Dia do Consumidor: como engajar o público com essa e outras datas comemorativas
Nos últimos anos, com o amplo uso da tecnologia e o suporte de novas ferramentas, os empreendedores começaram a fortalecer suas estratégias de vendas. No entanto, ainda há muito a aprender sobre a jornada que visa o engajamento do público de uma marca. O uso do marketing sazonal , explorando as datas comemorativas do ano, é algo que pode ser feito de maneira ainda mais inteligente e eficaz.
É fato que muitas marcas planejam, com meses de antecedência, suas campanhas para o Natal, Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças e outras datas especiais.
Mas, será que a abordagem das datas comemorativas tem sido feita de modo a impulsionar as vendas e trazer resultados efetivos?
Para aproveitar essas datas comemorativas sem perder o foco, é preciso levar algumas dicas em consideração. Além de adaptar as campanhas promocionais, vale a pena direcionar sua atenção para alguns outros pontos.
Neste artigo, listamos algumas dicas valiosas para você, que busca maneiras de engajar o público com datas comemorativas, como o Dia do Consumidor. Confira!
Você vai ler neste post
#1 Crie um calendário com datas comemorativas
Trabalhar com datas comemorativas significa planejar muito bem suas ações. Quem começa a pensar nas campanhas de Natal no mês de dezembro já está muito atrasado para fazer algo que vai gerar impacto.
O primeiro passo é mapear as datas que mais podem impactar o seu negócio, com antecedência. Assim, haverá tempo suficiente para fazer os ajustes necessários no produto e na estratégia de promoção.
Para não perder nenhuma oportunidade, você deve verificar alguns calendários sazonais no Google. Com essa pesquisa, é possível selecionar as datas que se relacionam ao nicho do seu cliente ou que podem, de alguma forma, impulsionar as vendas dele.
Mais do que apenas as datas óbvias, como Natal e Páscoa, um calendário nacional pode lhe dar algumas oportunidades menos conhecidas capazes de trazer excelentes resultados.
Por exemplo: se o seu produto é sobre culinária e gastronomia, o Dia Mundial da Pizza pode ter um impacto positivo nas suas promoções.
#2 Conheça o público da marca e o ciclo de vida do negócio
Para aproveitar melhor as datas comemorativas, é preciso entender muito bem o modelo de negócio do seu cliente. Busque compreender o ciclo de vida do seu produto e para quem ele se destina. Por exemplo: uma loja de um shopping faz uma campanha de moda praia antes do verão. Mas o fornecedor atacadista precisa começar sua promoção antes mesmo do inverno começar.
Dependendo do objetivo do negócio do seu cliente, a abordagem será diferente e o tempo de implementação da estratégia também deve ser feito com antecedência, na maioria dos casos.
Depois de mapear os eventos mais importantes do ano para o negócio e conhecer o público, vamos para as dicas que podem impulsionar suas vendas nas datas selecionadas:
1. Use datas comemorativas para encontrar subnichos
Essa é a dica de ouro deste post. Quando o negócio possui foco em um nicho de mercado específico, as datas comemorativas podem se converter em ótimas oportunidades para criar e divulgar produtos em diferentes sub-nichos. Vamos dar uma olhada em alguns exemplos?
Pegue o nicho de serviços, por exemplo, e veja como ele pode ser adaptado a cada período do ano:
- Dia dos Namorados: um produto sobre finanças pessoais para casais que desejam começar a vida juntos;
- Dia da Criança: um produto para pais que desejam economizar para financiar a educação de seus filhos;
- Réveillon: dicas de planejamento financeiro para viabilizar suas resoluções de ano novo.
Esses produtos, usados para aproveitar o marketing sazonal do negócio, podem ser vendidos separadamente ou na estratégia de funil de vendas. Com produtos sazonais, é possível adaptar as ofertas no funil de acordo com cada época do ano. Essa é uma excelente forma de atingir o mesmo público da oferta principal para realizar vendas diferentes.
2. Use datas comemorativas para adaptar o bônus na oferta
Dependendo do modelo de negócio, criar produtos temáticos de acordo com a época do ano pode ser um pouco complicado. Afinal, a estratégia exige muitos lançamentos e promoções diferentes.
No entanto, existe uma maneira mais simples de obter um resultado semelhante. Uma das possibilidades é criar um bônus temático ou um brinde para diferentes datas comemorativas. Essa é uma forma de engajar o público e dar um excelente impulso nas vendas.
#3 Faça alterações nas suas campanhas
A forma mais simples de explorar datas comemorativas em um negócio é adaptar as campanhas de promoção.
Explorar o marketing de oportunidade nos anúncios, criando templates de campanhas temáticas, com design que se aplique às datas comemorativas, é uma boa forma de se destacar na multidão.
É ainda mais simples adaptar o texto nos anúncios de acordo com a época do ano. Um produto do nicho de relacionamento não pode perder as oportunidades que surgem do Dia dos Namorados, por exemplo. Com simples alterações no copy da promoção, é possível criar um vínculo entre o produto e a época do ano.
#4 Use datas comemorativas no seu relacionamento com o cliente
Participar da vida dos clientes nas datas comemorativas é outra ação importante para engajar o público da marca. Nesses contatos, não é preciso, necessariamente, promover um produto digital. A comunicação pode ser uma forma amigável de manter contato com os clientes, desejando-lhes um Feliz Natal ou Feliz Ano Novo, por exemplo.
É importante lembrar que realizar nossas campanhas de e-mail marketing com o único objetivo de realizar vendas pode levar à rejeição de seus contatos. Por isso, é importante sempre oferecer conteúdo gratuito e relevante aos seus leads.
#5 Ofereça promoções e sorteios sazonais
Uma ótima forma de comemorar as datas comemorativas é presenteando as pessoas. Afinal, na maioria dos feriados e datas especiais, as pessoas trocam presentes umas com as outras.
Ofertas especiais e sorteios aumentam o engajamento e o alcance de suas campanhas. Daí a importância de incorporar essa estratégia ao negócio do cliente.
O sorteio pode dar um presente especial, ou até mesmo acesso gratuito a um produto. A divulgação desta campanha especial pode ser feita em todos os canais, como seu blog, redes sociais e e-mail marketing.
São vários os cases de campanhas de sucesso com datas comemorativas.
Para o Dia dos Namorados, a Ferrero Rocher pediu aos fãs que compartilhassem uma foto de seus namorados usando a hashtag #FerreroValentineSweeps e os marcassem no Instagram ou Facebook:
A campanha atraiu um engajamento social significativo nas redes sociais da marca.
Além disso, ao oferecer um vale-presente de US$ 400 e uma sessão de teleconsulta de 30 minutos com a especialista em presentes e influenciadora de estilo de vida, Alison Deyette, a Ferrero Rocher conseguiu ajudar a construir experiências memoráveis para os vencedores.
No desenvolvimento deste tipo de campanha para datas comemorativas, é importante decidir o que você quer que os compradores façam (marque um amigo, compre uma certa quantia, tire uma foto com seu produto) para entrar no concurso.
Além disso, certifique-se de anunciar as regras do concurso e do sorteio nas redes sociais da marca e crie uma página de destino do sorteio para compartilhar todas as regras de participação em um só lugar.
Se você deseja incluir o marketing sazonal em sua estratégia, abordando as datas comemorativas, não precisa, necessariamente, realizar todas as ideias deste post. É possível começar com apenas algumas delas, implementando as ações a título de teste para medir a aceitação do público e os resultados.
Depois disso, você só precisa selecionar aquelas que foram as mais bem-sucedidas e incluir na sua estratégia de marketing.
A tendência é que, ano a ano, o time da agência seja capaz de identificar as datas comemorativas mais adequadas para o negócio de cada cliente. Assim, será mais fácil replicar o que deu certo e corrigir os erros.
Se você gostou deste post, aproveite para planejar suas campanhas de marketing sazonais, aproveitando as datas comemorativas.
Depois disso tudo, o próximo passo é usar a criatividade para planejar e executar as ações previstas. Caso esteja em bloqueio criativo por aí, sugerimos algumas séries que podem ajudar a ter novas e boas ideias. Confira aqui!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 15/03/2022
- Categoria: Setor Criativo