Métricas de prospecção: como medir o sucesso do seu time comercial
A prospecção de vendas é o processo de encontrar, qualificar e conquistar clientes potenciais para seus produtos ou serviços. É uma estratégia crucial para qualquer empresa que deseja manter um ritmo constante de crescimento e conquista de novos clientes.
Afinal, o trabalho da área comercial determina a qualidade e a quantidade do seu pipeline de vendas. Mas como saber se você está fazendo certo?
Quais métricas de prospecção avaliar para melhorar seus resultados?
Neste artigo, apresentamos a importância das métricas de prospecção e listamos algumas das principais. Confira e comece a acompanhar!
Estratégia comercial: como medir o sucesso do seu time
#1 Defina seus objetivos
O primeiro passo para medir o desempenho da sua prospecção de vendas é definir seus objetivos. Busque responder algumas perguntas estratégicas, como:
- O que você está tentando alcançar com suas atividades de prospecção?
- Quantos leads você precisa gerar, contatar e qualificar a cada mês, trimestre ou ano?
- Como você alinha suas metas com sua cota de vendas, taxa de conversão e metas de receita?
Ter objetivos claros e realistas o ajudará a acompanhar seu progresso e identificar áreas de melhoria.
#2 Escolha suas métricas
A próxima etapa é selecionar as métricas que o ajudarão a medir o desempenho da prospecção de vendas. Existem muitas métricas que você pode escolher, mas algumas das mais comuns envolvem:
- Geração de leads: analisa o número de novos leads que você adiciona ao seu banco de dados a partir de várias fontes, como referências, mídias sociais, webinars e eventos.
- Resposta do lead: rastreia o tempo que você leva para entrar em contato com um novo lead depois que ele expressa interesse em sua oferta.
- Qualificação de leads: é a porcentagem de leads que atendem aos seus critérios para serem adequados para sua solução.
- Engajamento de leads: analisa o número e a qualidade das interações que você tem com seus leads.
- Conversão de leads: é a porcentagem de leads que passam de um estágio do funil de vendas para o próximo.
Ao acompanhar essas métricas, você pode obter insights valiosos sobre o desempenho da prospecção de vendas.
#3 Use suas ferramentas
Com o acesso aos indicadores, o próximo passo é utilizar ferramentas específicas para coletar, analisar e visualizar dados.
Por exemplo, um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) pode ajudar a gerenciar leads, contatos, contas, oportunidades e negócios. Já o e-mail costuma ser usado para enviar, receber e organizar mensagens. A mídia social oferece uma maneira de se conectar com clientes potenciais em várias plataformas. Por fim, a análise de todos os dados ajuda a medir o desempenho e a criar painéis para avaliação de métricas.
#4 Avalie seus resultados
A etapa final consiste na análise de resultados e na definição de medidas para melhorar seu desempenho na prospecção de vendas. O ideal é comparar o desempenho real com o desempenho esperado e identificar lacunas e oportunidades. As perguntas a serem feitas incluem:
A equipe comercial está atingindo ou superando as metas de prospecção de vendas?
- Em quais métricas o time tem sucesso e quais precisam ser melhoradas?
- Quais são as práticas e estratégias que estão funcionando e quais devem ser alteradas ou eliminadas?
- Quais desafios e obstáculos estão impedindo a equipe de atingir suas metas de prospecção de vendas?
- Quais etapas e ações você precisa realizar para melhorar seu desempenho na prospecção de vendas?
Seguindo essas quatro etapas, você pode medir o desempenho da prospecção de vendas, fazendo um acompanhamento e ajustes constantes para otimizar seu pipeline.
9 métricas de prospecção para acompanhar a performance da equipe comercial
1. Receita Total
A receita total, também conhecida como vendas brutas ou faturamento, é uma métrica crucial para avaliar a saúde e o sucesso financeiro do seu negócio. Basicamente, engloba a receita gerada por todas as atividades operacionais e de vendas de todos os serviços da agência.
Calcule a receita total usando:
Receita total = Quantidade de serviços vendidos x Preço do serviço |
Suponha que a agência entregue 10 projetos ao custo de R$ 5 mil cada. Sua receita total seria de R$ 50.000,00.
Calcular a receita total da agência é importante porque permite medir, objetivamente, sua capacidade de gerar renda. Além disso, ajuda a monitorar seu progresso e a tomar decisões assertivas sobre como aumentar a lucratividade e otimizar as operações de vendas.
2. Receita por Produto ou Serviço
Essa métrica é vital para compreender o desempenho financeiro de diferentes serviços. Na prática, o indicador permite identificar suas ofertas mais e menos lucrativas e otimizar o mix de serviços para impulsionar o crescimento da agência.
3. Penetração de mercado
A métrica indica a sua base total de clientes em comparação com o potencial total do mercado.
Calcule o indicador usando a seguinte fórmula:
Taxa de penetração no mercado = (número de clientes/tamanho total do mercado-alvo) X 100 |
Se a agência vende um serviço para 500 clientes com um mercado-alvo de 1.000 clientes, sua taxa de penetração no mercado é de 50%.
Quanto maior a taxa de penetração no mercado, maior a oportunidade de crescimento e receita.
Na prática, esta métrica fornece informações valiosas sobre o potencial do mercado e ajuda você a desenvolver estratégias para aumentar a participação e a competitividade da sua marca.
4. Porcentagem da receita de novos negócios
A porcentagem da receita de novos negócios é a receita mensal ou trimestral gerada por novos clientes. Para calcular, use a seguinte fórmula.
Porcentagem de receita de novos negócios = (Receita de novos clientes / Receita total) X 100 |
Se sua empresa gera R$ 20 mil em receita com novos negócios e têm receita total de R$ 100 mil, ela gera 20% de sua receita com novos negócios.
Essa é uma das métricas de prospecção importantes porque permite medir o crescimento e o sucesso da sua empresa por meio da aquisição de novos clientes. O indicador revela a capacidade da agência de gerar receita com esses novos relacionamentos.
5. Porcentagem de receita de clientes existentes
É a receita gerada a partir do cross-sell e do up-sell de clientes atuais, bem como por pedidos repetidos e contratos ampliados.
Calcule a porcentagem da receita de clientes existentes com esta fórmula.
Porcentagem de receita de clientes existentes = (receita de clientes existentes/receita total) * 100 |
Se sua empresa tem receita total de R$ 100 mil e gerou R$ 20 mil em receita com novos negócios, ela gerou 80% de sua receita total com clientes existentes.
Na gestão da agência, essa é uma das métricas de prospecção relevantes porque fornece informações sobre o sucesso dos esforços da agência para reter e aumentar a sua base de clientes existente. Afinal, essa é uma estratégia, muitas vezes, mais rentável do que adquirir novos clientes.
6. Crescimento ano após ano
Essa é uma das métricas de prospecção que permite, como o nome sugere, comparar a receita gerada ano a ano.
Calcule o crescimento anual usando:
Crescimento anual = ((Métrica do ano atual – Métrica do ano anterior) / Métrica do ano anterior) * 100 |
Por exemplo, se sua empresa teve uma receita de R$ 100 mil em 2021 e R$ 120 mil em 2022, ela teve um crescimento anual de 20%.
Entre as várias métricas de prospecção, essa permite avaliar o desempenho geral e o sucesso da agência no crescimento de seus negócios e no cumprimento de suas metas.
7. Valor médio de vida do cliente (CLV)
O valor médio da vida útil do cliente mede a receita total que a agência pode gerar na interação com um único cliente.
O CLV considera vários fatores, como comportamento do cliente, frequência de compra e valor médio do pedido, fornecendo informações valiosas sobre o valor de cada cliente para o negócio.
Em síntese, o CLV permite aos gestores da agência tomar decisões informadas sobre estratégias de aquisição e retenção de clientes, ajudando a maximizar os lucros a longo prazo e o crescimento sustentável.
8. Pontuação líquida do promotor (NPS)
O Net Promoter Score é uma métrica de satisfação e fidelidade do cliente que mede a probabilidade deles recomendarem sua agência para outras pessoas.
Assim, você entende melhor as experiências de seus clientes e pode tomar medidas para melhorar a satisfação dele. Isso, por sua vez, ajuda a construir relacionamentos fortes e duradouros, aumentando a retenção e impulsionando o crescimento dos negócios a longo prazo.
9. Custo de Aquisição
O custo de aquisição engloba as despesas incorridas pela sua empresa no processo de venda de seus produtos ou serviços. Esta métrica é mais útil quando medida como uma porcentagem da receita gerada.
Na prática, o indicador fornece informações valiosas sobre a eficiência do processo de vendas e ajuda a compreender o custo de aquisição de novos clientes, impulsionando o crescimento da receita e melhorando as margens de lucro.
Agora que você já conhece as principais métricas de prospecção, que tal começar a acompanhar também outros indicadores de gestão? Conheça os principais no artigo.
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 19/09/2023
- Categoria: Gestão