Alternativas ao Operand: quais valem a pena?
Contar com o auxílio de uma ferramenta digital como um sistema de gestão é indispensável para as agências. E se você chegou até aqui é porque está em busca do melhor sistema de gestão para organizar seus projetos, certo?
O mercado oferece muitas soluções. Portanto, é comum você pesquisar diferentes softwares de gerenciamento de projetos. Mas antes de tomar sua decisão e optar por outras alternativas ao Operand, convidamos você a entender melhor como ele funciona!
O Operand ajuda a gestão a organizar a rotina, gerenciar os projetos e a equipe, acompanhar as atualizações em tempo real e ainda cuidar da saúde financeira do negócio.
Afinal, será que vale a pena investir em alternativas ao Operand? Para buscar essa resposta, preparamos uma lista com alguns recursos para que você possa analisar, vamos lá?
Você vai ler neste post
Sua agência precisa de um sistema de gestão? Qual?
Antes de falarmos sobre recursos específicos e sobre as alternativas ao Operand, é preciso compreender se o uso de softwares vale realmente a pena para a sua agência e se valer, que tipo de sistema investir!
É importante pontuar que com a alta competitividade do mercado, manter a gestão em planilhas ou no papel pode ser furada, uma vez que tais métodos são altamente passíveis de erros.
Alguns sinais podem indicar que é o momento certo da agência adotar um software de gestão, como: comunicação ineficiente, processos desalinhados, queda na produtividade, erros e refações, planejamento engessado e aumento dos custos.
Porém, para saber se é o momento certo e qual sistema de gestão sua agência pode adotar, é importante responder às seguintes perguntas:
- Qual o tamanho da agência?
- Quantos clientes mensais ela possui?
- Qual o volume da demanda?
- Qual o tamanho da equipe?
- Você tem o controle financeiro da sua agência hoje?
Na prática, essas questões ajudam a entender o estado atual da agência e como os processos são conduzidos. Além disso, elas permitem compreender com mais clareza os usos da ferramenta, e mostram se é realmente uma boa ideia buscar alternativas ao Operand.
O uso de planilhas ou sistemas gratuitos pode ser útil durante um período, especialmente no início da jornada, quando ainda não existem processos definidos e o volume de demandas é baixo.
Porém, com o tempo e com o aumento da equipe, das demandas e do faturamento, esse tipo de sistema pode prejudicar o desenvolvimento do negócio e até impedir sua agência de crescer.
Afinal, o que é o Operand e como ele funciona?
O software Operand é um sistema de gestão de projetos voltado para equipes criativas. Na prática, este sistema facilita o dia a dia da empresa, já que permite integrar pessoas, áreas e processos de modo colaborativo.
Com o Operand, o fluxo de trabalho fica mais organizado, simples e prático e a equipe acompanha em tempo real tudo o que acontece nos projetos.
Atualizar os processos e o modo como a agência conduz suas atividades é fundamental para manter os clientes satisfeitos e entregar um trabalho de qualidade dentro do prazo preestabelecido.
O Operand oferece agilidade, maximiza a produtividade e aumenta a eficiência dos processos, garantindo a satisfação do cliente final.
Alternativas ao Operand: será que vale a pena adotar outros sistemas?
O dia a dia da agência pode ser uma grande loucura. Afinal, é preciso conduzir processos, cuidar da saúde financeira, acompanhar projetos, e muito mais. Por isso, contar com auxílio de ferramentas digitais traz mais agilidade à rotina. Na prática, um sistema completo permite organizar as atividades, gerenciar tarefas e otimizar a comunicação, melhorando a fluidez dos processos.
Existem diversas opções no mercado, tanto pagas quanto gratuitas, e a escolha da solução varia conforme as necessidades da agência no momento. Mas, será que optar por alternativas ao Operand é uma boa escolha?
Para responder esta pergunta, preparamos uma lista com alguns recursos e ferramentas para que você possa estabelecer um comparativo com as funcionalidades do Operand. Confira!
Trello
Baseado no método Kanban, o Trello é uma ferramenta visual focada em organizar o fluxo de trabalho. Ele pode ser organizado em quadros e colunas, facilitando o gerenciamento das etapas do projeto. Entre os recursos, vale destacar a inclusão de links e arquivos e de vários colaboradores em cada job ou projeto. Dessa maneira, todos conseguem acompanhar em tempo real a evolução das atividades.
No entanto, a versão gratuita permite apenas 10 quadros por área de trabalho, e limita o upload de arquivos a 10MB cada.
Outro ponto a se considerar é que ele dificulta a aprovação de peças e campanhas dentro da plataforma pelos responsáveis, pois eles precisam localizar o card com o arquivo, visualizar e dar o feedback.
A ferramenta é uma ótima opção para trabalho individual ou equipes no início da jornada. Para agências que desejam escalar suas atividades e ferramentas de trabalho, o Trello pode não ser uma boa opção, uma vez que é limitado.
Runrun.it
Uma plataforma de gestão de projetos baseada na nuvem, o Runrun.it auxilia no gerenciamento das tarefas e fluxo de trabalho. Com a ferramenta, a agência pode criar áreas colaborativas tanto com a equipe quanto com os clientes. É uma plataforma que oferece a visão geral dos projetos em andamento.
Entretanto, alguns usuários têm dificuldade de se adaptar à ferramenta, por não ser tão intuitiva. Outro ponto é que, apesar das facilidades, ele possui alguns problemas como: a geração de gráficos/relatórios com dados repetidos e imprecisos, poucas possibilidades de integração com outros softwares e pequenos bugs. Sem contar que os planos pagos acabam sendo um pouco caros para uma agência em crescimento.
Google tasks
Conhecido como Google Tarefas, este recurso é uma extensão dos serviços Google. De modo geral, ele pode ser utilizado como um gerenciador de atividades, facilitando o planejamento dos projetos da agência. O Tasks permite criar listas, definir a prioridade das tarefas, receber alertas, armazenar dados, e muito mais.
Ele possui um design simples e amigável, o que facilita o uso por usuários menos experientes. No entanto, não é uma boa opção para o gerenciamento de projetos maiores, pois não permite inserir comentários. Além disso, é uma ferramenta individual, que não permite a integração da equipe.
Google Sheets
O Google Sheets, recurso de planilhas do Google, também pode ser adotado pela agência na gestão de projetos. Com ele é possível organizar o cronograma de atividades envolvidas em peças e campanhas para determinado cliente. Isso pode ser dividido em abas por etapas, sendo que cada página tem a descrição das tarefas a serem cumpridas. Ele pode, ainda, ser integrado a outros apps.
Por ser baseado na nuvem, ele não ocupa tanto espaço, no entanto, não pode ser acessado offline. A aplicação tende a se tornar lenta, caso seja inserido um volume alto de dados. Além disso, ela é menos visual, uma vez que para a aprovação de peças e/ou conteúdos, é preciso criar links externos.
Conclusão
Bom, como vimos até aqui existem alternativas ao Operand, no entanto, para agências que precisam de um sistema completo, que reúna os principais recursos de gestão e que tenha todos os módulos integrados, talvez buscar uma outra opção não seja tão vantajoso.
Para quem quer conhecer mais, o Operand possui uma gama de recursos e funcionalidades que trazem mais praticidade à rotina da agência. Outra coisa que você precisa saber sobre o sistema é que ele possui 11 módulos, que permitem:
👉 Gerenciar projetos: uma visão geral sobre o escopo de trabalho de cada campanha, com informações sobre as atividades e etapas de todo o processo.
👉 Organizar as tarefas: permite designar as tarefas para cada integrante do time, definir as responsabilidades e o prazo de entrega. É possível, também, verificar se há algo pendente do dia, e as atividades futuras.
👉 Aprovar propostas: por meio do sistema é possível analisar as cotações, seja de produtos ou serviços de terceiros, e aprová-las pela plataforma. Uma vez aprovadas, elas são encaminhadas diretamente ao financeiro.
👉 Armazenar informações de cadastros: permite verificar dados e o desempenho dos colaboradores. Além disso, pode ser usado para analisar informações tanto do cliente como também de fornecedores.
👉 Organizar a gestão financeira: ajuda a manter o fluxo de caixa ainda mais organizado. O sistema facilita a geração de boletos e recibos, além de auxiliar a gerenciar as receitas e despesas de cada projeto.
👉 Visualizar informações estratégicas: o sistema permite gerar relatórios sobre as receitas geradas, movimentação por cliente, desempenho da equipe, entre outras informações. Na prática, isso facilita na tomada de decisões e na criação de estratégias para melhorar a performance da agência.
Além disso, outros módulos facilitam a comunicação, organização das demandas de reuniões e eventos, bem como recursos que ajudam a compreender o tempo que cada tarefa demanda.
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Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 04/04/2024
- Categoria: Gestão