Os melhores Profissionais de Marketing: conheça 22 experts no assunto

Hoje, mais do que em qualquer outro tempo, as mudanças vêm acontecendo em um ritmo acelerado. Com o avanço da tecnologia e da transformação digital, cada vez mais surgem novos modelos, ferramentas e estratégias nos mais diversos setores, inclusive no marketing.

Sabendo da velocidade da inovação, é fundamental que quem trabalha na área busque acompanhar e conhecer as novas tendências no setor. E uma das melhores maneiras de fazer isso é “beber na fonte”: ou seja, consumir conteúdo e acompanhar o trabalho dos melhores profissionais de marketing.

Para ajudar você, listamos grandes nomes da área que se destacam pela trajetória e podem servir de inspiração para você.

Conheça um breve perfil de cada um e saiba como acompanhá-los.

Martha Gabriel – @marthagabriel

Autora do best-seller “Marketing na Era Digital” e do “SEM e SEO – dominando o marketing de busca” e produtora de conteúdo. Martha Gabriel foi listada pela Online Universities como a 35ª profissional mais expert em tecnologia do mundo e escolhida em três ocasiões a melhor palestrante em congressos nos Estados Unidos. Além disso, é formada em Engenheira, pós-graduada em marketing e design e mestre e Ph.D. em Artes. Martha desenvolve trabalhos artísticos, atua como palestrante e ministra cursos, abordando temáticas como inteligência artificial, inovação e transformação digital.

Camila Porto – @camilaporto.com.br

Autora do livro “Facebook Marketing: Como gerar negócios na maior rede social do mundo”, Camila Porto é um dos maiores nomes do marketing digital no Brasil. Com a oferta de treinamentos de Facebook Marketing e Marketing Digital, Camila já orientou mais de 13 mil alunos.

Camila é uma grande incentivadora do empreendedorismo e divulga a ideia #crieseuemprego. Atualmente, compartilha as técnicas de vendas em canais digitais no curso Social Sell.

Carolina Terra

Uma das mais conceituadas profissionais de marketing digital do país, Carolina é autora de livros como “Mídias Sociais…e agora?” e “Blogs Corporativos — Modismo ou Tendência”. Ela também produz conteúdo o blog RPalavreando.

Mestra e Doutora em Interfaces Sociais da Comunicação, Carolina também atua como docente em cursos de pós-graduação de Comunicação Organizacional e Digital, destacando-se ainda como consultora de mídias sociais.

Henrique Carvalho – @viverdeblog

Referência em produção de conteúdo marketing digital, Henrique Carvalho é um dos principais nomes brasileiros que aborda o tema. Fundador do Viver de Blog, que tem mais de 250 mil visitas por mês, Henrique se destaca entre os profissionais do marketing digital brasileiro pela produção de conteúdo de excelente qualidade com regularidade.

Para quem deseja aprender mais sobre produção de conteúdo, além do material disponível no blog, Henrique apresenta no site cursos como o “Escritor Milionário” e “Blog do Zero” e outras ferramentas que podem ajudar na estratégia de marketing digital.

Conrado Adolpho – @conradoadolpho

Autor do livro “8 P’s do Marketing Digital”, o carioca Conrado Adolpho é um dos escritores brasileiros mais influentes deste mercado. Como especialista no assunto já treinou mais de 10 mil empresários no curso “Imersão 8Ps”.

O seu livro, publicado originalmente como “Google Marketing”, é um dos títulos mais vendidos no país. Certamente, a obra é um dos melhores guias para gestores e profissionais de marketing. Isso porque apresenta os principais conceitos, métodos e estratégias para conquistar sucesso em qualquer tipo de negócio on-line.

Flávia Gamonar – @flaviagamonar

LinkedIn Top Voices e Instrutora oficial LinkedIn Learning. Flávia é referência em produção de conteúdo para o Linkedin. É também professora na ESPM, palestrante, e autora do livro “LinkedIn Unique Stories” e coautora do best-seller “Disruptalks: carreira, empreendedorismo e inovação em uma época de mudanças rápidas”.

Atualmente, Flávia tem o perfil feminino com mais seguidores no Brasil: são mais de 1 milhão de pessoas impactadas pelo seu conteúdo.

Flávio Muniz – @flymuniz

Considerado um dos maiores especialistas na área no Brasil e no mundo, Flávio tem ampla experiência em campanhas publicitárias, técnicas SEO, marketing de relacionamento, e redes sociais. Além disso, é gestor da Agência Espalhando Marketing Digital.

Com ideias ideias inovadoras e objetivas, Flávio desenvolve estratégias de marketing exclusivas assertivas, já que conhece os atalhos digitais. Como consultor e palestrante, ele compartilha técnicas e metodologias em palestras e cursos online.

Mari Smith

A escocesa Mari Smith começou sua carreira nos EUA como consultora de marketing, onde observou o potencial ilimitado das redes sociais. Então, criou um site para ajudar empreendedores a venderem os seus produtos explorando as mídias.

Hoje, Mari Smith é um dos maiores nomes em mídias sociais, sendo considerada a maior influenciadora para pequenas empresas no Twitter, além de ser a escritora do livro best-seller “Marketing do Facebook: Uma hora por dia”.

Recentemente, Mari também tem buscado inovar nos modos de apresentação de anúncios nas redes sociais.

Neil Patel – @neilpatel

Co-fundador de empresas de alto sucesso no ramo do empreendedorismo, como Crazy Egg e KISSMetrics, Neil é um expert em performance de sites, que sabe bem a importância da publicação de textos de alta qualidade, do uso de vídeos integrados e habilidades gráficas diferenciadas.

Nos EUA já esteve entre os Top 100 Empreendedores com menos de 35 anos de idade, na época. De acordo com a Forbes, ele está entre os 10 melhores profissionais de marketing.

Neil Patel trouxe um novo olhar para o marketing digital, sendo considerado o pai do SEO e da análise de tráfego.

Philip Kotler

Um dos maiores gurus de negócios e marketing, fundador da Kellogg School of Management, Philip Kotler também é autor de diversas publicações sobre marketing em suas mais diversas áreas e aplicações, com foco voltado especialmente para marketing digital. Quem não gostaria de um encontro com o mestre?

É de sua autoria o livro “Administração de Marketing”. Obra lançada em 1967 e considerada até hoje como a Bíblia do Marketing. O título “Marketing 3.0 — As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano”, lançado em 2010, é um fenômeno, liderando as vendas da categoria. No livro, Kotler mostra como aliar responsabilidades sociais e ambientais ao desejo das pessoas de adquirir bens e serviços.

Chris Anderson

Autor do best-seller The Long Tail (Cauda Longa, expressão criada por ele mesmo), Chris é um dos escritores americanos que logo vêm à mente quando o assunto é marketing digital.

Além disso, ele também é autor do livro “Free — o Futuro dos Preços” no qual defende que a oferta gratuita de determinado produto ou serviço pode ser mais rentável do que a sua venda. Afinal, desta maneira, é possível acelerar a prospecção de leads, a atração e a conquista de clientes.

Rafael Rez – @rafael.rez

Rafael é considerado um dos mestres em marketing de conteúdo do Brasil. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, Rez já atendeu milhares de clientes em 20 anos de carreira.

É autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, e possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Além de empreendedor e consultor, já foi professor de MBA, Pós-Graduação e Extensão em diversas instituições. Desde 2016, compartilha conhecimento no portal Nova Escola de Marketing. Atualmente, promove cursos de Imersão em Negócios para Agências e Consultores digitais.

Rodrigo Maciel – @rodrigomacielweb

Um empreendedor nato, segundo ele mesmo, Rodrigo se dedica ao marketing digital desde 1998.

Foi proprietário de uma das primeiras agências digitais de Santa Catarina, a WEBI.

Em meados de 2016, iniciou seu projeto de Consultor de Marketing Digital online, que lhe permitiu auxiliar a construção de estratégias para centenas de empresas espalhadas pelo Brasil.

Rodrigo passou a atuar, então, como um Acelerador de Agências Digitais, oferecendo treinamentos, consultorias e outros serviços, além de conteúdo de qualidade no blog.

Estevão Soares  – @estevaosoares

É consultor, professor e palestrante especializado em Estratégia Digital. Ele trabalha com internet desde 2000 e com social media desde 2009, quando fundou a agência Estrate.gica.

Hoje, além da consultoria, Estevão desenvolve dois outros projetos de peso: o SMXP, voltado para profissionais de marketing, e o SMLab, um treinamento avançado e completo para quem quer desenvolver habilidades estratégicas no digital.

Como consultor já atendeu grandes clientes como CVC e Jhonson & Jhonson. Também atuou como professor em instituições como USP e ESPM.

Com tanta experiência, em 2016 e 2017, foi convidado pelo YouTube para atuar como mentor de Estratégias Digitais.

Fabio Riccotta – @fabioriccota

Formado em Ciência da Computação, Fábio é Co-Fundador da Agência Mestre e trabalha em otimização de sites desde 2005. Como empreendedor e especialista em marketing digital, compartilha conhecimento sobre empreendedorismo, gestão, liderança e marketing digital.

Ana Couto – @anacouto.ag

Designer formada pela PUC-Rio, possui título de mestrado em Visual Communication no Pratt Institute, em Nova York, e especialização em Branding na Kellogg School of Management.

Ana é a grande referência no Brasil em Branding e Design  e constrói, há mais de 25 anos, valor de marca para grandes clientes como BASF, Itaú Unibanco e P&G.

À frente da agência Ana Couto, defende a ideia de que as marcas precisam ter um propósito para fazer sentido para o consumidor.

Ricardo Cappra – @cappra

Ricardo é um cientista de dados, que busca entender o impacto dos dados na sociedade e nos negócios e criar métodos para simplificar a ciência de dados e acelerar a cultura analítica.

Como empreendedor, desenvolve projetos, times e negócios para impulsionar a evolução analítica. Lidera os trabalhos de um time de pesquisados no Cappra Instituto Data Science.

Liliane Ferrari – @lilianeferrari

Jornalista pós-graduada em Filosofia e História da Arte, Liliane possui experiência como editora de conteúdo e diretora de atendimento. Além disso, já atuou em blogs corporativos, fan pages, consultorias e projetos digitais para grandes clientes como O Boticário, Santander, Itaú Cultural, LG e Kraft Foods.

Liliane ainda mantém um blog pessoal há mais de oito anos, tendo sido reconhecida pelo Instagram como uma das 10 mulheres mais influentes da Internet brasileira.

Rafael Kiso – @rkiso

Fundador e CMO da mLabs, plataforma de gerenciamento de mídias sociais. Com 20 anos de experiência no mercado, sempre trabalhou com foco no setor de tecnologia e meios digitais de empresas como Banco Itaú, FIESP e Focusnetworks.

Em 2017 foi premiado pela ABRADi-SP como Profissional Digital na categoria Planejamento. Hoje, atua como gestor da mLabs, empresa que visa a democratização de redes sociais e a educação e desenvolvimento digitais.

Luli Radfahrer – @radfahrer

Professor-doutor, mestre e Ph.D. de Comunicação Digital, Luli é um pesquisador e consultor sobre  inovação, interfaces e interações digitais. Além disso, destaca-se como palestrante pelas apresentações impactantes, que instigam o público, e pelo domínio técnico do tema.

Cláudio Torres

Autor da “Bíblia do Marketing Digital”, um guia completo sobre como utilizar as ferramentas da web para o desenvolvimento de ações on-line, Cláudio é um profissional de destaque. No livro, ele apresenta as melhores ferramentas para fazer marketing digital e conquistar sucesso.

Rafael Vergili

Doutor em Ciências da Comunicação pela USP e autor do livro “Relações Públicas, Mercado e Redes Sociais”, Rafael é pesquisador de inovações tecnológicas e cultura digital. Ele dedica seus estudos aos limites e às potencialidades das redes sociais como ferramentas para estreitar e fortalecer o relacionamento da empresa com os clientes.

Enfim! Esses foram os melhores profissionais de marketing. O que você achou? Comenta com a gente! 🙂