Atendimento publicitário: perfil do profissional e o que é preciso para exercer essa função
O profissional responsável por dar o start no sucesso do cliente, que se encarrega de coletar as principais informações e entender os desejos do cliente para a campanha. Sim, estamos falando daquela pessoa essencial para qualquer agência, o profissional de atendimento publicitário!
A área de atendimento é a peça-chave no fluxo de produção de uma agência, dado que é a ponte entre o cliente e a equipe. A verdade é que qualquer falha no atendimento pode comprometer o trabalho da equipe e os resultados finais. Ou seja, isso significa que a missão desse profissional é alinhar as expectativas entre ambos os lados, a fim de garantir uma boa entrega.
Saiba mais sobre o perfil do profissional de atendimento publicitário, suas características, o seu papel e a importância que essa função tem dentro de uma agência.
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O que faz o profissional de Atendimento Publicitário?
O profissional de atendimento publicitário é responsável pela comunicação e relacionamento com o cliente. Essa pessoa tem a tarefa de entregar a proposta de valor da agência para os parceiros.
Prospecção, negociação e manutenção da carteira de clientes são as principais atividades exercidas por esse profissional.
Além disso, elabora briefings criativos e inspiradores, que servirão como base para direcionar todos os envolvidos no projeto. Entre os principais objetivos do atendimento publicitário, se destacam os seguintes:
- Prospectar novos clientes;
- Negociar e auxiliar em novos fechamentos de contratos;
- Realizar a manutenção da carteira de clientes;
- Criar um briefing completo e criativo;
- Participar do planejamento de estratégias;
- Ser o principal elo entre cliente e agência.
Quais as características de um bom atendimento publicitário?
O atendimento publicitário é uma função estratégica dentro da agência. O profissional se reúne com o cliente, para entender suas necessidades e desejos, e as expectativas em relação ao trabalho da agência.
Confira algumas características fundamentais do atendimento publicitário:
# Ter escuta ativa
Saber ouvir é essencial para qualquer tipo de atendimento. Afinal, de nada adianta conhecer e apresentar diversas soluções, sem se preocupar com o real problema do cliente.
E somente com um ouvido apurado é possível entender qual impacto cada parceiro busca, se é mais emocional ou racional. A partir daí, a equipe consegue ter um direcionamento claro e adaptar a linguagem da campanha.
# Saber perguntar
É de extrema importância saber capturar o máximo de informações do cliente. Isso porque nem sempre ele saberá expressar exatamente o que deseja para a campanha.
Se a demanda do cliente não ficar clara, as informações do briefing estarão incompletas e o risco da equipe entregar um trabalho que não esteja alinhado aos desejos do cliente é grande.
# Aprender a vender suas ideias
Algo comum no dia a dia das agências é ter as artes reprovadas pelo cliente. Isso ocorre, muitas vezes, por uma falta de clareza sobre a campanha ou o job.
Isto é, de nada adianta apresentar uma ideia incrível e que converse com os desejos do cliente, se você não explicar o porquê de as artes terem sido produzidas daquela forma. Nesse caso, um bom discurso de storytelling é o ideal.
Por exemplo, a arte do cartaz foi enviada ao cliente com a seguinte mensagem:
“Segue a arte do cartaz para aprovação.” Com esse discurso, as chances de conseguir uma aprovação diminuem a quase zero.
Agora, se você enviar assim:
“Segue a arte do cartaz desenvolvido pela nossa equipe de criativos. Optamos por utilizar a imagem X, pois ela se conecta com o posicionamento, e a chamada Y se conecta com seus objetivos”. Muito mais convincente, não é mesmo?
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03 DE DEZEMBRO
Hard skills e softs skills: quais são essenciais para um bom atendimento publicitário?
O atendimento publicitário, assim como outros setores, lida com diversos desafios. Por isso, é importante investir e aprimorar não só seus conhecimentos, mas também habilidades comportamentais.
Conheças as soft skills e hard skills que todo profissional de atendimento publicitário deve ter.
Soft skills: as habilidades comportamentais
Comunicação
É essencial que o profissional de atendimento publicitário tenha uma boa comunicação. Isso porque o trabalho não se resume somente ao atendimento ao cliente, ele precisará se comunicar com a equipe.
Ou seja, ele recebe as ideias do parceiro e deve comunicá-las de forma clara e objetiva à equipe, para que todos conheçam os desejos e expectativas do contratante.
Colaboração
Não basta se comunicar bem, é preciso saber trabalhar em equipe. Digamos que o cliente entre em contato com o atendimento publicitário e peça alterações pontuais na peça. Cabe ao atendente fazer o possível para satisfazer o desejo do cliente.
Para isso, ele terá que contar com a ajuda da equipe que criou a campanha, repassando as alterações necessárias e conferindo o resultado. Sendo assim, o trabalho em equipe é fundamental.
Inteligência emocional
Em alguns momentos surgirão clientes insatisfeitos. Eventualmente, o profissional de atendimento publicitário vai se deparar com aquelas ligações e e-mail indesejados com vários pedidos de alteração na campanha e algumas reclamações.
É importante ponderar e não levar as críticas para o lado pessoal. Às vezes, o cliente não está em um bom dia, ou está estressado com outra coisa e chega aquele material que não o agradou, e adivinha com quem ele entrará em contato? Com o profissional de atendimento publicitário.
Hard skills: capacitações técnicas
Conhecimento digital
Os canais online facilitam muito a comunicação. Um ditado muito comum nesse setor é “vá onde seus clientes estão”. Ou seja, se o cliente usa mais o telefone, o profissional de atendimento publicitário deve priorizar as interações por este canal.
Já se o parceiro prefere enviar e-mails, ou até mesmo uma mensagem via WhatsApp, o profissional também deve se prontificar a usar esses canais. O atendimento digital torna tudo mais rápido e simples, mas não se esqueça de também usar métodos para pessoas que preferem atendimentos à moda antiga.
Gestão de clientes
Além de ter uma comunicação eficiente, é preciso saber gerenciar os clientes, alinhar suas expectativas, estabelecer e respeitar prazos.
Como, normalmente, um profissional de atendimento é responsável por várias contas, é extremamente importante ter uma organização correta e clara, de forma que todos tenham seus prazos respeitados.
Dicas para ser um excelente profissional de atendimento publicitário
Bom, agora que você já conhece mais sobre essa profissão, sabe que ela é de extrema importância para as agências. Separamos algumas dicas tanto para quem está começando na área, quanto para quem pensa em ingressar nesse setor. Confira!
Ter comprometimento com o cliente
Busque entender os objetivos da empresa parceira já no momento da venda. Após o atendimento, reúna-se com o time e compartilhe os objetivos de negócios e as expectativas do novo cliente. Dessa forma, você garante que todos terão as informações e a compreensão do projeto, necessárias para desenvolver um trabalho de excelência e surpreender o cliente.
Ou seja, é preciso respeitar e se comprometer a entregar o que o parceiro busca, nada de reinventar a roda e entregar algo que não estava nos planos. Menos é mais!
Compromisso com a agência
Como já mencionamos, o atendimento publicitário é o principal elo entre a agência e o cliente, e se você não estiver focado em entregar um atendimento de excelência, é a empresa que sai perdendo.
Então, é preciso atrair cada vez mais clientes e principalmente manter os atuais satisfeitos. Mesmo que o parceiro da agência não seja a pessoa mais fácil de lidar, é seu trabalho deixá-lo satisfeito.
Empatia
Um atendimento de qualidade envolve empatia. Para oferecer uma abordagem humanizada é preciso se colocar no lugar do outro, estabelecendo uma conexão com ele.
Digamos que um cliente quer uma reunião para resolver um problema com a campanha, e você sugere um atendimento via videochamada, mas o cliente é uma pessoa que não está adaptada a essa forma de comunicação. O que você vai fazer?
Se recusar a atendê-lo seria uma falta de comprometimento não só com ele, como também com a agência. Então, o ideal seria dispor de algumas horinhas do seu dia para atendê-lo pessoalmente. Ele se sentirá amparado e mais confiante em manter a parceria com a agência, e você será bem-visto por ele, já que ofereceu um atendimento sob medida para o perfil dele. Sendo assim, todo mundo sai ganhando.
Bom, agora você já conhece mais sobre esse profissional e aprendeu dicas de como se aprimorar nessa área. Gostou do conteúdo e quer saber mais? Temos um artigo detalhado sobre como funciona a estrutura de uma agência, clique aqui e saiba mais!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 12/07/2022
- Categoria: Setor Criativo