Taxa de rotatividade: como driblar o turnover alto e aumentar a retenção
Seja a taxa de rotatividade voluntária ou involuntária (como demissões), o impacto na operação do negócio é o mesmo: falta de motivação entre os colaboradores, ROI reduzido e um produto ou serviço de qualidade inferior.
Além disso, o prejuízo da alta rotatividade é representativo para as empresas. O alto turnover leva a uma perda de produtividade que custa US$ 1,8 trilhão por ano às empresas dos EUA.
Neste cenário, os gestores de agências devem ter algumas questões em mente. Afinal, como reter os profissionais, mantendo-os engajados, integrados e conectados?
Quais benefícios os talentos levam em conta na hora de decidir entre permanecer na agência ou migrar para outra empresa?
Buscar essas respostas é essencial. Mas é preciso mais do que isso. É importante permitir oportunidades de desenvolvimento, avanço na carreira e educação continuada. Além disso, delinear um plano de carreira claro para seu pessoal é vital para que eles se sintam motivados a permanecer em uma determinada empresa.
Entenda, neste artigo, como a taxa de rotatividade influencia a gestão da agência e quais práticas adotar para aumentar a retenção de talentos.
O problema da taxa de rotatividade de pessoal
Na prática, quantas vezes você viu um time redondo se desfazer diante de um pedido de demissão? Se os desligamentos acontecem com frequência, a alta taxa de rotatividade é um sinal de alerta.
Para os gestores de agências, compor grupos de trabalho com talentos que se complementam é sempre um desafio e mantê-los unidos é ainda mais complexo.
Calcule quantos colaboradores deixaram a agência em um ano. O número indica que você está perdendo bons profissionais para os concorrentes. Quando alta, a taxa de rotatividade influencia negativamente a lucratividade e, em muitos casos, a felicidade do cliente.
Vale lembrar que a taxa de rotatividade pode ser classificada em dois tipos:
- Rotatividade voluntária: pessoas que deixaram a empresa por motivos pessoais; para buscar novos empregos ou oportunidades educacionais, ou para se aposentar.
- Rotatividade involuntária: gerada pelas demissões justificadas por indicadores de desempenho, comportamento ou como parte de pacotes de demissões.
A taxa de rotatividade vai indicar se a agência é um ambiente acolhedor, onde os talentos desejam permanecer. Um turnover alto é preocupante porque, geralmente, mostra uma cultura disfuncional da agência, com problemas relacionados ao ambiente e cultura organizacional, estrutura de benefícios e remuneração, plano de carreira e liderança.
Taxa de rotatividade de pessoal: como driblar e melhorar a retenção?
Nas agências, os gestores lidam com um desafio: ter pessoal com as habilidades e competências necessárias para cumprir os planos e objetivos corporativos. Além disso, encontrar os indivíduos adequados está se tornando cada vez mais difícil e caro.
Nesse cenário, a principal dúvida é: como lidar com a taxa de rotatividade nas agências? Ou melhor: como fidelizar os colaboradores e aumentar a retenção?
O desejo de permanecer trabalhando na agência pode ser estimulado se o gestor priorizar algumas ações e iniciativas estratégicas para a política de gestão de pessoas.
1. Crie um plano de integração prático
Um bom programa de onboarding é um momento decisivo para novos colaboradores. Essa primeira experiência influencia (e muito) na percepção deles sobre a agência e no desejo de permanecer. Os colaboradores com uma integração eficaz sentem-se 18 vezes mais comprometidos com o seu novo empregador do que aqueles com experiências de integração fracas.
Portanto, invista em um programa de integração projetado para reduzir a taxa de rotatividade no futuro. Faça uma auditoria em seu programa de onboarding e, em seguida, crie um novo programa para viabilizar as boas vindas dos colaboradores na empresa. Defina claramente suas expectativas para novas contratações e peça feedback sobre o processo de integração. Assim, é possível melhorar continuamente o onboarding.
2. Revise e padronize os processos
Para otimizar o fluxo de trabalho na gestão de projetos, uma das práticas indicadas é a definição de padrões que controlam como os profissionais devem realizar uma determinada atividade ou série de tarefas. Com a padronização dos processos, os colaboradores ganham maior clareza, mais produtividade e qualidade garantida.
Em síntese, a motivação dos profissionais melhora porque eles podem sentir satisfação em dominar o processo e aprimorar seus talentos. A otimização do fluxo de processos torna a operação mais ágil, simples e eficiente, permitindo que todos façam mais e sejam mais produtivos.
Nesse cenário, mesmo quando alguém é desligado da agência, é mais fácil manter o trabalho em dia, já que o fluxo de processos está padronizado.
3. Acompanhe as tarefas, atividades e entregas do time em um sistema de gestão
Ter visibilidade sobre o fluxo de processos da agência é fundamental para o gestor e também para o time de colaboradores. É fácil usar um documento de reuniões semanais para anotar as atividades normais. Acompanhar seus itens de ação (atividade, evento documentado ou tarefa) é registrá-los em atas de reunião. É fundamental resumir as longas anotações da reunião em um breve resumo da reunião depois de coletá-las. Manter as tarefas históricas documentadas ajuda na referência a notas/ações realizadas para diferentes projetos.
Ferramentas como o Operand ajudarão você a acompanhar e organizar as tarefas e projetos da equipe.
4. Valorize os membros da sua equipe
Um dos principais motivos pelos quais as pessoas abandonam o emprego é porque não se sentem valorizadas. Para 79% dos funcionários, esse é o principal motivo pelo qual deixaram o cargo.
Evite esse problema priorizando uma política de valorização dos profissionais. São várias as ideias de práticas que proporcionam esse reconhecimento:
- Comemore aniversários e datas comemorativas;
- Reconheça publicamente as pessoas por um trabalho bem executado;
- Ofereça um happy hour para sua equipe ou sirva um almoço;
- Forneça benefícios extras de férias;
- Dê prêmios a diferentes departamentos ou para diferentes projetos;
- Promova o reconhecimento dos pares;
- Comemore conquistas não relacionadas ao trabalho.
Turnover na agência: como atrair e manter equipes qualificadas
Como vimos até aqui, a alta rotatividade nas agências é um problema recorrente, que impacta na gestão e na performance da equipe. O custo financeiro é representativo. Contudo, muito além disso, a rotina e o fluxo de trabalho também são prejudicados.
Para driblar a alta taxa de rotatividade de profissionais, algumas boas práticas simples podem ajudar muito. Veja só:
- Contrate as pessoas certas: os funcionários precisam se adequar à cultura empresarial.
- Ofereça flexibilidade: os colaboradores desejam flexibilidade no trabalho. A experiência de liberdade é um método para aumentar a retenção.
- Desenvolva planos de carreira e oportunidades de crescimento: os colaboradores ganham um senso de direção e propósito ao visualizar um plano de carreira com um desenho claro, que oriente a evolução profissional.
- Reconheça e recompense os colaboradores: proporcione aos colaboradores novas oportunidades, como recompensa pela performance deles. Você pode usar, inclusive, um esquema de gamificação para definir esses reconhecimentos, prêmios e bônus.
- Oportunize o equilíbrio entre vida pessoal e profissional: os profissionais desejam uma rotina flexível, que permita gerenciar as demandas da carreira, de casa e da família. Por isso, pensar em um modelo de trabalho híbrido pode melhorar a retenção.
Com essas boas práticas, você certamente tem condições de diminuir a taxa de rotatividade e aumentar a retenção dos colaboradores da agência.
Agora que já entendeu a importância de calcular o turnover, quer conhecer a taxa de rotatividade da sua agência? Faça o download de uma planilha simples e prática que vai facilitar a sua rotina!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 14/11/2023
- Categoria: Gestão