Como um sistema de gestão pode impactar na motivação do time
Para os gestores, a missão de gerenciar a agência traz um universo de desafios que abrangem a estrutura, as áreas e o mercado. Mas não só isso. As principais demandas envolvem as pessoas. Fazer um bom processo de seleção, escolher os profissionais certos, promover capacitação e treinamentos e manter uma equipe alinhada e motivada. Ufa! Essas são apenas algumas das atividades que exigem do gestor um tato especial para lidar com os colaboradores. Como a sua empresa está lidando com a motivação do time?
Afinal, são eles que dão vida aos projetos e jobs que devem ser entregues. Sem dúvida, na realidade da agência, a principal matéria-prima é o recurso humano. Diante de tantos desafios, quais caminhos o gestor pode escolher para potencializar os talentos e manter seu time alinhado ao propósito da agência? Com quais ferramentas ele pode contar? Será que um sistema de gestão pode impactar na motivação do time?
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#1 Time-sheet simplifica a gestão do tempo e e motiva time
Na rotina da agência, a falta de um gerenciamento adequado do tempo pelo gestor e pelos profissionais pode levar a equipe a viver em um ritmo acelerado, correndo sempre atrás da máquina. E não só isso: quando o tempo não é bem gerido, a tendência é que a agência se depare com profissionais estressados e doentes. E, além disso, clientes insatisfeitos por conta de jobs atrasados.
De acordo com dados do Censo de Agências 2018, uma das maiores dificuldades de gerenciamento dos gestores é mensurar a produtividade do time, para ajustar as demandas à capacidade de resposta. A sensação mais comum entre os profissionais e os gestores é de que o tempo se esvai e as tarefas apenas se acumulam em um looping sem fim. Mas, calma!
A boa notícia é que com um software de gestão como o Operand você pode ter a noção exata de como os profissionais estão usando o tempo deles. Com a função Timesheet, os colaboradores podem fazer o apontamento de horas de duas maneiras:
- Automática: o colaborador deverá Iniciar e Parar o Timesheet para apontar o tempo dedicado a cada atividade.
- Reporte manual: colaborador deverá sinalizar o tempo – horas ou minutos – dispensado para cada tarefa.
#2 Dados armazenados com segurança e histórico dos clientes
Sabemos muito bem que cada cliente é um universo à parte. Por isso, quanto mais conhecermos suas características e preferências, melhor. Para ter o perfil completo de cada um deles, com todos os arquivos e jobs anteriores disponíveis on-line e acessíveis a qualquer hora e em qualquer lugar, o Operand também te ajuda.
Com o sistema, a sua agência tem 2 GB de espaço para armazenamento de arquivos, compartilhado entre todos os usuários da sua conta. Assim, todas as informações sobre o cliente e as entregas já feitas ficam disponíveis para consulta, sempre que preciso. Ou seja, esse recurso é fundamental porque fornece à equipe a possibilidade e acessar o histórico do clientes e consultar referências. Sabendo o que já foi feito, os criativos, por exemplo, podem explorar fórmulas que deram certo. Ou, então, inovar totalmente propondo um conceito ousado.
E tem mais: esse rico conjunto de dados dos clientes está em um sistema que possui um alto controle de segurança. O Operand é hospedado em um dos maiores servidores cloud do mundo, o Rackspace Cloud. Além disso, a certificação SSL de 128 bits, também utilizada em bancos, garante a proteção dos dados por meio da criptografia.
Backups diários garantem a segurança
Além disso, para completar, o sistema faz backups diários das informações da sua conta. Sempre que preciso, você também pode gerar o backup (navegável) da sua conta a qualquer momento.
Com as informações dos clientes acessíveis e um histórico de cada marca consolidado no sistema, o trabalho da sua equipe se torna muito mais assertivo. Além disso, tendo acesso às informações precisas e seguras sobre o perfil de cada cliente, os profissionais se sentem mais confiantes para criar e propor as melhores ideias e soluções e executá-las na sequência.
Nesse movimento, os dados armazenados no Operand embasam o trabalho do time. Que, se sente respaldado e motivado para fazer mais e melhor. A motivação do time influencia muito na produtividade.
#3 Áreas conectadas e time integrado
Dentre tantas, uma das principais vantagens de um sistema de gestão para empresas criativas é a possibilidade de concentrar a dinâmica da empresa em uma única plataforma. Ali, as áreas são conectadas, as pessoas envolvidas conversam, interagem e se integram. E as atividades são listas e acompanhadas – do planejamento à entrega. Desse modo, o fluxo de processos segue seu curso quase que naturalmente.
Neste contexto, tudo flui melhor porque o Operand fornece ao gestor e ao time muito mais clareza sobre o modo como os projetos são conduzidos na agência. E mesmo quando qualquer nó é identificado em um processo, desfazê-lo é uma tarefa muito mais simples do que seria sem o software. Suponhamos que um criativo recebeu um briefing incompleto de um cliente novo. Para ele sanar a dúvida, basta consultar no sistema quem fez a prospecção. E em seguida o atendimento e conversar com o profissional responsável pela conta. Ele irá ajudá-lo, sem dificuldade, porque já teve um contato pessoal com o cliente.
Integração que facilita o dia a dia
Portanto, a verdade é que uso de um sistema de gestão on-line facilita a vida dos profissionais e simplifica muito a rotina da agência, porque fornece a visão do todo. Por exemplo: no momento que o profissional de atendimento vai lançar o job para a equipe de arte, ele pode visualizar qual criativo está com a agenda mais livre e, então, direcionar a nova demanda pra ele. Justo não é mesmo? Ou seja, assim, ninguém fica sobrecarregado.
Certamente, é essa lógica de planejamento, organização e integração do sistema que passa a orientar a condução dos trabalhos na agência, após a implantação de um sistema. E é justamente por isso que os profissionais se sentem mais motivados! Afinal, as pessoas reconhecem o valor de um ambiente de trabalho leve e coerente. Onde se relacionam, conversam e se entendem. Além disso, é muito melhor quando o trabalho flui em um processo colaborativo. Sem complicação, com o compromisso de todos os envolvidos. Desta forma, a motivação do time só tem a crescer!
Um sistema de gestão pode impactar na motivação do time? O Operand, sim!
Ao implantar o Operand, você proporciona à sua agência uma gestão eficiente e organizada. Logo, o time se sente muito mais motivado. Além disso, os diversos módulos de gestão integrados permitem cadastrar clientes e incluir briefing de campanhas. Além de armazenar arquivos de jobs, acompanhar o fluxo de caixa, entre outras funções essenciais.
Todos os recursos simplificam muito o dia da dia dos profissionais. Sempre que bem explorados, eles confirmam que um sistema de gestão pode impactar na motivação do time, sim. E mais: levar a agência a otimizar seus resultados e indicadores, melhorando, inclusive, seu posicionamento no mercado. Enfim, com o uso de um bom software todos crescem juntos: profissionais, gestores e clientes. Experimente gratuitamente o Operand!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 19/10/2018
- Categoria: Gestão