Plano de negócios para agências: tudo o que você precisa saber para fazer o seu!

Estabelecer metas, prazos e definir os objetivos são algumas das tarefas que costumam demandar tempo e uma profunda análise. Entretanto, essas atividades também fazem parte de uma etapa de extrema importância para garantir a prosperidade e crescimento da agência: o planejamento.

Deixar o plano de negócios de lado pode impactar negativamente sua empresa.

Afinal, já dizia John L. Beckley: “a maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar”. Geralmente, muitas das dificuldades enfrentadas pelos empreendedores se explica pela falta de um planejamento estruturado e adequado aos seus objetivos.

Por isso, adotar um plano de negócios é essencial para garantir o sucesso da agência. Ele consiste em um documento que descreve os objetivos de uma empresa e os passos necessários para que o empreendimento dê certo. 

Neste artigo, você descobre como ele funciona e por que é importante para o sucesso da agência. 

Continue lendo e saiba mais!

O que é um plano de negócios?

Um plano de negócios, também conhecido como plano empresarial, é um documento que descreve os objetivos de um negócio e o passo a passo necessário para conquistá-los. 

Ao colocar esses planos no papel, você reduz as chances de erros, diminui os riscos da operação e estará preparado para atuar de maneira mais consistente e assertiva no mercado. 

Além disso, por meio de um plano de negócios é possível identificar os custos da implementação de uma ideia, criação ou adaptação de um produto ou serviço. 

Ele serve, principalmente, para designar os caminhos a serem percorridos, e mostrar se as ideias são viáveis ou não. Neste documento, devem constar as decisões estratégicas e ações do dia a dia da organização.

Elaborar um plano de negócios é essencial tanto para quem está começando um empreendimento, quanto para quem já está estabelecido no mercado. 

Montar um planejamento não irá eliminar os riscos nem garantir que o negócio não terá falhas, entretanto irá reduzir as chances de problemas e otimizar os processos, viabilizando a conquista de resultados. A construção de um plano de negócios para agências pode trazer diversas vantagens. A partir da elaboração dele, é possível:

  • Organizar as ideias para a construção de um novo empreendimento;
  • Orientar a estratégia de expansão da empresa;
  • Auxiliar no processo de criação de uma nova ideia, antes que ela saia do papel;
  • Facilitar a comunicação entre sócios, colaboradores, clientes, investidores, parceiros e fornecedores;
  • Fazer uma análise cuidadosa da concorrência;
  • Definir critérios claros para a escolha de fornecedores de matéria-prima e equipamentos;
  • Prever e evitar riscos antes que eles ocorram;
  • Auxiliar na captação de recursos.

Afinal, porque é importante criar um plano de negócios?

Um plano de negócios é uma ferramenta estratégica importante, porque, além de designar as etapas a serem seguidas, também auxilia a alcançar os objetivos a curto e longo prazo.

Elaborar um plano de negócios irá ajudá-lo a entender seu público-alvo, conquistar investidores e levantar capital para a operação da agência. 

Se ainda está em dúvida, pensando se deve ou não adotar essa estratégia, confira agora quatro razões que irão te fazer mudar de ideia. O plano de negócios é uma ferramenta capaz de:

  1. Orientar a tomada de decisões assertivas: ter um plano de negócios irá te ajudar a definir suas ideias e estratégias de gerenciamento. Isso significa que você não se concentra apenas nas questões financeiras, mas também nas práticas de gestão, planejamento de recursos humanos, tecnológicos e de criação.
  2. Fornecer base para arrecadação de fundos: afinal, potenciais investidores e credores querem um plano de negócios consolidado antes de dispensar recursos para financiar o seu projeto. Além disso, por meio desse documento é possível mostrar as probabilidades de sucesso do seu negócio e as projeções de lucro.
  3. Apresentar a proposta do seu negócio: permite comunicar-se com as partes interessadas, para convencê-las a investirem no seu negócio e trabalharem na sua agência. Além disso, o plano de negócios é ótimo para adquirir bons fornecedores. 
  4. Auxiliar na identificação de pontos fracos: a partir do planejamento, você consegue identificar possíveis armadilhas em suas ideias. Mais do que isso, é possível compartilhar o plano de negócios com outras pessoas, colaboradores e especialistas, e contar com a ajuda deles para identificar possíveis erros.

Tipos de planos de negócio

Um plano de negócio pode ser criado com base em metas exclusivas, atendendo a seus requisitos específicos. Cada agência pode adotar um tipo de plano diferente. O essencial é que ele seja escrito com calma e de maneira estratégica, com o intuito de servir de forma eficiente os propósitos da empresa.

Conhecer os diferentes tipos de planos de negócios e os conceitos básicos de cada um é importante para você identificar qual deles irá atender melhor às necessidades da sua agência. Confira os principais modelos:

Mini plano

Geralmente, contém entre 5 e 10 páginas, que apresentam um resumo das pretensões e metas do seu negócio. É um planejamento mais simples.

Este modelo pode ser utilizado por pequenas empresas. Ele irá conter as mesmas informações que um plano mais longo, entretanto não exige tanto detalhamento. Para escrever um mini plano de negócios, você deve responder às seguintes perguntas:

  • Qual a linha de negócios da empresa?
  • Quais os produtos e serviços serão vendidos?
  • Quem é o público que você pretende alcançar?
  • Como irá entrar em contato com o seu público-alvo?
  • O que te diferencia da concorrência?

Plano inicial

Também conhecido como startup, ou plano Early Stage, é usado para definir as principais ideias do seu negócio. É um plano mais detalhado, e contempla tópicos como: 

  • Descrição completa da empresa;
  • Custos iniciais projetados;
  • Produto ou serviço fornecido;
  • Avaliações de mercado;
  • Plano estratégico de marketing;
  • Projeção do gerenciamento da equipe;
  • Projeção de fluxo de caixa e projeções de receita e lucro.

É um plano ideal para startups, pois potenciais investidores exigirão uma análise com planilhas que descrevam as áreas financeiras de maneira completa.

Plano de expansão

Este modelo é conhecido também como plano de crescimento, sendo criado a partir de uma descrição detalhada do crescimento proposto e escrito para fins externos e internos.

É usado quando a agência busca crescer e há a necessidade de direcionar recursos para cumprir esse objetivo, visando atrair a assistência de investidores externos.

Para criar um plano de expansão é preciso se atentar a alguns detalhes, como:

  • Descrição completa da empresa;
  • Detalhes dos produtos e serviços fornecidos pela empresa;
  • Antecedentes da equipe de gestão;
  • Dados e análise completa de pesquisas de mercado;
  • Projeção financeira detalhada;
  • Solicitação de financiamento.

Como são criados com a intenção de atrair investidores, é preciso criar um plano de negócios completo que inclua todos os detalhes, como as despesas estimadas e vendas projetadas.

Plano estratégico

Na prática, esse modelo de plano de negócios irá detalhar as estratégias que a agência pretende utilizar para atender seus objetivos gerais. Geralmente, são criados para fins internos para uso da própria organização.

Ele é escrito com base nos seguintes pilares:

  • Declaração da missão da empresa;
  • Descrição da visão;
  • Fatores-chave para o sucesso da agência;
  • Prazo de implementação;
  • Elaboração de estratégias para cumprir as metas.

Para desenhar um plano de negócios estratégico, o gestor deverá entender como funcionam os fatores de tomada de decisão de um negócio, e qual o papel que cada um desempenha. Esse plano pode ser traçado a partir de uma análise SWOT, ou FOFA, como é comumente chamado em português.

A análise SWOT é uma técnica de planejamento estratégico baseada em quatro fatores:

  • Strengths (Forças);
  • Weaknesses (Fraquezas);
  • Opportunities (Oportunidades);
  • Threats (Ameaças).

A partir dessa análise, é possível identificar as melhores estratégias que se adequam a empresa, para atingir os objetivos com base nos recursos disponíveis.

Plano de viabilidade

Geralmente, é criado para gestão interna sendo usado quando a agência está tentando inserir um produto ou serviço novo no mercado, ou quando ela está tentando aderir a um novo segmento. 

Este modelo é elaborado com base no detalhamento de quem serão os consumidores interessados no produto ou serviço, isto é, quem a agência busca alcançar. A partir dessas informações, é possível confirmar a lucratividade do novo empreendimento.

Para criar um plano de negócios de viabilidade é necessário responder às seguintes perguntas:

  • Tem pessoas interessadas nesse novo produto e/ou serviço?
  • Ele irá trazer retorno sobre o valor investido?

Este tipo de modelo nada mais é do que uma análise rápida da viabilidade de uma nova ideia de negócio. Ele se concentra no escopo da sua iniciativa, captação de financiamento necessária, rentabilidade, análise de mercado e concorrência. 

Plano operacional

Conhecido como plano anual, trata-se de um modelo mais enxuto de plano de negócios e se concentra no mapeamento das atividades operacionais diárias que a agência precisa realizar para alcançar os objetivos táticos. É usado também para planejar e especificar as metas para o ano seguinte.

Para montar um plano operacional é necessário detalhar as responsabilidades da administração, departamentos e colaboradores, mostrando como eles contribuem para o crescimento da empresa. Além disso, ele deve conter as seguintes informações:

  • Objetivos da organização;
  • Atividades a serem realizadas para cumprir os objetivos;
  • Recursos necessários para cada atividade;
  • Prazos de implementação;
  • Detalhamento do progresso da empresa.

O plano operacional concentra-se em processos de implementação como produção, entrega dos produtos ou serviços, e o progresso conquistado pela empresa. 

Principais etapas de um plano de negócios

Agora que você já conhece os tipos de planos de negócio, vamos entender as etapas necessárias para começar a desenhar esse documento. 

Lembre-se um plano de negócios pode ser usado trazer investidores, qualificar a agência para empréstimos e muito mais, por isso é necessário criar um plano sólido.

Independente do tipo escolhido pela sua agência, o plano de negócios deverá seguir 8 etapas, sendo que a duração de cada uma irá depender de dois fatores: o seu público e a maturidade do seu negócio.

Etapa 1: Resumo executivo

É uma seção do documento que irá destacar a importância da sua empresa e explicar porque as pessoas devem apoiar o seu negócio. O ideal é apresentar um breve resumo, explicando como o seu negócio irá auxiliar os clientes, quais soluções serão oferecidas e os dados sobre as projeções de lucro.

Essa etapa pode ser escrita a partir dos seguintes tópicos:

  • Nome da empresa;
  • Endereço;
  • Informações sobre quem é a sua equipe;
  • Histórico de negócios;
  • Listagens de produtos e serviços oferecidos.

Lembre-se: esse tópico será a primeira impressão dos investidores. Após analisar o resumo executivo, o leitor irá decidir entre continuar a ler ou descartá-lo. Por isso, preste atenção e realize essa etapa com calma. 

Etapa 2: Descrição comercial

A segunda etapa é a sua oportunidade de dar detalhes sobre sua agência, é preciso descrever porque o seu produto ou serviço se diferencia dos demais, como você se destaca em meio a concorrência, e indicar ainda como você irá ajudar os clientes a solucionar os seus problemas.

Caso você esteja inserindo um produto e/ou serviço que já existe no mercado, deverá ressaltar como sua agência se destaca frente à concorrência, indicando quais são os seus pontos fortes e fracos em relação a eles.

Etapa 3: Análise do mercado e concorrência

Um detalhe importante é conhecer o seu público-alvo – os clientes que você quer conquistar – e ter noção de como ele pode mudar. Criar um resumo da análise de mercado pode te ajudar nessa atividade.

Durante essa etapa, é preciso descrever o setor e mercado em que sua agência atua e destacar as oportunidades que serão aproveitadas. Como a sua empresa pode inovar?

É importante ilustrar o cenário competitivo, o que a concorrência está fazendo bem e o que não está indo tão bem assim. Aponte se o mercado apresenta alguma deficiência, e como você pode explorar essa área.

Etapa 4: Marketing e vendas

Essa seção pode ser usada para apresentar seu plano de marketing, vendas e outras logísticas necessárias para a execução dos seus negócios.

É bom incluir no seu plano de negócios os seus canais de venda, suas estratégias de marketing, sua tabela de preços e a posição que pretende alcançar no mercado. É evidente que essas informações irão mudar conforme o tempo, mas é importante incluí-las, pois esses detalhes implicam nas suas vendas e promoção dos produtos e/ou serviços.

Etapa 5: Descrição detalhada dos produtos ou serviços

Na etapa três, você fez a descrição comercial do seu negócio, agora é preciso se dedicar a descrever os produtos e serviços a serem oferecidos pela agência. Essa seção pode ser um pouco mais longa, já que será necessário detalhar com calma o que a empresa oferece.

Você pode escrever esse tópico respondendo às seguintes questões:

  • Qual produto ou serviço está à venda?
  • Por que ele se diferencia da concorrência?
  • Como será a precificação desse produto ou serviço e como isso o coloca em destaque em relação à concorrência?

É importante mostrar como o seu produto ou serviço será visto pelo público-alvo e como pretende fidelizar os clientes. Incluir um plano de marketing é vital para garantir visibilidade para a marca da agência.  

Etapa 6: Organização e gestão

É uma visão geral de quem você é. Nessa etapa, descreva sua empresa, os principais membros da sua equipe e forneça também um histórico do seu negócio.

  • Data de fundação da sua agência;
  • Proprietários do negócio;
  • Onde ela foi registrada;
  • Onde sua agência atua e faz negócios.

Inclua, nessa seção, um resumo do histórico de gerentes – breves currículos – e descreva as funções exercidas por eles. É bom apresentar também informações como os marcos projetados para o seu negócio: onde a agência pretende chegar?

Etapa 7: Análise financeira e projeções

Nesta seção, é preciso incluir a previsão de vendas projetadas, lucros e perdas, projeções de fluxo de caixa e balanço patrimonial, e uma breve descrição das suposições feitas com base nas projeções.

É necessário incluir os empréstimos e arrecadações de dinheiro, se houver. Além disso, é importante destacar o investimento necessário para iniciar o negócio ou a implantação de um novo produto ou serviço.

Essa última etapa deverá conter um relatório que conste o uso dos fundos – um levantamento geral do financiamento usado nas operações. 

Caso sua agência tenha mais tempo no mercado, demonstre o desempenho que ela apresentou no passado e como ela pode crescer futuramente. Explore imagens e gráficos para melhorar a experiência do leitor. Mas, se a sua agência está começando agora, é importante ser claro e sincero quanto às suas projeções.

Faça uma pesquisa detalhada das normas vigentes para o seu setor, inclua resultados, balanços e demonstrações de fluxo de caixa por alguns anos, se possível. Apresente a lógica por trás das suas projeções de lucro e crescimento, e explique porque você acredita no desenvolvimento do negócio e porquê isso pode dar certo.

Etapa 8: Apêndice

Nesta última etapa, é possível incluir informações adicionais, como licenças, gráficos ou qualquer outro elemento relevante que não tenha se encaixado em nenhum dos tópicos anteriores.

O apêndice pode servir como um backup de elementos específicos do plano e que não puderam ser inseridos anteriormente. Acrescente somente informações que possam promover sua empresa.

Lembre-se: use o espaço como um apoio para o seu plano de negócios. Portanto, inclua apenas dados que irão ajudar a conquistar o leitor do documento.

Como estruturar um plano de negócios?

Bom, apesar de termos elencado oito etapas, não é preciso seguir essa estrutura à risca. O único elemento que deve, sim, vir em primeiro lugar é o resumo executivo com as principais informações da empresa.

Se o plano de negócios é somente para uso pessoal ou interno, ele pode ser estruturado com as seções conforme as demandas de consulta. 

Agora, se você o escreveu para apresentar a investidores, é fundamental que ele tenha as informações mais fortes e essenciais logo de cara. Explore números e indicadores que consigam enfatizar a qualidade e a força da sua empresa.

O apêndice, caso seja inserido, pode ser colocado na última seção, onde serão incluídos os gráficos – de barra ou pizza – para ilustrar os números. Assim, você e sua equipe apresentam os dados complexos de uma maneira simples e de fácil entendimento.

Os planos de negócio, geralmente, incluem uma previsão de vendas e uma projeção de lucros e perdas, além de um balanço patrimonial.

Quanto à duração, não há um tempo médio exato para a elaboração do planejamento. Um plano de negócios tradicional chega a ter entre 10 e 50 páginas. Ele pode ser construído em algumas horas e de forma enxuta, sendo elaborado para obter as principais informações sobre os seus negócios, ou ainda ao longo de alguns dias, de maneira mais consistente e aprofundada.

Por meio desse rápido planejamento, você se concentra nas finanças e funções, e ele pode ser usado como uma ferramenta de gerenciamento a longo prazo, pois é mais simples de revisar e atualizar periodicamente. 

Mas, se você pretende apresentar o plano de negócios a investidores e buscar financiamento, é importante escrevê-lo de maneira mais detalhada.

Benefícios de adotar um plano de negócios

O principal objetivo de um plano de negócios é auxiliar o gestor e sua equipe a criar uma estratégia para iniciar, mudar ou se inserir em um novo segmento de mercado. Para que ele dê certo, é importante que seja constantemente atualizado, direcionando o crescimento e a expansão da empresa para novos mercados. 

Criar um planejamento é um desafio tanto para quem está começando, quanto para quem já está inserido no mercado. Além de auxiliar a entender a viabilidade do negócio, níveis de investimento e a definir estratégias, ter um plano pode trazer diversos benefícios, como:

  • Maior clareza: auxilia a entender os principais aspectos de um negócio, como investimento inicial, arrecadamentos, recursos financeiros e humanos, etc. Além disso, permite identificar as prioridades e pontos críticos do empreendimento.
  • Apoio ao financiamento: caso esteja buscando investidores, ou crédito com algum banco, precisará de um plano de negócios. Isso porque terá que responder algumas questões como lucratividade e geração de receita.
  • Criação de um roteiro de marketing: isso significa que ao montar um plano, você entenderá quem é seu público-alvo, e a partir daí, pode definir estratégias para promover seus produtos e serviços.
  • Alinhamento com os colaboradores: o sucesso de um negócio depende de uma boa equipe, que tenha garra e vontade em fazer que tudo dê certo. Eles são peça fundamental para o sucesso da sua agência, e, por isso, precisam entender a visão da empresa, os objetivos e como podem contribuir.
  • Gerenciamento de áreas estratégicas: quando usado de maneira correta e consultado de forma regular, auxilia a medir e gerenciar as áreas que exigem maior foco. Além disso, define os objetivos de gerenciamento do seu negócio, e se torna uma ferramenta de referência para deixar o negócio em dia com as metas de vendas e marcos operacionais.

6 riscos de não adotar um plano de negócios 

Como vimos até aqui, existem diferentes tipos de planos de negócios, e eles podem oferecer diversos benefícios para as empresas que decidem adotá-los. 

Conheça agora os 6 riscos que sua agência corre por não ter um plano de negócios.

  1. Não conhecer a própria empresa: é durante a montagem do plano de negócios que você analisa cada detalhe sobre sua empresa, segmento de mercado, produtos e serviços oferecidos, equipe de gestão, entre outras coisas. A partir disso, você consegue enxergar os pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades de expansão. Ao optar por não fazer um plano, você deixa de lado importantes detalhes de sua empresa, e isso ainda pode fazer com que a concorrência passe a sua frente.
  2. Não saber quem é seu público-alvo: uma das etapas do planejamento, é justamente conhecer o seu público-alvo. Além disso, esse desconhecimento pode ocasionar dificuldades em montar estratégias de marketing e comunicação. E, ao pular o planejamento, você terá dificuldades em identificar quem serão os seus consumidores. Sem conhecê-los, fica difícil direcionar os seus produtos e serviços. 
  3. Perdas financeiras: uma agência que não se planeja, irá gastar mais recursos que não irão trazer o retorno esperado, correndo o risco de acumular prejuízos. Sendo assim, o fluxo de caixa é prejudicado e a sustentabilidade do negócio também. Isso pode levar o gestor a fechar contratos mais caros pela falta de pesquisa e planejamento. 
  4. Preços inadequados: não entender os seus gastos e o preço praticado pode ser inadequado para a agência. A precificação é feita com base nos gastos, com o intuito de cobri-los e obter os lucros. E é no planejamento que o gestor pode otimizar os gastos e estabelecer preços que condizem com a realidade do negócio.
  5. Dificuldade para encontrar e reter talentos: uma agência com um bom planejamento consegue identificar o perfil dos colaboradores que compõem o time. Além disso, o planejamento deixa os profissionais mais satisfeitos, pois os processos e fluxos de trabalho são bem estabelecidos e organizados. E uma equipe feliz tende a ter um ótimo desempenho.
  6. Volume de vendas menor: a falta de um planejamento estruturado faz com que a agência venda menos do que sua capacidade. Afinal, se ela não conhece seu público, também não consegue definir estratégias adequadas para conquistá-lo.

Conclusão

Criar um plano de negócios é fundamental para se organizar e fazer com que o fluxo de processos interno seja eficaz, levando à agência a prosperar. A partir de um planejamento estratégico, o gestor consegue identificar as peças-chave para o funcionamento da sua agência.

Além disso, um bom plano de negócios fornece informações como público-alvo e análise da concorrência, e te ajudará a criar estratégias de marketing e de vendas. Sem contar, que ele é essencial se você quer conquistar investidores e até mesmo profissionais dedicados.

Agora que você já conhece a importância e os diversos benefícios de adotar um plano de negócios, que tal começar a montar o seu?

Temos certeza de que esse material vai ser muito útil para a manutenção e evolução do seu negócio! E se precisar de alguma ajuda para organizar todos os frutos do seu sucesso, investir em um sistema de gestão é sempre uma dica de ouro. Se quiser testar o Operand gratuitamente, é só clicar aqui!

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