Produção de conteúdo para E-commerce. Como criar para vender mais?
Este post foi produzido pelo Share. Uma empresa de Educação em comunicação que atua pelo Brasil com cursos, eventos, palestras e outras atividades que possuem como objetivo levar informação para as pessoas do mercado.
Produzir conteúdo para as marcas exige um planejamento estratégico, para que o público se envolva com a marca. Como consequência os números de conversões aumentam, o relacionamento com a marca cresce e os resultados permanecem positivos.
Você vai ler neste post
- 1. É preciso planejar!
- 2. Conheça o comportamento dos usuários no digital
- 3. Tenha suas metas!
- 4. Entregue valor e ajuda para as pessoas
- 4. Na hora de criar: pense em formatos desdobrados
- 5. Você sabia que 71% do período de acesso dos consumidores é via mobile?
- 6. Personas bem definidas são acompanhadas de CTA’s personalizados.
- 7. Como a sua audiência pode interagir com você?
- Falando em E-commerce: está chegando o ROI!
1. É preciso planejar!
Mas na hora de planejar o conteúdo para marcas que vendem produtos e serviços pela internet, é preciso levar alguns pontos em consideração. Como por exemplo os que falaremos a seguir.
2. Conheça o comportamento dos usuários no digital
Conhecer o seu público é uma demanda vitalícia se você deseja mais tráfego e carrinhos cheios na sua loja. Nesse ponto, para conhecer o público não basta ter acesso aos dados rasos, como idade e localização. Você deve ir além.
A melhor forma de conhecer o seu público é gerar uma conversa com essas pessoas. Faça uma pesquisa, pergunte coisas sobre o comportamento dessas pessoas. Que horas elas acessam o seu site? Se elas fazem isso durante o trabalho ou enquanto jantam.
Todos os dados que você conseguir resgatar, poderão ser válidos para segmentar seus anúncios e criar o conteúdo mais personalizado.
Se você já sabe de todos os hábitos e comportamentos do seu público, ótimo. Vamos passar para as estratégias de conteúdo.
Para manter a sua audiência interessada e de olho na sua marca, você precisa da atenção dessas pessoas. Qual a melhor forma de ter a atenção? Relacionamento. Nós prestamos atenção em quem mantemos uma relação: nossos amigos, nossos familiares e também nas marcas que gostamos.
A melhor forma de criar um relacionamento sólido e com consistência é criar um fluxo de conteúdo. Assim, você alimenta essas pessoas em um funil que faça sentido, de acordo com o momento do usuário. Se ele ainda não comprou, é um momento. Se já comprou 2x com você, é outro momento.
Assim, você pode criar fluxos diferentes para clientes diferentes. Manter esse relacionamento ativo é uma tarefa de casa, não dá pra abrir mão dele.
3. Tenha suas metas!
Agora que você tem o comportamento das pessoas e o fluxo de como manter a relação com seus clientes, você precisa ficar de olho nos seus KPI’s. Não adianta criar conteúdo sem metas.
Sejam elas de venda, de cliques, de visualizações, de alcance, de engajamento, você precisa ter os seus KPI’s bem definidos para saber se está produzindo conteúdo no caminho certo.
Tipos de conteúdo que ajudam na estratégia dos e-commerce’s:
4. Entregue valor e ajuda para as pessoas
Você já ajudou o seu público hoje? Conteúdos que solucionam problemas do seu público podem ser muito úteis ao convencê-lo de fechar uma compra na sua loja online. Como por exemplo: dicas, tutoriais, como as pessoas podem usar o seu produto de forma otimizada, ensine como fazer ou como melhorar algum aspecto da vida das pessoas (que tenha relação com o seu serviço).
Isso mostra que você conhece o comportamento do seu público e ainda pode ajudar em algum sentido e claro, faz com que as pessoas tenham menos dúvidas em relação ao que você vende.
4. Na hora de criar: pense em formatos desdobrados
Você não precisa fazer apenas uma publicação em cima de um tema. Você pode desdobrar o seu post em um vídeo, um post de blog e em uma entrevista, por exemplo.
Isso irá ajudar em relação ao seu tempo e a sua estratégia. Pegue a informação que você tem e desdobre de diversas formas (não precisa ser repetitivo, use a criatividade). O conteúdo não precisa morrer em apenas um lugar, em um único formato.
5. Você sabia que 71% do período de acesso dos consumidores é via mobile?
Se você tem a informação de que a maioria das pessoas acessam os e-commerce’s pelo celular, o que isso significa? Que o seu conteúdo precisa estar de acordo com esse acesso.
Entregue conteúdos curtinhos de fácil entendimento e compreensão. A internet móvel não é das melhores e você precisa passar sua mensagem de forma rápida. Conseguir a atenção dos usuários na internet pode ser um dos maiores desafios.
6. Personas bem definidas são acompanhadas de CTA’s personalizados.
A personalização é uma das coisas mais valiosas que as marcas podem entregar aos clientes. Já o CTA pode fazer toda a diferença na hora de tomar uma decisão com o carrinho de compra.
Use CTA’s personalizados. Isso você pode conseguir com dados e personas bem definidas. Lembra da história de conhecer o seu consumidor? É disso que se trata.
Além dos CTA’s que são muito importantes, você pode aproveitar para personalizar os anúncios e os envios de e-mail marketing, por exemplo. Todo e qualquer conteúdo que possa ser segmentado, você pode aproveitar os dados disponíveis no seu Google Analytics e nos seus relatórios para gerar novas ideias.
Os dados serão sua maior fonte para criar conteúdos e promoções personalizadas.
90% dos consumidores de e-commerce gostariam de ser impactados por mais conteúdos interativos.
7. Como a sua audiência pode interagir com você?
Na hora de criar conteúdo, pense que é uma via de mão dupla. A marca pode falar, mas também ouvir e isso é muito positivo. Aproveite para fazer enquetes, conhecer melhor sobre quem está nos canais da marca e claro, leve em consideração o que o seu público pede. Sejam nos comentários, nos e-mails enviados ao atendimento da empresa. O momento de ouvir o público é extremamente importante, então faça o papel de gerar as conversas.
Elas são muito valiosas!
O fato de um e-commerce ter como foco principal a venda de produtos e serviços, não significa que o seu conteúdo deve ser apenas sobre isso. A estratégia deve contemplar: o relacionamento, o branding e também as vendas.
A produção de conteúdo deve ser pensada para as pessoas que serão impactadas, no feed ou qualquer outro lugar. Lembre-se que se não tivéssemos pessoas nas redes sociais, as redes sociais não seriam o que são hoje. Por isso a estratégia deve ser pensada para a sua comunidade. A partir do momento que o público está consolidado, suas conversões vão acompanhar o fluxo.
O conjunto faz parte do planejamento de conteúdo. Assim as marcas não ficam o tempo todo falando sobre vendas. mas também sobre o que elas acreditam e sobre o propósito envolvido por trás do que ela vende.
Falando em E-commerce: está chegando o ROI!
O evento organizado pelo Share, possui foco em vendas online e performance. Dá uma olhada nas informações de como será essa edição do evento:
O ROI acontecerá no próximo dia 15/06, em São Paulo no espaço LuizaLabs. O evento conta com uma extensa programação com palestras sobre como melhorar a estratégia dos E-commerces e também garantir uma boa performance no digital.
A programação do ROI fica por conta de grandes profissionais que atuam em empresas como: Danone, VTEX, Ikesaki, Magazine Luiza, Dobra, Pmweb, entre outras. Serão 11 palestras durante todo o dia. As inscrições estão disponíveis no site do Share.
Os palestrantes trazem assuntos como: “Os pilares de um e-commerce lucrativo”, “Marketing de Influência e E-commerce”, “O Futuro do e-mail marketing é interativo” e muito mais!
Aproveite sua inscrição com DESCONTO! Use o cupom: OPERAND10.
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Enfim, uma oportunidade de aprender mais sobre vendas no digital e como performar ainda mais! Não perca!
Especialista em Marketing e Comunicação Estratégica e Especialista em Marketing Digital pela Sustentare Escola de Negócios. Trabalha com marketing e comunicação há mais de 8 anos. É apaixonada por comunicação e pela natureza e adora conteúdo! 🙂
- Por Larissa Muhlbauer em 07/06/2019
- Categoria: Setor Criativo