Como usar os dados de pesquisa do Censo Agências
Quem planeja e faz a gestão de processos, certamente já se viu sem saber o que fazer com um alto volume de informação. Você tem certeza que uma pesquisa tem números relevantes, mas não sabe como filtrá-los para saber o que, de fato, é relevante para a sua estratégia de negócio?
Essa é a dúvida de um milhão de dólares e vamos respondê-la ao longo do artigo para você. Descubra como usar os dados de pesquisa do Censo Agências, na prática, para fazer um planejamento estratégico completo e assertivo.
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Sobre a pesquisa Censo Agências
Estudo pioneiro e principal fonte de dados sobre o mercado de agências, o Censo Agências analisa diferentes indicadores e, a cada ano que passa, atualiza suas questões, com o objetivo de incluir parâmetros válidos, de acordo com a evolução do setor. Isso contribui para a obtenção de dados valiosos e reais de todo o território brasileiro.
Desde a primeira edição, a pesquisa Censo Agências busca explorar e reunir dados estratégicos do mercado publicitário sob o ponto de vista de quem está à frente do negócio. Isso permite gerar insights assertivos sobre o segmento e oferece a possibilidade de ajustar rotas, conhecer tendências e encaminhar a agência para o sucesso.
Quem pode participar do Censo Agências?
O estudo é destinado para pessoas em cargos de gestão em agências digitais, de comunicação e publicidade. Se você atua como CEO, ou na Direção Executiva, Gestão de área, Coordenação, Liderança ou Gerência, está convidado a participar!
Planejamento estratégico: a importância dos indicadores e dados de pesquisa
Ao final de cada ano, é bem provável que você queira fazer um balanço de tudo o que foi realizado, buscando identificar suas tentativas, acertos, erros, aprendizados, conquistas e resultados durante o período. E esse é um movimento importante tanto para você, como gestor, quanto para o seu time.
Revisitar o que realizamos traz uma sensação de dever cumprido e nos faz pensar em como podemos criar oportunidades melhores para o ano que está por vir.
Pensando nisso, olhar para os indicadores da agência, bem como analisar os dados de pesquisa do mercado publicitário é fundamental. A partir dessa análise, você tem uma visão de como é possível repensar o planejamento estratégico, atualizar a rota, redefinir as metas e orientar a equipe, para que o próximo ano seja ainda mais produtivo.
As principais etapas do planejamento estratégico
Antes de começar a desenhar sua estratégia de gestão, é importante ter clareza sobre o quando esse é um processo exigente, que requer envolvimento do começo ao fim. São várias as etapas que devem ser cumpridas na construção de um planejamento estratégico:
- Identificar o problema real: interrogar o problema óbvio para encontrar outras dores e dificuldades que precisam ser eliminadas. Nesta etapa, é fundamental olhar para os dados de pesquisas e tendências do mercado;
- Conhecer a dinâmica da agência: o próximo passo é conversar com as pessoas envolvidas no processo. Ouça colaboradores, fornecedores e clientes, e busque conhecer verdades inexploradas e não contadas que parecem relevantes para a construção de um planejamento eficaz.
- Invista em uma ferramenta de gestão e acompanhamento das tarefas: forneça para o time uma plataforma digital que será o canal de organização do fluxo de trabalho da agência. Com uma ferramenta completa, como o Operand, você garante que as ideias e ações do plano da agência ganharão vida por meio de uma jornada facilitada por vários recursos, orientada por dados e por um plano de conexões.
- Acompanhe os indicadores e mensure os resultados alcançados: planejar é insuficiente, se você não acompanha os avanços do time. Por isso, é importante que, na fase de execução, os profissionais e gestores estejam envolvidos na medição dos resultados, a fim de garantir que as ações planejadas sejam eficazes.
O uso dos dados de pesquisa no planejamento estratégico
Na prática, os dados de pesquisa fornecem insumos para a construção do planejamento estratégico. Quando subsidiado por informações confiáveis e métodos viáveis de execução, o plano de gestão tende a ser muito mais eficaz e assertivo.
Por isso, é importante que os gestores saibam usar os dados internos, que indicam a performance da agência, mas também os dados de pesquisa do mercado de atuação. Afinal, na hora de planejar, é preciso considerar as experiências vividas pelo time e as realizações da agência, bem como a realidade do segmento publicitário.
A elaboração do planejamento estratégico só é possível com base em dados reais do último exercício e dados de pesquisa do mercado.
O plano irá detalhar o que a empresa pretende executar e conquistar no ano seguinte, com destaque para o posicionamento que ela deseja assumir no mercado.
Por onde começar a estruturar o planejamento estratégico
Agora, vamos à sua preocupação principal: por onde começar a construção do planejamento estratégico da agência?
Primeiro, analise os indicadores de performance da agência. Se você usa o Operand, por exemplo, sabe que nossos relatórios dizem muito sobre a realidade e o desempenho de cada setor. Consulte-os e analise os dados para conhecer a dinâmica da agência.
💡 Se você não usa o Operand, é possível testá-lo gratuitamente aqui!
Em um segundo momento, use os dados de pesquisa do Censo Agências para compreender a realidade do mercado publicitário e mapear os desafios de gestão e posicionamento que você irá enfrentar.
Quer saber como usar os dados de pesquisa do Censo de Agências? Depende de como você participa. Para entender um pouco mais sobre quais são esses dados e tirar o máximo proveito deste estudo, continue lendo!
Como usar os dados de pesquisa do Censo Agências?
A pesquisa Censo Agências fornece dados importantes para compreender o mercado de comunicação e publicidade em todas as frentes da gestão. Com isso, fornece os indicadores:
- Perfil das agências: formação, faixa etária, gênero, região, área de atuação e outros dados sobre o perfil da pessoa em cargo de gestão.
- Gestão interna: terceirização, índice de refação, taxa de lucro, faturamento e outros dados sobre desafios internos da agência.
- Gestão de pessoas e salários: formatos de contratação, habilidades a desenvolver, frequência de cursos, salários da equipe e outros dados sobre gerenciamento dos times.
- Gestão de relacionamento com o cliente: ações de retenção, tipos de contrato, comissão e outros dados sobre a relação com os clientes.
- Perspectivas e mercado: nichos de mercado, medidas econômicas em caso de crise, saldo em relação ao ano anterior, e outros dados sobre tendências e futuro.
Todos esses indicadores estão distribuídos nas questões do Censo, que é atualizado anualmente e em 2024 chegará à décima edição.
Para usar os dados de pesquisa do Censo Agências, é importante entender que os respondentes da pesquisa têm acesso a dados mais completos, com recursos que permitem consultas rápidas e contextualizadas.
Confira a seguir quais são os dados de pesquisa disponibilizados para respondentes e não respondentes do Censo!
Respondentes do Censo Agências
Quem responde à pesquisa Censo Agências têm acesso a dados exclusivos e completos em formato de gráficos visuais e contextualizados. Assim que a pesquisa é finalizada, os respondentes recebem os resultados em dois formatos:
Arquivo PDF completo com gráficos e comentários
Em formato de ebook, os resultados completos são disponibilizados em um arquivo PDF. Se quiser navegar pelas questões, é possível clicar sobre elas no Sumário. Para voltar, é só clicar em “Sumário” no rodapé da página, à direita.
As questões novas e as questões exclusivas são sinalizadas no arquivo com um selo especial acima do descritivo em cada uma das páginas.
Plataforma com os gráficos completos e filtro de dados
Somente os respondentes recebem o acesso à plataforma interativa dos gráficos. A página permite visualizar todas as questões em gráficos e para ver os números e porcentagens, é só passar o mouse em cima de cada item.
A principal vantagem de ter acesso à página interativa são os filtros que permitem cruzar os dados por localização (capital, interior e região metropolitana), porte da agência (pequena, média, grande e gigante) e estados.
Ou seja, é possível tanto ver os resultados a nível nacional, quanto a nível estadual, regional, apenas capitais, apenas agências grandes, e por aí vai. O cruzamento permite diversas combinações!
Exemplo: Se um gestor respondente de uma agência de porte médio (de 11 a 30 colaboradores) do interior do Rio Grande do Sul quiser filtrar os dados para entender a sua realidade local, basta filtrar por:
Localização: Interior
Estado: RS
Porte: Médio
Outro exemplo: uma gestora de uma agência de porte pequeno (até 10 colaboradores) da capital do Acre quer filtrar os dados específicos da sua localidade.
Localização: Capital
Estado: AC
Porte: Pequeno
Os dados serão filtrados e o gestor ou gestora poderá entender se a sua agência está acompanhando o mercado local, se tem alguma oportunidade em vista, ou algum ponto defasado, como os valores de salário, por exemplo. Existem diversas possibilidades de insights com esse cruzamento de dados de pesquisa.
Não respondentes do Censo Agências
Quem não responde à pesquisa Censo Agências pode acessar os dados de pesquisa de forma gratuita também! Porém, receberá a versão resumida, sem todas as questões disponíveis na versão completa, pois esta é somente para respondentes.
A pesquisa é disponibilizada para download, e ao preencher o formulário, o profissional recebe os resultados em PDF, confira mais detalhes:
Arquivo PDF resumido com gráficos e comentários
Também em formato ebook, a versão resumida da pesquisa é disponibilizada em um arquivo PDF. Para navegar pelas questões é possível clicar sobre elas no Sumário. Para voltar, é só clicar em “Sumário” no rodapé da página, à direita.
As questões novas são sinalizadas no arquivo com um selo especial acima do descritivo em cada uma das páginas. Conforme mencionado, somente os respondentes têm acesso às questões exclusivas, mas elas são listadas no arquivo para conhecimento.
O futuro das agências depende de um planejamento estratégico embasado por dados de pesquisa
O papel da agência deve se concentrar em melhorar a capacidade do próprio cliente e a estratégia é decisiva para essa atuação inteligente e eficaz, que gera impacto no negócio das marcas.
Ao usar os dados de pesquisa na construção do planejamento estratégico, as agências melhoram também a qualidade das entregas e dos modelos de envolvimento com o cliente.
Quando a agência aprende a fazer um planejamento estratégico eficaz, colocando-o em prática com sucesso e acompanhando-o ao longo do ano, ela tem condições de se tornar uma parceira estrategista para seus clientes.
Mais do que prestadoras de serviço, as agências precisam auxiliar as marcas parceiras no desenvolvimento de habilidades, trazendo e incorporando novas abordagens e formas de pensar e trabalhar.
Aprenda a usar os dados de pesquisa para o seu negócio e, depois, entregue valor para os seus clientes como uma empresa estrategista. Os resultados virão.
Quer garantir acesso à versão completa do Censo Agências? Conheça a pesquisa e participe!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 16/12/2022
- Categoria: Gestão