Marketing: conheça profissionais autoridades no assunto

Assim como a sociedade se transforma e evolui a todo momento, o marketing também muda. Novos modelos, ferramentas e estratégias surgem de tempo em tempo. A evolução da tecnologia impulsiona esse movimento de transformação e inaugura novas possibilidades para os profissionais de marketing. E a melhor maneira de conhecer todas as mudanças e novidades da área é acompanhar o trabalho desenvolvido pelos profissionais que são autoridades quando o assunto é marketing. Elencamos, a seguir, grandes nomes da área que se destacam pela sua trajetória e atuação – seja no mercado, seja na academia – e que podem e devem servir de inspiração para você. Conheça a história deles, saiba como acompanhá-los e embarque em um processo contínuo de aprendizado.

Martha Gabriel

Autora do best seller “Marketing na Era Digital” e do “SEM e SEO – dominando o marketing de busca” e produtora de conteúdo nas redes sociais, Martha Gabriel foi listada pela Online Universities como a 35ª profissional mais expert em tecnologia do mundo e escolhida em três ocasiões a melhor palestrante em congressos nos Estados Unidos. Formada em Engenheira, pós-graduada em marketing e design e mestre e Ph.D. em Artes, Martha já publicou cinco livros, diversos trabalhos artísticos e segue atuando como palestrante e ministrando cursos ao redor do mundo.

Camila Porto

Autora do livro “Facebook Marketing: Como gerar negócios na maior rede social do mundo”, Camila Porto é um dos maiores nomes do marketing digital no Brasil. Com a oferta de treinamentos de Facebook Marketing e Marketing Digital, Camila já orientou mais de 5 mil alunos.

Camila também é uma grande incentivadora do empreendedorismo e divulga a ideia #crieseuemprego. Ela acredita que qualquer pessoa é capaz de empreender, desde que siga algumas metodologias para levar o seu negócio adiante. Neste processo, quase assume um papel de mentora dos participantes.

Carolina Terra

Uma das mais conceituadas profissionais de marketing digital do país, Carolina é autora de livros como Mídias Sociais…e agora?” e “Blogs Corporativos — Modismo ou Tendência”, e também conversa com seu público pelo Blog Relações e  pelo RPalavreando. Mestra e doutora em Interfaces Sociais da Comunicação, Carolina atua como docente em cursos de pós-graduação de Comunicação Organizacional e Digital e destaca-se também como consultora de mídias sociais.

Henrique Carvalho

Quando o assunto é marketing digital e o foco são as novas ferramentas tecnológicas, voltadas para grandes empresas e também para pessoas que estão apenas começando a explorar a web, Henrique Carvalho é o principal nome brasileiro que aborda temas fundamentais, tais como monetização, criação e manutenção de blogs. Fundador do Viver de Blog, que tem mais de 250 mil visitas por mês, Henrique se destaca entre os profissionais do marketing digital brasileiro pela produção de conteúdo de excelente qualidade com regularidade.

Luli Radfahrer

Professor-doutor, mestre e Ph.D. de Comunicação Digital, consultor de inovação digital e palestrante, Luli atua no mercado de marketing digital desde 1994 e possui uma coluna na Folha de São Paulo. Destaca-se como palestrante pelas apresentações impactantes, que instigam o público, e pelo domínio técnico do tema.

Conrado Adolpho

Autor do livro “8 P’s do Marketing Digital”, o carioca Conrado A dolpho é um dos escritores brasileiros mais influentes deste mercado.

O seu livro, publicado originalmente como “Google Marketing”, é um dos títulos mais vendidos no país. A obra é um guia para gestores e profissionais de marketing, já que destaca os principais conceitos, métodos e estratégias para conquistar sucesso em qualquer tipo de negócio on-line.

Cláudio Torres

Autor da “Bíblia do Marketing Digital”, um guia completo sobre como utilizar as ferramentas da web para o desenvolvimento de ações on-line, Cláudio é um profissional de destaque e sua obra é uma leitura (quase) obrigatória para quem deseja descobrir o caminho e as ferramentas para fazer marketing digital e conquistar sucesso.

Rafael Vergili

Autor do livro “Relações Públicas, Mercado e Redes Sociais”, pesquisador de inovações tecnológicas e cultura digital, e doutorando em Ciências da Comunicação, Rafael dedica seus estudos aos limites e às potencialidades das redes sociais como ferramentas para estreitar e fortalecer o relacionamento da empresa com os clientes.

Philip Kotler

Um dos maiores gurus de negócios e marketing, fundador da Kellogg School of Management, Philip Kotler também é autor de diversas publicações sobre marketing em suas mais diversas áreas e aplicações, com foco voltado especialmente para marketing digital.

É de sua autoria o livro “Administração de Marketing, obra lançada em 1967 e considerada até hoje como a Bíblia do Marketing. O título “Marketing 3.0 — As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano”, lançado em 2010, é um fenômeno, liderando as vendas da categoria. No livro, Kotler mostra como aliar responsabilidades sociais e ambientais ao desejo das pessoas de adquirir bens e serviços.

Chris Anderson

Autor do best-seller The Long Tail (Cauda Longa, expressão criada por ele mesmo), Chris é um dos escritores americanos que logo vêm à mente quando o assunto é marketing digital. Ele também é autor do livro “Free — o Futuro dos Preços” no qual sugere que a oferta gratuita de determinado produto ou serviço pode ser mais rentável do que a sua venda, já que impulsiona a prospecção de leads e a atração e a conquista de clientes.