Opcon2024
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos
Buscar por
Teste Grátis
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos

O que é anywhere office? Saiba tudo sobre este novo modelo de trabalho!

A modalidade de trabalho remoto caiu no gosto dos colaboradores, e os gestores já notaram a diferença. Segundo o Censo Agências 2022, cerca de 27,67% dos entrevistados perceberam uma maior produtividade da equipe em home office. Mas, você já pensou na possibilidade de trabalhar a quilômetros de distância do escritório? Ou até mesmo de outra cidade ou país? À primeira vista, isso pode parecer algo distante da realidade, entretanto o anywhere office ou “trabalho de qualquer lugar” ganhou força nos últimos anos.

Diferente do home office, o modelo oferece uma gama maior de possibilidades. Isso porque não se restringe apenas a um ambiente e pode ser realizado de qualquer lugar, basta ter uma boa conexão com a internet. Além disso, ela oferece mais flexibilidade à rotina, tanto para agência quanto para os colaboradores. 

Ficou curioso e quer saber como funciona, quais vantagens e desvantagens do anywhere office? Leia o artigo a seguir!

Você vai ler neste post

  • O que é o anywhere office?
  • Anywhere office: quais as vantagens e desvantagens do modelo?
  • Anywhere office: como o mercado de trabalho lida com esse novo formato?
  • Anywhere office e outros modelos de trabalho: quais as diferenças? 

O que é o anywhere office?

Comparecer ao trabalho não significa estar presente na agência. Hoje, para exercer suas funções, o colaborador pode simplesmente abrir o computador, seja em casa, uma cafeteria ou até mesmo em um coworking. Dessa forma, o anywhere office traz um mundo de possibilidades para que os profissionais possam exercer suas atividades, mesmo a distância.

O termo, em inglês, significa “escritório em qualquer lugar” ou “escritório em qualquer parte”. O conceito se refere a um modelo de trabalho onde os colaboradores podem exercer suas funções sem a obrigação de ir até à empresa.

Este é um conceito bastante amplo, uma vez que não se restringe apenas ao trabalho remoto realizado em casa. Inclusive, esta modalidade abre um leque de possibilidades para a agência, pois pode atrair talentos de outras cidades e até mesmo de outro país.

Anywhere office: quais as vantagens e desvantagens do modelo?

Ainda em dúvida sobre esse novo formato de trabalho? Confira algumas vantagens e desvantagens, que podem te auxiliar a entender melhor como isso funciona e como pode ser aplicado.

Anywhere office: 4 vantagens desta modalidade

Redução de custos

Esta é uma das principais vantagens de adotar o modelo anywhere office. Isso porque gastos fixos, como aluguel, luz, água, conta de internet, entre outros, não são mais necessários.

Importante lembrar que em alguns casos, você pode oferecer uma ajuda de custo para cobrir eventuais investimentos do colaborador em materiais de trabalho ou outras despesas, mas tudo isso precisa ser alinhado previamente em contrato.

Localização não é um problema

Em algum momento, durante um processo de seleção, você se deparou com um currículo incrível, mas o profissional é de outra cidade ou outro estado e não está disposto a se mudar? Inevitavelmente, a empresa perderá o profissional para a concorrência.

Com o anywhere office isso não é um problema. Afinal, o colaborador tem a liberdade de exercer em qualquer lugar com conectividade.

Retenção de talentos 

Um estudo realizado pela Sodexo, em parceria com a Harris Interactive, aponta que 92% dos brasileiros preferem continuar nos modelos de trabalho remoto. O aumento na qualidade de vida é a maior razão para essa preferência. Dentre os principais pontos destacados pelos entrevistados estão: a possibilidade de evitar o transporte público, menos estresse e a aquisição de mais tempo de qualidade para passar com a família.

Ou seja, adotar o anywhere office na sua agência pode ser uma ótima forma de atrair novos talentos e reter profissionais no time, afinal o modelo de trabalho remoto já é o queridinho de muitos.

Flexibilidade

O colaborador consegue ter uma maior flexibilidade na hora de organizar seus horários, tendo assim tempo para se dedicar a suas tarefas pessoais, como os estudos. 

Mas, o que a agência ganha com isso?

Tudo! Quando o colaborador tem outras atividades que precisam ser realizadas e o dia é apertado, ele não consegue se concentrar nas suas demandas. Agora, se ele tem a oportunidade de conciliar a sua jornada de trabalho com a rotina pessoal, ele terá mais concentração e foco nas suas entregas. Nesse sentido, a agência também ganha. 

3 desvantagens do anywhere office

O anywhere office pode trazer algumas vantagens, entretanto, há também alguns pontos negativos. Confira!

Distrações

Estar longe do escritório pode trazer uma série de distrações, fazendo o profissional perder o foco. Por exemplo, as crianças correndo pela casa, barulhos externos que atrapalham a concentração, entre outros fatores que fogem do controle do profissional e que podem impactar na produtividade.

Uma das soluções para combater esse problema é encontrar um método de trabalho adequado. A técnica Pomodoro, por exemplo, consiste em separar o tempo em blocos, um maior para concentração total e um menor, para pausas e intervalos gerais. Leia mais sobre metodologias aqui!

Comunicação

Um modelo de trabalho remoto pode dificultar a comunicação entre a equipe, o que ocasiona uma certa demora para solucionar pequenas questões, como alterações em peças ou artes.

Mas, algumas boas práticas, como daily meeting, e o uso de plataformas digitais podem ajudar a tornar a comunicação mais ágil e eficiente.

Jornada de trabalho

É fato que o anywhere office oferece uma maior flexibilidade na organização da carga horária de trabalho. Contudo, essa liberdade pode se tornar uma armadilha, se o profissional não tiver disciplina. Isso porque o colaborador pode trabalhar mais do que está definido em contrato, tornando a rotina mais exaustiva.

Dessa forma, é essencial que haja um combinado claro entre a agência e seus colaboradores sobre a carga horário de trabalho. Outra alternativa é estabelecer um modelo de controle por entregas. Assim, o profissional fica sem um expediente com horário fechado e organiza seu tempo para cumprir essas atividades dentro dos prazos previstos.

Anywhere office: como o mercado de trabalho lida com esse novo formato?

Flexibilidade e mais liberdade para decidir de onde e como trabalhar são as principais vantagens do anywhere office. Mas, na prática, como isso funciona no que diz respeito às legislações trabalhistas?

Como o modelo anywhere office ainda é um formato recente não possui uma legislação trabalhista específica que o regulamente. Mas, é preciso estar atento a algumas regras na hora da contratação ou alteração de contrato, para manter o compliance. Veja algumas das leis válidas para o trabalho remoto no regime CLT:

  • Contrato de trabalho: o colaborador decide mudar de país, mas quer continuar exercendo suas atividades à distância, e agora? O empregador pode fazer um adendo no contrato, para informar que o profissional irá continuar exercendo suas atividades residindo em outro país. Dessa forma, as leis trabalhistas vigentes no Brasil continuam valendo para o contrato de trabalho.
  • Direitos trabalhistas: como previsto no inciso 2º do art.75 da lei 14.442/22, para o home office, o colaborador não terá um controle de jornada ou pagamento de horas extras. Entretanto, os direitos a FGTS, INSS, 13º e pagamento de férias com ⅓ continuam valendo.
  • Obrigações tributárias: os recolhimentos de INSS e FGTS devem ser feitos normalmente. Com relação ao imposto de renda do colaborador, se o colaborador exercer suas funções de outro país, mas, continuar recebendo a remuneração de uma fonte pagadora brasileira, sem apresentar uma declaração de saída do país, ele ainda será considerado um residente fiscal do Brasil. Ou seja, o profissional ainda precisa declarar seu imposto de renda anualmente.
  • Questões fiscais: quando o colaborador avisa a Receita Federal que está mudando para outro país, ele deixa de ser tributado como residente. Entretanto, ao manter o vínculo de trabalho, o salário ainda será tributado na fonte. Dessa forma, há um caso de bitributação – o cidadão é tributado em dois países diferentes –, e para evitar esse problema, seria ideal verificar se o país de destino tem um tratado tributário com o Brasil.

Anywhere office e outros modelos de trabalho: quais as diferenças? 

No cenário de transformação digital e pós-pandemia COVID-19, hoje existe um leque de formatos de trabalho, e não somente o presencial. 

Mas, como o anywhere office se diferencia dos outros modelos?

Como vimos, o anywhere office é uma modalidade que oferece mais liberdade e flexibilidade aos profissionais e os permite exercer suas atividades profissionais de qualquer lugar, inclusive a milhares de quilômetros de distância.

Já o home office se caracteriza pela jornada de trabalho realizada fora das dependências da empresa. No formato home office, geralmente, o profissional trabalha em casa ou, eventualmente, em coworkings.

Já o formato híbrido é a combinação entre o trabalho presencial e o remoto. Ou seja, em alguns dias predefinidos o colaborador deverá comparecer à empresa. No restante da semana, ele pode exercer suas atividades de casa ou em outro local.

Uma coisa é certa: para trabalhar em qualquer um desses novos formatos, é preciso disciplina e compromisso com as entregas. Clique aqui e confira um infográfico recheado de dicas para a autogestão dos profissionais que trabalham remotamente!

Ariadna Straliotto

Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.

  • Por Ariadna Straliotto em 27/09/2022
  • Categoria: Produtividade
  • Tags: anywhere office, direitos trabalhistas, formato híbrido, home office, Produtividade, trabalho remoto

Anterior

4 ensinamentos da OPCON Criatividade para aplicar no seu negócio

OPCON Criatividade - Mais criatividade na empresa
Próximo

Conheça os vencedores do prêmio para agências Operand 2ª edição

Prêmio para agências Operand: conheça os vencedores de 2022
Compartilhe

Posts Relacionados

Sobre a necessidade e o poder de dizer não

Aprenda a gerenciar suas demandas e como dizer “não” no trabalho

30/05/2016
administrar bem o tempo

Você sabe administrar bem o tempo? O que fazer para diminuir a correria

23/04/2015

Novidades do Operand – 2º trimestre de 2020

05/06/2020
                       Censo Agências 2024

Comentários

    Arquivos

    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    • fevereiro 2021
    • janeiro 2021
    • dezembro 2020
    • novembro 2020
    • outubro 2020
    • setembro 2020
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • dezembro 2019
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019
    • agosto 2019
    • julho 2019
    • junho 2019
    • maio 2019
    • abril 2019
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • janeiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • dezembro 2017
    • outubro 2017
    • maio 2017
    • abril 2017
    • março 2017
    • fevereiro 2017
    • dezembro 2016
    • novembro 2016
    • outubro 2016
    • setembro 2016
    • agosto 2016
    • julho 2016
    • junho 2016
    • maio 2016
    • abril 2016
    • março 2016
    • fevereiro 2016
    • janeiro 2016
    • dezembro 2015
    • novembro 2015
    • outubro 2015
    • agosto 2015
    • julho 2015
    • junho 2015
    • maio 2015
    • abril 2015
    • março 2015
    • fevereiro 2015
    • janeiro 2015
    • dezembro 2014
    • outubro 2014
    • setembro 2014
    • julho 2014

    Categorias

    • Casos de Uso
    • Gestão
    • Materiais para Download
    • Produtividade
    • Setor Criativo
    • Universo Operand

    Fique por dentro!

    Assine nossa newsletter e receba as novidades
    do Operand na sua caixa de mensagens

    newsletter

    Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
    • Gestão
    • Setor Criativo
    • Produtividade
    • Universo Operand
    • Materiais Ricos
    Receba dicas de gestão
    2018 © Operand - Todos os direitos reservados.