidade do feed e do relacionamento com os usuários.
Produção de conteúdo
A partir dos direcionamentos que constam no planejamento, o social media deverá partir para a produção de conteúdo para as redes, certificando-se que cada post é mais uma oportunidade de se aproximar dos seguidores e atender suas necessidades.
Desde uma postagem que será patrocinada até mesmo uma dica de uso de determinado produto, elas devem estar alinhados com o público-alvo e tom de voz da marca, assim como os conceitos abordados no branding.
Para que não corra o risco de se repetir ou focar apenas em vender, por exemplo, é necessário fazer um calendário, para separar as editorias, datas sazonais, e formas de trabalhar com o conteúdo.
Nesse momento tão importante é preciso pensar que existem milhões de perfis nas redes sociais e que mesmo os nichos mais específicos têm uma grande concorrência, sendo necessário fazer a diferença perante tantos conteúdos.
Variar os tipos, como, por exemplo, stories, carrosséis, vídeos, IGTV e até mesmo os famosos reels, são formas de obter mais sucesso.
Relatórios
Depois que as postagens estão no ar é hora de analisar esses conteúdos e as estratégias realizadas, fazendo relatórios.
Atualmente, as redes sociais possuem várias ferramentas para isso, como o gerenciador de negócios do Facebook, que traz dados sobre audiência, visualizações, cliques e demais KPIs.
Além disso, é possível ver o desempenho de posts patrocinados, que podem trazer insights para próximos conteúdos.
Analisar frequentemente os dados que as redes sociais fornecem, além de compreender a alta quantidade e tomar atitudes a partir deles, é parte essencial da rotina do social media.
Como garantir alta performance nas redes sociais?
Agora que você sabe o que esse profissional faz, fica o questionamento: como se sobressair e garantir alta performance nas redes sociais?
A primeira dica é ter conhecimento, seja através da faculdade, cursos específicos, livros, palestras ou demais maneiras de se informar.
Ao saber exatamente as atribuições de um social media e o seu papel para o sucesso dos clientes no universo das redes sociais, o profissional terá mais direcionamento e poderá ter mais resultados positivos.
Outra dica muito importante é ter referências, seja a partir do estudo de mercado, acompanhamento de tendências ou de redes sociais de marcas de sucesso.
Por último e não menos importante, é essencial procurar ajuda de outros especialistas na área, para obter direcionamentos concretos e que auxiliem a traçar sua carreira de sucesso.
Apesar de a concorrência ser grande, o que está acontecendo com muitas outras carreiras também, é preciso explorar a criatividade, acreditar no seu potencial e habilidades.
Não existe receita mágica para ser o melhor social media do país, mas sim direcionamento e cursos que auxiliam a tomar as melhores decisões. Agora que você entendeu o que faz um social media e o seu papel para o sucesso nas redes sociais, continue por aqui e leia sobre 10 estratégias de marketing digital.
Elisangela Celli é CEO e Fundadora da EC2Elis Agência Digital, empresa de Florianópolis – SC que possui um curso online para empreendedores que desejam ser um Social Media de Alta Performance trabalhando home office.
A EC2Elis Agência Digital ajuda o Social Media que não trabalha em agências a prosperar e estruturar a sua “Eugência” com cara de agência grande. Além disso, com nosso treinamento pequenas empresas podem estruturar seu marketing digital de forma que dê retorno sobre o investimento através de resultados significativos.
- Por Elisangela Celli em 07/10/2021
- Categoria: Produtividade, Setor Criativo