Como a cultura organizacional da agência pode contribuir para os seus resultados?

A cultura corporativa de uma empresa é responsável por criar o tipo de ambiente no qual o negócio é administrado. Na prática, ela gera um grande e decisivo impacto em seu sucesso ou fracasso final. Isso é verdade para a cultura organizacional da agência e de qualquer outro setor.

No entanto, muitas vezes, um entendimento equivocado sobre esse conceito pode impedir que as empresas desfrutem dos benefícios de uma cultura corporativa forte. 

Para começar, é fundamental ter em mente que a cultura organizacional vai muito além do happy hour semanal da equipe ou política de férias. Em vez disso, ela consiste na maneira como os funcionários abordam seu trabalho diário, ao mesmo tempo que estimulam um senso de responsabilidade pessoal por objetivos organizacionais mais amplos. 

Além disso, é importante saber que existe uma relação causal clara entre a cultura organizacional da agência e os resultados-chave obtidos. Tanto é verdade que, segundo dados do Workplace Accountability Study , 96% dos entrevistados citaram a cultura como mais importante do que a estratégia para impactar os resultados dos negócios.

Neste artigo, mostramos como e porque a cultura organizacional da agência impacta no desempenho do negócio. Continue lendo o artigo!

Compreendendo a cultura organizacional e seus benefícios

A cultura organizacional da agência pode ser definida como um conjunto básico de entendimentos que são compartilhados pelos membros de uma empresa, orientando a tomada de decisões e a condução das estratégias do negócio.

Além dos valores, visão e missão expressos, a cultura organizacional da agência deve abordar as crenças coletivas, da ética e do comportamento que compõem a estrutura do negócio. 

Trata-se muito mais de um sentimento criado do que sobre programas específicos que são colocados em prática. É afetado pela forma como a organização é liderada e é extremamente influente no sucesso da organização.

À medida que uma cultura é criada e gerenciada, o objetivo deve ser reunir os valores, a visão e a missão da organização e articulá-los de forma adequada a todos os membros da equipe. 

Quando cultivada de maneira clara e profunda, a cultura organizacional da agência pode servir como um catalisador para ajudar a orientar o comportamento que os funcionários exibem uns em relação aos outros. 

Ao mesmo tempo, pode proporcionar uma entrega mais agradável e experiências mais positivas, de modo que os clientes e fornecedores queiram manter um relacionamento duradouro com a agência

3 razões pelas quais a cultura organizacional é importante

1. Ele define a identidade interna e externa da sua empresa

A cultura organizacional define para você e para todos os outros, como sua organização faz negócios, como sua organização interage entre si e com o mundo externo, especificamente seus clientes, funcionários, parceiros, fornecedores, mídia e todas as outras partes interessadas. 

Em outras palavras, sua cultura organizacional repercutirá em todos os aspectos de seu negócio porque representa a maneira como você faz negócios. É simultaneamente sua identidade e sua imagem, o que significa que determina como seu pessoal e clientes o veem.

2. A cultura organizacional implica em viver os valores essenciais da sua empresa

Sua cultura pode ser um reflexo (ou uma traição) dos valores essenciais da agência. A maneira como você conduz negócios, gerencia o fluxo de trabalho, interage como uma equipe e trata seus clientes deve representar quem você é como uma organização e como você acredita que uma empresa deve ser administrada. 

Em suma, a cultura é a soma das crenças de sua empresa em ação.

Mas se os valores que você adota não combinam com a sua cultura, isso é um problema, porque pode significar que seus “valores essenciais” são uma lista de chavões sem sentido, e seu pessoal sabe disso.

Uma forte cultura organizacional mantém os valores essenciais da sua empresa na frente e no centro em todos os aspectos de suas operações diárias e estrutura organizacional. O valor de fazer isso é incalculável.

3. Uma forte cultura organizacional ajuda você a manter seus melhores talentos

Os colaboradores que se sentem parte de uma comunidade, em vez de uma engrenagem, têm maior probabilidade de permanecer na agência. Na verdade, é isso que a maioria dos candidatos a empregos procura em uma empresa.

Pergunte a qualquer profissional de alto desempenho o que o mantém em sua empresa e você certamente ouvirá esta resposta: as pessoas. É porque uma cultura de trabalho focada nas pessoas tem um apelo profundo. Ajuda a melhorar o engajamento, proporciona uma experiência única aos funcionários e faz com que seu pessoal se sinta mais conectado.

Uma maneira de atrair os melhores profissionais é contratar pessoas que se adaptem à cultura.

Por que priorizar a cultura organizacional da agência?

É bem verdade que o ambiente de trabalho de uma pessoa tem uma enorme influência na produtividade. 

Isso porque, à medida que o engajamento dos colaboradores aumenta, as ações eficazes também se tornam mais eficazes. Além disso, o maior envolvimento também leva a realizações e conquistas. 

Vale destacar que para que todos esses movimentos aconteçam, o gestor precisa acreditar e investir no trabalho dos colaboradores. Contudo, nem sempre os líderes têm esse cuidado.

Nos Estados Unidos, apenas 30-40% dos profissionais estão engajados no trabalho. Globalmente, esse número é ainda mais baixo globalmente: apenas 17% dos funcionários relatam que estão dedicados, de fato, no trabalho. 

Muitas vezes, essa insatisfação deriva da falta de clareza sobre a cultura organizacional e da falta de suporte do gestor nos desafios dos profissionais. A tendência é que eles busquem oportunidades de carreira em outras empresas ou, então, permaneçam com o empregador atual mesmo insatisfeitos. Embora isso possa evitar uma perda imediata de capital humano, também gera efeitos desastrosos na produtividade.

Criando uma cultura organizacional de responsabilidade

Como já vimos, a cultura organizacional da agência deve consistir em crenças e valores compartilhados estabelecidos pelos líderes da organização e, em seguida, comunicados e reforçados por meio de vários métodos, moldando as percepções, comportamentos e compreensão dos profissionais. 

Em termos simples, a estrutura e o design de uma empresa podem ser vistos como seu corpo e sua cultura como sua alma.

Uma cultura positiva incentiva os funcionários a investirem no sucesso de uma empresa. Dessa maneira, todos os funcionários têm uma compreensão clara dos objetivos mais importantes de sua organização e do seu papel para alcançá-los. 

Portanto, o primeiro passo para fomentar uma cultura organizacional de responsabilidade e de impacto é definir indicadores-chave para que todos os funcionários possam acompanhar. 

Além disso, os profissionais devem ter clareza sobre sua contribuição para alcançar essas metas e sua parcela de responsabilidade para o sucesso geral da empresa.

Uma cultura forte, na qual os membros concordam e se preocupam intensamente com os valores organizacionais, pode melhorar o desempenho dos negócios ao motivar os funcionários e coordenar seu comportamento em direção a uma visão e às metas de desempenho específicas que beneficiem a empresa.

Cultura organizacional da agência contribui para atração e retenção de talentos

A cultura organizacional da agência é a fórmula, o DNA, que fornece diretrizes, limites e expectativas para sua equipe e seus clientes

Em síntese, é a principal plataforma para inspirar e motivar seu pessoal e é o recurso mais poderoso de que você dispõe para atrair, recrutar, contratar e reter os talentos para o seu negócio. 

As melhores pessoas sempre querem trabalhar com as melhores empresas, e esses profissionais são capazes de catalisar o sucesso empresarial contínuo.

Principais resultados gerados por uma cultura organizacional forte

Somente com uma cultura positiva clara, onde cada funcionário assume a responsabilidade pelos indicadores-chave, é possível alcançar os resultados pretendidos. 

Muito além da vantagem financeira, você garante uma série de benefícios ao ter uma cultura organizacional forte e positiva em sua empresa. Veja só:

  • Uma comunicação transparente, fluida e aberta ajuda departamentos e funcionários a trabalhar e colaborar melhor em conjunto para atingir os objetivos da empresa.
  • Uma visão compartilhada e uma missão clara em toda a organização orientam os funcionários a trabalhar em prol de objetivos comuns.
  • Uma forte cultura corporativa de respeito entre os funcionários cria um nível maior de confiança mútua e cooperação em toda a empresa.
  • Os processos de tomada de decisão se tornam mais eficientes e as divergências diminuem, já que a visão comum está alinhada entre o time.
  • A complexidade dos processos diminui levando a uma execução mais rápida dentro de um mecanismo de controle informal, facilitando o cumprimento dos objetivos de negócios.
  • É possível estabelecer um forte senso de identificação e pertencimento em toda a organização com o entendimento compartilhado.
  • Redução na taxa de rotatividade de profissionais com vantagens financeiras e operacionais para a agência.

Cultura organizacional da agência: uma das chaves para o sucesso

As empresas que buscam criar um ambiente de trabalho agradável e manter uma cultura organizacional positiva mantêm um alto nível de competitividade, contribuindo para a saúde do negócio

A cultura cria o ambiente na organização e influencia a natureza dos planos de longo prazo que movem a agência em direção à sua visão. Além disso, a cultura também dita as políticas e processos que permitem à empresa viver sua missão todos os dias. Ao reunir todos esses elementos no alicerce da cultura organizacional da agência, o sucesso do negócio se torna inevitável.

E você: quer fortalecer a cultura e a estratégia da sua empresa? Comece pensando em como vencer os desafios da agência