Profissionais de propaganda: 9 especialistas do setor para você acompanhar!
Campanhas memoráveis, slogans e bordões que caem na boca do povo, conquistam, cativam e até conscientizam milhares de pessoas mundo afora. Esse é o foco do trabalho dos profissionais de propaganda: fisgar a atenção do consumidor.
Não à toa o Dia do Profissional de Propaganda é celebrado nacionalmente em 17 de outubro, como forma de homenagear os responsáveis por levar tanta inspiração e criatividade até as pessoas.
Falando nisso, criatividade e inovação são dois fatores que devem acompanhar quem trabalha no setor publicitário. Afinal, as campanhas precisam ser atrativas, prender a atenção dos consumidores e cativá-los.
E para conseguir tudo isso nada melhor do que buscar inspiração com os profissionais de propaganda destaque do setor. Selecionamos 9 nomes de feras da publicidade que você precisa acompanhar. Confira!
Aproveite a leitura!
9 grandes profissionais de propaganda que você precisa conhecer!
#1 Washington Olivetto
A lista não poderia ser encabeçada por outro profissional, se não o Washington Olivetto, um pioneiro a projetar a publicidade brasileira ao nível internacional. O publicitário é uma das personalidades mais famosas no meio sendo, inclusive, citado na obra “Toca dos Leões”, livro de Fernando de Morais que esmiúça a trajetória da agência de publicidade W/Brasil.
Considerado o profissional do século pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (ALAP), Olivetto foi o primeiro latino-americano a ganhar o prêmio Clio Awards em 2001, após realizar um comercial para a revista Época.
Em seu vasto currículo estão campanhas que marcam a história da propaganda nacional, como “O cachorro da Cofap”, “Meu primeiro sutiã” para a empresa Verlise no anos 80 e o inesquecível “Garoto Bombril”, conhecido até hoje.
#2 Jessica Gomes
A jovem mineira Jessica Gomes representa a força e coragem da mulher brasileira, e vem ganhando cada vez mais espaço em um ambiente composto majoritariamente por homens.
Inclusive, ela foi a única representante do Brasil na edição de 2018 do “See It, Be It” – programa desenvolvido pelo Festival de Cannes em 2014 –, que visa incentivar a participação de mulheres no meio publicitário. Jéssica foi convocada após apresentar o projeto Na Varanda, um coletivo feminino que reúne mais de 400 mil mulheres dispostas a conquistar espaço na indústria criativa.
Jéssica Gomes iniciou sua carreira como redatora da Agência Lápis Raro. Após retornar de Cannes, entrou para o Community Manager da Avon, na Agência Mutato, e participou da criação de uma nova marca de skincare brasileira, a Sallve. Hoje, a jovem atua como head de Creative Shop MidMarket da Latam e continua à frente do Na Varanda.
#3 Laura Chiavone
A empreendedora e estrategista Laura Chiavone é uma das principais representantes femininas no mundo do empreendedorismo publicitário. Formada em Ciência Social pela USP, deu aula de Estratégia durante 13 anos na Miami AD School (SP). Ministrou, também, diversas palestras ao longo de sua carreira, incluindo a 3% Conference em Nova Iorque, Festival de Cannes e o Imagination Day, na Polônia.
Entre seus clientes há nomes de peso, como a Nike, Ambev, J&J, Mondelez, Heineken, Sadia, Casas Bahia e outros. Ao longo de sua carreira, criou trabalhos que impactaram o mercado e lhe renderam prêmios como Effie Awards Latin e o Jay Chiat.
Aos 28 anos, fundou a Limo Inc, uma agência de estudos culturais e estratégia de marca, que contribuiu para o desenvolvimento do ramo de consultoria de planejamento no país. Hoje, atua como Diretora Chefe da Meta no Brasil.
#4 Luiz Lara
Você certamente já deve ter ouvido falar da campanha “Pôneis malditos”, da Nissan, o comercial tem mais de 10 anos e é lembrado até hoje. Isso porque a música da propaganda ainda gera diversos memes e gruda na mente (aposto que você já deve estar cantando a famosa canção 😅). Luiz Lara é um dos responsáveis por isso.
O fundador da agência Lew Lara é um dos profissionais de propaganda de destaque no universo publicitário e coleciona diversos prêmios. Além do comercial da Nissan, possui outros grandes trabalhos marcantes, como “O banco da sua vida” para o Banco Real, “Viver sem fronteiras” para a Tim e “Não tem idade para ser você mesma”, da linha Natura Ekos.
#5 Anselmo Ramos
O ramo publicitário tem uma grande missão se atentar a atualidade, afinal, não tem jeito melhor de inovar do que acompanhar as tendências. Mas, e se ao invés de só acompanhar, a publicidade tomasse as rédeas para conscientizar as pessoas?
Podemos dizer que isso é o que pauta o trabalho de Anselmo Ramos, um dos publicitários mais aclamados do setor. Uma das campanhas mais aclamadas no mercado nacional é “Retratos da Real Beleza” para a Dove. Na campanha, Anselmo trouxe ao debate o alto padrão de beleza impostos pela indústria, inclusive a de cosméticos.
Mas, essa não foi a primeira vez que Anselmo desafiou padrões. O publicitário se destacou com o case da propaganda Proud Whopper, para a rede Burger King na parada gay em São Francisco, em 2014. Com a campanha, a rede de fast food foi uma das primeiras empresas a se posicionar a favor dos direitos da comunidade LGBT.
O profissional já acumula mais de 30 Leões de Cannes, um dos maiores prêmios de publicidade, e é uma fonte de inspiração no meio publicitário, por ser visionário e se desafiar constantemente.
#6 Nizan Guanaes
Campanhas instigantes são as que mais mexem com o público, e Nizan Guanaes sabe disso. Em 1988, criou um comercial para o jornal Folha de S. Paulo, o vídeo tinha como objetivo prender o espectador. Nele, um homem era construído aos poucos e em off uma voz dizia “reduziu a inflação para 25% ao ano”, a ideia era falar sobre a atuação política de alguém.
A surpresa ficava para o final, quando o personagem misterioso se revelava ser Adolf Hitler, e a propaganda terminava com a seguinte frase: “É possível contar um monte de mentiras só dizendo a verdade. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com a informação e o jornal que você recebe”. O objetivo era reforçar o slogan “Folha de S. Paulo, o jornal que mais se compra e o que nunca se vende”.
Nizan já atuou em outras grandes campanhas, como “Pipoca na panela começa arrebentar”, para o Guaraná Antártica e a “Tomou?” da Parmalat. Atualmente, o profissional atua como consultor.
#7 Sergio Gordilho
Empresário e diretor de criação e arte, Sérgio Gordilho é co-presidente da agência África – umas das cinco maiores agências de publicidade do Brasil –, além de ser sócio do grupo ABC.
Uma das grandes contas de Gordilho é a marca de cerveja Budweiser, para a qual criou a campanha “Do que você é feito?”, considerada uma das melhores pela Ad Advertising Age. Em 2017, conquistou o prêmio El Ojo, pela campanha “Inequality Courts” (quadras desiguais), elaborada para ESPN, e que discutia a desigualdade de gêneros no mundo esportivo. O profissional de propaganda chegou, inclusive, a conquistar um Leão de Cannes por esse comercial.
#8 Leandra Soares
Referência no ramo de Marketing Digital, Leandra Soares, uma das experts no ramo. É uma conceituada professora na PUC-RJ e INFNET, lecionando em cursos de Extensão de Marketing Digital. Uma das profissionais de propaganda referência no mercado, já ministrou diversas palestras no SEBRAE, em Sindicatos, Faculdades e In Company, além de cursos presenciais e workshops.
Leandra já prestou consultoria para mais de 500 empresas renomadas, entre elas Unimed, Capemisa, Nasajon, Editora Abril, OAB RJ, Locaweb, entre outras. É parceira do SEBRAE e auxilia a informar empreendedores do país sobre Marketing Digital. Além de ter fundado a Agência KI, é idealizadora do projeto Internet para Empreendedores (IPE).
#9 Abel Reis
Se você ainda tem dúvidas quanto à importância da gestão de projetos, Abel Reis pode te inspirar a adotar esse sistema.
O CEO da Dentsu Aegis e da Isobar América Latina ressalta que a organização do negócio depende de uma boa estratégia de gestão de projetos. Isso porque, hoje, as agências lidam com uma vasta gama de recursos e canais diversificados, e fazer isso de qualquer jeito pode prejudicar o seu negócio.
Abel já participou de diversas palestras ao redor do mundo, como a Omexpo e Social Media Week. Foi premiado em 2013 como profissional destaque em Comunicação Digital pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP).
O profissional acumula 21 Leões de Cannes, resultado do seu empreendedorismo e inovação ao atuar como CEO e COO da Agência Click – atual Isobar Brasil – de 2000 a 2014. Ainda pela Isobar, foi o primeiro brasileiro a conquistar um Cannes Inovation Lions.
Como vimos até aqui, a lista de profissionais de propaganda inspiradores é extensa. Agora que você já conhece alguns deles, já sabe: o desenvolvimento de novas competências não pode parar.
Mas, afinal, quais serão as habilidades requeridas no futuro? Separamos um artigo que fala sobre as hard skills e soft skills que são mais importantes! Confira: Hard skills X Soft skills: o que o profissional do futuro precisa ter?
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 13/10/2022
- Categoria: Setor Criativo