HJ Conference: insights sobre liderança para a gestão da sua agência
“Quem sabe escolher, ama o direito de escolha”.
“Precisamos ter menos medo, porque a vida é generosa.”
“Eu sei que vim me divertir.”
As frases listadas aqui são apenas algumas das lições do HJ Conference 2023. Realizado entre os dias 28 e 30 de setembro, em Concórdia, cidade do oeste catarinense, o evento é um dos principais do calendário de empreendedorismo e gestão.
Em sua 8ª edição, a conferência cria uma atmosfera única, que combina experiência, network, energia, conhecimento, inovação e cultura. Acima de tudo, o HJ é um espaço de compartilhamento, intercâmbios e crescimento, que potencializa o desenvolvimento individual e coletivo.
Neste artigo, reunimos alguns dos momentos mais interessantes da programação do HJ Conference 2023. Confira!
Você vai ler neste post
- Empreendedorismo feminino: painel destaca a história de três mulheres
- Thedy Corrêa: o que música nos ensina sobre liderança
- Caito Maia: como o fundador construiu e mantém a Chilli Beans cada vez mais apimentada
- Caio Megale: perspectivas da economia brasileira
- Cafu: derrubando barreiras
- Robs: suporte, experiência e sucesso do cliente
- Pastor Claudio Duarte: escolha ser feliz
Empreendedorismo feminino: painel destaca a história de três mulheres
Katsuren Machado, Amyris Fernandez, Lilian Cruz e Claudia Colaferro se dedicaram a um debate necessário sobre empreendedorismo feminino.
Ao compartilharem um pouco da sua história, elas mostraram caminhos possíveis sobre como empoderar, potencializar e engrandecer suas jornadas.
Atualmente, o número de mulheres empreendedoras no Brasil segue crescendo. Já são 10,3 milhões que fazem acontecer.
Entre as principais dicas e lições aprendidas, elas destacaram a importância de ir tentando, mesmo sem saber. O essencial é dar o primeiro passo e seguir com constância. Contar com pessoas apaixonadas pelo que fazem também é vital.
Além disso, priorizar o autocuidado é importante para renovar o fôlego. Elas acreditam que “quando uma mulher sobe, puxa a outra”. De outro modo, lembram que a empreendedora pode errar em lugares diferentes.
Thedy Corrêa: o que música nos ensina sobre liderança
Thedy Corrêa, vocalista do Nenhum de Nós, também é conhecido pelas suas entregas como escritor e palestrante.
No palco do HJ Conference, Thedy deu uma aula musical sobre liderança. Ele mostrou o papel de cada membro da banda, comparando com a participação dos profissionais em uma equipe de trabalho.
Na ocasião, Thedy trouxe sons, insights e analogias preciosas, que deram um ritmo único para a palestra. Para quem estava na plateia, a sensação foi leve, quase como aprender sobre liderança brincando ou, melhor, apreciando música.
A proposta de abordagem do Thedy sobre liderança foi inimaginável.
Caito Maia: como o fundador construiu e mantém a Chilli Beans cada vez mais apimentada
Um insight sobre o charme dos óculos escuros, na Califórnia. Esse foi o momento embrionário da Chilli Beans. Sem demora, Caito Maia criou uma marca estilosa de óculos no Brasil. Em 1998, inaugurou a primeira loja Chilli Beans, na Galeria Ouro Fino. Hoje, são mais de 917 pontos de venda no Brasil e no mundo.
No palco do HJ Conference, Caito Maia contou como se dá a construção da estratégia de branding da marca. Em terras brasileiras e em muitos outros países, como no Kuwait, a Chili Beans se destaca porque vende uma experiência.
Além disso, outras iniciativas têm sido decisivas para manter a marca conectada com seu público. “Estamos investindo em mídia regional nas lojas. A ideia é que eu possa fazer uma comunicação para a Oktoberfest, sem impactar na estratégia de conteúdo dos outros pontos de venda.”
Caito conta que a preocupação com a sustentabilidade é outro pilar importante. “Desenvolvemos a Linha Eco e repensamos a composição das lojas físicas, que estão mais sustentáveis, com um número menor de produtos em exposição, e vendendo 25% mais”, comentou.
O fundador da Chilli Beans ainda compartilhou outras iniciativas, como a Ótica Chilli Beans, a loja de moda online, co-criada com o Mercado Livre, e a Capela Chilli Beans, no Rock in Rio. A tecnologia também é fundamental. A inteligência artificial é usada na gestão de estoques, facilitando o lançamento de coleções semanais limitadas.
Caio Megale: perspectivas da economia brasileira
Economista-Chefe da XP Inc, Caio Megale também foi secretário de Indústria e Comércio e diretor de programas no Ministério da Economia entre 2019 e 2020.
Na conferência, ele falou sobre as potencialidades exclusivas do Brasil. “Nós temos que reconhecer nossos pontos fortes. Um carro se produz em qualquer lugar do mundo. Porém, commodities em abundância só temos aqui no Brasil”, ponderou Caio.
Ele comentou ainda sobre a situação econômica e geopolítica do Brasil, favorável para 2024. “O Brasil tem uma fortaleza. Com um agronegócio forte, reformas e investimento em energia renovável, o nosso país é a bola da vez na análise dos economistas”, assegurou Megale.
Caio explicou ainda sobre a importância da política fiscal dos Estados Unidos, que está sendo mantida por interesses políticos e define a economia do mundo.
Cafu: derrubando barreiras
O que o capitão da seleção de futebol vencedora do Brasil pode nos ensinar? Muitas lições. Acima de tudo, Marcos Evangelista de Morais, conhecido popularmente apenas como Cafu, e um dos mais importantes jogadores de futebol do Brasil ensinou sobre persistência.
Entre os nomes de destaque do HJ Conference, ele recapitulou sua história. O cantor lembrou das oito reprovações, quando seu pai dizia: “Essa é uma barreira que você tem que vencer”. A primeira grande vitória foi a seleção para jogar pelo São Paulo.
Mas, afinal, Cafu, como não desistir a cada não recebido? Foco. Essa é a palavra-chave. Além disso, o jogador considera o trabalho em grupo essencial. A equipe ensina por quais caminhos seguir, com compromisso, humildade e respeito.
É no jogo e na empresa, sempre em campo, que as pessoas podem aprender, trocar, inspirar, liderar e evoluir.
Robs: suporte, experiência e sucesso do cliente
Roberta Silva, mais conhecida como Robs, é pioneira na área de Customer Success no Brasil, com mais de 20 anos de experiência no segmento. Na palestra do HJ Conference, Robs desfez uma confusão comum, detalhando os conceitos de suporte, experiência e sucesso do cliente.
Ela destacou a importância de olhar para essa base de clientes com carinho: esse é o melhor caminho para construir uma relação significativa e uma conexão profunda com as pessoas.
“O suporte é técnico. A experiência é sensorial. O sucesso do cliente é particular. Com essa clareza e usando a automação, conseguimos despertar no consumidor uma afeição à marca, mantendo-o retido e engajado”, comenta Robs.
Nos últimos 4 anos, Robs ajudou mais de 200 empresas a estruturarem suas áreas de sucesso do cliente. Pelo trabalho desenvolvido, ela conquistou posição de destaque entre os 100 maiores estrategistas mundiais de Customer Success por 3 anos consecutivos.
Pastor Claudio Duarte: escolha ser feliz
Um momento único, leve, simples e inspirador: assim foi a noite de sábado, que marcou o encerramento do HJ Conference 2023. Quem conduziu com maestria a mensagem final foi Claudio Duarte, pastor itinerante no Brasil e no exterior, líder da igreja Projeto Recomeçar, palestrante, empresário e apresentador de stand up.
Com muita humildade, ele mesmo reconhece que sua missão é “simplificar as coisas, sensações e situações que acontecem na vida”. A fala sutil e calma encantou a plateia, que mantinha a escuta atenta às provocações, reflexões e ensinamentos. Entre um exemplo e outro, algumas gargalhadas ressoavam no Centro de Eventos.
Sua vida é dedicada ao ensino da palavra para famílias, impulsionando-as, com uma linguagem a viver segundo o evangelho e recomeçar suas histórias de forma madura e com resultado.
Com uma narrativa simples, contemporânea e alegre, Claudio lembrou os participantes do HJ Conference da importância de aprender a se relacionar com pessoas, consigo mesmo e com Deus. Para ele, a beleza da vida está em percorrer nossa jornada em paz, com vontade de aprender e crescer sempre.
O encerramento do HJ Conference, que contou com mais de 300 atrações, divididas em 18 trilhas, deixou um gostinho de quero mais. Para a 9ª edição da conferência, que será realizada em 2024, a co-construção já começou. A meta é oferecer mais de 500 atrações nos 3 dias de evento.
E você: o que pode mudar “HJ”, a partir do que compartilhamos aqui sobre a conferência?
Se quiser mais dicas sobre gestão de negócios, recomendamos o conteúdo que ensina você a aumentar o ticket da sua agência! Confira!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 04/10/2023
- Categoria: Gestão