Censo Agências revela realidade do mercado publicitário

O Censo Agências já pode ser considerado uma ferramenta indispensável para o planejamento estratégico e a gestão do mercado publicitário. E neste post vamos falar sobre alguns dados reveladores que a pesquisa nos trouxe!

1. Gestores de agência são multifunção

Em um cenário ideal, os gestores deveriam se concentrar exclusivamente na administração do negócio. Mas na prática, não é bem assim que acontece. Ou seja, segundo o Censo, os profissionais do mercado publicitário ainda canalizam sua energia para tarefas operacionais como atendimento e criação e também se envolvem com atividades administrativas e financeiras e de planejamento.

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Além disso, o exercício da gestão é inédito para mais da metade 52% dos profissionais à frente das agências, que estão se aventurando pela primeira vez como empreendedores. Em contrapartida, 48% deles já tiveram experiência na condição de gestão. E 28% já tiveram empresas na área de comunicação e 20% já gerenciaram empreendimentos em outro segmento.

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2. Pouco tempo para retenção de clientes

Com a agenda cheia e uma rotina atribulada, a consequência é a falta de tempo para se dedicar a questões essenciais como a retenção de clientes. Mais da metade das agências pequenas do interior – 58% – e das médias e grandes – 61% – despende pouco ou nenhum esforço para fidelizar e reter clientes. Já nas capitais e regiões metropolitanas, os líderes da agências – 63% – conseguem investir mais tempo e energia para se relacionar e conquistar os clientes.

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3. A estratégia é identificar os serviços rentáveis

Na tentativa de abraçar as oportunidades, garantir os ganhos, agradar os clientes e não deixá-los na mão, muitas agências optam por se posicionar no mercado publicitário como full service. E trabalhar com um amplo leque de serviços, ainda que para isso seja necessário terceirizar. Muitas vezes, este tipo de estratégia é ineficiente porque o gestor não tem clareza sobre a rentabilidade real dos serviços. O Censo mostrou que para agências grandes, médias e pequenas, seja no interior, seja na capital, a criação é o serviço mais lucrativo, seguida dos serviços relacionados a web (SEO, Adwords, email mkt, mídias sociais, sites) nas agências menores, e dos provenientes de honorários de mídia e serviços relacionados ao planejamento nas maiores.

Além destes se destacam também os serviços de marketing de conteúdo e consultoria de marketing.censo-agencias-servicos-com-maior-rentabilidade-financeira-agencias-pequenas

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4. Desafios de gestão do mercado publicitário

O envolvimento do gestor em questões operacionais, muitas vezes, impede que ele dê atenção a outras demandas tão importantes quanto. Nas agências menores, o principal desafio é investir mais tempo à prospecção de novos clientes e buscar novas ferramentas para calcular, com precisão a produtividade dos profissionais, individualmente, e do time.censo-agencias-principais-dificuldades-de-gerenciamento-agencias-pequenas

Já nas agências maiores do mercado publicitário, a necessidade de gerenciar melhor a produtividade da equipe se repete. Além disso, a redefinição dos processos e do fluxo de trabalho é outra demanda emergente nas agências. Só assim é possível simplificar o dia a dia do time e impulsionar a performance. Permitindo então, o alcance de resultados mais positivos.

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Enfim, os dados revelados pelo Censo de Agências mostram que o mercado publicitário está em constante aprendizado e amadurecimento. É necessário um esforço contínuo dos gestores voltado para a análise da agência. E, também, do cenário, que indica dados e tendências capazes de pautar o planejamento e a atuação da empresa. O desafio é se reinventar tendo como base os indicadores do mercado publicitário, a coleção de acertos e erros acumulada até agora e os insights da sua experiência.

Que tal conferir o Censo de Agências 2018 completo? Acesse já e fique por dentro dos principais desafios e oportunidades do mercado publicitário!

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