Tendências 2024: o que você precisa ficar de olho!
Acompanhar as pesquisas de tendências ao longo dos anos é essencial para entender as transformações do mercado. Na prática, quem busca conhecer a realidade do mercado, tem acesso a dados que fornecem insights valiosos na criação e desenvolvimento de campanhas publicitárias.
Por isso, preparamos uma lista com as principais tendências de 2024 para o setor de marketing digital e publicidade.
Confira!
Você vai ler neste post
Tendências 2024: uso de IA
#1 IA generativa e criação de conteúdo
A Inteligência Artificial está se tornando a queridinha do mercado de publicidade e marketing digital. Grandes marcas como Nestlé, Unilever e Mondelez estão experimentando o uso de Inteligência Artificial generativa na criação de campanhas publicitárias, segundo a Reuters. Estima-se, ainda, que 85,1% dos usuários adotam a IA para criar conteúdos e escrever artigos.
Nesse setor, a tecnologia tem auxiliado no aumento da produtividade e na redução de custos. Isso porque a IA pode ser utilizada para a produção de textos, imagens e códigos de computador. Ou seja, em vez de deslocar uma equipe inteira para diferentes locações, o cenário pode ser criado dentro da agência, a partir de alguns comandos para o computador.
No entanto, isso não significa que a IA irá substituir o trabalho humano. Pelo contrário, os profissionais têm um papel central na criação dos conteúdos, já que a IA tende a desenvolver materiais genéricos e não costuma verificar dados ou fatos. Portanto, o seu uso deve ser feito com cautela para evitar riscos, como reprodução de materiais já existentes e reprodução de preconceitos não-intencionais.
#2 Personalização baseada em IA
Conforme relatório da Twilio, cerca de 92% das empresas estão adotando o uso de IA para oferecer experiências personalizadas aos clientes. O estudo mostra, ainda, que 56% dos consumidores com acesso a este tipo de publicidade têm mais chance de se tornarem fiéis à marca.
Mais do que usar o nome do cliente no início do e-mail marketing, a personalização baseada em IA permite criar e desenvolver materiais com base em comportamentos, histórico de compras, preferências e muito mais. Na prática, isso promove maior envolvimento do consumidor, aumento nas taxas de conversões e maior interação com a marca.
Tendências 2024: publicidade em vídeo
#3 Domínio do vídeo curtos
Os vídeos curtos do TikTok e o Shorts do YouTube ganharam o público, e inclusive, estão mudando a forma de consumo dos clientes. Dados do Hubspot revelam que o formato é utilizado pela Gen Z (57%) e pelos Millennials (42%) para descobrir novos produtos. O estudo aponta, ainda, que 83% dos usuários consideram o método mais eficaz que outros.
Dados do Censo Agências 2024 mostram que 21% dos entrevistados pretendem investir no desenvolvimento de habilidades voltadas à produção e edição de vídeos. No atual cenário, isso não poderia ser diferente, uma vez que o formato já aparece como o favorito do público.
#4 Anúncios em vídeo
De acordo com dados da Insider Intelligence, 57% dos profissionais de agências de publicidade acreditam que conteúdo comprável em vídeo é a próxima fronteira. Conforme pesquisa realizada pela Samsung, 55% dos usuários lembram dos anúncios compráveis em vídeos, sendo que 50% interagiram com o conteúdo.
Para testar a eficácia da estratégia, o Fresh Market utilizou este tipo de material para melhorar o envolvimento com o cliente. Eles pretendiam replicar uma experiência agradável e convidativa na loja e em plataformas digitais. O resultado: um aumento significativo (113%) nas taxas de engajamento para vídeos e no tempo de sessão (115%).
Ou seja, apostar em anúncios em vídeos promove um maior engajamento do público. A ideia é que as marcas exibam o material de forma natural e humanizada, gerando confiança e melhorando a experiência.
#5 Adoção de vídeos outstream sem som
Boa parte dos usuários gosta de navegar em websites para matar aquele tempo livre, e todos já foram surpreendidos pelo menos uma vez com vídeos outstream – fora de transmissão, em sua tradução. Eles são anúncios flutuantes, executados no volume máximo.
Para resolver esta situação que frustra os usuários, marcas e plataformas estão adotando o uso de vídeos outstream sem som. Outra solução é a utilização de legendas, já que 80% dos consumidores têm maior probabilidade de terminar de assistir um vídeo quando elas estão disponíveis.
Tendências 2024: publicidade em mídias sociais
#6 Autenticidade é a palavra da vez
Conforme dados divulgados pela Stackla, 88% dos consumidores optam por comprar de marcas que produzem conteúdos autênticos em mídias sociais.
Empresas como a Rare Beauty, da cantora Selena Gomez, optaram por trabalhar com pequenos criadores que se identificam com a marca (missão, visão e valores) e que realmente usam seus produtos, ao invés de grandes influenciadores. O resultado: a marca criada em 2020, já faturou US$2 bilhões.
#7 Marketing de influência
O marketing de influência é uma das tendência que continua a crescer em 2024. No entanto, aqui temos uma mudança de cenário. Isso porque algumas marcas estão preferindo investir em micro influenciadores ao invés de celebridades.
Além dos custos menores, percebe-se que influencers que têm entre 10 mil e 100 mil seguidores geram mais sucesso do que celebridades ou macro influenciadores (contas com 1 milhão ou mais de seguidores), segundo o Hubspot. Isso porque eles oferecem acesso a pessoas mais engajadas e leais, e comunidades a um preço mais baixo.
Tendências 2024 de marketing digital em áudio
#8 Publicidade em áudio aumenta
A promoção de produtos e/ou serviços por meio da inserção de anúncios em conteúdos de áudio digital está em alta.
Comumente veiculados em rádios digitais, podcasts ou canais de streaming de músicas, este tipo de publicidade é uma excelente forma de atrair o público. Dados do relatório Edison Research revelam que 51% dos consumidores prestam mais atenção a anúncios de podcasts do que em outras mídias.
#9 Anúncios otimizados para pesquisa por voz
O uso de assistentes de voz digital pode atingir a marca de 8,4 bilhões em 2024, segundo dados da Statista. Diante deste cenário, 47% dos profissionais de marketing planejam aumentar os investimentos em otimização de busca por voz em 2024, segundo dados do Hubspot.
Mas, afinal, como uma marca pode aproveitar os mecanismos de busca por voz?
Geralmente, quando os usuários querem tirar alguma dúvida ou descobrir uma novidade, eles “falam” com o Google. Por exemplo, ao questionar o “qual a previsão do tempo para a semana?”, “quais os filmes lançados este mês?”, “qual o posto de gasolina mais próximo?”, e por aí vai. E, é com isso em mente que as agências devem desenhar uma estratégia junto à marca.
Aja Frost, Diretora de Crescimento Global do Hubspot, afirma que é importante analisar quais perguntas os usuários fariam sobre determinado produto ou serviço. Em seguida, planejar subtópicos e buscar as melhores oportunidades para inserir essas questões como cabeçalhos. Assim, as assistentes de voz capturam mais facilmente as perguntas e reconhecem o conteúdo como soluções.
Tendências 2024: automação
#10 Marketing conversacional
Dados divulgados pela Tidio mostram que 53% dos entrevistados consideram a espera por respostas a parte mais frustrante da interação com as empresas. Diante da demora ou falta de resposta, os entrevistados não hesitam em buscar a concorrência.
Portanto, é seguro afirmar que o uso de chatbots é a melhor maneira de não perder esses clientes. Dados do Hubspot indicam que 58% dos profissionais de marketing planejam aumentar seus investimentos em chatbots em 2024.
Alimentados por programas de computador, os chatbots podem conversar com o usuário e solucionar suas dúvidas em tempo real.
Tendências 2024: uso de tecnologia na gestão
#11 Software de gestão
O uso de tecnologias tem como objetivo facilitar a gestão, reduzir a incidência de erros, aumentar a produtividade e potencializar os resultados. Dados do Censo Agências indicam que 67,25% dos entrevistados utilizam o sistema de gestão para organizar o fluxo de trabalho, independente de como o fluxo interno se estrutura.
Por meio do software de gestão é possível manter as tarefas e atividades alinhadas e organizadas, mantendo todos os profissionais na mesma página. Além disso, ele permite que as peças sejam aprovadas pelo cliente dentro do sistema.
Agora que você já conhece algumas das principais tendências 2024 para o marketing e publicidade, aproveite e confira mais dados com insights sobre o setor.Confira a Pesquisa Censo Agências 2024, e saiba o que esperar para 2024 com dados fornecidos pelos próprios gestores. O download do estudo é 100% gratuito!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 27/02/2024
- Categoria: Gestão